PSP reforça capacidade operacional do SEF este verão

Com o aumento previsível do aumento de turistas estrangeiros, este verão, em Portugal, que chegam pelos aeroportos nacionais, especialmente os oriundos de fora do espaço Schengen, o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) solicitou formalmente à Polícia de Segurança Pública (PSP) o reforço da sua capacidade operacional no controlo das fronteiras aéreas, no período de 23 de maio a 31 de outubro.

“É sabida a importância vital que o turismo tem para a recuperação da nossa economia, assumindo-se assim como de interesse nacional criar as melhores condições para atrair os turistas, nomeadamente assegurando a fluidez possível do seu processamento, aquando da sua entrada em Território Nacional”, revela a PSP em comunicado.

Este reforço operacional será executado “de forma gradual”, pelos polícias “habilitados com a formação adequada, ministrada por formadores do SEF, no quadro do processo de reestruturação em curso”.

Estes polícias “permanecem sob o comando da PSP, ficando sob o controlo operacional do SEF, desempenhando funções de controlo de passageiros, na designada primeira linha, das fronteiras aéreas”.