Juramento de Bandeira de 189 Guardas-Provisórios em Portalegre

A Guarda Nacional Republicana realizou esta quinta-feira, dia 18 de agosto, no Centro de Formação de Portalegre, da Escola da Guarda, a cerimónia de Juramento de Bandeira do 49º Curso de Formação de Guardas que ainda não o tivessem efetuado nas Forças Armadas.

O juramento de bandeira representa o compromisso solene dos Guardas-provisórios para com a Pátria, constituindo uma data muito importante na vida de qualquer militar. Trata-se de uma cerimónia em que os militares se comprometem a cumprir a Constituição, as demais leis da República, bem como todo os deveres militares, ao serviço da Guarda Nacional Republicana, jurando defender a Pátria, mesmo com o sacrifício da própria vida.

O evento foi presidido pelo ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, contando com a presença do 2.º Comandante-Geral da Guarda Nacional Republicana, Tenente-General Nuno Augusto Teixeira Pires da Silva e de diversas entidades civis e militares.

Dos 333 Guardas-provisórios que estão a frequentar o curso, 189 (159 masculinos e 30 femininos) realizaram o seu juramento em cerimónia pública, perante o Estandarte Nacional.