Novo comboio Lisboa-Madrid via Badajoz começa a funcionar em outubro

O novo serviço de comboio que liga Lisboa a Madrid, via Badajoz, que foi anunciado para agosto, tem já uma data confirmada para começar a funcionar: 9 de outubro.

A partir dessa data, Lisboa e Madrid, separadas por cerca de 620 quilómetros, estarão conectadas por um comboio, via Badajoz, num percurso de nove horas, em vez das 11 atuais.

Será possível passar por três ou quatro comboios entre as duas capitais ibéricas com mudança, tanto em Badajoz como no Entroncamento. A viagem da capital portuguesa à capital espanhola demorará oito horas e 48 minutos, enquanto no sentido contrário levará nove horas e meia.

A denominada de Linha de comboio Este portuguesa contará com um caminho-de-ferro adicional que irá permitir a passagem de dois comboios por dia, em cada sentido. Desta forma, o novo serviço parte às 12.30 horas da estação de Santa Apolónia, em Lisboa, num comboio Intercidades para o Entroncamento, onde chega às 13.29 horas. Sete minutos depois, o comboio regional da CP parte para Badajoz, com chegada prevista para as 16.26 horas (hora portuguesa). De Badajoz às 16.36 horas (hora portuguesa) sai o Intercity para Madrid, que chega à estação de Chamartín às 21.18 horas (hora portuguesa).

Para fazer a viagem do lado espanhol ao português, o comboio Intercity sai de Chamartín às 7.30 horas e chega a Badajoz às 12.24 horas (hora portuguesa). Aí é preciso esperar até às 13.09 horas para apanhar o comboio regional da CP para o Entroncamento, onde chega às 15.52 horas. Oito minutos depois, o Intercidades parte, terminando o seu percurso em Santa Apolónia, Lisboa, às 17 horas.

Esta ligação ibérica, no entanto, não está disponível nos fins de semana, pois não há Intercity aos sábados de Badajoz a Madrid ou aos domingos da capital da Espanha a Badajoz.

O El Periodico Extremadura questionou a Renfe sobre o facto de pretender adicionar estes serviços durante o fim-de-semana para que a ligação também possa ser utilizada, algo que, “por enquanto”, não está na agenda da operadora.

O principal obstáculo nestas negociações tem sido o ajuste dos horários entre comboios de transporte de mercadorias e de passageiros para que não haja sobreposição.