“Agarrar” mão de obra qualificada: um dos objetivos de António Pinto Xavier para Montemor

António Pinto Xavier, candidato à Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, pela coligação “Juntos Para Fazer Diferente”, que junta CDS-PP a PSD e independentes, garante que a perda de população na região e no concelho de Montemor-o-Novo diz respeito a uma franja qualificada.

“A economia local não tem capacidade para os manter aqui e depois fica muito difícil encontrar casa em Montemor, porque a procura é altíssima e a oferta é escassa”, adianta o candidato.

Para fazer face a estes problema e outros, o candidato assegura que é necessário, em primeiro lugar, identificar aqueles que são os cinco setores da realidade da economia local: indústria, comércio local, turismo, inovação e agricultura.

Na zona industrial de Montemor, António Pinto Xavier garante que é necessário fazer algumas alterações, para que o espaço se possa tornar atrativo para quem ali se quiser instalar. “Quem olha para aquela zona industrial, percebe que está praticamente abandonada e o que é preciso fazer ali não é drástico, nem muito difícil. Começa por um sentido estético. Não pode parecer abandonada, senão o investidor não vai perceber ou querer investir ali. Depois tem de se publicitar”, adianta.

“O fecho das entradas rodoviárias, com portões, instalação de piquetes, a instalação de videovigilância e segurança humana” são apenas algumas das ideias que o candidato tem ainda para garantir a segurança da zona industrial, lembrando que, todos os meses, se registam assaltos naquele espaço.

Outra das prioridades da candidatura de António Pinto Xavier e da sua equipa passa por conseguir afirmar Montemor como capital da pecuária extensiva. “Importa para o setor económico agrícola, mas também para a questão da identidade e isto significa que em Montemor se produz gado de forma sustentável, e temos exemplos espetaculares”, assegura.

Na sua candidatura à Câmara de Montemor, António Pinto Xavier faz-se acompanhar de Maria do Céu Salgueiro, Bruno Chaveiro, Vicente Bicho, Dorina Lindemann, Ana Borges Vacas e Fernando Soares. Joel Pedreirinho é o candidato à Assembleia Municipal.

Quanto às juntas de freguesia, a coligação não apresenta candidatos a Cabrela e Ciborro. No caso de Cabrela, garante António Pinto Xavier, não há nada a apontar ao trabalho da atual presidente. “Não vamos inventar candidaturas contra uma coisa que eu acho que está bem feita”, remata.

Eleito membro da Assembleia Municipal de Montemor-o-Novo, em 2013, António Pinto Xavier foi o primeiro autarca eleito pelo CDS-PP de Montemor-o-Novo em listas próprias, tendo visto o seu mandato renovado em 2017.

A entrevista completa ao candidato para ouvir aqui: