Taça de Portugal: os factos interessantes

A final da Taça de Portugal está agendada para o dia 22 de maio, pelas 17h15, no Estádio Nacional do Jamor, com o Futebol Clube do Porto e o Clube Desportivo de Tondela a disputar a conquista da Taça.

A “festa do futebol”, prova organizada pela Federação Portuguesa de Futebol, remonta a 1938, contudo já em 1921, a prova a eliminar, com o nome de Campeonato de Portugal, tinha o mesmo troféu e o mesmo sistema de eliminação que a prova atual.

Se gosta de futebol e quer viver o desporto de uma forma mais divertida e informada, veja aqui os dados mais interessantes, os calendários, as estatísticas, o histórico e os resultados atuais de cada competição.

Os primeiros anos da Taça de Portugal

De 1938 a 1944, a final da Taça de Portugal teve o Estádio do Lumiar, em duas finais, e o Campo das Salésias, em cinco finais, como palco principal. Apenas a partir da época 1945/46, o Estádio do Jamor passou a ser o palco da final da Taça de Portugal. Depois de, nas duas últimas edições, a final ter sido realizada no Estádio Cidade de Coimbra, a final 2021/22 regressa ao Estádio do Jamor.

A primeira final da Taça de Portugal foi disputada, no Campo das Salésias, em Lisboa, entre o Académica e o SL Benfica, com a equipa de Coimbra a sagrar-se campeã, vencendo a partida por 4-3.

O Clube de Futebol Os Belenenses esteve presente nas três finais seguintes, tendo perdido a primeira contra o Benfica, a segunda contra o Sporting, mas sagrando-se vencedor na terceira final, em 1941/42, contra o Vitória de Guimarães.

De 1942 a 1955, o Benfica e o Sporting dominaram as finais da Taça de Portugal, com sete e quatro taças, respetivamente.

A Taça de Portugal em números

  • A Taça de Portugal 2021/22 é a 82ª edição da prova;
  • 14 das Finais foram decididas após prolongamento, com três a chegar às grandes penalidades;
  • O SL Benfica lidera com 26 troféus conquistados, em 38 finais disputadas
  • O FC Porto e o Sporting CP conquistaram 17 Taças de Portugal, cada um;
  • No Top-5, o Boavista com cinco Taças conquistadas e o Vitória de Setúbal, com três;
  • O FC Porto é a equipa com mais derrotas em Finais da Taça, tendo perdido 14 no total;
  • A 82ª edição foi disputada por 154 equipas, dos 4 campeonatos nacionais, mais 41 representantes dos Campeonatos Distritais;

A edição 2021/22

Pela primeira vez na sua história, o CD Tondela chega à final da Taça de Portugal, depois de vencer o primeiro jogo e empatar o segundo, com o Mafra. Já o FC Porto venceu os dois jogos das semifinais contra o Sporting.

Assim, as duas equipas lutam pela Taça na Prova Rainha do Futebol, em Maio.