Pedro Zagalo apresenta em “casa” o seu primeiro álbum

O músico elvense Pedro Zagalo apresentou, ontem à noite, sábado, 21 de janeiro, no cineteatro municipal de Elvas, o seu primeiro trabalho discográfico, “Outra Avenida”, num concerto inserido no programa comemorativo dos 364 anos da Batalha das Linhas de Elvas.

Assumindo ser uma “ser uma grande responsabilidade” apresentar este trabalho na cidade onde cresceu, Pedro Zagalo garante que era de “máxima importância” fazê-lo, até porque Elvas está presente, em várias dimensões, neste álbum. “Sou elvense, tenho as minhas raízes aqui, tenho parte da minha vida aqui nesta cidade e parte de Elvas está neste álbum”, assegura, dando conta que contou com a colaboração, entre outros, de Paulo Sousa, na fotografia, de Lídia Moura, no artwork, e de Maria Abreu, na coreografia do videoclipe de “Bailarina”.

Associado a projetos de renome, como Pólo Norte, Miguel Gameiro e Monda, Pedro Zagalo confessa que não tinha intenção de lançar um disco a solo, mas que acabou, durante o período de pandemia, por compor vários temas, o que resultou, com o apoio e o incentivo de várias pessoas ao seu redor, neste álbum. “Este disco foi uma consequência da pandemia. Eu não tinha pretensão de aparecer e ser, entre aspas, artista agora. Sei bem qual é o meu papel: eu nos Pólo Norte sou diretor musical da banda, com o Miguel Gameiro, como nos Monda. Acontece que, em 2020, nós fomos assombrados por uma pandemia que deixou o mundo todo em casa e houve espaço aí para me dedicar a esta parte da composição, para me dedicar a procurar sonoridades e foi assim que cresceu este disco”, conta o músico.

Contado com o apoio da Sociedade Portuguesa de Autores, que “adorou a ideia”, até concretização do álbum foi um passo. “Tive algumas pessoas próximas que, quando ouviram os temas, disseram que eu tinha mesmo de registar isto em disco: o próprio Miguel Gameiro e músicos que trabalham comigo”, adianta Pedro Zagalo.

Sendo este um álbum, quase na sua totalidade, de música instrumental, Pedro Zagalo conta que deu a escolher a Miguel Gameiro um dos temas que compôs. O cantor acabou por escreveu a letra de “Confia”, o único tema com voz deste trabalho discográfico do músico elvense, que acabou por “seguir o seu caminho também como música de Miguel Gameiro”. “Foi uma música que eu partilhei com ele e que, como ele diz, foi feita a quatro mãos”, remata.

Em palco, ontem à noite, com Pedro Zagalo, entre outros, esteve precisamente Miguel Gameiro, para interpretar este “Confia”, um dos dez temas que compõem o álbum “Outra Avenida”.

Neste álbum, Pedro Zagalo contou ainda com João Teixeira (guitarras), Tami Aloelela (baixo eléctrico), João Ferreira (percussões), Mário Caeiro (acordeão), Alexa Araújo e Luís Zagalo (violinos), David González (viola d’arco) e Fernando Arce (violoncelo). Nelson Canoa foi o responsável pela mistura e masterização.

Vídeo: página de Facebook do Município de Elvas