ERT Alentejo e Ribatejo divulga eventos na região em maio

Maio traz muitos pretextos para visitar o Alentejo, nesse sentido, a Emntidade Regional de Turismo (ERT) do Alentejo e Ribatejo divulga as iniciativas que decorrem, este mês, em toda a região.

Começando por destacar a Ovibeja, em Beja, que assinala este ano a 40ª edição e vai trazer consigo o “Comboio do Cante” e a FIAPE, em Estremoz.  Ainda em maio, a Entidade Regional de Turismo do Alentejo e do Ribatejo vai regressar às Agendas Locais de Turismo, com dirigentes e técnicos da ERT do Alentejo e Ribatejo no terreno, em contactos de proximidade com empresários e agentes do setor, em Moura, Portalegre e Arronches.

Pelo Alentejo, com o bom tempo a ajudar, intensificam-se este mês os momentos dedicados à música, com o Festival de Fado de Estremoz ou o Capote Fest, em Évora; à dança, com o Festival Internacional de Dança de Campo Maior; à leitura com as Palavras ao Vento, no Encontro Literário de Estremoz mas também à história nas feiras medievais de Monsaraz e de Avis, ou na feira de Inspiração Renascentista de Vila Viçosa.

E no final, conjugando tudo isto há que fazer um brinde com o nosso vinho alentejano, no ÉvoraWine, iniciativa que junta vinho, gastronomia, cultura e tradições, com o apoio da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo. É o maior evento vínico da região.

Conheça abaixo os eventos previstos para este mês:

3 de maio – 6ªfeira

Agendas Locais de Turismo até 21/5 – Moura/Portalegre/Arronches.

Dirigentes e técnicos da ERT do Alentejo e Ribatejo estão no terreno em contactos com empresários e agentes do setor para tentar perceber quais são as prioridades do município para o turismo. E este será o calendário:

Dia 3 – Moura;

Dia 14 – Portalegre;

Dia 21 – Arronches.

Pés no Chão – Festival Internacional de Dança de Campo Maior – Até 5/5 – Campo Maior.

O Festival Internacional de Dança reúne em Campo Maior um conjunto de artistas e companhias profissionais para levar a sua dança a vários espaços. O festival oferece ainda a realização de workshops para diversos públicos e permite o encontro da arte de dançar com a arte de capturar imagens e com a inclusão de uma componente de vídeo dança.

Dias Abertos Artes & Ofícios | Novo Design 2024

Estes Dias Abertos acontecem anualmente e visam a abertura das oficinas de artesãos em todo o território nacional, com vista a dinamização de várias atividades e workshops para o público em geral.

De 3 a 5/5 – Oficina do Feltro – Vila Nova de Baronia/Alvito

De 29/5 a 2/6 – Oficina de Buinho – Vila Nova de Baronia/Alvito

De 1 a 7/7 – Oficina de Cerâmica – Vila Nova de Baronia/Alvito

4 de maio

Comboio do Cante regressa à Ovibeja – Beja. De comboio, ou em caravana de autocarros, os grupos corais da zona de Lisboa são transportados até à grande feira do sul, a Ovibeja. Nesse dia, grupos corais de todo o Alentejo e da zona de Lisboa encontram-se, confraternizam e cantam. Várias centenas de cantadores marcam a sua presença na Ovibeja. Esta iniciativa é organizada com o apoio da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, Casa do Alentejo e Câmara Municipal de Beja.

Palavras ao Vento – Encontro Literário no Coração do Alentejo – XXXIV Feira do Livro – Até 12/5 – Jardim Municipal/Redondo.

Organização do município do Redondo. Este evento contempla um programa diverso, que inclui apresentações de livros, encontros com autores, exposições, oficinas, exibição de filmes, poesia, sessões de leitura, conversas e muita animação e feira do livro.

Mais informação aqui.

Passeio Rota do Fresco – Até 5/5 – Alvito/Vila Alva/Vila Ruiva/Portel.

Novos territórios, um céu estrelado e mãos na massa é o mote para a Spira celebrar os 26 anos da Rota do Fresco, com um programa especial, aberto a todos: Igrejas pintadas e usualmente fechadas, observação de estrelas, almoço de vinho de talha, atelier de pintura mural a fresco, sempre envolvidos pela natureza.

5 de maio – Domingo

3ª Festival do Fado de Estremoz – Até 1/6 – Estremoz.

Organização da Câmara Municipal de Estremoz com direção artística do estremocense José Gonçalez. Festival com vários artistas nacionais do fado, em espaços emblemáticos da cidade de Estremoz e nas freguesias rurais do concelho.

Feira de Maio 2024 – Moura Terra Mãe do Azeite do Alentejo – Até 11/5 – Parque Municipal de Feiras e Exposições/Moura.

O evento Feira de Maio 2024 e Moura Terra Mãe do Azeite do Alentejo reforça a identidade do território no domínio da produção de um azeite de referência. Em simultâneo promove e divulga as potencialidades olivícolas, oleícolas e agroalimentares da região e do país.

8 de maio – 4ªfeira

Quarta-Freixo – Herdade Freixo do Meio – Foros de Vale de Figueira – Montemor-o-Novo.

Dia aberto ao ritmo da natureza. A cada duas semanas, às quartas-feiras, o Monte do Freixo do Meio convida-o a desfrutar de um passeio descontraído pela Herdade. Uma experiência que permite explorar o encanto do casario tradicional, admirar a exuberante da vegetação, conhecer os principais locais de processamento de alimentos, as áreas de produção agrícola biológica e ainda provar uma infusão de bolota.

9 de maio – 5ªfeira

Capote Fest – Até 11/5 – Évora.

Este ano são 11 bandas de norte, a sul e ilhas, a levar lufadas de música nova à cidade de Évora, do rock e seus inúmeros alter egos, indie, pop, blues, psicadélico e progressivo, à eletrónica, punk e metal, apresentamos um cardápio para todos os palatos.

Arranca a 9 de Maio na Sociedade Harmonia Eborense com os portuenses Marquise. Nos dias 10 e 11 de Maio, a aba do Capote estende-se à SOIR e recebe os ilustres convidados Beautify Junkyards, Madmess, Awaiting the Vultures, Jacarandá, YouthYard, Mars County, Puppet Riot, Elan Mess, Magna Terra e Above the Ocean.

10 de maio – 6ªfeira

Monsaraz Medieval – Até 12/5 – Monsaraz.

Organizado pela Santa Casa da Misericórdia de Monsaraz, a feira medieval de Monsaraz promete uma jornada épica no tempo. Monsaraz, a pitoresca vila medieval do Alentejo, abre suas portas para uma celebração única, numa recriação do regresso ao passado

Feira Medieval Ibérica de Avis – Até 12/5 – Avis.

Organizado pela Câmara Municipal de Avis, a Feira é um evento de recriação histórica que decorre no Centro Histórico da vila, dando vida a episódios associados à dinastia de Avis. Prepare-se para ser transportado para uma época de castelos, cavaleiros e magia. Não perca esta oportunidade única de reviver a história.

Feira de Garvão e XXVIII Exposição Agropecuária – Até 12/5 – Ourique.

Uma organização da Câmara Municipal de Ourique, Associação de Criadores de Porco Alentejano (ACPA) e União de Freguesias de Garvão e Santa Luzia. A Feira de Garvão é uma exposição agropecuária e um encontro de produtores. Há concursos de raças autóctones, leilões, degustações, animação musical e um ambiente único de convívio, de saberes acumulados e de sentido de futuro.

11 de maio – Sábado

Stargazing no Montimerso – Monsaraz.

Montimerso SkyScape CountryHouse. Observação Astronómica guiada por um Astrofísico.

17 de maio – 6ªfeira

IX Festival Beja Romana – Até 19/5 – Beja.

Organização da Câmara Municipal de Beja. A cidade regressa ao período romano em que era Pax Iulia. O programa alusivo à presença romana naquele território, inclui cortejo, mercado, música, animação, oficinas e muito mais.

18 de maio – Sábado

White&Rosé Wine Party – Montemor-o-Novo.

A 2ª edição da White & Rosé Wine Party realiza-se na Quinta da Plansel, Fazenda de Santa Margarida e vai ter provas de vinho, música ao vivo, gastronomia e artesanato, bem como atividades destinadas às crianças.

22 de maio – 4ªfeira

Festas da Cidade de Portalegre – Até 26/5 – Portalegre.

Com o palco montado no Jardim da Corredoura, as Festas da Cidade vão trazer momentos de alegria, música, dança e convívio. As Festas da Cidade são uma oportunidade para celebrar a cultura e as tradições de Portalegre.

24 de maio – 6ªfeira

Festival Soil to Soul – Até 26/5 – Alandroal.

O movimento Soil to Soul pretende alertar a todos para a importância do solo, um dos nossos bens mais preciosos, vital para a saúde humana e do planeta. O festival junta gastronomia, música e muita animação, reunindo chefs, produtores e artistas, numa iniciativa de sensibilização para a educação alimentar e agricultura regenerativa.