Agrupamento de Campo Maior “luta” para aproximar pais da escola

O Agrupamento de Escolas de Campo Maior conta, desde outubro do ano passado, com uma Academia Digital para Pais.

Através deste projeto, mas não só, a direção do agrupamento tem procurado, acima de tudo, aproximar os pais e encarregados de educação da escola, tarefa que não se tem revelado fácil. Ainda assim, o diretor, Jaime Carmona, garante que a Academia Digital é um projeto “muito interessante e ambicioso”.

“Trazer os pais à escola continua a ser um dos grandes desafios. É aquilo que nos está a faltar”, começa por dizer. “De que forma é que nós conseguimos cativar os pais para vir à escola? O que é que justifica, muitas vezes, que os pais não colaborem da forma como nós achamos que deviam fazer?”, questionam-se.

Dando o exemplo de uma formação para pais sobre bullying, que o Agrupamento de Escolas organizou, Jaime Carmona revela que foram muito poucos os que compareceram. Perante isso, a direção tenta agora perceber o que é que pode “não estar a fazer tão bem”, refletindo e procurando outras formas para tentar chamar os pais à escola.

Com o objetivo de preparar os pais para os desafios digitais, adianta o professor, a Academia vai voltar a promover ações de formação. Sempre com a intenção de que os pais venham a colaborar com a escola, Jaime Carmona diz ainda que não há, nem pode haver, “qualquer tipo de antagonismo” entre escola e encarregados de educação.

A sala da “Academia Digital para Pais”, da Escola Secundária de Campo Maior, foi inaugurada a 10 de outubro.

Esta é uma iniciativa da Direção Geral da Educação e da E-REDES, que pretende capacitar os pais e encarregados de educação dos alunos, para o mundo digital.