Inscrições no concurso para jovens tradutores abertas até quinta-feira

O concurso Jovens Tradutores, da Comissão Europeia, decorre desde 2007 e é dirigido às escolas secundárias, com o objetivo de estimular o gosto pelas línguas e a tradução e promover a diversidade linguística.

As inscrições estão abertas até quinta-feira, dia 20 de outubro, revela Ana Pereira, do Europe Direct Alto Alentejo, adiantando que depois “há uma seleção aleatória de escolas, sendo que em Portugal podem ser selecionadas 21 escolas”. Depois, adianta, “as escolas devem indicar entre dois a cinco alunos, que tenham nascido em 2005, para fazerem uma prova de tradução”.

Os alunos devem traduzir um texto, que é igual para todos, alusivo à temática da juventude, sendo que o aluno pode escolher em que língua pretende fazer a tradução. No dia 24 de novembro, os alunos fazem esta prova online, em todos os países da União Europeia.

Ana Pereira adianta ainda quais os critérios para a escolha do vencedor: em que um júri “analisa a fidelidade da tradução, bem como estilo, gramática do tradutor e originalidade para encontrar as melhores palavras”.

Mais informações sobre este concurso disponíveis em europedirect.ipportalegre.pt.

“O Elvas” perde em casa com o Villa na Taça de Honra

“O Elvas” Clube Alentejano de Desportos perdeu esta tarde de domingo, 16 de outubro, por 0-2, em casa, frente ao Villa, em jogo da segunda jornada da Taça de Honra da Associação de Futebol, Serie A.

O Villa inaugurou o marcador aos 29 minutos, com um golo de Lagoa, na sequência de um livre direto, e fixou o resultado, aos 82 minutos, com o golo a ser marcado por Sardinha.

O Gavioneneses descansou nesta jornada da Serie A.

Já na Serie B, descansou o Gafetense e o Mosteirense venceu, em Ponte de Sor, o Elétrico por 2-3 e assegura o lugar, na final da Taça.

Os azuis-e-ouro voltam a entrar em campo no próximo domingo, 23 de outubro, frente ao Gavioneneses, em Gavião. Neste desafio, a vitória dos visitados ou o empate dão ao Gavionenses a presença na final; “O Elvas” precisa de vencer para estar na final da Taça de Honra, a 30 de outubro, no Estádio Municipal do Crato, diante do Mosteirense.

Autocarro “Creactivity” do BPI e Fundação “La Caixa” em Elvas

O autocarro Creactivity, do BPI e a Fundação “La Caixa”, vai estar em Elvas, na Praça da República, aberto ao público, para dar a conhecer um projeto inovador de aprendizagem, entre a próxima segunda e sexta-feira, dias 17 a 21 de outubro.

A entidade, através do seu programa EduCaixa, oferece à comunidade educativa recursos, atividades e programas educativos dirigidos a grupos escolares do ensino básico e secundário, entre os 6 e os 16 anos, bem como a grupos familiares com a finalidade de promover o desenvolvimento das competências dos jovens.

O Creactivity oferece um contexto inovador de aprendizagem que consiste em desenhar e desenvolver soluções originais para problemas simples, utilizando diversos recursos, materiais comuns, ferramentas de baixa e alta tecnologia, etc. Dentro do espaço Creactivity os alunos irão aplicar o seu engenho, destreza e criatividade, colaborando uns com os outros para construir o seu próprio invento.

Desde setembro de 2018 que a EduCaixa propõe uma nova forma de aprender relacionado com as disciplinas científico-tecnológicas e artísticas.

Creactivity apresenta-se dentro de um autocarro que se converte numa unidade móvel totalmente adaptada para pessoas com mobilidade reduzida, facilitando tanto o seu acesso como a sua participação durante a atividade. O veículo está equipado com bancos, mesas de trabalho e diversas provas preparadas para os alunos.

A iniciativa conta com o apoio da Câmara Municipal de Elvas.

“Requalificar Terena beneficia Portugal 2030”, diz Ceia da Silva

A Câmara Municipal de Alandroal pretende continuar a investir no concelho e a criação de espaços museológicos faz parte do plano de atracão turística.

Depois de anunciado o museu para o castelo da vila, também a freguesia de Terena vai ganhar uma nova atração que, entre outro espólio, poderá “acolher tudo o que está relacionado com o endovélico e que, atualmente, se encontra em Lisboa”, como nos referiu o presidente da câmara, João Grilo.

“Desde sempre que é uma ambição ter em Terena um espaço dedicado a  todo o imaginário do Endovélico. É claro que este museu não vai dedicar-se apenas a este tema. Vamos aproveitar para que seja uma montra de todo o restante património do concelho, sendo um polo de atratividade que liga ao Castelo, à vila histórica, e ao Santuário de Nossa Senhora da Boa Nova, onde também estamos a intervir”, garantiu o autarca.

Já Ceia da Silva, presidente da CCDR Alentejo, considera que o projeto definido pelo município “enquadra-se perfeitamente no novo quadro comunitário 2030. Para mim, Terena é uma das joias da coroa do Alentejo. A região tem uma valia turística e patrimonial muito forte e Terena e insere-se neste espírito daí este projeto da autarquia ser muito importante”. Ceia da Silva garante ainda que “o novo quadro comunitário vai beneficiar da requalificação urbana de Terena, porque é muito importante reabilitar as terras e os locais, valorizando-os.”

Terena fica no concelho do Alandroal, em pleno coração do Alentejo. Também conhecida por São Pedro ou São Pedro de Terena, tem apenas 700 habitantes, mas tem estatuto de vila.

A requalificação que vai ser feita da zona do castelo vai ser candidatada a fundos do Portugal 2030.

Idade de ouro em convívio no almoço de Varche (c/fotos)

O Almoço da Idade de Ouro, uma iniciativa do município de Elvas decorreu este domingo, 16 de outubro, no Centro Cultural de Varche.

A população, que compareceu neste almoço, demonstrou-se bastante satisfeita, com a retoma da iniciativa, essencialmente pelo convívio, alegria e para rever algumas pessoas.

João Rebimba, considera-se uma “velha glória” destes almoços, onde o que mais gosta é “o convívio” e explica que prefere esta iniciativa nas freguesias, porque “há menos confusão e torna-se mais familiar”.

Já Teresa Pinto participa pela primeira e refere que está a gostar “bastante”, pelo “convívio e reencontro com amigos”, que não vê há algum tempo.

Encontrámos também Francisco Almas, que depois de mais de 30 anos na Suíça, regressou há dois anos à freguesia, pelo que este almoço para si é ótimo para “comer, conviver e rever algumas pessoas”. Questionado sobre quais as conversas que vai tendo afirma: “dói-me aqui dói-me ali, mas alegria não falta e se houver música temos que ir dançar”, acrescenta.

Numa das mesas do Centro Cultural de Varche falámos com Carlota Caseiro, que muito divertida, explicava que sempre foi aos almoços da idade de ouro, pelo “convívio”. Ao lado de Carlota, estava Narcisa Peixoto, a sua vizinha que afirma que, nesta iniciativa “se fala de tudo, das alegrias e tristezas”, adiantando que, apesar de as pernas não lhe permitirem grandes passos de dança, não deixa de se divertir.

O “convívio entre a população, que não se vê todos os dias” é como Manuel Balsinhas, outra das pessoas presente no almoço de Varche, caracteriza esta iniciativa.

Almoço da idade de Outro que decorreu hoje, no Centro Cultural de Varche, tendo contado também com a atuação da cantora Bianca.

Assumar: projeto CATA-Vento no Open Day do CRM

Com um aumento da incidência dos casos de Perturbação do Espetro de Autismo, no distrito de Portalegre, o Centro de Recuperação de Menores (CRM) de Assumar, no concelho de Monforte, tem vindo a desenvolver o projeto CATA-Vento, materializado num Centro de Apoio Terapêutico Pedagógico para Autismo, e que tem apoiado crianças e jovens adultos, quer da instituição, quer da comunidade, bem como as suas famílias.

É para dar a conhecer esse projeto a todos os interessados, numa iniciativa ainda inserida no âmbito do Dia Mundial da Saúde Mental, celebrado a 10 de outubro, que o centro promove amanhã, dia 17, um Open Day. “O que pretendemos é apresentar o projeto, o espaço, alguns materiais, esclarecer algumas dúvidas que possam existir e fazer uma divulgação a toda a comunidade, que é a quem pretendemos chegar com este projeto”, começa por explicar o diretor desta Unidade de Saúde das Irmãs Hospitaleiras, Pedro Valente.

O projeto, disponível para “cuidadores, famílias, pais, técnicos, professores e toda a gente que esteja interessada”, e financiado pelo BPI Capacitar e Fundação La Caixa, entre setembro de 2021 e o mês passado, vai ter continuidade, mas agora através de meios próprios. Até então, a instituição procurou dar “uma reposta o mais rápido e eficaz possível, à comunidade”, através de ações de formação e webinars, para capacitar, sobretudo, os cuidadores. Contudo, não esconde Pedro Valente, o planeamento para este projeto ficou “um bocadinho aquém”, devido à pandemia. “Mas aproveitámos agora este alívio para voltar a divulgar que temos esta resposta disponível, para que as pessoas conheçam e quem estiver interessado possa beneficiar dela”, acrescenta.

Atualmente, o Centro de Recuperação conta com 120 camas, sendo que a sua lotação está muito próxima de estar totalmente preenchida. Pedro Valente, contudo, lembra que as Irmãs Hospitaleiras focam-se não só na questão do internamento, mas também na resposta à comunidade. O projeto CATA-Vento é um dos exemplos. Para além desse, a instituição desenvolveu recentemente o projeto No Stress, desenvolvido no distrito de Portalegre, em que se procurou “intervir na saúde mental de crianças e jovens, em idade escolar, decorrentes da pandemia de Covid-19”.

O Centro de Apoio Terapêutico Pedagógico para Autismo, que conta com um banco de recursos terapêutico-pedagógicos para uso de cuidadores formais e informais, visa dar resposta aos utentes da instituição, mas também permitir o descanso do cuidador sem pernoita. No âmbito deste projeto foi também criado um livro infantil digital facilitador da estimulação em contexto familiar.

CD Badajoz perde em Fuenlabrada por 2-0

Na tarde de ontem, o CD Badajoz perdeu com o CF Fuenlabrada no Estádio Fernando Torres (Fuenlabrada – Madrid), por dois golos a zero (2-0), que é a quarta derrota da temporada para a equipa alvinegra e a primeira desde José María Salmerón estava sentada no banco.

O CD Badajoz chegou a este jogo com melhores sentimentos do que nos dias anteriores, depois da vitória da semana passada sobre o Ceuta, mas ontem à tarde voltaram os nervos e imprecisões do início do campeonato e devido a isso, o Fuenlabrada foi superior em todos os momentos e não saiu as opções de pontuação da equipe da Extremadura.

Sem ser uma equipa tremendamente avassaladora, os locais foram muito práticos e assim o primeiro golo saiu aos vinte e quatro minutos (24), marcado por Diego García, após uma jogada elaborada pela ala esquerda.

Já no segundo tempo, minuto cinquenta e sete (57), após uma ação da equipe local na ponta direita, foi Fer Ruiz, de cabeça, quem marcou o segundo e último gol da partida.

Com a derrota de ontem, o CD Badajoz continua com oito pontos na classificação. No próximo domingo, 23 de outubro, a equipa de Badajoz joga a nona jornada da Liga, onde defronta o Real Balompédica Linense (12h00 horário espanhol e 11h00 português).

Emilio Pinilla

Ministra da Ciência na abertura do ano académico do IPP

A ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior visita o Politécnico de Portalegre, amanhã, segunda-feira dia 17, para participar na sessão solene de abertura do ano académico 2022/2023.

O evento, que marca o início do ano letivo, tem lugar no Campus Politécnico. Estão previstas as intervenções da ministra Elvira Fortunato; do presidente do Politécnico de Portalegre, Luís Loures; da presidente da Câmara Municipal de Portalegre, Fermelinda Carvalho, e da aluna representante da Associação Académica, Carolina Henriques.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

As atividades de integração dos novos alunos prolongam-se ao longo da semana, com momentos de convívio e de ligação à cidade, para apresentação da cultura local (tradições e património), em especial aos estudantes deslocados.

O evento “Welcome Week’22” é uma iniciativa do Politécnico de Portalegre, que conta com a participação da Associação Académica, a qual tem programadas várias ações de integração, nomeadamente, uma praxe solidária – “Portalegre, cidade branca” – a decorrer no dia 20, que consiste na pintura de paredes de prédios devolutos.

As atividades de boas-vindas terminam, na quinta-feira, com uma sunset party e o anúncio/entrega do prémio para a “Melhor Atividade de Integração” promovida pelos Núcleos da Associação Académica.

No início do ano letivo, as quatro escolas do Politécnico de Portalegre realizaram as atividades preliminares de integração dos novos alunos, a cargo da Direção de cada escola e das coordenações de curso, focadas no contexto académico. Com o programa agora anunciado, à semelhança do que já aconteceu, em Elvas, os estudantes saem “fora de portas” para conhecer e interagir com a cidade que os recebe.

[/shc_shortcode]

Forte da Graça recebeu visita teatralizada este sábado

O Forte da Graça recebeu na manhã de sábado, 15 de outubro, mais uma visita teatralizada.

A iniciativa, resultante da parceria entre o Município de Elvas e a associação Arkus, contou com a participação de um grupo de visitantes portugueses e espanhóis. A guiar o percurso pela fortificação estiveram os jovens atores Raquel Real e Filipe Belchior, interpretando os papéis de um bobo e do governador do Forte.

A edição 2022 das visitas teatralizadas chega ao fim na manhã do próximo sábado, dia 22, no Forte de Santa Luzia.  A visita é limitada ao número máximo de 20 pessoas, tem um custo unitário de 5 euros e as inscrições podem ser feitas pelo e-mail forte.santaluzia@cm-elvas.pt ou pelo telefone 268 623 287.

14 atletas do CEN participa na prova urbana em Badajoz

O Clube Elvense de Natação (CEN) participou numa prova de corrida de estrada, a XVI Prova Urbana “Ciudad de Fuente del Maestre, em Badajoz este sábado, 15 de outubro.

Esta prova serviu para iniciar a preparar a época 2022/2023 que se inicia em novembro. Depois da realização do evento Kids Athletics em Elvas, organizado pelo CEN, o Clube teve a participação de novos atletas que integraram as fileiras da secção de atletismo.

Uma prova com muita participação repleta de juventude e publico acolhedor que para além da competitividade primou pela boa disposição e tarde de desporto numa prova já de habitual participação do CEN em terras extremenhas.

O Clube Elvense Natação participou com 14 atletas:

– Martim Rocha – Chupetines (Sem classificação)

– Henrique Tavares – Chupetines (Sem classificação)

– Diego Tavares (19º lugar) – Benjamins Masculino

– Marta Trabuco (13º lugar) – Benjamins Femininos

– Bernardo Cândido (25º Lugar) – Benjamins Masculino

– Martim Rosário (16º Lugar) – Infantil Sub-12 Masculino

– David Valverde (14º lugar) – Infantis Sub-12 Masculinos

– Madalena Palmeiro (16º Lugar) – Infantil Sub-14 Feminino

– Ana Margarida Mendes (12º Lugar) – Infantil Sub-14 Feminino

– João Guerra Pires (7º Lugar) – Infantil Sub-14 Masculino

– Joana Cardoso (2º lugar) – Iniciada Sub-16 Feminina

– Martim Pestana (4º Lugar) – Iniciado Sub-16 Masculino

– Santiago Carvalho (1º lugar) – Iniciados Sub-16 Masculino

– Bernardo Correia (6º Lugar) – Juvenil Sub-18 Masculino

Um início de época com “muita participação” por parte do Clube Elvense Natação, que pretende continuar “com esta energia positiva nas competições internacionais, nacionais e distritais com vista a proporcionar aos jovens do concelho de Elvas um crescimento saudável e harmonioso em equipa”.

Campo Maior representado na VII Feria del Mélon, em Albuera

Campo Maior volta a marcar presença, na VII Feria del Melón,  na localidade espanhola de La Albuera, com um stand dedicado às Festas do Povo onde os visitantes podem aprender a fazer flores de papel.

Na abertura do certame, esteve presente o vice-presidente do Município, que revelou a satisfação pelo facto de Campo Maior poder voltar a participar neste certame, uma vez que as relações transfronteiriças se podem revelar fundamentais para enfrentar os desafios que se nos apresentam.

O autarca destacou ainda o papel que a nossa região pode e deve ter no sentido de nos “afirmarmos enquanto uma das principais regiões agrícolas da Península Ibérica, assim saibamos remar todos na mesma direção”.

A VII Feria del Melón de La Albuera termina este domingo, dia 16 de outubro.

Bombeiros de Elvas despedem-se e agradecem trabalho de Tiago Bugio

Os Bombeiros Voluntários de Elvas despediram-se este sábado, 15 de outubro, de Tiago Bugio, que cessou funções enquanto comandante desta corporação.

Ontem, à chegada ao quartel, Tiago Bugio, foi surpreendido pelos operacionais, com um gesto de agradecimento, pelos quase dez anos de trabalho desenvolvido na corporação elvense.

Tal como tínhamos anteriormente noticiado (ver aqui), Tiago Bugio vai agora exercer funções de engenheiro na área elétrica de infraestruturas.

Taça de Honra da AF de Portalegre prossegue esta tarde

A segunda jornada da Taça de Honra da Associação de Futebol (AF) de Portalegre está marcada para a tarde deste domingo, dia 15, às três da tarde. Na Série A, o jogo previsto é “O Elvas” – Villa (com o Gavionenses a descansar), enquanto na Série B se disputa o Eléctrico – Mosteirense (descansa o Gafetense).

A partida a ter lugar no Campo Patalino do Estádio Municipal de Elvas está envolvida ainda em alguma incerteza, uma vez que se desconhece o que o Villa vai fazer esta tarde, após de faltado na jornada inaugural.

Na Rádio ELVAS, entre as 14 e as 18 horas, o espaço é de informação desportiva.

Centro Áshrama promoveu sessão de Yoga no Forte de Santa Luzia (c/fotos e vídeo)

O Forte de Santa Luzia foi, ontem, sábado, 15 de outubro, palco de uma sessão de yoga, levada a cabo pelo Centro de Yoga Áshrama, em Elvas.

Dezenas de pessoas compareceram para esta sessão que teve, principalmente, como objetivo levar momentos de bem-estar e relaxamento a todos os participantes.

A 29 de outubro, uma outra sessão acontece no Forte da Graça, à mesma hora.

Bruno Mocinha tomou posse como presidente do PS de Elvas

Bruno Mocinha tomou posse, ao final da tarde de ontem, sábado, 15 de outubro, como presidente da Comissão Política Concelhia do Partido Socialista de Elvas.

Depois da tomada de posse, Bruno Mocinha revela que agora é objetivo que a Comissão concretize aquilo a que se propôs O presidente afirma ainda que os elvenses podem esperar “empenho dos 19 efetivos e dos 120 militantes, que fazem parte da concelhia do PS de Elvas e podem esperar que nós estejamos abertos ao diálogo e a ideias, temos até já uma ideia, validada pelos militantes, que é reunir em todas as freguesias, em que lado a lado, com as pessoas de todas as freguesias, conseguimos ouvir e discutir a realidade política no nosso concelho e construir trabalho”.

Como ideias futuras, Bruno Mocinha afirma que quer fazer uma “reorganização interna e criar de comissões, para descentralizar a decisão do presidente de concelhia e colocar responsabilidade em mais militantes, porque queremos um partido em que a liderança não esteja só centralizada numa só pessoa, mas sim numa equipa, que se assuma como um verdadeira alternativa, daqui a três anos”.

O presidente da Concelhia do PS de Elvas destaca ainda a afluência, por parte dos militantes às urnas, no passado fim de semana, uma vez que “90% dos militantes que tinham direito a voto, votaram no passado sábado”, o que mostra que “o PS em Elvas tem um pulso, está mobilizado e que quis decidir este futuro o que me prova que o PS está unido e capaz e, tem algo a dizer não só sobre o futuro do próprio PS, mas também do nosso concelho”.

Já Vera Guelha, eleita como presidente da Comissão Política Concelhia das Mulheres Socialistas, Igualdade e Direitos refere que é “com muito orgulho” que faz parte desta equipa, que tem muitos projetos em mente. Vera Guelha acrescenta que é objetivo realizar “reuniões periódicas com todas as mulheres militantes e depois, resultarem algumas atividades que estejam sobretudo relacionadas com igualdade de género, direitos das mulheres, com problemas que ainda existem, na nossa zona, com o desfavorecimentos da mulher, face à presença masculina, bem como a violência doméstica, algo em que temos muito que trabalhar”.

Presente nesta tomada de posse esteve o presidente da Federação distrital de Portalegre do PS, Ricardo Pinheiro, onde felicitou Bruno Mocinha pela sua eleição e destacou que “Elvas é uma demasiado importante e os socialistas de Elvas que se revem no PS, é preciso termos uma elevação enorme na forma como queremos ver os militantes organizados e unidos em torno de uma candidatura como foi a de Bruno Mocinha.

“Elvas é uma cidade socialista, tem sido governada por socialistas e espero que a partir deste momento, consigamos unificar a militância e ideologias político partidárias, dentro do PS, e consigamos ter um trabalho enorme, dentro dos próximos dois anos a pensar no que são as autárquicas, dentro de três anos, no concelho de Elvas”, acrescenta ainda Ricardo Pinheiro.

Já Luís Testa, que é o candidato à presidência da Federação distrital do Partido e sobre a presidência de Bruno Mocinha na concelhia do PS, em Elvas, afirma que este “é um momento muito importante de rejuvenescimento e capacitação da estrutura, para trazer novas pessoas à política, mais novas, com outra irreverência, com outro espírito que também faz falta aos partidos, e nesse espírito crítico de conjugação de ideias que se constroem os futuros”.

A tomada de posse decorreu, na sede do Partido Socialista, em Elvas.

Hortas comunitárias da Belhó praticamente lotadas

As Hortas Comunitárias de Elvas, criadas em 2012, são espaços que surgiram para a prática da horticultura de lazer, para os munícipes de uma cidade.

As famílias podem inscrever-se e aí cultivar os seus produtos, além de promoverem o convívio entre todos.

Ainda recentemente, “mais dois lotes foram ocupados, pelo que cerca de 98 por cento do terreno se encontra ocupado, sobretudo por reformados que depois dos seus trabalhos agrícolas se juntam no centro de convívio opara um jogo de cartas ou apenas para conversar”, como nos referiu o presidente da câmara, Rondão Almeida.

A autarquia não cobra “qualquer tipo de aluguer aos agricultores. Pedimos apenas que tenham cuidado na gestão da água, devido à crise que ultrapassamos. E repare que há ali famílias que têm autênticas hortas que lhe permitem abastecer-se não só a sí como aos familiares”.

As Hortas Comunitárias estão instaladas na zona da Belhó-Raposeira, em terrenos da autarquia, e são disponibilizadas, aos munícipes, para a prática de horticultura.