O desafio é “elevar o ensino superior do país”, diz Joaquim Mourato

Joaquim Mourato (na foto) vai ser o novo responsável pela Direção-geral do Ensino Superior (DGES), tal como noticiámos anteriormente (ver aqui).

Em declarações à Rádio ELVAS, o novo diretor-geral do Ensino Superior, refere que “esta é uma área do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e que pretende a conceção e implementação das políticas, trabalhando de uma forma muito próxima com o ministério e as instituições, sendo esse o principal desafio, o de aproximar mais a DGES das instituições”.

Com estas novas funções, Joaquim Mourato pretende “elevar o ensino superior do país, sem distinção entre o interior e o litoral ou se é pública ou privada. Eu costumo dizer que o ensino superior é um corpo e se algum dos membros está frágil, todo o sistema se sente. E é isso que nós não queremos. Precisamos perceber. no dia a dia., as fragilidades de cada instituição e encontrar respostas à medida”.

O antigo presidente do Instituto Politécnico de Portalegre e do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos Portugueses começa a exercer funções no início de novembro.