Apresentado projeto de requalificação de Ermida em Vila Viçosa

A Ermida de Nossa Senhora do Paraíso, em Vila Viçosa, é um marco social importante na história da população da vila. Situada a cerca de dois quilómetros da vila, foi este o espaço escolhido, durante muito tempo, pelas famílias para celebrar a Páscoa.

Ao dia de hoje, a Ermida apresenta um elevado estado de degradação. Com o objetivo de tentar a sua recuperação, Tiago Salgueiro e Catarina Portas apresentaram um projeto de requalificação do imóvel.

O calipolense Tiago Salgueiro explicou-nos que a Ermida se encontra “numa propriedade privada. Já foram estabelecidos contactos para uma possível parceria entre o proprietário e diversas entidades que possibilite a candidatura a fundos comunitários”.

Tiago Salgueiro explica que a requalificação iria incidir, sobretudo, “na recuperação do edifício em si e nas pinturas do século XVII existente altar mor. Este espaço foi já alvo de furtos, em data incerta, uma vez que a maioria dos azulejos já desapareceram”.

A Ermida de Nossa Senhora do Paraíso foi construída no ano de 1690, pelo Padre Dr. Manuel Rodrigues Rebelo. Era neste local que os calipolenses celebravam a Páscoa e as festas de Quinta-Feira da Ascensão, até meados dos anos 80 do século XX.

Atualmente, o risco de derrocada do edifício é eminente, tornando-se por esse motivo urgente reabilitar o imóvel e a envolvente, dando coerência e valorizando este legado patrimonial.