Encontro assinala 36 anos de Património Mundial de Évora

O encontro “O Direito à Cidade: Especificidades dos Centros Históricos Património Mundial” assinala os 36 anos da classificação do centro histórico de Évora.

No próximo dia 25, sexta-feira, a Câmara Municipal de Évora, em conjunto com outras entidades, assinala os 36 anos da classificação do centro histórico de Évora como Património Mundial, pela UNESCO, com a realização de um encontro no Palácio de D. Manuel.

A iniciativa visa debater o impacto do crescimento dos fluxos turísticos e da gentrificação nos centros históricos Património Mundial, que comprometem a sua função habitacional e a salvaguarda dos direitos dos seus moradores. Para a organização, “impõe-se antecipar e resolver estes problemas antes que eles se venham a revelar fatais para estes territórios como cidades vivas que devem ser, mobilizando as entidades públicas cuja intervenção tem que se tornar real e crescer, em consonância com a participação e vontade dos seus habitantes”.

O encontro vai contar com intervenções de entidades públicas e privadas nas áreas da cultura, património, reabilitação e gestão urbana e comércio, entre outras. A comissão promotora integra, para além da autarquia eborense, a Associação Comercial do Distrito de Évora, a Associação Portuguesa para a Reabilitação Urbana e Proteção do Património, o Grupo Pro-Évora, o Movimento de Defesa do Centro Histórico de Évora e a União das Freguesias de Évora. Para obter mais informações sobre o evento, de acesso gratuito mediante inscrição prévia, pode aceder ao portal do município em www.cm-evora.pt .