Governo quer melhorar condições de vida dos professores

Os exames nacionais do ensino secundário, bem como as provas de final de ciclo, n o 9º ano de escolaridade, começam dia 17 deste mês.

No entanto, a falta de professores tem sido um problema que bastante tem afetado o normal funcionamento do ano letivo. Há inclusive alunos que vão fazer exames nacionais sem terem tido professor de determinada disciplina o ano inteiro. O português continua a ser a disciplina com maior dificuldade em encontrar docentes.

O ministro da educação, João Costa, explica, à margem da sua visita aos concelhos de Elvas e Campo Maior, que “estão a ser tomadas várias medidas para combater a falta de professores. Algumas medidas já começaram a ser desenvolvidas, como o completamento de horários,. o levantamento de penalidades para a colocação dos professores e a possibilidade de renovação de contratos com horários incompletos. No próximo ano letivo, vamos completar os horários nas regiões mais afetadas mas o essencial, nas questões de atratividade da carreira, passa por duas medidas, uma é a revisão do modelo de recrutamento de professores e estabilizar a vida dos professores que andam de contrato em contrato”.

Por outro lado, o Governo pretende “trabalhar em conjunto com as instituições de ensino superior que forma professores, havendo ainda a possibilidade de chamar para a carreira de professores licenciados em outras áreas”, como já acontece em alguns estabelecimentos de ensino.

João Costa garante que o Governo “está a fazer tudo para mitigar a falta de professores e para que o próximo ano letivo decorra da melhor forma possível”.

No próximo ano letivo, mais de 100 mil alunos correm o risco de não ter professor em pelo menos uma disciplina.