Évora: aula sensibiliza para educação patrimonial nos Almendres

Um grupo de alunos das escolas da Senhora da Glória e de Valverde realizou uma visita guiada ao Centro Interpretativo e ao Cromeleque dos Almendres (Guadalupe), no concelho de Évora, na manhã de 29 de abril, para conhecer melhor o património do Concelho, fomentando igualmente o convívio entre escolas urbanas e rurais.

O programa incluiu uma visita guiada ao Cromeleque, acompanhada pelos técnicos, e mais tarde, já em Guadalupe, uma aula prática e participação na atividade de arqueologia experimental, seguida de almoço em formato de piquenique junto à Ribeira de Valverde.

As duas turmas escolhidas para integrar a iniciativa foram o 4º ano da Escola Básica da Senhora da Glória e os 3º e 4º anos da Escola Básica de Valverde, turmas que integraram o Projeto Municipal de Promoção do Património Local, que procura promover o conhecimento e a partilha do património local entre turmas parceiras.

No primeiro período, foi realizada uma visita de estudo ao Centro Histórico de Évora, que se traduziu num convite que a turma da Senhora da Glória fez à de Valverde. Agora, no terceiro período, foi a vez da turma de Valverde convidar a da Senhora da Glória, para fazer uma visita ao património envolvente da sua zona.

Esta visita é realizada com o apoio do Município de Évora, com transporte e acompanhamento das turmas, com o apoio da Direção Regional de Cultura do Alentejo, através do Programa de Sensibilização para a Educação Patrimonial, e a empresa Ebora Megalithica assegurou a concretização desta atividade.