Filme “A Baleia” esta sexta-feira no Auditório São Mateus

“A Baleia” é o filme, para maiores de 14 anos, que será exibido esta sexta-feira, 24 de março, no Auditório São Mateus, pelas 21.30 horas.

No filme, “um professor de inglês recluso que vive com obesidade severa tenta se reconectar com sua distante filha adolescente para uma última chance de redenção”.

Os bilhetes estão à venda meia hora antes da sessão ou em ticketline.pt.

EHT Portalegre capacita Alentejo para o turismo percursos pedestres

A Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre inicia, já no próximo dia 28 de março, um programa de formação sobre a “Rede de Percursos Pedestres TransAlentejo”. A iniciativa, inserida no programa Formação + Próxima, do Turismo de Portugal, procura, em parceria com os municípios da região Alentejo, dotar técnicos, profissionais de animação turística ou de alojamentos, dirigentes associativos, entre outros, de conhecimentos que contribuam para a melhor promoção do destino.

Depois do estabelecimento da rede, que aconteceu entre 2014 e 2018, a Entidade Regional de Turismo Alentejo sentiu, juntamente com as autarquias, a necessidade de capacitar o destino com pessoal formado para o tornar mais interessante e competitivo dentro do setor do turismo de natureza.

A formação “Rede de Percursos Pedestres TransAlentejo” arranca, assim, no final deste mês. Com uma duração de 20 horas, o programa pressupõe um misto de aulas teórico/práticas, com o objetivo de capacitar os formandos nesta temática. A primeira ação de formação realiza-se entre os dias 28 e 30 de março, no Alvito e dirige-se, em particular, aos agentes dos concelhos de Alvito, Cuba, Ferreira do Alentejo, Portel, Viana do Alentejo e Vidigueira.

A ação de formação criada pela Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre está disponível na Academia Digital do Turismo de Portugal e a inscrição é gratuita. O acesso pode ser feito a partir desta ligação.

As inscrições podem ser feitas aqui.

Grupo Nabeiro agradece “avalanche de amor” nas homenagens ao Comendador

O Grupo Nabeiro, em nota de imprensa, vem esta quinta-feira, 23 de março, agradecer “as palavras e os gestos de conforto e gratidão” que tem recebido desde a morte do Comendador Rui Nabeiro, no passado domingo, dia 19.

“Muitas são as palavras e os gestos de conforto e gratidão que nos têm chegado ao longo destes dias, em que todos nos unimos para homenagear Rui Nabeiro. Obrigado, obrigado, obrigado!”, lê-se na referida nota.

“Obrigado por todas as homenagens, uma avalanche de amor que nos enchem o coração e aquecem a alma”, diz o grupo, que considera “extraordinário” testemunhar a “enorme dimensão de quem tocou a vida de tantas pessoas, de forma verdadeiramente inspiradora e exemplar. Continuaremos a honrar um legado ímpar de trabalho e proximidade, que nos inspira todos os dias. Sempre será parte de nós”, lê-se ainda

Na mesma nota, o Grupo Nabeiro dá conta da celebração da Missa do Sétimo Dia, em vários locais do país, no próximo sábado, dia 25 de março. As cerimónias vão ter lugar:

  • no Mosteiro da Imaculada Conceição, em Campo Maior (12h00);
  • na Igreja do Seminário Franciscano da Luz, em Lisboa (12h00);
  • na Sé de Braga, em Braga (12h00);
  • na Igreja de São Luís, em Faro (12h00);
  • na Igreja do Colégio dos Jesuítas, no Funchal (12h00);
  • na Igreja de Nossa Senhora da Esperança, em Ponta Delgada (11h00, hora local);
  • na Igreja da Nossa Senhora da Areosa, no Porto (12h00);
  • Igreja de São João de Bosco, em Mirandela (12h00);
  • na Igreja da Nossa Senhora de Lourdes, em Coimbra (12h00);
  • na Igreja do Espírito Santo, em Évora (11h30);
  • na Igreja de Nossa Senhora da Anunciada, em Setúbal (12h00).

Nuno Santana empossado 2.º comandante dos Bombeiros de Elvas na segunda-feira

Nuno Miguel Carvalho Santana é empossado 2.º comandante da corporação dos Bombeiros Voluntários de Elvas na próxima segunda-feira, dia 27 de março.

O início da cerimónia oficial de tomada de posse do atual adjunto de comando dos Bombeiros de Elvas está marcado para as 18 horas.

De recordar que, atualmente, é Paulo Moreiras o comandante dos Bombeiros Voluntários de Elvas.

Joaquim Amante em entrevista na Rádio ELVAS

O presidente da Junta de freguesia de Assunção, Ajuda, Salvador e Santo Ildefonso, Joaquim Amante, esteve esta tarde de quinta-feira, 23 de março, em entrevista na Rádio ELVAS.

A caminhada do Dia Mãe, marcada para dia 7 de maio e para a qual as inscrições já se encontram abertas, até dia 24 de abril, foi o tema principal desta entrevista.

Para além desta iniciativa, Joaquim Amante revelou alguns dos projetos que já foram desenvolvidos nesta junta de freguesia, ao longo do seu mandato, bem como aqueles que estão previstos realizar.

A entrevista completa, para ouvir, no podcast abaixo:

 

Coruche assinala Semana Verde

A Semana Verde, iniciada a 18 de março com o Trail Pais & Filhos no Circuito de Manutenção do Valverde, decorre em Coruche até ao próxmo dia 31 com programação muito diversificada, subordinada ao tema “Biodiversidade: Preservar e Regenerar / Espaços Exteriores”.

Além das “Eco-Escolas em Ação” no correr da semana, assinalando os dias internacionais da Felicidade, da Árvore, da Água, da Meteorologia e do Estudante, acontecem ainda as ações “Muros com Vida”, “O Mar Começa Aqui” e a palestra “Agentes de Mudança: Academia para a Cidadania” na Escola Profissional de Coruche, organizada pela Fundação da Juventude. Também em destaque, o I Encontro Eco-Escolas – Guardiões do Planeta no Observatório do Sobreiro e da Cortiça e várias ações de sensibilização sobre compostagem com a Ecolezíria.

A 25 de março, assinala-se ainda a Hora do Planeta.

 

Recital de Poesia e Música em Elvas no sábado

O ator Henrique de Carvalho será o protagonista do Recital de Poesia e Música, que pretende celebrar o centenário de Natália Correia e Eugénio de Andrade, inserido na iniciativa “Música Encanta o Património”, decorre este sábado, 25 de março, às 21.30 horas, na sala Públia de Hortênsia de Castro, da Biblioteca Municipal de Elvas.

Uma ação que agrega o património cultural e a música clássica, permite que o público conheça o monumento, ao mesmo tempo, que assiste a um concerto de música ou sessões de poesia.

Esta iniciativa, que já decorre “há cerca de uma década”, segundo o diretor da Academia de Música de Elvas, Luís Zagalo, tem como objetivo “combinar diversas formas de expressão artística, em especial poesia e música”.

O ator Henrique de Carvalho irá “protagonizar os momentos de poesia e, de seguida, o grupo Ensemble Ibérico dará um espetáculo musical, inserido na música clássica”.

Uma iniciativa aberta a todo o público, com entrada gratuita, na Biblioteca Municipal de Elvas.A organização do evento está a cargo da Câmara Municipal de Elvas que conta com o apoio da academia de música de Elvas.

PSP sensibiliza alunos de Elvas com peça de teatro sobre perigos na internet (c/fotos e vídeo)

“ID a Tua marca na Net” é o nome da peça de teatro que foi apresentada esta quinta-feira, 23 de março, aos alunos do 7º, 8º e 9º anos, bem como do ensino Secundário, de Elvas, de forma a alertá-los para os vários perigos da internet, nomeadamente das redes sociais.

O Comissário Rui Massaneiro, comandante da PSP de Elvas revela que esta “é uma ação que tem sido levada a cabo por esta força de segurança, a nível nacional, em parceria com a Fundação Altice, para alertar os jovens para os perigos da internet e redes sociais, de uma forma humorística, para dar alguns conselhos bastante úteis” e considera que “a mensagem principal, através desta peça, foi passada”.

O Comissário acrescenta que “nunca é demais reforçar e alertar os jovens” para os perigos na internet, recordando que para a esta peça de teatro assistiram 620 alunos de Elvas.

Questionado sobre se, em Elvas, há muitas queixas relativas crimes na internet, o Comissário Rui Massaneiro, revela que “é um número bastante diminuto, por vezes porque porque as pessoas não se quem expor a este tipo de situação, mas temos registo de algumas queixas e esperamos que  assim possa continuar, não porque as pessoas não procurem a PSP, mas sim porque adotam comportamentos defensivos para não correrem estes riscos”.

Tiago Aldeia, Pedro Górgia e Alexandre da Silva foram os atores que assumiram diferentes papéis nesta peça de teatro, que de uma forma divertida passaram mensagens bastante importantes aos jovens. Tiago Aldeia, em declarações à Rádio ELVAS, revela que este projeto “tem cumprido o seu objetivo, que é passar a mensagem do saudável da internet, através desta peça que se destina não só ao público mais jovem, ma também sénior e tem tido um feedback impressionante”.

Já Pedro Górgia revela que “não são só os mais jovens que têm estes problemas com a internet, os mais idosos não têm os mesmos conhecimentos e tem que haver uma ponte entre gerações, porque os mais velhos devem ensinar como é uma postura saudável na internet e, os mais jovens devem ensinar como se trabalha com a tecnologia”.

No final da peça, o ator Alexandre Silva relembra e fez questão de alertar os jovens para o facto de “tudo o que publicam na internet, fica para sempre, por isso pensem duas vezes antes de partilhar ou publicar alguma coisa”.

No final da peça falámos com um dos alunos. Luís Velez afirma que esta foi uma peça “muito importante, porque descreve todos os cuidados que devem ter na internet, porque tudo o que fazemos fica para sempre”.

Facejacking, perfis falsos e cyberbullying foram alguns dos temas abordados nesta peça de teatro apresentada aos alunos de Elvas, no Cineteatro municipal, numa iniciativa desenvolvida pela PSP.

Manifestação de agricultores em Évora esta sexta-feira

Foto arquivo

A manifestação dos agricultores continua, desta vez, em Évora.

A concentração está marcada, esta sexta-feira, dia 24 de março, às 10 horas, junto ao Rossio de São Brás, tendo início a marcha, uma hora depois, pela Rua Rotary Internacional.

Com a chegada ao local dos protestos, prevista para o meio-dia, também na Rua Rotary Internacional, os dirigentes da Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) vão fazer intervenções perante o público.

Esta manifestação, em que os agricultores protestam várias situações que afetam o setor, está integrada num conjunto de ações já realizadas em Mirandela, Castelo Branco, Portalegre, Caldas da Rainha e Beja.

Livro sobre património edificado lançado esta quinta-feira em Elvas

O Castelo de Elvas acolhe, esta quinta-feira, dia 23, pelas 18 horas, o lançamento do livro “Castelos e Fortalezas na Raia Luso-Espanhola”, da autoria de Augusto Moutinho Borges e ilustrações do professor Martín García, editado pelos CTT – Correios de Portugal.

Nesta obra, da autoria de Augusto Moutinho Borges, o autor procura dar a conhecer este património edificado através de uma grande variedade geográfica, de contraste de tipologias e da beleza das estruturas arquitetónicas ao longo da raia. Começa por identificar o “Património e identidade militar na fronteira”, onde conta as histórias e as lendas nas praças de guerra e das personalidades nascidas nos castelos e fortalezas; e leva-nos para a transformação «Do castelo medieval à praça de guerra», mostrando como do castelo rochoso nasceu um centro urbano, que cresceu e se transformou em sede militar, judicial e religiosa.

Em “Castelos e Fortalezas na Raia Luso-Espanhola”, apresenta a estratégia defensiva através das três linhas preconizadas para a defesa de Portugal, destacando as várias localidades que fazem parte destas linhas, assinalando os seus rios e pontes, as portas medievais e magistrais, os equipamentos militares, os campanários e relógios ou as icónicas guaritas. Seguem-se os textos sobre as “Artes decorativas civil e religiosa na arquitetura militar”, que distinguem a identidade particular de cada localidade e face ao território do outro lado da fronteira; e sobre a “Toponímia militar nos castelos e fortalezas”.

Por fim, o autor revisita os “Castelos e Fortalezas em Selos”, onde apresenta algumas emissões filatélicas que procuraram valorizar e dar a conhecer o património edificado militar através da filatelia portuguesa.

A obra é ilustrada com fotografias de vários fotógrafos e ilustrações da autoria de Martín García.

Jovens de 18 anos podem viajar à borla de comboio na Europa

A União Europeia desafia os jovens, com 18 anos, a partir à descoberta da Europa, ao abrigo do programa Discover EU.

Para Portugal, há mais de 800 passes disponíveis, sobretudo de comboio, que permitem aos jovens viajar pela Europa, durante um mês, totalmente de graça.

As candidaturas, que estão abertas até à próxima quarta-feira, dia 29 de março, dão também direito a descontos em transportes locais, alojamento, alimentação, visitas culturais e outras atividades.

Ana Pereira, do Europe Direct Alto Alentejo, revela que, com este programa, já foram muitos os jovens que tiveram a experiência de sair, pela primeira vez, do país.

Os interessados devem responder a um questionário, sendo que a candidatura pode ser feita de forma individual, num máximo de quatro amigos. Os selecionados podem fazer uma viagem com a duração mínima de um dia e máxima de 30 dias entre 15 de junho de 2023 e 30 de setembro de 2024.

Tudo para saber sobre este programa da União Europa no “Espaço Europa” de hoje, para ouvir na íntegra, no podcast abaixo.

Município de Portalegre assinala Dia das Florestas e da Árvore

A comemoração do Dia Internacional das Florestas e o Dia Mundial da Árvore ficou marcada, em Portalegre, na passada terça-feira, dia 21 de março, com diversas ações de sensibilização na cidade.

As iniciativas, realizadas em parceria com a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Portalegre e com o Comando Territorial da Guarda Nacional Republicana de Portalegre, tiveram como primeiro momento a receção aos utentes APPACDM de Portalegre e da CERCI Portalegre, no Quartel dos Bombeiros Voluntários de Portalegre, onde decorreu uma pequena demonstração de materiais alarmística sonoro e visual, dos vários veículos operacionais. Esta ação integra também a celebração do 125º aniversário desta Corporação de Bombeiros.

Já na Avenida Francisco Fino, na Zona Industrial de Portalegre, também com a participação dos utentes da APPACDM e da CERCI, procedeu-se à plantação de vários sobreiros nas caldeiras da avenida principal e artérias secundárias, tendo como principal objetivo alertar e sensibilizar a população para a importância da árvore para a vida.

Para assinalar este gesto, o vice-presidente do Município de Portalegre, António Casa Nova, e a vereadora do Ambiente, Laura Galão, ofereceram a todos os presentes um pequeno saco com sementes de prado florido, com o intuito de incentivar ao hábito de plantação de espécies. Esta iniciativa contou com a gentil oferta, pela empresa FERTIPRADO, das sementes ao Município, que agradece o seu apoio.

Tendo em conta a temática “Florestas e Saúde”, foco para o ano de 2023 para a comemoração das efemérides deste dia, o Comando Territorial da Guarda Nacional Republicana de Portalegre organizou uma caminhada, que teve início e término na Avenida Francisco Fino. Contando com cerca de 30 participantes, num percurso de nível considerado fácil, a ação teve como objetivo a sensibilização das florestas, uma vez que estas “purificam a água e o ar, capturam carbono em luta pelas alterações climáticas, produzem comida e medicamentos que salvam vidas, melhoram o nosso bem-estar”, contribuindo assim para uma vida mais saudável.

Férias da Páscoa em Vila Viçosa tem inscrições até esta sexta-feira

Estão abertas, até amanhã, 24 de março, as inscrições para o programa de férias divertidas da Páscoa em Vila Viçosa. As atividades decorrem entre os dias 3 e 14 de abril.

Tiago Salgueiro, vice-presidente da Câmara de Vila Viçosa, explica que, com esta iniciativa, pretende-se “ocupar os tempos livres dos jovens do concelho, durante o período de interrupção letiva, através de atividades desportivas, culturais e pedagógicas”.

Esta é uma experiência que decorre noutras interrupções letivas, para permitir “aos jovens desenvolver atividades, com acompanhamento técnico, para aprofundar a sua aprendizagem, com outras valências”.

Tiago Salgueiro explica ainda como funcionam as inscrições, dedicadas aos alunos do 1ºciclo. Podem ser feitas através do balcão único do município ou do email veronica.pereira@gmail.com.

As inscrições para o programa Férias Divertidas de Páscoa, em Vila Viçosa, terminam amanhã, 24 de março.

Esta iniciativa, que decorre sempre com um acompanhamento técnico, permite continuar a transmitir conhecimento aos alunos durante a interrupção letiva.

Ciclo de Conferências “Terras do Borrego” em Marvão

A Quinzena Gastronómica “Terras do Borrego” que tem início no dia 2 de abril e decorre até dia 16 e será um dos temas abordados na terceira conferência que acontece amanhã, quinta-feira, dia 23 de março, no auditório da Quinta dos Olhos d’Água, em Marvão, a partir das 14.50 horas.

“Vamos retomar mais um ano a semana gastronómica da capital do Borrego, precisamente na altura da Páscoa, que é quando consumimos mais borrego no nosso território”

Esta iniciativa decorre no âmbito da marca “Sousel, Capital do Borrego”, que visa a promoção de Sousel e a região do Alto Alentejo, carateriza-se por ser uma das atividades mais simbólicas do pastoreio, onde, sazonalmente os rebanhos são movidos para terrenos com condições mais favoráveis.

A conferência tem início com uma sessão de boas vindas presididas pelo presidente da Câmara Municipal de Marvão, o engenheiro Luís Vitorino. Em seguida, contará com a intervenção de três especialistas em áreas ligados à pastorícia, o técnico do Centro de Interpretação da Serra da Estrela (Município de Seia), Dr. José Conde, a professora doutora Noémia Farinha da Sociedade Portuguesa de Pastagens e Forragens e por fim, pelo professor doutor Francisco Mondragão, da Escola Superior Agrária de Elvas (IPP).

Esta sessão terá ainda uma mesa-redonda aberta, com a moderação do jornalista Gabriel Nunes da Rádio Portalegre, onde haverá uma conversa aberta, com espaço para perguntas e respostas, como forma de partilhar conhecimento. A sessão será encerrada pelo presidente da Câmara Municipal de Sousel, o engenheiro Manuel Valério.

O ciclo de conferências “Terras do Borrego” pertence ao projeto territorial “Sousel, Capital do Borrego”, que se iniciou em 2022.

Agrupamento de Campo Maior “luta” para aproximar pais da escola

O Agrupamento de Escolas de Campo Maior conta, desde outubro do ano passado, com uma Academia Digital para Pais.

Através deste projeto, mas não só, a direção do agrupamento tem procurado, acima de tudo, aproximar os pais e encarregados de educação da escola, tarefa que não se tem revelado fácil. Ainda assim, o diretor, Jaime Carmona, garante que a Academia Digital é um projeto “muito interessante e ambicioso”.

“Trazer os pais à escola continua a ser um dos grandes desafios. É aquilo que nos está a faltar”, começa por dizer. “De que forma é que nós conseguimos cativar os pais para vir à escola? O que é que justifica, muitas vezes, que os pais não colaborem da forma como nós achamos que deviam fazer?”, questionam-se.

Dando o exemplo de uma formação para pais sobre bullying, que o Agrupamento de Escolas organizou, Jaime Carmona revela que foram muito poucos os que compareceram. Perante isso, a direção tenta agora perceber o que é que pode “não estar a fazer tão bem”, refletindo e procurando outras formas para tentar chamar os pais à escola.

Com o objetivo de preparar os pais para os desafios digitais, adianta o professor, a Academia vai voltar a promover ações de formação. Sempre com a intenção de que os pais venham a colaborar com a escola, Jaime Carmona diz ainda que não há, nem pode haver, “qualquer tipo de antagonismo” entre escola e encarregados de educação.

A sala da “Academia Digital para Pais”, da Escola Secundária de Campo Maior, foi inaugurada a 10 de outubro.

Esta é uma iniciativa da Direção Geral da Educação e da E-REDES, que pretende capacitar os pais e encarregados de educação dos alunos, para o mundo digital.

O sucesso de Lionel Messi ao longo dos anos no futebol

Veja quais os principais títulos e como as escolhas de Lionel Messi influenciaram diretamente no sucesso de sua carreira ao longo dos anos.

Não é necessário ser um grande fã e torcedor de futebol para entender a grandeza que este desporto possui, criando as suas próprias tribos, conectando pessoas e criando grandes ícones e ídolos que serão lembrados por vários e vários anos por seu compromisso e por proporcionar diversos momentos de grande emoção para todos os que o estavam acompanhando.

Não é à toa que o futebol é o maior desporto do mundo, principalmente em popularidade, tem o poder de reunir milhões de pessoas para acompanhá-lo e é o principal motivo para o crescimento impressionante do mercado de apostas desportivas que, por sua vez, pode oferecer diversos tipos de bonus aos apostadores que quiserem transformar seu palpite em aposta, como você pode ver mais aqui.

Lionel Messi é o grande jogador de futebol do momento após a copa do mundo, já sabíamos que era um jogador excecional, mas após a copa as coisas ficaram ainda mais majestosas. Neste artigo, vamos descobrir quais são os principais títulos que Messi possui e quais seriam as decisões que o levaram a tamanho sucesso.

Principais títulos de Messi

É praticamente impossível falar sobre futebol sem mencionar Lionel Messi, este é um dos jogadores que entrou para um seleto grupo de atletas que serão sempre considerados os melhores no desporto em toda a história. Assim como Pelé e Maradona, que tiveram os seus nomes incrustados na história e serão sempre lembrados por sua contribuição ao desporto e influenciaram direta e indiretamente milhões de pessoas dentro e fora do desporto.

Para chegar a este nível de status, o jogador precisa ter uma lista grande de títulos, este é o caso de Messi, um jogador que começou cedo sua carreira profissional e, por isso, teve tempo para conquistar diversos grandes títulos, mais de uma vez, vamos ver quais são os principais:

  • Campeonato espanhol – Barcelona

Com a camiseta do Barcelona, Messi conseguiu títulos do campeonato espanhol, já que o argentino venceu nos seguintes anos: 2004/05, 2005/06, 2008/09, 2009/10, 2010/11, 2012/13, 2014/15, 2015/16, 2017/18 e 2018/19.

  • Liga dos Campeões – Barcelona

O campeonato mais importante da Europa também não passou despercebido nas mãos de Messi, pelo Barcelona, o jogador venceu o torneio nos seguintes anos: 2005/06, 2008/09, 2010/11 e 2014/15.

  • Mundial de Clubes – Barcelona

O desejado título do Mundial de Clubes também foi conquistado pelo argentino nos anos 2009, 2011 e 2015.

  • Ligue 1 – PSG

Logo após abandonar o Barcelona em uma transferência conturbada, Messi foi para o PSG onde ajudou o time a vencer a Ligue 1 de 2021/22

  • Copa América – Argentina

Pela seleção, Messi não possuía muitas conquistas importantes, mas isso mudou em 2021 quando ajudou a sua seleção a vencer o Brasil na final.

  • Copa do Mundo – Argentina

Por fim, Messi e seus companheiros venceram a Copa do Mundo em 2022 realizando o maior desejo deste jogador que era ser campeão mundial.

Decisões tomadas em sua carreira em direção ao sucesso mundial

Messi é um jogador com uma das carreiras mais consistentes de todo o desporto, o atleta sempre se manteve em alto nível e disputando grandes competições todos os anos, principalmente enquanto esteve no Barcelona. Podemos dizer que a sua primeira e mais importante decisão tomada foi a de se mudar para a Espanha, decisão tomada em conjunto a sua família e que o deu a oportunidade de treinar na base do Barcelona.

Desde então, a lealdade do jogador argentino ao clube catalão fez com que o clube se tornasse uma potência e o colocou em uma posição mais favorável para manter uma carreira consistente e cheia de títulos, já que o clube possui um planeamento de longo prazo.

Mesmo saindo do clube numa época conturbada com a sua diretoria, Messi fez uma boa escolha indo para o PSG, um clube formado por grandes estrelas como Neymar e Mbappé e com planos para vencer grandes campeonatos, o que o ajudou a vencer a Copa do Mundo e ser a lenda que acompanhamos.

Volta ao Alentejo: Luke Lamperti vence primeira etapa

Começou nesta quarta-feira, 22 de março, a 40.ª Volta ao Alentejo Crédito Agrícola. A chegada a Ourique concluiu a primeira etapa com uma discussão emocionante ao sprint onde Luke Lamperti (Trinity Racing), de 20 anos, foi o mais forte. Rafael Silva (Efapel) foi o melhor português, na quarta posição.

A festa dos 40 anos da “Alentejana” começou em Beja, no Parque da Cidade, onde se cantaram os parabéns a você e se cortou o bolo para festejar a edição especial da competição nascida em 1983. Antes da partida, mas já em sentida homenagem, a caravana aplaudiu o comendador Rui Nabeiro, da Delta Cafés, marca que sempre apoiou a prova organizada pela CIMAC – Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central e Podium Events. Também foi lembrado o ex-ciclista Rui Duro, desaparecido recentemente, e que, nos últimos anos, acompanhou como motard todas as provas da Podium.

Pelotão voo baixinho na planície

Os 168.8 quilómetros, entre Beja e Ourique, não intimidaram o pelotão, que fez uma primeira hora de corrida à média de 47km/hora. Estavam já percorridos 47 quilómetros quando a primeira fuga conseguiu ter êxito. Foi um quarteto composto por dois portugueses da Glassdrive/Q8/Anicolor (Rafael Reis e Fábio Costa), Carlos García Pierna (Kern-Pharma) e Hector Sáez (Fonte Nova/Felgueiras). Esta frente de corrida rapidamente ganhou uma vantagem. Sáez seria o primeiro a descolar, ficando apenas três homens na dianteira. Depois foi Fábio Costa a ficar para trás devido a queda.

Na única contagem de montanha, em Mértola, Rafael Reis passou em primeiro, o que lhe dava a liderança provisória da Camisola Azul Correio da Manhã. A 48 quilómetros da chegada, restavam apenas dois homens na frente e o pelotão comandado pelas equipas Tavfer/Ovos Matinados/Mortágua, Caja Rural/Seguros RGA e Trinity Racing decidia acelerar. A diferença para a fuga depressa foi esbatida, mas a dupla da frente ainda conseguiu chegar isolada à última Meta Volante, em Almodôvar. Estava, entretanto, em perspetiva a anulação da fuga e uma aproximação em bloco e a alta velocidade a Ourique. Uma queda nos últimos três quilómetros fracionou o grupo. A equipa norte amerciana Trinity trazia vários elementos na frente e na última viragem para a meta, entraram bem colocados para lançar o sprint de Luke Lamperti, que acabaria por rematar com a vitória.

Jovem Dominador

Luke Lamperti foi o primeiro a vestir a Camisola Amarela Crédito Agrícola e assume também as lideranças da Camisola Verde Delta Cafés (Pontos) e Camisola Branca Turismo do Alentejo (Juventude). A equipa espanhola Burgos-BH lidera a classificação por equipas, após a soma dos três melhores tempos de cada equipa.

A segunda etapa da 40.ª Volta ao Alentejo Crédito Agrícola corre-se esta quinta-feira com ligação entre Castro Verde e Grândola, num percurso de 170.8 quilómetros. A partida está agendada para as 11h30.

Treinadora do CRP da Boa-Fé pede sala exclusiva para treinar judo

Os atletas de judo, que treinam no CRP da Boa-Fé, têm dois treinos por semana, no entanto quando há atividades na coletividade não é possível realizar os seus treinos.

A treinadora Rosa Costa considera que é uma dificuldade treinar nestas condições, e que muitas vezes têm mesmo que ir treinar quer à Casa do povo de Campo Maior ou a Badajoz. “Neste momento, apenas termos agendados dois treinos semanais, o que é muito pouco para os atletas, e tem sido uma dificuldade enorme no CRP da Boa-Fé, porque quando há atividades, como por exemplo um baile, há umas semanas, tivemos que ir treinar à Casa do Povo de Campo Maior ou à Escola de judo de Badajoz”.

Rosa Costa acrescenta que era necessária uma sala de judo específica com um tapete fixo, para desenvolver a modalidade e para que os atletas treinem de forma contínua. “O judo, no CRP da Boa-Fé, precisa muito de uma sala específica para a modalidade, com um tapete montado, que permita aos atletas treinar quando precisem, mas também para desenvolver a modalidade, porque há sempre sobreposição de atividades no CRP da Boa-Fé e nem sempre conseguimos treinar em momentos que são decisivos para os atletas.

A treinadora acrescenta que será também pedida ajuda à Câmara, para que “nos apoie, no sentido de termos um tapete fixo de judo, para evoluímos e continuarmos a trabalhar, para desenvolver esta modalidade”.

Treinadora de judo, no CRP da Boa-Fé a dar conta das dificuldades sentidas, nos treinos na coletividade e a apelar para que seja criada uma sala dedicada em exclusivo á modalidade.