Redondo recebe Primeira Pedra de acesso a habitação condigna

O Núcleo Distrital de Évora da EAPN Portugal/Rede Europeia Anti-Pobreza, representado pela presidente da Mesa do Conselho Geral, Cidália Barriga, e pela técnica Maria José Guerreiro, entregou à Câmara Municipal de Redondo a “Primeira Pedra”, como símbolo de apelo à construção e implementação de respostas eficazes no acesso a uma habitação condigna.

Esta Campanha Nacional de Sensibilização sobre o Direito à Habitação pretende sensibilizar o Poder Local e a população para a necessidade imediata de uma política de habitabilidade, capaz de promover a igualdade de oportunidades, a inclusão social e o desenvolvimento urbano.

A iniciativa em Redondo decorreu na sala de sessões dos Paços do Concelho, onde o presidente da Câmara Municipal destacou a importância deste apelo, até porque estão contempladas medidas urgentes nesta matéria no quadro do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), uma “oportunidade que não podemos desperdiçar”, uma vez que está em fase de preparação a Estratégia Local de Habitação. Consciente de que “ainda há muitos passos a dar para minimizar o impacto negativo da pobreza no concelho”, David Galego garantiu que a área social é uma das suas maiores “prioridades”.

Referindo a intervenção da autarquia de Redondo “numa lógica de proximidade com as pessoas”, Maria José Guerreiro considerou que a pobreza transporta consigo “um efeito multiplicador, e nós temos de atacá-lo de vez”.

Já Cidália Barriga demonstrou a sua total disponibilidade para dar seguimento a este trabalho conjunto, sublinhando que “estamos cá todos para fazer o que for possível”.