Associação de Évora Monte promove projeto de mobilidade

A Associação European Network of Places of Peace (ENPP), com sede em Évora Monte, no concelho de Estremoz, está a desenvolver, em parceria com o Agrupamento de Escolas Gabriel Pereira, de Évora, o Município de Estremoz, o Município de Viana do Alentejo e a Universidade de Évora, o projeto de mobilidade de jovens denominado YouthVoices4Peace. Com financiamento da Agência Nacional ERASMUS+/Juventude em Ação, o projeto é destinado a jovens portugueses, com idades compreendidas entre os 18 e os 25 anos, dos concelhos de Estremoz, Évora e Viana do Alentejo.

Este projeto tem como objetivos essenciais a promoção da participação dos jovens na vida democrática, a promoção dos valores transculturais europeus e, especificamente, a promoção de uma Cultura de Paz entre os jovens, dentro do conceito estabelecido pela Assembleia Geral das Nações Unidas, em setembro de 1999.

O projeto integrará diversas atividades online e presenciais ao longo deste ano, nomeadamente a realização de três eventos presencias de mobilidade de jovens que terão lugar na Torre/Paço de Évora Monte e duas campanhas de sensibilização a realizar junto das comunidades dos três concelhos participantes.

PSP alerta para perigos online com operação “Internet Mais Segura”

A Polícia de Segurança Pública (PSP) está a alertar para alguns dos riscos associados à utilização das novas tecnologias, mas também a transmitir alguns conselhos de prevenção e de utilização da internet de forma mais segura, até ao dia 10 de fevereiro.

Visando em especial os jovens, a operação de prevenção “Internet Mais Segura” será “primordialmente concretizada nos 3000 estabelecimentos de ensino na sua área de responsabilidade em Portugal continental e na totalidade das Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira, frequentados por mais de um milhão de alunos”, revela a PSP.

A internet assume-se como uma ferramenta cada vez mais facilitadora da gestão do dia a dia, “sendo quotidianamente utilizada de forma transversal por toda a população e todas as faixas etárias, seja para realização de pagamentos de serviços ou compras, participação em atividades letivas e de formação, interação com a administração pública, conexão social e até situações de teletrabalho”. No contexto desta mudança, os riscos associados à internet ganham um alcance mais vasto, entrando no campo da cibercriminalidade.

De entre os vários riscos já identificados, na edição da operação deste ano, a PSP alerta para a especial necessidade de os cidadãos se manterem atentos aos riscos de disseminação de informação falsa, adulterada, dúbia ou enganadora/desinformação; cyberbullying; divulgação de vídeos de cariz íntimo, como meio de chantagem, nomeadamente após o términus de relações amorosas/sexting; e aliciamento online/Grooming.

Os jovens, “por muitos motivos, constituem um grupo especialmente vulnerável à vitimização por crimes concretizados por intermédio da internet, valorizando (ainda mais) a monitorização parental”, assegura a PSP. Desde 2015 que a PSP assegura, em parceria com a Fundação Altice, o Programa “Comunicar em Segurança”, com o objetivo de alertar e sensibilizar os jovens que frequentam estabelecimentos de ensino para a necessidade de uma utilização segura e responsável da internet e dos telemóveis. No contexto deste projeto, a PSP e a Altice disponibilizam conteúdos pedagógicos atualizados e adaptados aos vários escalões etários, contendo ainda diversos conselhos para os pais/encarregados de educação e professores. Esses documentos podem ser consultados em www.comunicaremseguranca.sapo.pt.

A melhor forma de prevenção, alerta ainda a PSP, “é usar sempre um perfil privado nas redes sociais, não partilhar informações pessoais e recusar encontros presenciais sem outras pessoas com estranhos (pessoas não conhecidas previamente por intermédio de outros amigos ou familiares)”. Relativamente aos pais, “é muito importante que estejam atentos a sinais de isolamento por parte das crianças/jovens (esconder/bloquear o telemóvel, esconder o ecrã do computador), os alertem para os riscos concretos da utilização da internet e saibam quem são os amigos virtuais do filhos. Para além disso, os pais de crianças de menor idade devem conhecer e usar ativamente as ferramentas de controlo parental dos dispositivos e ou das aplicações”.

A aposta no policiamento de proximidade, já com várias décadas de experiência, é hoje cada vez mais transportada para o mundo digital, “apoiando as pessoas a interagir com segurança neste domínio e prevenindo a prática de crimes”. É nesse contexto que, para além da intervenção informativa em meio escolar, a PSP constitui-se como parceiro do programa EUSOUDIGITAL. Disponível a todos os cidadãos com pouco ou nenhum contacto com a internet, este programa destina-se em particular a adultos com mais de 45 anos que pretendam adquirir competências digitais básicas facilitadoras do quotidiano por intermédio do acesso a ferramentas digitais de comunicação, como pesquisas online e utilização de redes sociais, com salvaguarda dos aspetos essenciais da utilização da internet em segurança e privacidade. Por intermédio desta intervenção, a PSP pretende contribuir de forma relevante para criar condições de melhor adaptação às novas realidades sociais e de emprego, diminuindo os riscos de exclusão digital e vitimização cibercriminal e, igualmente, combater o isolamento social e familiar.

Neste contexto, 397 polícias afetos ao policiamento de proximidade já integram o corpo de mentores a nível nacional, apoiando ativamente a causa de promoção da capacitação digital segura da comunidade sénior, auxiliando-a no recurso às novas tecnologias e diminuindo a sua vulnerabilidade no que diz respeito à cibercriminalidade. Também no contexto desta operação, os polícias da PSP continuarão a disponibilizar apoio em sessões de mentoria em todo o território nacional agendadas por intermédio do sítio oficial do programa https://www.eusoudigital.pt/.

Ainda no âmbito deste programa, e para assinalar o Dia da Internet Mais Segura, no próximo dia 7 de fevereiro a PSP irá realizar no Auditório do Comando Metropolitano de Lisboa, pelas 9 horas, uma sessão de capacitação a mais de 30 idosos.

50 veículos e 30 motas clássicas expostos em Estremoz

A “Expo Clássicos 2023” e a “2.ª Feira de Colecionismo” decorrem no fim-de-semana de 11 e 12 de fevereiro, no Parque de Feiras e Exposições de Estremoz.

A Expo Clássicos conta, este ano, “com mais de 50 veículos e 30 motas em exposição. Este é um evento que tem vindo a dar um grande destaque a Estremoz e ao Alentejo e, nesse sentido, decidimos alargar ainda mais i evento. Este ano, temos também quatro cenários montados para que as pessoas possam desfrutar de algo diferente”,, como nos referiu Joaquim Mira, presidente da Associação de Veículos Clássicos de Estremoz.

A Expo Clássicos tem já preenchidas todas as vagas para exposição e contamos com viaturas provenientes de Lisboa, Beja ou Espanha, entre outras. Ano após ano, tentamos não repetir viaturas e o destaque desta edição vai para um Jaguar ou um Aston Martin de 1953”.

A 2.ª Feira de Colecionismo está inserida na Expo Clássicos e conta “com coleções de vários temas, sobretudo brinquedos e carros”, funcionando com o mesmo horário, mas no Pavilhão C do Parque de Feiras.

Ambos os eventos são uma organização da AVCE – Associação de Veículos Clássicos de Estremoz, em parceria com o Município de Estremoz.

Clube de Ténis de Montemor organiza torneio para ajudar Bombeiros

O Clube de Ténis de Montemor-o-Novo, solidário com os bombeiros da cidade, promove um torneio de ténis e padel, para ajudar os soldados da paz a comprar uma nova ambulância.

“Os bombeiros são parte integrante e importante da nossa sociedade e que nos ajudam em diversas situações, por isso decidimos associar-nos”, revela a presidente da direção do clube, Dora Sampaio. O evento decorre este domingo, 5 de fevereiro, e conta com um “um torneio de ténis de singulares, com três escalões, sub-10, sub-14 e +14, mas também um torneio de padel com duplas fixas, masculinas, femininas ou mistas, nos níveis 4 e 5 e 2 e 3”.

Durante o dia, os bombeiros também farão algumas atividades, no clube e “todo o dinheiro das inscrições reverte na íntegra a favor dos bombeiros” e o clube de Ténis assegura “a gestão dos torneios e alugueres”.

As inscrições estão abertas até esta sexta-feira, 3 de fevereiro, e podem ser feitas na secretaria do clube, ou através dos seus contactos. Dora Sampaio revela que o torneio de padel é de dez euros por pessoa, ou seja, 20 euros por dupla; já no ténis o escalão de sub-10 pagam cinco euros e os restantes de dez euros”.

A presidente da direção do Clube de Ténis de Montemor realça a importância das pessoas se inscreverem para ajudar os bombeiros, tendo em conta que “trabalham, diariamente, em prol da população”.

Coletividades de Arronches em várias provas desportivas este fim de semana

Sempre em constante atividade, as coletividades do concelho de Arronches vão ter os seus atletas em competição neste fim de semana, dias 4 e 5 de fevereiro, nas modalidades de atletismo, futebol e futsal.

Como é costume, serão os mais jovens os primeiros a entrar em ação, com as equipas de futebol Academia de Futebol do Atlético Clube de Arronches a competirem na manhã de sábado. Às 10 horas, os Benjamins Sub-11 visitam o terreno do SC Campomaiorense, entrando os Infantis em campo meia hora mais tarde, na receção ao ‘O Elvas’ CAD, no Estádio Municipal Francisco Palmeiro, em Arronches.

Às 15 horas, ganha protagonismo o atletismo, com a equipa do Sport Arronches e Benfica, juntamente com outros atletas do concelho, a participar no VI Corta Mato do Sor, em Ponte de Sor.

O futsal também irá a jogo na tarde de sábado, com a equipa da Associação Desportiva e Cultural da Esperança a receber, no Pavilhão Municipal de Arronches, o conjunto da UDC Sousel, numa partida que se inicia às 17 horas.

Para domingo, estão guardados os encontros das equipas de futebol sénior do concelho. Estando o apito inicial de ambos os jogos agendados para as 15 horas, o Futebol Clube Mosteirense viaja até Ponte de Sor, onde defrontará o Eléctrico FC, enquanto o Sport Arronches e Benfica irá receber, no Estádio Municipal Francisco Palmeiro, a equipa do SU Sintrense.

Futsal: Belhó e Raposeira defronta Casa do Benfica de Portalegre

A equipa sénior de futsal da Associação Cultural e Desportiva da Belhó e Raposeira, de Elvas, desloca-se este sábado, 4 de fevereiro, a Portalegre, para defrontar a Casa do Benfica local.

O início do jogo, da 15º jornada da Liga Remax da Associação de Futebol de Portalegre, está marcado para as 16 horas.

“Um Homem Chamado Otto” em exibição no auditório São Mateus

“Um Homem Chamado Otto” é o filme em exibição esta sexta-feira, 3 de fevereiro, a partir das 21h30, no auditório São Mateus, em Elvas.

O filme, para maiores de 12 anos, conta a história de Otto Anderson, interpretado por Tom Hanks, um viúvo rabugento cuja única alegria provém de criticar e julgar os seus exasperados vizinhos. Quando uma energética jovem família torna-se a sua nova vizinha, Otto conhece a perspicaz e grávida Marisol, que demonstra estar à sua altura. Daqui nasce uma amizade que irá virar o mundo de Otto de cabeça para baixo.

Os bilhetes podem ser comprados em Ticketline.pt ou meia hora antes da sessão, na bilheteira do auditório São Mateus.

Crédito à habitação: DECO esclarece o que é e para que serve a FINE

Na hora de se contrair um empréstimo para a compra de casa, todo o cuidado é pouco. É fundamental conhecer-se a fundo as ofertas de cada banco, para depois compará-las e avaliar a solução mais vantajosa. Durante este longo processo de ponderação, o consumidor irá receber a FINE, a Ficha de Informação Normalizada Europeia.

Um dos direitos fundamentais do consumidor é o Direito à Informação, lembra a jurista na DECO Alentejo, Ana Sofia Rosa, assegurando que, quando se pede um crédito à habitação, o consumidor terá direito a que lhe seja prestada toda a informação, não só durante a vigência do contrato, mas também em momento anterior à tomada de decisão.

“Antes mesmo de celebrar o contrato, o consumidor deve ser esclarecido cabalmente sobre todas as caraterísticas, custos associados e condições do empréstimo que vai celebrar. Deve ser também prestada informação pré-contratual, a fornecer pela instituição de crédito ou pelo intermediário de crédito vinculado, através de documento designado por FINE – Ficha de Informação Normalizada Europeia e personalizado de acordo com o pedido/interesse formulado pelo consumidor”, adianta a jurista.

A FINE é composta por duas partes: um documento com a informação principal e um anexo com informação complementar. Esta FINE deve conter “uma simulação das condições do contrato de crédito e ser fornecida em papel ou noutro suporte duradouro, seja presencialmente no balcão, através do sítio na internet ou de outra comunicação à distância e tem a validade de 30 dias”.

Este prazo permitirá ao consumidor ponderar a decisão, avaliar o impacto no seu orçamento e comparar diferentes propostas.

Com a aprovação do empréstimo deve ser entregue ao consumidor e fiador, se aplicável, outra FINE, “com as condições aprovadas e também a minuta do contrato de crédito e concedidos pelo menos sete dias de reflexão, antes dos quais não poderá ser formalizado o contrato”.

A rubrica desta semana da DECO para ouvir, na íntegra, no podcast abaixo.

Obra do sistema elevatório de São Vicente já foi adjudicada

A obra do sistema elevatório, que permitirá à freguesia de São Vicente e Ventosa, no concelho de Elvas, passar a ter os seus esgotos tratados a cem por cento, vai ser mesmo uma realidade e poderá começar dentro em breve.

A concurso público, lançado pelas Águas do Vale do Tejo, apresentaram-se três empresas, sendo que a empreitada foi adjudicada à AGROCINCO Construções. Com um prazo de execução de 180 dias, o preço contratual da obra é de 286.400,62 euros.

Esta obra vem permitir que se acabe com o emissário que ainda corre a céu aberto, na estrada de Nossa Senhora da Ventosa.

“Valeu a pena a luta. Já não foge a estação elevatória dos esgotos da Ventosa”, diz o presidente da Junta de Freguesia de São Vicente e Ventosa, João Charruadas, nas redes sociais.

Notícia relacionada: 

https://radios.altyra.com/2022/12/22/a-terceira-e-de-vez-obra-da-estacao-elevatoria-de-sao-vicente-deve-comecar-em-2023/

“O Elvas”: Luís Dias pode ter acabado a época

Luís Dias (na foto), avançado de “O Elvas”, lesionou-se com gravidade no decurso do treino da equipa nesta quinta-feira, dia 2, no Campo Patalino do Estádio Municipal.

O futebolista contraiu uma lesão muscular, que o deve afastar do resto da temporada em curso, já menos de dois meses. A época oficial azul-e-ouro termina a 2 de abril, se o emblema da Rua dos Chilões disputar a Supertaça Comendador Rui Nabeiro.

Nos 11 jogos oficiais desta temporada (cinco no campeonato, quatro na Taça e dois na Taça de Honra), Luís Dias e Tiago Espírito Santo são os segundos melhores marcadores da equipa, com oito golos apontados, atrás de João Carlos, autor de 12 golos.

“O Elvas”, nos seniores do distrital, descansa no próximo domingo e regressa à competição, em Gáfete, no dia 12, na primeira mão das meias-finais da Taça da Associação, diante do Gafetense.

Homem detido em Ponte de Sor por tráfico de droga

O Comando Territorial de Portalegre da GNR, através do Posto Territorial de Ponte de Sor, deteve ontem, dia 2 de fevereiro, um homem de 42 anos por tráfico de estupefacientes, na cidade de Ponte de Sor.

No âmbito do patrulhamento preventivo à cidade de Ponte de Sor, os militares da Guarda “abordaram uma viatura, em que o seu ocupante demonstrou um comportamento suspeito face à presença dos militares”, revela a GNR em comunicado.

No decorrer da ação policial, “foi efetuada uma revista pessoal de segurança aos suspeitos e uma busca ao veículo, onde foi possível detetar diverso produto estupefaciente e apreender o seguinte material: oito doses de heroína; três doses de cocaína; três navalhas; e 795 euros em numerário”.

No decurso desta ação, a GNR apreendeu ainda duas notas falsas de 50 euros. O detido foi presente ao Tribunal Judicial de Ponte de Sor.

Elvas: Orquestra Sinfónica Juvenil abre novo ciclo de concertos “Encanta o Património”

Tem início este sábado, 4 de fevereiro, um novo ciclo de concertos “Encanta o Património”, promovido pelo Município de Elvas, em parceria com a Academia de Música da cidade.

O primeiro espetáculo está marcado as 18 horas, na antiga de Sé de Elvas, com a Orquestra Sinfónica Juvenil, dirigido pelo maestro Christopher Bochmann, recentemente “condecorado pelo presidente da República, em boa hora pelo mérito inquestionável que tem no contexto da cultura em Portugal e da educação artística”, revela o diretor pedagógico da Academia de Música de Elvas, Luís Zagalo.

A Orquestra Sinfónica Juvenil “traz um efetivo musculado à nossa cidade, com 65 músicos”, para um concerto com um programa “muito diversificado e interessante”.

Durante este concerto serão apresentadas obras do Romantismo Sinfónico, do século XIX: obras que não vão ser, em alguns casos, apresentadas na sua totalidade, mas apenas excertos, como acontecerá com a Quinta Sinfonia de Beethoven, revela ainda Luís Zagalo.

Este ciclo de concertos prossegue no dia 17 de fevereiro, pelas 18 horas, na Casa da Cultura com um Recital de Acordeão, por Samuele Telari. Até setembro estão previstos mais seis concertos, em diversos monumentos e locais da cidade Património Mundial.

“Os Fabelmans” este sábado à noite em exibição em Arronches

Um dos filmes mais aclamados pela crítica, “Os Fabelmans” vai estar em exibição no auditório do Centro Cultural de Arronches neste sábado, dia 4 de fevereiro, a partir das 21 horas.

Os bilhetes, cujos preços variam entre 1,50 e os três euros, podem ser adquiridos na Biblioteca Municipal de Arronches até às 17 horas desta sexta-feira. Mediante disponibilidade, os restantes serão colocados à venda amanhã, a partir das 20 horas, na bilheteira do Centro Cultural.

Sinopese: Um retrato profundamente pessoal de uma infância americana no século XX, “Os Fabelmans”, de Steven Spielberg, é uma memória cinematográfica das forças e da família que moldaram a vida e a carreira do realizador. Esta história universal sobre o amadurecimento de um jovem solitário que persegue os seus sonhos aborda o amor, a ambição artística, o sacrifício e os momentos de descoberta que nos permitem conhecer com clareza e compaixão a verdade sobre nós próprios e os nossos pais.

Homem detido em Monforte por posse ilegal de arma

O Comando Territorial de Portalegre da GNR, através dos Postos Territoriais de Monforte e Alter do Chão, deteve ontem, 2 de fevereiro, em flagrante um homem de 40 anos, por posse ilegal de arma, no concelho de Monforte.

No seguimento de uma ação de patrulhamento, “os militares da Guarda abordaram uma viatura em que os seus ocupantes demonstraram um comportamento suspeito, através de nervosismo. Após diligências policiais, foi possível apurar que o condutor do veículo tinha em sua posse uma arma de fogo para a qual não possuía licença, resultando na apreensão de uma carabina e cem munições”, revela a GNR em nota de imprensa.

No decorrer desta ação policial, foi ainda identificado um homem de 50 anos, que também seguia na viatura. O detido foi constituído arguido e os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Portalegre.

A GNR relembra que, “de acordo com o Regime Jurídico das Armas e Munições, quem, sem se encontrar autorizado, detiver, transportar, guardar, comprar ou adquirir qualquer arma elencada no n.º 1 do Artigo 86.º do mesmo diploma, encontra-se a incorrer no crime de posse de arma proibida. Importa ainda esclarecer que, quem detiver arma não registada ou manifestada, quando obrigatório, constitui um crime de posse ilegal de arma”.

Festival Taurino a 8 de abril em Santo Aleixo

A temporada Taurina abre, em Santo Aleixo, no dia 8 de abril, sábado de Páscoa, com o Festival Taurino, informa a Touros com Arte, que organiza a iniciativa.

Vão ser 21 os grupos de Forcados que irão competir por um lugar. O concurso de pegas decorrerá da parte da manhã do dia 8 de abril e vai premiar dois dos Grupos, que irão integrar o cartel do festival.

A Empresa Toiros Com Arte informa que irá fazer a seleção dos mesmos, em tempo útil, e em breve anunciará os escolhidos.

As verbas angariadas com o Festival Taurino revertem a favor da Junta de Freguesia de Santo Aleixo.

Município de Vila Viçosa promove plantação de uma mini floresta

A Município de Vila Viçosa, em parceria com a Forest Impact e o projeto Além Risco, vão dinamizar, no próximo domingo, dia 5, entre as 9.30 e as 14 horas, uma ação de plantação de uma mini floresta, em Vila Viçosa, no loteamento de São Domingos (junto ao parque infantil).

Esta plantação baseia-se no método do botânico Japonês Miyawaki e centra-se na plantação de espécies nativas com um compasso de plantação muito denso (três a cinco plantas por m2) de estrato arbóreo, arbustivo, sub-arbustivo e herbáceo.

Pela competição de luz solar, prevê-se um crescimento mais rápido das plantas e pela sua diversidade, uma maior captação de carbono. O referido método proporciona variedade de alimentos, insectos, anfíbios e será utilizado, pela primeira vez, nesta região.

A participação é gratuita e a inscrição deverá ser feita através do envio de mensagem para o telefone +351 919 901 545, com o nome e possíveis acompanhantes, ou seguir o QR code presente no cartaz do evento.

O Município de Vila Viçosa reforça que as famílias com crianças são bem-vindas, informa que apenas 15 pessoas podem plantar ao mesmo tempo e apela aos participantes para que levem água e merenda para um piquenique, assim como roupa confortável para a plantação, como botas e luvas.

Quinzena Gastronómica dos Ganhões em oito restaurantes de Campo Maior

De forma a promover as tradições gastronómicas locais e a apoiar e dinamizar a economia do concelho, o Município de Campo Maior está a promover, até dia 15 de fevereiro, a segunda edição das Quinzenas Gastronómicas.

Depois das sopas, em novembro, é a Cozinha dos Ganhões que está em destaque nesta Quinzena Gastronómica, que o presidente da Câmara de Campo Maior, Luís Rosinha, espera que tenha, pelo menos, “o mesmo sucesso” da primeira. “Aprimoramos algumas questões que vamos aprendendo a trabalhar, porque para nós também é uma novidade estas jornadas gastronómicas”, acrescenta.

O autarca espera agora que os campomaiorenses adiram à iniciativa, “que vão aos restaurantes provar aquilo que é uma das maravilhas do concelho” no que toca à gastronomia.

O restaurante “O Faisão” é um dos oito estabelecimentos aderentes a esta Quinzena Gastronómica. Para o proprietário, João Cámelo, estas iniciativas são “muito importantes”, uma vez que quem visita a região procura sempre a gastronomia típica.

Até dia 15, o destaque nas ementas dos restaurantes aderentes vai para pratos como favas com chouriço, sopas de tomate com toucinho frito, ensopado de borrego, cozido de grão e migas com entrecosto. Todas as sugestões dos estabelecimentos para esta Quinzena Gastronómica para conhecer aqui.

Acreditação Erasmus+ atribuída ao Agrupamento de Escolas nº3 de Elvas

O Agrupamento de Escolas n.º 3 de Elvas, já com uma longa tradição de parcerias e projectos além-fronteiras, como é o caso dos projetos Comenius e Erasmus, viu aprovadas as candidaturas para a acreditação ao programa Erasmus+ VET (para o Ensino Profissional) e Erasmus+ School (para Ensino Regular).

A atribuição da acreditação Erasmus, com desenvolvimento no quadriénio 2023-2027, confirma que o Agrupamento criou um plano de atividades, em consonância com os padrões de Qualidade Erasmus. O Agrupamento de Escolas, de acordo com esse plano, passará a gerir a mobilidade dos seus alunos de todas as áreas de ensino e anos de escolaridade, bem como de professores e pessoal não docente para concretizar planos de estudos, de formação, atividades de job shadowing ou de formação noutras instituições, ligadas ao ensino escolar e entidades (empresas e outras) de toda a Europa.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Nos últimos anos, no âmbito do mesmo programa, alunos dos Cursos Profissionais do Agrupamento realizaram, em diferentes momentos, a sua Formação em Contexto de Trabalho (estágio profissional de âmbito curricular) fora do país, nomeadamente na Irlanda e em Itália. Com a Acreditação do Ensino Profissional esta realidade passará a ser prática anual no Agrupamento, contribuindo para alargar a oferta de experiências profissionais e reforço de competências nas diferentes áreas de formação.

Espera-se que o Agrupamento contribua assim, para a aprendizagem ao longo da vida, o desenvolvimento educativo, profissional e pessoal da comunidade escolar nos domínios da educação, da formação; contribuindo assim para o crescimento sustentável, o emprego de qualidade e a coesão social, bem como para impulsionar a inovação e reforçar a identidade europeia e a cidadania ativa.

[/shc_shortcode]