Dia da Mulher celebrado em Elvas com caminhada e visita ao Museu Militar

Nem mesmo a chuva impediu que várias dezenas de mulheres, mas também alguns homens, se reunissem na manhã desta quarta-feira, 8 de março, na Praça da República, em Elvas, para participar numa caminhada do Dia da Mulher, promovida pela Câmara Municipal.

Com a atividade, garante o vereador Hermenegildo Rodrigues, o importante é não deixar cair em esquecimento a luta que as mulheres têm tido, ao longo dos anos, em prol dos seus direitos, “a todos os níveis”. “É um movimento que se arrasta há montes de anos e ainda hoje há muitas mulheres que não gozam da liberdade plena dos seus direitos”, assegura, lembrando que não é o caso em Portugal. “Felizmente, evoluímos, crescemos e hoje as mulheres têm todos os direitos que a Constituição lhe oferece, mas não é uma realidade mundial e não convém que nós, enquanto país democrático, pleno de liberdade, deixemos esmorecer aquilo que são os direitos pelos quais todos devemos lutar”, acrescenta.

Tendo em conta a participação de alguns homens, bem como de alguns alunos rapazes da Secundária D. Sancho II nesta caminhada, o vereador assegura que “não há melhor prova” do reconhecimento que é feito às mulheres pelo sexo masculino.

A caminhada culminou no Museu Militar de Elvas, que os participantes tiveram oportunidade de visitar. Hermenegildo Rodrigues lembra que os museus “são uma mais-valia” da cidade, sendo que, de outra forma, talvez estas pessoas não os visitem.

Às mulheres que participaram nesta caminhada, a Câmara Municipal de Elvas ofereceu flores e uma camisola alusiva à iniciativa.