As ruas de Barbacena encheram-se de gente, na tarde deste domingo, 22 de janeiro, para uma das festas mais esperadas pelas pessoas da terra, sobretudo agora, quando já não se realizava há três anos, devido à pandemia: a festa de São Sebastião, que é feita de missa, procissão, venda de bolos, leilão de fogaças e de muito convívio.
Depois de uma missa, na Igreja Matriz, que juntou o atual a dois dos antigos párocos de Barbacena, durante cerca de uma hora foram largas as dezenas de pessoas que se juntaram para uma procissão pelas principais artérias da freguesia, acompanhada pela música da Banda de Alegrete.
Em declarações à Rádio ELVAS, Jorge Madeira, o presidente da União de Freguesias de Barbacena e Vila Fernando, assegura que esta é uma festa “muito importante”, por ser uma tradição com “muitos e muitos anos” de existência. Por esta ocasião, a população de Barbacena cresce, uma vez que, quem está fora, regressa: “são filhos da terra e nesta data toda a gente vem, de um modo geral”.
Depois da procissão, realizou-se, junto ao pelourinho, o leilão das fogaças, bem como a venda dos tradicionais bolinhos de São Sebastião que, de acordo com Jorge Madeira, já há várias décadas, eram enviados para aqueles que combatiam na Guerra do Ultramar.
A nova Comissão de Festas de Barbacena também quis ter uma palavra a dizer nesta homenagem a São Sebastião, sendo que, na noite de ontem, retomou a organização de um baile que já não se realizava há vários anos. Foi um baile “muito animado” que, segundo Ana Filipa Madeira, da comissão, contou com a participação de “muita gente, até de terras vizinhas”. Com esta nova comissão, esta jovem garante que as tradições de Barbacena nunca vão cair em esquecimento.

A Guarda Nacional Republicana realiza, no período de 23 a 29 de janeiro, uma operação de fiscalização seletiva de transportes rodoviários de passageiros, orientando as ações de fiscalização para as vias onde se verifica um maior volume de tráfego deste tipo de veículos, para promover o aumento da segurança rodoviária, a melhoria das condições de trabalho e a promoção da concorrência leal no setor dos transportes, em todo o território nacional continental.
“O Elvas” foi na tarde deste domingo, 22 de janeiro, ao campo do Mosteirense, vencer por 4-1, em jogo da sexta jornada do campeonato distrital de seniores da Associação de Futebol de Portalegre.
O presidente da Câmara Municipal de Viana do Alentejo, Luis Miguel Duarte, anunciou que a requalificação da Escola Básica e Secundária Dr. Isidoro de Sousa, cuja obra está orçada em cerca de três milhões de euros, tem início ainda durante o mês de janeiro.
A obra de remodelação da cobertura do edifício dos Paços do Concelho, na Praça do Sertório, em Évora, teve início no passado dia 2, num investimento de 1,7 milhões de euros.
A Associação de Futebol de Portalegre (AFP) pretende criar, no Alto Alentejo, uma Academia de Futebol, Futsal e Futebol de Praia, que irá centralizar toda a atividade da Associação e das suas Seleções Distritais.
A Acting Light School, em parceira com a agência Stamp Company, promove um casting, em Elvas, no próximo sábado, dia 28 de janeiro, cujo objetivo é recrutar talentos para as mais diversas áreas: publicidade, moda, televisão e redes sociais.

A equipa de juvenis (sub-17) de “O Elvas” bateu o Lusitano de Évora por 5-2, na manhã deste domingo, 22 de janeiro. O encontro fez parte da 20ª jornada da primeira fase da Série C da II Divisão do campeonato nacional e foi disputado no Campo Patalino do Estádio Municipal.
A Rádio ELVAS, no seu espaço de informação desportiva, vai transmitir o relato e a reportagem do confronto Mosteirense – “O Elvas”, da sexta jornada do campeonato distrital de seniores da Associação de Futebol de Portalegre.
O segundo dia do V Festival dos Grous decorreu ontem, dia 21 de janeiro, na aldeia histórica de Ouguela.


O Incrível Maurice, filme adaptado do livro de fantasia infantil de Sir Terry Pratchett lançado em 2001, “The Amazing Maurice and His Educated Rodents”, estreia este domingo, dia 22, em Elvas.
Campo Maior tem uma nova associação, com vista a apoiar crianças, jovens e adultos, portadores de deficiência, bem como as suas famílias: a Casa EquiAtiva, um projeto das educadores de infância Anabela Carlos e Joana Monteiro e da geógrafa Dália Nunes.
O músico elvense Pedro Zagalo apresentou, ontem à noite, sábado, 21 de janeiro, no cineteatro municipal de Elvas, o seu primeiro trabalho discográfico, “Outra Avenida”, num concerto inserido no programa comemorativo dos 364 anos da Batalha das Linhas de Elvas.