Mindfulness em destaque no “Elvas + Solidária”

Claudina Conceição (na foto) é professora no Agrupamento de Escolas nº3 de Elvas e junto de outros professores, pessoal não docente e alunos, tem procurado desenvolver técnicas de Mindfulness, que assenta no princípio de uma atenção profunda na respiração.

Na edição desta semana do programa “Elvas + Solidária”, Claudina Conceição explica que esta é uma técnica que recorre à capacidade de cada um em se focar “no aqui e no agora”. Com isto, procura-se que as pessoas sejam capazes de “prestar atenção de forma intencional ao que está a acontecer no presente”.

Com o Mindfulness, pretende-se também que se deixe de “andar em piloto automático”, ou seja, “funcionamos mais com base nos hábitos, não parando para pensar”. “Muitas vezes, em vez de agirmos, reagimos, de tal forma que temos muito dificuldade em nos concentrarmos no momento”, acrescenta.

O Mindfulness tem como filosofia viver plenamente cada momento presente, de forma consciente, e sem qualquer autojulgamento, melhorando a atenção e a concentração. É através desta atenção que se consegue uma maior concentração no momento. A partir daqui evolui para o foco em pensamentos, sentimentos e sensações associados ao presente.

Quanto aos benefícios resultantes desta técnica, destacam-se a redução do stress e da ansiedade, a proteção do organismo, o fortalecimento de relações e o crescimento da flexibilidade cognitiva.

Ao nível do agrupamento de escolas, Claudina tem procurado organizar workshops para os restantes docentes, e não só, explicando o que se deve fazer para colocar em prática o Mindfulness.