A FICOR, a Feira Internacional da Cortiça, que está de regresso a Coruche, de 25 a 28 de maio, está mais uma vez de portas abertas para receber expositores e proporcionar a produtores, transformadores e outros agentes económicos locais, regionais, nacionais e estrangeiros, a apresentação dos seus produtos ou serviços, visando a promoção da fileira da cortiça e do montado enquanto nicho ecológico e económico.
“É uma feira dedicada sobretudo à temática e fileira da cortiça, desde a área produtiva à área industrial e também à área de investigação no setor. Vamos ter também uma componente mais científica, onde vamos ter no observatório da cortiça um conjunto de conferências e seminários. Este ano, e uma vez que o município de Coruche lidera a EEC PROVERE “Montado de Sobro e Cortiça”, vamos também realizar o congresso dedicado a este grande projeto, uma vez que abrange a maior parte da zona do Alentejo e Ribatejo”, explica Susana Cruz, vereadora da Câmara Municipal de Coruche.
A EEC PROVERE “Montado de Sobro e Cortiça” está aliada à FICOR, sendo que “contempla mais de 60 parceiros entre eles dos vários municípios, que no seu todo são 27 municípios no Alentejo e Ribatejo que estão associados a este projeto”. A EEC PROVERE não atua apenas no desenvolver “da perspetiva turística do montado e deste território, mas também serve como um uptead (atualizar) competitivo do setor a nível empresarial”, esclarece ainda Susana Cruz.
Juntamente com a FICOR vai realizar-se também a 5.ª edição do evento Wine & Cork, que prevê a participação de empresas que tenham a sua sede ou base de negócio assente no território de intervenção da EEC PROVERE “Montado de Sobro e Cortiça”, que visa “promover os vinhos que são enrolhados com cortiça. Este espaço tem também inscrições abertas até ao dia 2 de maio, e onde os produtores de vinho podem estar presentes com um espaço todo dedicado ao vinho, juntamente com a cortiça e gastronomia. Porque vai existir também uma área de Show Cooking, onde fazemos a harmonização dos vinhos presentes com a gastronomia. Para estabelecer ainda melhor esta ligação, entre o vinho e a gastronomia, vai acontecer workshops”, adianta Susana Cruz.
Produtores de todo o país juntam-se a este evento “com uma área expositiva, onde os agentes da fileira e do setor vão estar representados nesta feira”, como indica ainda a vereadora da Câmara de Coruche.
Paralelamente a este projeto, também vão realizar-se atividades como a apresentação dos projetos de moda do Concurso de Ideias e Criatividade do Montado de Sobro e Cortiça, em pleno desfile no Coruche Fashion Cork. Para além do desfile vai existir também “a Corrida das Pontes e da Família, no dia 28 de maio”, que “certamente vai atrair muitas pessoas para Coruche”.
As inscrições para participação de expositores – empresas e instituições locais, regionais, nacionais ou estrangeiras – estão abertas até 22 de abril. No entanto, para os expositores para a parte do Wine & Cork, as inscrições estão abertas até ao dia 2 de maio.
A FICOR alia conferências e debates a desfiles de moda, mas também concertos, espetáculos de stand-up comedy e provas de vinho a espaços especialmente dedicados à gastronomia.