PSD acusa Rondão Almeida de fazer “campanha eleitoral” com “dinheiros públicos”

Na sequência da reunião de Câmara, realizada na tarde de ontem, 27 de março, nos Paços do Concelho de Elvas, a Comissão Política Concelhia do PSD, através de comunicado, revela que “faziam parte da ordem de trabalhos dois pontos que na sua redacção e intenção reflectem, mais uma vez, o aproveitamento político e campanha eleitoral por parte do senhor presidente Rondão Almeida usando os dinheiros públicos da Autarquia”.

No decorrer da reunião, da vereadora do PSD, Tânia Rico votou contra, quer a proposta de normativo da Assembleia Municipal Juvenil de Elvas, quer a realização do Festival de Idade de Ouro e Viagens para Idosos. Em ambos os casos, de acordo com a estrutura local do partido, foram feitas contrapostas aos modelos de ambas as iniciativas, mas terão sido recusadas.

O comunicado para ler na íntegra:

“Na última reunião de câmara de dia 27 de março de 2024, faziam parte da ordem de trabalhos dois pontos que na sua redação e intenção refletem mais uma vez o aproveitamento político e campanha eleitoral por parte do Sr. Presidente Rondão Almeida usando os dinheiros públicos da autarquia.

O primeiro ponto, Proposta de normativo da Assembleia Municipal Juvenil de Elvas, apresenta um singelo regulamento onde só se evidencia que a organização é exclusiva do Município e só para jovens da Secundária e da Escola Superior de Biociências, curiosamente os que se preparam ou já têm idade para votar e sem especificar como serão escolhidos. Nesta Assembleia seria Rondão Almeida o Presidente da Mesa da Assembleia e o responsável pela direção dos trabalhos. Mas isto é promover a democracia? Ou a participação cívica e política dos Jovens? Contrapropusemos na reunião, através da vereadora do PSD, Tânia Rico, a proposta de um novo normativo, em que a atividade seria coordenada por um Professor em articulação com toda a comunidade escolar, e aberta aos jovens do 4.º ano ao ensino superior e que haja um plano e calendarização para eleger com regra e coerência os jovens com assento nesta Assembleia. E no respeitante à composição da Assembleia fosse encabeçada pela atual Presidente da Assembleia Municipal de Elvas, Graça Luna Pais, e tenha a presença pontual de convidados que partilhem as suas experiências, nomeadamente membros do executivo, presidentes das juntas de freguesia, presidentes das juventudes partidárias locais e os deputados municipais de cada força política representada atualmente na Assembleia. Foi recusada a nossa contraproposta e votámos contra.

O outro ponto, Proposta de realização do Festival de Idade de Ouro e Viagens para Idosos, revela novamente a mesma fórmula gasta em que se aproveita este evento, para o Sr. Presidente Rondão Almeida ir almoçar a todas as Freguesias do Concelho, gastando os dinheiros públicos, e utilizando essas almoçaradas para fazer propaganda eleitoral. Contrapropusemos a realização de um evento único, de dois dias, com um almoço único e um programa que tenha por objetivo a promoção e dinamização de atividades que priorizem o convívio e o entretenimento a sociabilização entre os seniores do Concelho e onde participem várias instituições e entidades que atuam nesta área. Foi recusada a nossa contraproposta e votámos contra.

SEMPRE POR ELVAS

A Comissão Política Concelhia do PSD Elvas”