Skip to content

Classificação dos Paços do Concelho de Borba é “motivo de orgulho”

Está a decorrer o procedimento de classificação do edifício dos Paços do Concelho de Borba como Monumento de Interesse Público, por proposta da Direção-Geral do Património Cultural ao Ministério da Cultura.

O projeto de decisão já foi publicado no Diário da República e para o presidente da câmara de Borba, António Anselmo, “este procedimento é muito importante por uma questão de reconhecimento para a cidade. Este edifício é contemporâneo e foi feito de propósito para ser câmara. Foi feito pelas pessoas de Borba e, acima de tudo, serve as pessoas”.

“Com esta classificação, esperamos vir a receber apoios para fazer algumas melhorias, em termos de eficiência energética, e recuperar o edifício, apesar de nós, todos os anos, fazermos aqui obras sem nunca mudar a traça, que é o mais importante”.

No entanto, para o autarca, a cidade de Borba tem “muitos edifícios com características semelhantes e dignos de classificação para preservação da história da cidade, como é o caso da Igreja da Misericórdia, da Santa Casa da Misericórdia, e o antigo hospital”.

O projeto do atual edifício dos Paços do Concelho coube ao engenheiro militar Álvares de Barros e a construção durou entre 1789 e 1803.

Vários serviços passaram anteriormente pelo edifício, sendo atualmente ocupado na sua totalidade pelos serviços da câmara municipal e uma área reservada ao posto da Guarda Nacional Republicana.

Compartilhe este artigo: