CLDS alerta alunos de Campo Maior para a importância das Soft Skills

As chamadas soft skills, como a capacidade de adaptação, comunicação, flexibilidade, inteligência emocional e cultural, têm vindo a tornar-se muito importantes para as empresas, sobretudo no momento da contratação de novos funcionários.

E foi nesse sentido que, no âmbito do IV Encontro Regional do Ensino Profissional, que decorre desde a passada terça-feira, na Secundária de Campo Maior, que o CLDS 4G – Campo Maior, Vila Solidária da Europa procurou, através de um workshop destinado aos alunos que podem estar prestes a entrar no mercado laboral, como explica a técnica Ângela Monteiro, lembrar que as competências humanas, num mercado que é “cada vez mais global e digital”, continuam a ser fundamentais.

Com recursos a peças de Lego, os alunos foram desafiados a criar um parque de atrações, para um “cliente muito exigente”. “Depois vamos ver como é que eles vão trabalhar em equipa, como é que se vão planificar, como é que vão gerir o tempo e que conflitos vão surgir ali”, explica Ângela Monteiro.

Feito esse trabalho, foi tempo de se refletir sobre as competências desenvolvidas no processo, através de um “gráfico de chão”, em que os alunos se foram posicionando, consoante aquilo que consideram ser as suas aptidões e quais as que pensam ser “mais importantes no mundo do trabalho”.

Ângela Monteiro defende ainda que as escolas devem, cada vez mais, trabalhar com os alunos, de forma a pensar na sua entrada no mercado de trabalho, bem como desenvolver estas soft skills.

O IV Encontro Regional do Ensino Profissional termina esta sexta-feira, 3 de março, na Escola Secundária de Campo Maior, após quatro dias de muitos workshops e apresentações de provas de aptidão profissional.