Moinho do Alto de São Bento pode vir a ser uma “escola do pão”

A Câmara Municipal de Évora tem vindo a levar a cabo uma obra de requalificação de um dos moinhos do Alto de São Bento, com vista à recuperação da sua função tradicional de moagem de cereal.

Mais que isso, revela o presidente da Câmara de Évora, Carlos Pinto de Sá, aquele espaço vai ter associado um projeto educacional, que tem vindo a ser desenvolvido por uma comissão de especialistas, com o objetivo de ser, para além de mais uma atração para o concelho, um local de aprendizagem.

Com este projeto pretende-se alcançar “um conhecimento mais profundo das questões do ambiente e das profissões do passado”, adianta o autarca. Este, que será um “projeto global”, revela Carlos Pinto de Sá, permitirá “reavivar um património de Évora”, levando crianças e a população em geral “a conhecer aquilo que eram as funções dos moinhos”.

Em cima da mesa está a possibilidade de uma “escola do pão”, focada na história do cultivo de cereais, moagem e confeção de pão. Prevê-se a conclusão das obras do moinho e o início das atividades para o início de setembro.