SEO e redes sociais: uma colaboração que produz resultados

O conteúdo é rei no mundo do SEO (otimização para mecanismos de busca), e o conteúdo que partilha nas redes sociais pode ter impacto sobre ele.

A realidade é que as redes sociais desempenham um papel importante em colocar conteúdo na frente de um público maior, o que acaba por beneficiar o SEO indiretamente.

Além disso, os insights das redes sociais ajudam a conhecer o público-alvo e a produzir artigos mais personalizados para o blog. Continue a ler e saiba como combinar SEO e redes sociais na sua estratégia de marketing.

Como é que as redes sociais influenciam o SEO?

Os sinais sociais como gostos, comentários, retweets ou seguidores, não influenciam os rankings diretamente porque o Google considera que são fáceis de manipular. Mas, por outro lado, afetam outros fatores que influenciam os rankings nos motores de busca.

As redes sociais afetam o SEO indiretamente porque:

  • Promovem o conteúdo: ajudam a que o seu conteúdo seja descoberto por mais pessoas, especialmente se não se encontrar na primeira página dos resultados de pesquisa;
  • Constroem credibilidade e confiança: humanizam a marca através de conteúdo valioso que corresponde às necessidades da audiência.
  • Aumentam as oportunidades de ganhar backlinks: os backlinks continuam a ter importância para os rankings do Google, e as redes sociais aumentam as chances de os obter.
  • Geram novas ideias para conteúdo: através da interação com os seguidores, ajudam a criar novas ideias de conteúdo para o blog.
  • Incentivam a interação: promovem o envolvimento da audiência com o conteúdo, que é importante para o algoritmo.

6 passos para combinar SEO e redes sociais

Tanto o SEO como as redes sociais são elementos essenciais de uma estratégia de marketing digital de sucesso, e podem fazer uma combinação perfeita para ajudar o seu negócio.

Para isso, deve seguir os seguintes passos:

1.    Alinhe as suas equipas

Muitas vezes as atividades ligadas a SEO e redes sociais não estão interligadas porque são geridas por pessoas ou departamentos diferentes. Mas, as melhorias que faz para SEO devem ser apoiadas e promovidas pelas redes sociais, e vice-versa.

Além disso, através das redes sociais pode recolher dados importantes sobre o seu público-alvo e entender que tipo de conteúdo desejam ver no blog. É mais provável que o seu conteúdo seja compartilhado, se corresponder às necessidades da audiência.

2.    Compartilhe o conteúdo de SEO nas redes sociais

Segundo o statista, o uso médio diário das redes sociais está a aumentar de ano para ano, encontrando-se agora nos 147 minutos por dia. Assim sendo, é cada vez mais importante que compartilhe o seu trabalho com esses usuários.

Compartilhe as suas novas publicações do blog em todas as redes sociais. Desta forma, as publicações ganham visibilidade e as redes sociais ficam mais ativas através da oferta de conteúdo útil e valioso para o público-alvo.

3.    Otimize o conteúdo de SEO para compartilhamento

Certifique-se que o conteúdo que cria, pode ser facilmente partilhado nas redes sociais. Para isso, pode utilizar recursos visuais como imagens apelativas, vídeos, gráficos, estatísticas ou citações.

Esta prática pode ajudar a que o seu conteúdo tenha sucesso nas redes sociais, originando pesquisas orgânicas sem esforço extra.

4.    Utilize promoção cruzada

Coloque um link para o seu blog em todas as suas redes sociais, e incorpore nos artigos de blog links para as redes sociais.

Ao fazer isso, pode facilmente ganhar visitantes no blog ou seguidores nas redes sociais sem trabalho extra.

5.    Experimente o marketing de influenciadores

Cerca de 68% das empresas de marketing trabalham com influenciadores nas redes sociais. Isto deve-se ao facto do marketing de influenciadores ser uma excelente forma de divulgar conteúdo para um público mais amplo.

Se o conteúdo for relevante para a audiência do influenciador, ele pode promover os seus links, conduzir mais tráfego para o blog e aumentar os seus seguidores nas redes sociais. Além disso, se escolher os influenciadores certos, ajuda a construir confiança e reconhecimento de marca.

6.    Interaja com a sua audiência

Construir um relacionamento com a audiência através da interação, pode aumentar a credibilidade e fortalecer a confiança na sua empresa, o que ajuda o SEO.

Para isso, pode criar questionários nas histórias, escrever legendas interativas com perguntas e responder aos comentários e mensagens privadas.

7.    Otimize os seus perfis nas redes sociais

Pense nas suas redes sociais como extensões do seu site. Da mesma forma que otimiza as páginas de um site, garanta que os seus perfis nas redes sociais refletem a estratégia de SEO do seu site.

Pronto para aplicar?

O SEO e redes sociais são uma dupla eficaz que não pode ignorar. Combinando ambos, o resultado é mais tráfego e possivelmente mais vendas.

Se pretende focar os seus esforços noutras áreas, terceirizar as atividades de SEO através de profissionais de uma agência de SEO é uma boa solução.