Município de Portalegre assinala Dia das Florestas e da Árvore

A comemoração do Dia Internacional das Florestas e o Dia Mundial da Árvore ficou marcada, em Portalegre, na passada terça-feira, dia 21 de março, com diversas ações de sensibilização na cidade.

As iniciativas, realizadas em parceria com a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Portalegre e com o Comando Territorial da Guarda Nacional Republicana de Portalegre, tiveram como primeiro momento a receção aos utentes APPACDM de Portalegre e da CERCI Portalegre, no Quartel dos Bombeiros Voluntários de Portalegre, onde decorreu uma pequena demonstração de materiais alarmística sonoro e visual, dos vários veículos operacionais. Esta ação integra também a celebração do 125º aniversário desta Corporação de Bombeiros.

Já na Avenida Francisco Fino, na Zona Industrial de Portalegre, também com a participação dos utentes da APPACDM e da CERCI, procedeu-se à plantação de vários sobreiros nas caldeiras da avenida principal e artérias secundárias, tendo como principal objetivo alertar e sensibilizar a população para a importância da árvore para a vida.

Para assinalar este gesto, o vice-presidente do Município de Portalegre, António Casa Nova, e a vereadora do Ambiente, Laura Galão, ofereceram a todos os presentes um pequeno saco com sementes de prado florido, com o intuito de incentivar ao hábito de plantação de espécies. Esta iniciativa contou com a gentil oferta, pela empresa FERTIPRADO, das sementes ao Município, que agradece o seu apoio.

Tendo em conta a temática “Florestas e Saúde”, foco para o ano de 2023 para a comemoração das efemérides deste dia, o Comando Territorial da Guarda Nacional Republicana de Portalegre organizou uma caminhada, que teve início e término na Avenida Francisco Fino. Contando com cerca de 30 participantes, num percurso de nível considerado fácil, a ação teve como objetivo a sensibilização das florestas, uma vez que estas “purificam a água e o ar, capturam carbono em luta pelas alterações climáticas, produzem comida e medicamentos que salvam vidas, melhoram o nosso bem-estar”, contribuindo assim para uma vida mais saudável.