Ponte internacional sobre o Rio Sever ganha nove milhões

A ponte internacional sobre o Rio Sever, entre os municípios de Nisa e de Cedillo, está a ganhar razões para ser construída. A mais recente conquista foram nove milhões de euros, para edificar a ligação, ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Este objetivo tem exigido o desenvolvimento de inúmeras diligências, entre o Norte Alentejano e a Estremadura espanhola, para que a construção da ponte internacional sobre o Rio Sever seja uma realidade dentro de três anos, antes do términus de 2025.

A pedido da presidente da Câmara Municipal de Nisa, Idalina Trindade, decorreu na sede da Junta da Extremadura, em Mérida, uma reunião de trabalho para a articulação das partes em torno do desenvolvimento da proposta de traçado, do projeto de execução da ponte e acessibilidades e da avaliação de impacte ambiental.

Na reunião, para além de Idalina Trindade, estiveram presentes Guillermo Vara, presidente da Junta da Estremadura, António Ceia da Silva, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região Alentejo, Carlos Carlos, da Diputación de Cáceres, e António Riscado, alcaide do Ayuntamiento de Cedillo.

Montemor: GonçaloMAR dá cor à Casa Branca através do “Estendal”

O Município de Montemor-o-Novo deu início, neste mês de setembro, à primeira fase do “Estendal”, um projeto de arte urbana em lavadouros públicos.

A água é o tema escolhido para servir de mote a este projeto, sujeito a diferentes interpretações, consoante a leitura feita por cada um dos cinco artistas envolvidos. São, assim, esperados estilos e formas de representações muito diversos, entre o figurativo, o gráfico, o realismo e o surrealismo.

Entre 12 e 22 de setembro, sujeito a algumas limitações e interrupções, devido a fatores meteorológicos, Gonçalo Ribeiro, conhecido no panorama da arte urbana como GonçaloMAR, deu início ao projeto e concretizou a primeira intervenção. O lavadouro público da Casa Branca, na freguesia de Santiago do Escoural, ganhou cor e vida através da sua arte e, principalmente, graças aos elementos mais caraterísticos do artista, os peixes antropomórficos presentes num grande número dos seus trabalhos. Esses peixes, apelidados de “turistas” pelo próprio artista, chegam a Casa Branca numa corrente, não de água, mas de coloridos lençóis estendidos ao sol.

Quanto a esta opção criativa, GonçaloMAR justifica: “procuro criar, assente num discurso surrealista, uma ligação espontânea entre o espectador e a peça em si como um todo. Consigo isso ao “cobrir” com lençóis coloridos, embalados pelas ondas do vento, onde habitam personagens únicas que nos remetem à agua e à sua ligação como os humanos”.

Neste momento, já está a decorrer a intervenção num segundo lavadouro, localizado na vila de Santiago do Escoural, com a artistas Mariana Duarte Santos.

Fonte: Município de Montemor-o-Novo

Montemorense Ana Gervásio bate recorde nacional em prova de natação

A montemorense, Ana Gervásio, bateu o record nacional dos 200 metros obstacle swim, no Campeonato Mundial de Salvamento Aquático Desportivo, que decorre em Itália.

O novo recorde absoluto feminino passa a ser 2:49,72, ultrapassando assim o anterior recorde de 2:52,43 de Susana Cruz, obtido em 2018.

De recordar que Ana Gervásio foi convocada, recentemente, para a Seleção Nacional de Salvamento Aquático Desportivo.

Festival da Idade de Ouro em Elvas e nas freguesias

A Câmara Municipal de Elvas e as Juntas de Freguesia organizam durante o mês de outubro o Festival da Idade de Ouro, dividido em oito locais, nas várias freguesias rurais do concelho e na cidade.

Depois de dois anos de interregno, atendendo à evolução da situação pandémica, no país e no concelho, o Município volta a organizar o festival; contudo, devido a esta mesma situação, foi decidido realizar o Festival da Idade de Ouro em moldes diferentes.

Os almoços decorrem, a partir das 13 horas, nas seguintes datas e locais:

– 1 de outubro (sábado): Santa Eulália – Pavilhão Multiusos

– 2 de outubro (domingo): São Vicente – Pavilhão Multiusos

– 5 de outubro (quarta-feira, feriado): Vila Boim – Pavilhão Multiusos

– 8 de outubro (sábado): Vila Fernando – Centro de Dia

– 9 de outubro (domingo): Barbacena – Pavilhão Multiusos

– 15 de outubro (sábado): Terrugem – Pavilhão Multiusos

– 16 outubro (domingo): São Brás e São Lourenço – Centro Cultural de Varche

– 22 outubro (sábado): Elvas – Centro de Negócios Transfronteiriço

FC do Crato suspende futebol sénior no Distrital

O Futebol Clube (FC) do Crato decidiu suspender a sua equipa de futebol sénior, que se preparava para participar a nível distrital nas provas da Associação de Futebol (AF) de Portalegre. A decisão foi tomada na noite passada, terça-feira, 27 de setembro, pela direção do clube.

A AF de Portalegre, em 2022/2023 tinha sete equipas, número que baixa para seis devido a esta desistência. As três provas associativas são o campeonato, a Taça da Associação e a Taça de Honra. Esta última, de acordo com o calendário, é a primeira a começar, em 9 de outubro. Nesse dia, “O Elvas” ia deslocar-se ao Crato, jogo que, agora, se encontra fora de causa.

Esta decisão do FC do Crato, que ainda não foi comunicada oficialmente à AF de Portalegre, deve obrigar a realizar outros sorteios do campeonato, Taça da Associação e Taça de Honra. Estas provas tiveram sorteios para sete equipas e agora devem ser refeitos para seis. Esta nova situação obriga a provas mais curtas; por exemplo, o campeonato passa de sete equipas e 14 jornadas, para seis conjuntos e dez rondas.

De momento, no futebol sénior, no distrito, tem apenas seis equipas: “O Elvas”, Mosteirense, Gafetense, Gavionenses, Elétrico e Villa. Estes dois últimos emblemas jogam em Ponte de Sor.

SEO e redes sociais: uma colaboração que produz resultados

O conteúdo é rei no mundo do SEO (otimização para mecanismos de busca), e o conteúdo que partilha nas redes sociais pode ter impacto sobre ele.

A realidade é que as redes sociais desempenham um papel importante em colocar conteúdo na frente de um público maior, o que acaba por beneficiar o SEO indiretamente.

Além disso, os insights das redes sociais ajudam a conhecer o público-alvo e a produzir artigos mais personalizados para o blog. Continue a ler e saiba como combinar SEO e redes sociais na sua estratégia de marketing.

Como é que as redes sociais influenciam o SEO?

Os sinais sociais como gostos, comentários, retweets ou seguidores, não influenciam os rankings diretamente porque o Google considera que são fáceis de manipular. Mas, por outro lado, afetam outros fatores que influenciam os rankings nos motores de busca.

As redes sociais afetam o SEO indiretamente porque:

  • Promovem o conteúdo: ajudam a que o seu conteúdo seja descoberto por mais pessoas, especialmente se não se encontrar na primeira página dos resultados de pesquisa;
  • Constroem credibilidade e confiança: humanizam a marca através de conteúdo valioso que corresponde às necessidades da audiência.
  • Aumentam as oportunidades de ganhar backlinks: os backlinks continuam a ter importância para os rankings do Google, e as redes sociais aumentam as chances de os obter.
  • Geram novas ideias para conteúdo: através da interação com os seguidores, ajudam a criar novas ideias de conteúdo para o blog.
  • Incentivam a interação: promovem o envolvimento da audiência com o conteúdo, que é importante para o algoritmo.

6 passos para combinar SEO e redes sociais

Tanto o SEO como as redes sociais são elementos essenciais de uma estratégia de marketing digital de sucesso, e podem fazer uma combinação perfeita para ajudar o seu negócio.

Para isso, deve seguir os seguintes passos:

1.    Alinhe as suas equipas

Muitas vezes as atividades ligadas a SEO e redes sociais não estão interligadas porque são geridas por pessoas ou departamentos diferentes. Mas, as melhorias que faz para SEO devem ser apoiadas e promovidas pelas redes sociais, e vice-versa.

Além disso, através das redes sociais pode recolher dados importantes sobre o seu público-alvo e entender que tipo de conteúdo desejam ver no blog. É mais provável que o seu conteúdo seja compartilhado, se corresponder às necessidades da audiência.

2.    Compartilhe o conteúdo de SEO nas redes sociais

Segundo o statista, o uso médio diário das redes sociais está a aumentar de ano para ano, encontrando-se agora nos 147 minutos por dia. Assim sendo, é cada vez mais importante que compartilhe o seu trabalho com esses usuários.

Compartilhe as suas novas publicações do blog em todas as redes sociais. Desta forma, as publicações ganham visibilidade e as redes sociais ficam mais ativas através da oferta de conteúdo útil e valioso para o público-alvo.

3.    Otimize o conteúdo de SEO para compartilhamento

Certifique-se que o conteúdo que cria, pode ser facilmente partilhado nas redes sociais. Para isso, pode utilizar recursos visuais como imagens apelativas, vídeos, gráficos, estatísticas ou citações.

Esta prática pode ajudar a que o seu conteúdo tenha sucesso nas redes sociais, originando pesquisas orgânicas sem esforço extra.

4.    Utilize promoção cruzada

Coloque um link para o seu blog em todas as suas redes sociais, e incorpore nos artigos de blog links para as redes sociais.

Ao fazer isso, pode facilmente ganhar visitantes no blog ou seguidores nas redes sociais sem trabalho extra.

5.    Experimente o marketing de influenciadores

Cerca de 68% das empresas de marketing trabalham com influenciadores nas redes sociais. Isto deve-se ao facto do marketing de influenciadores ser uma excelente forma de divulgar conteúdo para um público mais amplo.

Se o conteúdo for relevante para a audiência do influenciador, ele pode promover os seus links, conduzir mais tráfego para o blog e aumentar os seus seguidores nas redes sociais. Além disso, se escolher os influenciadores certos, ajuda a construir confiança e reconhecimento de marca.

6.    Interaja com a sua audiência

Construir um relacionamento com a audiência através da interação, pode aumentar a credibilidade e fortalecer a confiança na sua empresa, o que ajuda o SEO.

Para isso, pode criar questionários nas histórias, escrever legendas interativas com perguntas e responder aos comentários e mensagens privadas.

7.    Otimize os seus perfis nas redes sociais

Pense nas suas redes sociais como extensões do seu site. Da mesma forma que otimiza as páginas de um site, garanta que os seus perfis nas redes sociais refletem a estratégia de SEO do seu site.

Pronto para aplicar?

O SEO e redes sociais são uma dupla eficaz que não pode ignorar. Combinando ambos, o resultado é mais tráfego e possivelmente mais vendas.

Se pretende focar os seus esforços noutras áreas, terceirizar as atividades de SEO através de profissionais de uma agência de SEO é uma boa solução.

Nuno Pires apresenta o seu mais recente livro em Badajoz

O clube de leitura de Português da Biblioteca Pública de Badajoz, coordenado pelo Carlos Beirão, convidou o escritor Nuno Pires para apresentar o seu mais recente livro “ Sombras da Raia”.

O evento ocorreu ontem, terça-feira, 27 de setembro, na biblioteca pública da cidade pacense.

Câmara de Alandroal quer resolver problema do Centro Comunitário

A candidatura da obra do Centro Comunitário de Alandroal, no âmbito do Alentejo 2020, acabou por cair por terra neste quadro comunitário, depois da autarquia ter lançado diversos concursos públicos e nenhum ter tido interessados.

Esta obra assume-se, na gíria, como “uma pedra no sapato do município de Alandroal, uma vez que, apesar de todos os esforços desenvolvidos, nenhuma empresa se interessa na conclusão da obra, independentemente do valor”, como nos referiu João Grilo, presidente da câmara.

De acordo com o autarca, o executivo vai negociar com a CCDR “para tentar incluir a obra no próximo quadro comunitário, com a esperança de conseguir resolver este problema, à semelhança de outros que nos foram deixados”.

A obra do Centro Comunitário e Biblioteca Municipal de Alandroal está parada desde 2004. O último concurso público foi lançado com o valor de 730 mil euros e mesmo assim ficou deserto.

“Sierra” de Luís Silveirinha para visitar no espaço.arte até sexta-feira

O campomaiorense Luís Silveirinha tem em exposição, até dia 30 deste mês de setembro, no espaço.arte, em Campo Maior, “Sierra”. Trata-se de uma exposição, com 12 quadros de guache sobre tela de bambú, em que a “flor em metamorfose” ganha destaque.

Esta mostra, que marca o regresso do artista às exposições na sua terra natal, trinta anos depois, explica o próprio, mistura trabalhos que já passaram, quer por Vila Nova da Barquinha, quer por Lisboa. “Há trabalhos aqui que estiveram patentes em 2021 em Vila Nova da Barquinha, na Galeria do Parque, com o aval da Fundação EDP e com a curadoria do João Pinharanda”, começa por conta.

Depois, adianta Luís Silveirinha, o trabalho continuou e houve um convite para realizar uma exposição para um espaço em Lisboa, o La Space. “Os responsáveis do espaço envolveram-se na dinâmica do processo e foram várias vezes ao meu ateliê, para fazer a seleção do trabalho, dos desenhos, que depois deu origem à exposição ‘Sierra’, com muitos mais trabalhos que tem a ‘Sierra’ em Campo Maior”, explica. Após o convite da Câmara Municipal de Campo Maior para expor no espaço.arte, o artista plástico levou até à vila parte deste trabalho.

Com uma relação estreita às flores, esta exposição, adianta Luís Silveirinha, tem muito a ver com “a preocupação com a natureza e o ressurgir da natureza”. Mais que procurar retratar “a flor A, B ou C”, o artista procura desenhar e pintar “a flor primordial, aquilo que é a primeira flor”.

“Sierra” foi inaugurada a 2 de julho. Pode ser visitada até final deste mês de setembro, no espaço.arte, instalado na antiga Escola da Avenida.

Euromilhões: dois contemplados em Portugal com o segundo prémio

O próximo concurso do Euromilhões, prevê um jackpot no valor de 30 milhões de euros, uma vez que nenhum apostador acertou ontem, terça-feira, 27 de setembro, na chave sorteada.

O segundo prémio, no valor de 128 mil euros, saiu a quatro apostadores, dois deles com aposta registada em Portugal.

O terceiro prémio de 40 mil euros, vai para três apostadores, dois dos quais com aposta registada em território nacional.

Já o quarto prémio, no valor de 1.335 euros, saiu a 28 apostadores, quatro com aposta registada em Portugal.

A chave sorteada ontem é composta pelos números: 04 – 20 – 21 – 34 – 44 e pelas estrelas 01 e 03.

Esta notícia não dispensa a consulta dos números através do portal dos Jogos Santa Casa.

GNR dedica outubro aos idosos em situação de isolamento e vulnerabilidade

A Guarda Nacional Republicana (GNR) dedica o próximo mês de outubro à operação “Censos Sénior”, levada a cabo em todo o território nacional.

No decorrer desta operação, os militares privilegiam o contacto pessoal com as pessoas idosas em situação vulnerável, no sentido de as sensibilizar e alertar para a adoção de comportamentos de segurança, que permitam reduzir o risco de se tornarem vítimas de crimes, nomeadamente em situações de violência, de burla e furto.

Contudo, garante o capitão João Lourenço, comandante do Destacamento Territorial de Elvas da GNR, o trabalho de acompanhamento dos idosos continua a ser uma realidade, ao logo de todo o ano, com o programa “Idosos em Segurança”. Ao longo do próximo mês, adianta o capitão, será feita uma atualização do registo, feito pela GNR, relativo aos idosos que estão sozinhos, isolados e que merecem particular atenção por parte dos militares. “Neste mês, vamos fazer um ponto de situação sobre o registo que temos e vamos dedicar um esforço e uma redobrada atenção”, adianta.

No acompanhamento feito aos idosos, a GNR tem sempre estado em articulação com diversas entidades, para que as respostas de apoio possam ser sempre as melhores e mais rápidas.

Só no ano passado, a GNR sinalizou mais de 44.400 idosos, em todo o país, que viviam sozinhos, isolados ou em situação de vulnerabilidade, no âmbito da Operação “Censos Sénior”.