Assembleia Municipal Infantojuvenil reúne em Elvas

A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Elvas assinala esta segunda-feira, dia 21, o 33º Aniversário da Convenção sobre os Direitos das Crianças com a realização da IV Assembleia Municipal Infantojuvenil de Elvas.

A iniciativa vai realizar-se no Salão Nobre dos Paços do Concelho, a partir das 10h00, e conta com a participação de alunos dos três agrupamentos de escolas do concelho e Colégio Luso-Britânico, que darão voz a todos os alunos do concelho.

Encontrado corpo do pescador desaparecido na Barragem do Caia

O corpo do homem de 62 anos, desaparecido desde a passada sexta-feira na Barragem do Caia, foi encontrado ao final da tarde deste domingo, dia 20 de novembro.

Segundo a Rádio ELVAS conseguiu apurar, o corpo foi encontrado por volta das 17 horas.

De recordar que um homem de 62 anos foi dado como desaparecido, no passado sábado, depois de ter saído de casa, na sexta-feira para pescar na Barragem do Caia, nos arredores de Santa Eulália.

Bombeiros e GNR encetaram buscas terrestres e aquáticas (ver aqui), com recurso a embarcações de salvamento, na zona onde foi encontrada a carrinha do homem, tendo sido retirado da água, já este domingo, uma embarcação de pesca e, ao final do dia, o corpo do homem, natural de Arronches.

“O Elvas” vence em Mosteiros por 5-1 na Taça e é líder

“O Elvas” venceu esta tarde o Mosteirense, por 5-1, em jogo da primeira jornada da fase de grupo da Taça da Associação de Futebol de Portalegre. No outro jogo da jornada, Elétrico e Gavionenses empataram a uma bola; o Gafetense folgou. Com estes resultados, o Clube Alentejano de Desportos é líder do grupo.

Em Mosteiros, marcaram para os azuis-e-ouro Luís Dias (três golos, um de penalti) e Tiago Espírito Santo (dois). Para o Mosteirense, o golo foi de José Pedro Lavado, que acabou expulso aos 44 minutos. Marcha do marcador: 0-3, 1-3, intervalo, 1-5. Pedro Vítor, guardião elvense, defendeu dois pontapés de penalti. O Mosteirense acabou o jogo com nove jogadores, depois de também Sandro ter sido expulso, aos 84 minutos.

Classificação após a primeira jornada: 1º “O Elvas”, três pontos; 2ºs Gavionenses e Eléctrico, ambos com um ponto; e 4ºs Mosteirense e Gafetense, os dois com zero pontos.

No próximo domingo, dia 27, disputa-se a jornada 3 do campeonato; a 4 de dezembro, joga-se a jornada 2 da fase de grupo da Taça da Associação.

A Taça da Associação, nos seniores de Portalegre, preenche as interrupções do campeonato. Nesta fase de grupo, com cinco equipas, entre 20 de novembro e 29 de janeiro, vão ser apurados os quatro conjuntos para as meias-finais, a duas mãos, nos dias 12 de fevereiro e 5 de março.

Mercado mensal na quinta-feira em Arronches

Na próxima quinta-feira, dia 24 de novembro, o Espaço Multiusos do Rossio, em Arronches, será palco do penúltimo mercado mensal deste ano.

Não sendo um mercado que movimenta tanta gente como o município gostaria, até porque na sua maioria acontece no terceiro sábado de cada mês, num dia em que, nas redondezas, realizam-se outros mercados, garante o presidente da Câmara, João Crespo, é sempre “importante pelas dinâmicas que cria”.

“Nós tínhamos os mercados no campo de feiras, junto à zona desportiva, fora da vila e entendemos, há três, quatro anos, alterar esses mercados para o centro da vila, para permitir que as pessoas possam aceder, com mais facilidade, ao mercado mensal”, acrescenta o autarca.

João Crespo lembra ainda que estes mercados são sempre uma “alternativa” ao comércio local, porque, por norma, nestes mercados, são vendidos produtos que não se encontram à vendas nas lojas.

O último mercado mensal do ano, em Arronches, está agendado para dia 17 de dezembro.

Encontro assinala 36 anos de Património Mundial de Évora

O encontro “O Direito à Cidade: Especificidades dos Centros Históricos Património Mundial” assinala os 36 anos da classificação do centro histórico de Évora.

No próximo dia 25, sexta-feira, a Câmara Municipal de Évora, em conjunto com outras entidades, assinala os 36 anos da classificação do centro histórico de Évora como Património Mundial, pela UNESCO, com a realização de um encontro no Palácio de D. Manuel.

A iniciativa visa debater o impacto do crescimento dos fluxos turísticos e da gentrificação nos centros históricos Património Mundial, que comprometem a sua função habitacional e a salvaguarda dos direitos dos seus moradores. Para a organização, “impõe-se antecipar e resolver estes problemas antes que eles se venham a revelar fatais para estes territórios como cidades vivas que devem ser, mobilizando as entidades públicas cuja intervenção tem que se tornar real e crescer, em consonância com a participação e vontade dos seus habitantes”.

O encontro vai contar com intervenções de entidades públicas e privadas nas áreas da cultura, património, reabilitação e gestão urbana e comércio, entre outras. A comissão promotora integra, para além da autarquia eborense, a Associação Comercial do Distrito de Évora, a Associação Portuguesa para a Reabilitação Urbana e Proteção do Património, o Grupo Pro-Évora, o Movimento de Defesa do Centro Histórico de Évora e a União das Freguesias de Évora. Para obter mais informações sobre o evento, de acesso gratuito mediante inscrição prévia, pode aceder ao portal do município em www.cm-evora.pt .

Três embarcações e diversos operacionais procuram pescador na Barragem do Caia

A embarcação de busca dos bombeiros voluntários de Ponte de Sor reforçou, ao início da tarde deste domingo, dia 20, a equipa que procura, desde ontem, o pescador desaparecido na Barragem do Caia, na zona de Santa Eulália.

De acordo com o comandante dos bombeiros voluntários de Campo Maior, Paulo Moreiras, em declarações à Rádio ELVAS, “no espelho de água da barragem estão três embarcações de socorro, nomeadamente dos bombeiros de Campo Maior, Ponte de Sor e GNR, bem como a equipa de mergulho dos bombeiros de Elvas”.

Também o perímetro terrestre da barragem do Caia está a ser alvo de buscas, por parte dos diversos operacionais no local, desde bombeiros a GNR.

O comandante da corporação campomaiorense confirma que “foi retirada uma embarcação da barragem mas ainda não podemos confirmar que se trata da embarcação deste senhor”.

“Filarmonia Rock” espetáculo da Carlista no Curvo Semedo

Ontem à noite, o Curvo Semedo encheu com a expetativa de viver uma noite notável, numa coprodução do Município de Montemor-o-Novo, Sociedade Carlista e AMB Produções!

A expetativa alta deu lugar à certeza de que, uma vez mais, somos capazes de reinventar, ser arrojados, irreverentes e conquistar patamares dignos dos melhores sonhos! E foi tudo isso o serão de ontem!

No âmbito do Ciclo de Outono, a Banda Filarmónica da Sociedade Carlista apresentou filaRmOniaCK – Filarmonia Rock, um concerto que era uma fusão com o electro acústico, e que tinha como ementa uma viagem pelos temas Rock mais conhecidos de sempre. Melodias de grupos icónicos como os Queen, Led Zeppelin, Rolling Stones, Survivor, Scorpions, Deep Purple, Pink Floyd, entre outros.

A qualidade técnica e musical foi de primeira água, sempre sob a superior batuta do maestro João Afonso Cerqueira. Porém, para o arrojado e surpreendente resultado final, contribuiu decisivamente um maravilhoso desenho de luz pela AMB Produções! E foi com todo o público a aplaudir de pé que terminou o evento, com todos a desejar que a noite não terminasse!

@Banda Carlista

Sub-17 de “O Elvas” perdem em casa com Louletano

Os juvenis (sub-17) de “O Elvas” foram derrotados por três bolas a uma, em casa, pelo Louletano, na jornada 13 da Série C da II Divisão do campeonato nacional. O encontro decorreu no Campo Patalino do Estádio Municipal de Elvas.

Os algarvios marcaram cedo, aos 5 minutos, mas os alentejanos tiveram reação para igualar, aos 28, por Manuel Batista. No segundo tempo, os elvenses viram um jogador expulso: Simão Fé, no minuto 59. Em superioridade numérica, a equipa de Loulé chegou aos três pontos, com golos aos 70 e 76 minutos.

A jornada 13 teve os resultados seguintes: “O Elvas”, 1 – Louletano, 3; Alverca, 0 – Sporting B, 1; Farense, 0 – Benfica B, 3; Despertar de Beja, 2 – Lusitano de Évora, 1; Portimonense, 1 – Casa Pia, 0; e Almeirim, 1 – Barreirense, 4.

Classificação: 1º Sporting B, 30 pontos; 2ºs Casa Pia e Benfica B, 29 pontos; 4º Louletano, 23 pontos, 5º Portimonense, 21 pontos; 6ºs Alverca e Barreirense, 17 pontos; 8º Farense, 15 pontos; 9º “O Elvas”, 14 pontos; 10º Almeirim, 10 pontos; 11º Despertar de Beja, 9 pontos; e 12º Lusitano de Évora, 4 pontos.

O Clube Alentejano de Desportos, em 13 jogos, tem quatro vitórias, dois empates, sete de derrotas e 23-27 em golos. Na próxima jornada, no sábado, dia 26, às 15 horas, o Farense vem jogar a Elvas.

Higino Maroto lança “Por detrás da fechadura”

“Por detrás da fechadura” é o nome do novo livro de Higino Maroto, apresentado no próximo sábado, dia 26, pelas 16 horas, na Biblioteca Municipal de Elvas.

O livro retrata um olhar de dentro para fora e de fora para dentro do autor sobre si e tudo o que o rodeia e é constituído por 119 poemas, em 214 páginas. O prefácio é de Sílvia Carreira

Como parte integrante do livro, um CD, intitulado “Nas asas do vento”, com 13 canções e poemas dos vários livros. Música, arranjos e voz de Rui Moniz.

Feira de velharias no mercado municipal da Casa das Barcas

A tradicional Feira de Velharias, promovida pela Associação dos Amigos do Cemitério dos Ingleses, decorreu este domingo, no mercado municipal da Casa das Barcas, em Elvas.

Celia Denney, da Associação dos Amigos do Cemitério dos Ingleses, refere que “a mudança para a Casa das Barcas foi muito boa para quem participa nesta feira. No verão estamos à sombra e no inverno estamos resguardados da chuva”.

A Associação dos Amigos do Cemitério dos Ingleses mantém foco “na preservação do Cemitério dos Ingleses e Capela de São João da Corujeira, em Elvas e esta Feira de Velharias pretende precisamente angariar verbas”, referiu a responsável.

No total foram perto de uma dezena os expositores que venderam vários tipos de artigo, desde livros, a bijuteria, loiça, entre outros, nesta Feira de Velharias, que decorreu no mercado municipal da Casa das Barcas, em Elvas.

Semana Gastronómica do Cogumelo decorre em Portalegre

A Semana Gastronómica do Cogumelo da Serra de São Mamede decorre, entre os dias 21 e 27 de novembro, nos restaurantes aderentes do concelho de Portalegre.

Esta iniciativa, com o selo Turismo de Experiências 2022 da Câmara Municipal de Portalegre, pretende dar a conhecer o potencial gastronómico dos cogumelos que proliferam no Parque Natural da Serra de São Mamede, que são tradicionalmente colhidos e consumidos em petiscos caseiros.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Na programação da Semana Gastronómica do Cogumelo da Serra de São Mamede, cabe ainda a Caminhada “Vamos apanhar Cogumelos”, que terá lugar no dia 27 de novembro e se repete no dia 10 de dezembro.

Restaurantes aderentes: JI Restaurantes | O Talho – Steakhouse | Sal, Alho e etc. | Solar do Forcado | Tomba Lobos | Hokkaido

Unidades Hoteleiras: Portalegre Palace Hotel.

[/shc_shortcode]

Mosteirense – “O Elvas” esta tarde na Rádio ELVAS

A Taça da Associação, nos seniores da Associação de Futebol de Portalegre, preenche a interrupção do campeonato. Às 15 horas deste domingo, dia 20, disputam-se os desafios da primeira jornada da fase de grupo: Mosteirense – “O Elvas” e Eléctrico – Gavionenses. O Gafetense está de folga.

Nesta fase de grupo, com cinco equipas, entre 20 de novembro e 29 de janeiro, vão ser apurados os quatro conjuntos para as meias-finais, a duas mãos, nos dias 12 de fevereiro e 5 de março.

A partida Mosteirense – “O Elvas” é acompanhada em direto pela Rádio ELVAS, com relato e reportagem em Mosteiros, num espaço de desporto, entre as 14.30 e as 18 horas, com Carlos Falcato e Manuel Carvalho.

Exposição dedicada às Flores de Campo Maior até fim do ano

A exposição de pintura “Flores de Campo Maior”, da autoria de Nogueira de Barros, inaugurada a 15 de outubro, está disponível para visita, no espaço.arte, em Campo Maior, até final do ano.

Segundo o artista, natural de Almada, os 18 quadros, “de médio e grande formato”, que pintou e que compõem esta mostra, retratam flores com “diversas formas e movimentos”, com “profundidades distintas”. As obras, diz ainda, surgem depois de ter estudado Campo Maior.

Sendo esta a última exposição do ano, no espaço.arte, Nogueira de Barros garante ser uma “honra” ser o responsável por encerrar a programação daquela equipamento municipal. Convidando toda a população a visitar a exposição, o artista garante “valer a pena”, não só para o público em geral, mas também para os alunos das escolas, até porque “é desde pequenos que as pessoas se começam a interessar por arte e por pintura”.

Iniciados de “O Elvas” empatam em Torres Vedras

As equipas de iniciados (sub-15) de “O Elvas” e Torreense empataram 1-1, na tarde deste sábado, dia 19, no primeiro empate da equipa elvense. A partida integrou a oitava jornada da Série D da II Divisão do campeonato nacional e foi disputada em Torres Vedras.

Na primeira parte, o conjunto torreense adiantou-se no marcador, mas os alentejanos igualaram no segundo tempo, num pontapé de penalti transformado por Simão Cordeiro, que já tem nove golos e é o melhor marcador desta série.

Resultados da jornada 8: Torreense, 1 – “O Elvas”, 1; Fronteirense, 0 – Sporting B, 5; Oeiras, 0 – Benfica B, 1; e Tomar, 0 – Peniche, 4.

Classificação, após oito jornadas: 1º Sporting B, 19 pontos; 2ºs Benfica e “O Elvas”, 16 pontos; 4º Torreense, 14 pontos; 5º Oeiras, 10 pontos; 6º Fronteirense, 9 pontos; 7º Peniche, 4 pontos; e 8º Tomar, 2 pontos.

Na classificação, os azuis-e-ouro têm cinco vitórias, um empate, duas derrotas e 17-9 em golos. Na jornada 9, marcada para o próximo domingo, dia 27, “O Elvas” recebe o Fronteirense, às 11 horas, no Campo Pedro Barrena do Estádio Municipal.

CEN abre época desportiva em Castelo de Vide

O Clube Elvense de Natação (CEN), na modalidade de atletismo, abriu a época de competição de pista ao ar livre, ontem, sábado, dia 19, numa prova organizada pela Associação de Atletismo do Distrito de Portalegre com o apoio do Município de Castelo de Vide.[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Estiveram presentes em sete especialidades de pista ao ar livre catorze atletas do CEN obtendo as seguintes classificações:

Mariana Santos – 50 m Benjamins A Femininos – 1ª classificada;

Marta Trabuco – 50 m Benjamins A Femininos – 3ª classificada;

Bernardo de Deus – 50 m Benjamins A Masculinos – 5º classificado;

Diego Tavares – 50 m Benjamins A Masculinos – 3º classificado;

Lourenço André – 50 m Benjamins B Masculinos – 2º classificado;

Martim Rosário – 50 m Benjamins B Masculinos – 1º classificado;

David Valverde – 60 m Infantis Masculinos – 5º classificado; salto em comprimento Infantis Masculino – 3º classificado; lançamento do peso Infantis Masculino – 1º classificado;

Ana Mendes – 60 m Iniciados Femininos – 3ª classificada e em 1000 m Iniciados Femininos – 1ª classificada;

Madalena Palmeiro – 60 m Iniciados Femininos – 4ª classificada e em 1000 m Iniciados Femininos – 3ª classificada;

Joana Cardoso – 3000 m Juvenis Femininos – 1ª classificada;

Martim Pestana – 3000 m Juvenis Masculinos – 2º classificado;

João Coutinho – 3000 m Juvenis Masculinos – 1º classificado;

Bernardo Correia – 3000 m Juniores Masculinos – 2º classificado;

Hugo Tavares – Lançamento do Peso Veteranos Masculino – 1º classificado.

O CEN conseguiu ter sete atletas em primeiro lugar, três em segundo lugar e cinco atletas em terceiro lugar.

[/shc_shortcode]

 

Buscas por pescador desaperecido retomadas esta manhã

Foto arquivo

As buscas pelo pescador desaparecido na Barragem do caia serão retomadas dentro em breve, segundo o CDOS de Portalegre, depois de suspensas durante a noite.

De recordar que, o alerta para o desaparecimento de um homem, de 62 anos, foi dado ontem, no posto da GNR de Arronches, depois de este ter saído de casa na passada sexta-feira, dia 18, para pescar na Barragem do Caia.

A viatura automóvel do indivíduo foi de imediato localizada e as autoridades tentam agora encontrar a sua embarcação, Para a zona já foram mobilizadas uma embarcação dos Bombeiros de Campo Maior e uma outra da GNR, disseram as fontes do CDOS e da Guarda Nacional Republicana.