Dia Mundial do Doente celebrado hoje

Assinala-se hoje o Dia Mundial do Doente, uma comemoração instituída em 1992, pelo Papa João Paulo II. Esta é uma data importante também para o Hospital São João de Deus, em Montemor-o-Novo, que assinala o dia com uma eucaristia e um momento de convívio diferente para os doentes.

David Padeiro diretor do Hospital São João de Deus, em Montemor-o-Novo, explica que a data “visa, de uma forma geral, sensibilizar a sociedade civil, para a necessidade de apoiar e ajudar todos os doentes”, sendo essa a missão desta ordem hospitaleira.

Quanto às celebrações no Hospital São João de Deus vão realizar-se “de uma forma controlada, porque como sabemos vivemos um contexto de pandemia e, obviamente, temos de salvaguardar a segurança dos doentes”, explica David Padeiro, sendo que está agendada “uma eucaristia, como entidade religiosa que somos, com a participação de alguns doentes”, e mais tarde, “vamos proporcionar um momento, em cada uma das unidades, um lanche diferente, para que possa ser assinalado este dia”.

O diretor do Hospital São João de Deus, destaca a importância destas datas uma vez que permitem “relembrar os nossos doente e reconfortá-los porque de facto, a pandemia, tem sido muito penosa para os nossos utentes”, sendo este um dia importante de ser assinalado. Por enquanto, o Hospital, para além desta atividade, está a focar-se nas celebrações do feriado municipal de Montemor-o-Novo, a 8 de março, “é um dia importante para a ordem hospitaleira e para a cidade”, realça David Padeiro.

O Dia Mundial do Doente que se assinala hoje, dia 11 de Fevereiro.