Câmara de Évora investe 1,7 milhões para remodelar cobertura dos Paços do Concelho

A obra de remodelação da cobertura do edifício dos Paços do Concelho, na Praça do Sertório, em Évora, teve início no passado dia 2, num investimento de 1,7 milhões de euros.

O antigo Solar dos Martins da Silveira, imponente edifício de estilo neoclássico que desde 1882 aloja a sede administrativa do município eborense, vai beneficiar de uma obra de remodelação estrutural “tão importante como necessária, dado o avançado grau de degradação em que se encontrava”, segundo divulga a autarquia da capital alentejana.

Os trabalhos em curso vão envolver, para além de uma limpeza geral, a substituição do madeiramento e reforço estrutural, substituição de telhas, beirados e lanternim e recuperação da sala do relógio, incluindo a fachada e paredes envolventes.

A remodelação em curso inclui diversos trabalhos de cantarias, carpintarias, pinturas, instalações elétricas e climatização e ventilação. Dada a natureza da obra, é necessário proceder à instalação de uma cobertura provisória durante o tempo de realização dos trabalhos, que se prevê ser de 365 dias.

Esta obra de remodelação decorre em regime de empreitada, com um valor de investimento de 1,7 milhões de euros, com enquadramento através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, ao abrigo do Programa Alentejo 2020, onde foi garantido o financiamento de 85%, sendo os restantes 15% suportados pelo orçamento municipal. O funcionamento dos Serviços Municipais alojados nos Paços do Concelho e o atendimento à população não estão a ser afetados.