Tragédia na Barragem de Montargil: pai e filha morrem

Foto de Susana Mota

Um homem e uma criança morreram esta tarde na albufeira da Barragem de Montargil (Ponte de Sor).

Pai e filha estavam a divertir-se num barco de borracha quando se deu a tragédia.

Segundo apurou a Rádio ELVAS, a criança de seis anos foi retirada da água, em estado grave e transportada ao hospital de Abrantes, onde acabou por falecer, e o pai, um homem de 33 anos, ainda está a ser procurado pelos mergulhadores. Pai e filha são de nacionalidade brasileira.

O alerta foi dado às 15.06 horas, segundo informou o CDOS de Portalegre e no local estão 38 operacionais, 19 viaturas e dois dois barcos, dos Bombeiros de Ponte de Sor, Avis e Gavião com mergulhadores, GNR, INEM e SIV de Ponte Sor, VMER médio Tejo Abrantes e o Helicóptero de Évora.

Há uma semana, já um homem tinha falecido por afogamento na mesma barragem.

Victor Langellotti vence etapa 8 da Volta a Portugal

Victor Langellotti, corredor espanhol, da Burgos – BH foi o primeiro a cruzar a meta, este sábado, 13 de agosto, na Praça 25 de Abril, em Fafe, na oitava etapa da Volta a Portugal em Bicicleta.

Maurício Moreira foi segundo e, logo depois, Scott McGill.

Na classificação geral, Frederico Figueiredo mantém a camisola Amarela.

Já amanhã, domingo, 14 de agosto, a penúltima etapa da prova vai ligar Paredes a Mondim de Basto, num total de 174,5 quilómetros e partida marcada para as 12.20 horas.

Forte de Santa Luzia acolheu este sábado visita teatralizada

O Forte de Santa Luzia recebeu esta manhã de sábado, 13 de agosto, uma visita teatralizada promovida pelo Município de Elvas em parceria com a Associação Cultural Arkus.

O grupo de visitantes, do qual faziam parte turistas portugueses e espanhóis, ficou a conhecer os pormenores mais importantes da história deste monumento, construído no século XVII. O percurso foi guiado por Raquel Real, jovem atriz da Arkus.

O ciclo de visitas teatralizadas vai ter continuidade a 15 de outubro no Forte de Nossa Senhora da Graça, para culminar a 22 desse mês, de regresso ao Forte de Santa Luzia.

Casa das Flores em Campo Maior é inaugurada no dia 27

Já há data para a inauguração da Casa das Flores, em Campo Maior, instalada no antigo edifício militar do Assento.

A informação foi avançada à Rádio ELVAS, pelo presidente da Câmara de Campo Maior, Luís Rosinha, à margem da inauguração da Feira de Santa Maria de Agosto, onde revelou que este espaço, dedicado às Festas do Povo e às flores de papel será inaugurado no dia 27 deste mês, “com a presença de um membro do Governo, bem como de um representante da UNESCO”.

Luís Rosinha acrescenta que “este será um momento onde a Unesco fará a entrega, a Campo Maior, do selo, atribuído em dezembro do ano passado”, que classifica as Festas do Povo como Património Cultural Imaterial da Humanidade.

Para o autarca o dia 27 de agosto será “um dia fantástico, e está a ser preparada uma festa, em torno de um museu muito esperado e que nos faz olhar para as nossas festas, todos os dias, daí em diante”.

De recordar que a obra deste Centro Interpretativo das Festas do Povo resulta de um investimento total de mais de 146 mil euros, cofinanciado em mais 124 mil pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER). O restante valor, na ordem dos 22 mil euros, é assegurado pelo Município de Campo Maior.

“Música encanta o Património” este sábado na Igreja do Salvador

A iniciativa “Música Encanta o Património” está de regresso este sábado, 13 de agosto, com os Cantus d’Alma, na Igreja do Salvador.

O evento está marcado para as 21.30 horas e contará com Cantigas de Santa Maria. O Cantus D´Alma explora a essência da música medieval através das Cantigas de Santa Maria, com um espectro mais rico de novas sonoridades.

A iniciativa, agrega o património cultural e a música clássica, permitindo às pessoas conhecer o monumento e ao mesmo tempo assistir a um concerto de música de alta qualidade, com grupos de referência.

Esta iniciativa é uma organização da Câmara Municipal de Elvas em colaboração com a Academia de Música de Elvas.

Feira de Santa Maria de Agosto no Jardim de Campo Maior

A Feira de Santa Maria de Agosto foi inaugurada esta manhã de sábado, 13 de agosto, ao som da Banda 1º de Dezembro, no jardim municipal de Campo Maior.

Neste espaço há atrações para miúdos e graúdos, com stands de artesanato e associações, bem como insufláveis, carrosséis e espaço de comida e bebida.

Para o presidente da Câmara de Campo Maior, Luís Rosinha este “é o retomar de uma tradição no concelho”, em que o jardim municipal se encontra “repleto de pessoas”, que podem, durante nove dias, desfrutar da iniciativa.

Todos os dias há animação de rua, a partir das 18 horas, também “na antiga escola preparatória, onde os mais jovens se podem divertir até altas horas da noite”, diz Luís Rosinha, adiantando que a feira “é muito virada para a tradição, com todas as noites a terminarem com baile”, destacando os cabeças de cartaz hoje, com os Monda, no dia 19 com Nuno Ribeiro e dia 20, Rouxinol Faduncho”.

No jardim municipal estão instalados cerca de 50 stands de associações, artesanato e não só, bem como um espaço de mercado, agradecendo “o facto de se associarem as Festas de Santa Maria de Agosto”.

E, como não poderia deixar de ser, as flores de papel, não ficam de fora deste certame, pelo que há um troço engalado, numa das entradas do jardim, elaborado pelo Rancho Folclórico, assim como o coreto, que foi decorado pelas funcionárias do município, contendo uma pandeireta gigante e está também ele decorado a rigor. Havendo ainda outros apontamentos pelo jardim, feitos por particulares.

O presidente da Câmara de Campo Maior garante que esta “é altura de pensar o que se quer fazer no próximo ano”, no que às Festas do povo diz respeito, e existe, desde dezembro do ano passado, uma maior responsabilidade com o selo da UNESCO. “Quando digo o que queremos fazer refiro-me à população, porque o que se diz não é um chavão, é real, se a população não estiver envolvida num evento daquela envergadura será difícil, pode haver questões que tenham que ser repensadas, mas cá estaremos para fazer esse debate e perceber de que forma é que podemos antecipar este evento”.

As Festas de Santa Maria de Agosto decorrem até dia 21 deste mês, no jardim municipal, sendo que nos dias 19 e 20, as atuações de Nuno Ribeiro e Rouxinol Faduncho, respetivamente, acontecem no Largo dos Carvajais.

Também esta manhã, foi inaugurada a biblioteca Livre, uma iniciativa da Junta de Freguesia de São João Batista, que contou com o apoio do município de Campo Maior. Vanda Portela, membro da Junta explica que foram criadas duas estruturas com livros, “muitos cedidos por alguns autores”, sendo que é objetivo “a sua partilha, entre as pessoas, bem como o incentivo à leitura”.

 

“O Elvas” vence o Despertar em Beja (sub-15)

“O Elvas” Clube Alentejano de Desportos bateu o Despertar de Beja, por três bolas a duas, num jogo-treino de sub-15 (iniciados) disputado na manhã deste sábado, dia 13, na capital do Baixo Alentejo (fotografia ao lado). Estas duas equipas vão participar na II Divisão do campeonato nacional: “O Elvas” na Série D e o Despertar na Série E.

O confronto entre os dois conjuntos alentejanos foi disputado em quatro partes de 25 minutos. “O Elvas” marcou por  Fernando Carmo, Guilherme Branco e Eduardo Murça.

Os próximos jogos-treino dos azul-e-ouro continuam a ser com adversários alentejanos: no sábado, dia 20, às 17 horas, em Évora, com o Lusitano; e no domingo, 21 de agosto, às 10.30 horas, diante do Juventude, no Estádio Municipal de Elvas.

Os iniciados do Clube Alentejano de Desportos estão a treinar desde o passado dia 8, com treinos diários, ao fim da tarde, de segunda a sexta-feira. O campeonato nacional tem a primeira jornada marcada para 18 de setembro, quando “O Elvas” recebe o Torreense.

“Rota dos Petiscos” decorre até dia 21 nos restaurantes de Arronches

“Rota dos Petiscos” é o nome da iniciativa que está a decorrer até dia 21 deste mês, em Arronches.

São sete os restaurantes aderentes a esta iniciativa, onde segundo revela o vice presidente da Câmara de Arronches, Paulo Furtado, tem sido sempre “muito sucesso” e pretende “promover o convívio à volta do petisco e da nossa gastronomia, que é já tão famosa, e também os próprios restaurantes”, junto de todos aqueles que queiram usufruir dos espaços públicos e de restauração, do concelho.

Pezinhos de coentrada, frango frito, moelas, são alguns dos petiscos disponíveis, para degustar nos diversos espaços aderentes, adianta ainda Paulo Furtando, convidando todos a dirigirem-se a Arronches, durante a iniciativa.

A iniciativa “Rota dos Petiscos” insere-se no projeto do município “Arronches com Sabor – Cozinha com Alma”, com a finalidade de promover a gastronomia do concelho e aumentar a atratividade da restauração local.

 

Corrida de Touros este sábado nas Festas de Monforte

Uma corrida de Touros tem lugar este sábado, 13 de agosto, em Monforte, no âmbito das Festas em honra de Nossa Senhora do Parto.

A Corrida é organizada pelo Grupo de Forcados Amadores de Monforte e está marcada para as 18.30 horas, revela Gonçalo Lagem, presidente da Câmara.

A animação noturna está a cargo de Rui Alves e da Banda 7ª arte, a partir das 22 horas.

Exército espanhol vigia montanhas em Jerte, Gata e La Vera

Um grupo da Brigada Extremadura XI está a trabalhar em coordenação com a Infoex na prevenção de incêndios, fazendo patrulhas que cobrem a terra dia e noite de carro e a pé.

Durante duas semanas, 50 membros da Brigada Extremadura XI do exército reforçaram a vigilância na zona norte da Extremadura para evitar incêndios, especialmente para que sua presença exerça um efeito “dissuasor” nos casos em que a origem do fogo não se deve a causas naturais.

A colaboração entre o Ministério da Defesa e a Junta de Extremadura foi estabelecida após a onda de incêndios na primeira quinzena de julho, que concentrou três grandes incêndios ao mesmo tempo em Las Hurdes, Casas de Miravete e Garganta de los Infiernos (este último intencional) onde arderam mais de seis mil hectares. O Exército aderiu assim, numa iniciativa pioneira (a única experiência anterior foi na Galiza), ao trabalho de vigilância já realizado pelos membros do Plano Infoex e também pela Guardia Civil através das unidades de segurança cidadã e da Seprona.

O novo trabalho de vigilância começou a 28 de julho e concentra-se nas montanhas de La Vera, Sierra de Gata e Valle Jerte.

As tarefas de vigilância vão ser realizadas em todo o norte da Extremadura, mas depois de analisar as possíveis rotas e locais onde poderiam ser estabelecidas as bases dessas patrulhas, verificou-se que só era possível definir duas áreas de trabalho. Assim se estabeleceram Gata e Jerte-Vera.

Para cumprir a missão de apoio confiada à Brigada Extremadura XI, o Exército criou uma equipa composta por pessoal de todas as unidades da brigada no norte da província de Cáceres. É composto por uma equipa e duas secções motorizadas com viaturas todo-o-terreno, juntamente com elementos de apoio logístico (abastecimento, manutenção e saúde) necessários para os servir.

O número de militares nesta unidade contra os incêndios é de 65, sendo que destes existem cerca de 50 destacados no terreno em diferentes patrulhas de duas a quatro pessoas; que percorrem as áreas que lhes são atribuídas pelo Serviço de Prevenção e Extinção de Incêndios da Junta de Extremadura. Há cerca de 28 soldados na área de Gata e os restantes 22 estão distribuídos entre Valle del Jerte e La Vera.

O resto da operação é constituído por outro núcleo situado na base do General Menacho, em Badajoz, que se encontra “em alerta, organizado e pronto para ser mobilizado rapidamente”, caso necessário aumentar a presença de meios no terreno para cumprir o efeito dissuasor que a presença dos militares pretende ter nestas áreas.

Revoltilho – Unossobar na final de seniores de dia 19

Revoltilho – Unossobar é a final de seniores do Torneio de Futsal da Associação Desportiva do Bairro das Caixas (ADBC), a disputar no próximo dia 19 (sexta-feira). Cidade Nova e Cláudia Viagens apuram os terceiro e quarto lugares, na quarta-feira, dia 17.

Em veteranos, ABDC e Unossobar/Cláudia Viagens disputam a final do torneio (no dia 19), enquanto Revoltilho e Boa-Fé apuram os terceiro e quarto lugares (no dia 17).

Na jornada 10, jogada na noite desta sexta-feira, dia 12, registaram-se os resultados seguintes: Cidade Nova, 1 – Revoltilho, 5 (seniores, meias-finais); Unossobar/Cláudia Viagens, 3 – Boa-Fé, 0 (veteranos, meias-finais); e Cláudia Viagens, 1 – Unossobar, 5 (seniores, meias-finais).

O torneio, a decorrer no Polidesportivo do Jardim Municipal, vai prosseguir apenas na próxima quarta-feira, 17 de agosto, com os jogos respeitantes à jornada 11: às 21 horas, está previsto um jogo de infantis; às 22 horas, Revoltilho – Boa-Fé (veteranos, terceiro e quarto lugares); e, às 23 horas, Cidade Nova – Cláudia Viagens (seniores, terceiro e quarto lugares).

Monda na primeira noite da Feira de Santa Maria de Agosto

O Jardim Municipal de Campo Maior volta a ser palco, entre hoje, 13 de agosto, e o próximo dia 21, de mais uma Feira de Santa Maria de Agosto.

Para além dos espetáculos musicais com os Monda, este sábado, dia 13, Nuno Ribeiro, no dia 19, e Rouxinol Faduncho, a 20 de agosto, bem como dos artistas do concelho, esta feira contará com diversas atividades, para miúdos e graúdos, onde também não ficam esquecidas as famosas flores de papel.

Os artesãos da terra terão ainda espaço para dar a conhecer os seus trabalhos, de acordo com o presidente da Câmara de Campo Maior, Luís Rosinha. “Vamos deixar uma marca relativa às nossas Festas do Povo e, com certeza, iremos ter uns brilhantes espetáculos musicais, bem como animações para os mais novos também”, assegura.

Os espetáculos “maiores”, inseridos na programação da feira, adianta Luís Rosinha, realizam-se num palco instalado Largo dos Carvajais, à semelhança daquilo que já aconteceu em edições passadas do evento, sendo que o jardim irá está decorado com as flores de papel, de diferentes formas e através de diversos adereços.

A abertura da feira está marcada para hoje, às 10 horas, com a atuação da Banda 1º de Dezembro.

Os Monda atuam neste primeiro dia de feira, no palco do jardim, pelas 22.30 horas. Já Nuno Ribeiro sobe ao palco do Largo dos Carvajais no dia 19, também às 22.30 horas, e Rouxinol Faduncho, no dia seguinte, no mesmo local e à mesma hora.

Toda a programação para conhecer aqui.

Euromilhões com jackpot de 65 milhões de euros

O próximo concurso do Euromilhões, prevê um jackpot no valor de 65 milhões de euros, uma vez que nenhum apostador acertou ontem, sexta-feira, 12 de agosto, na chave sorteada.

O segundo prémio, de 734 mil euros saiu a um apostador, no estrangeiro. Também o terceiro prémio, de 34 mil euros, saiu a cinco apostadores fora de Portugal.

O quarto prémio, de 1.620 euros, vai para 33 apostadores, três com aposta registada em território nacional.

A chave sorteada ontem é composta pelos números: 14 – 17 – 34 – 35 – 42 e pelas estrelas 06 e 10.

Esta notícia não dispensa a consulta dos números através do portal dos Jogos Santa Casa.

Grupos de Folclore de Arronches e da Lituânia animaram Praça da República

Os Grupos de Folclore Pedrinhas de Arronches e Folklore Ensemble Ciuciurkus, da Lituânia animaram a noite de ontem, sexta-feira, 12 de agosto, a Praça da República, em Elvas, no âmbito da 32ª edição do Festival Internacional de Folclore, que decorre até domingo, no coração da cidade.

Hoje, sábado, 13 de agosto, o palco na Praça da República recebe o Rancho Folclórico de Paço dos Negros e Grupo Folklorico “Acuarelas Americanas”, da Argentina. Já amanhã, domingo, 14 de agosto, atuam o Conjunto Danzas Folklóricas “Vizoviánek”, da República Checa, e Compañia Artística “Crea Danza”, da Colômbia.

O evento é organizado pela Câmara Municipal de Elvas e conta com o apoio do da Consejeria de Cultura e Igualdad da Junta da Extremadura e Federación Extremeña de Folklore.

Veterinário e Movimento Animal afastados das funções no canil municipal

A comissão de acompanhamento do Centro de Recolha Oficial de Animais (CROA) de Elvas reuniu ontem, sexta-feira, 12 de agosto, nos Paços do Concelho da Câmara de Elvas, com o objetivo de tentar resolver alguns problemas que têm surgido recentemente, no canil de Elvas, nomeadamente relacionados com a eutanásia nos animais.

De acordo com o presidente da Câmara Municipal de Elvas, Rondão Almeida, os conselheiros chegaram à conclusão que “o problema está na relação entre o veterinário municipal e a responsável pela Associação Movimento Animal, Cláudia Pombeiro”. Este tipo de ligação, acrescenta o presidente, “leva a que fosse provado que os serviços não estavam a funcionar com a segurança devida”.

Desta forma e para acabar com este problema, Rondão Almeida propôs “desviar o veterinário municipal, para outras responsabilidades, a nível do concelho, e deixar as do canil; assim como tentar entrar em acordo com a Escola Superior Agrária, para perceber se, através dos seus docentes e pessoas especializadas, consegue tomar conta da parte clínica do canil” e o município mantém “a higiene, alimentação e compra medicamentos necessários para o efeito”.

Desvia-se, igualmente do canil, a Associação Movimento Animal, que “tem o seu estatuto e local próprio para ter os seus cães e a Câmara o que fará, à semelhança do restante movimento associativo, é dar os apoios que forem necessários”, esclarece Rondão Almeida.

O presidente da Câmara Municipal de Elvas considera que, “de uma vez por todas, isto se vai resolver, separando devidamente as águas”, adiantado que a Câmara assume “a responsabilidade em garantir uma qualidade de vida para os animais do canil e a Associação vai desempenhar aquilo que são as suas tarefas, mas fora das instalações da Câmara de Elvas”, remata.

Momentos antes desta reunião, um grupo de pessoas a favor do bem-estar dos animais, envergando cartazes com fotografias de animais, juntou-se no exterior da Câmara para expressar o seu descontentamento com o que se passa no canil da cidade. Rondão Almeida convidou-as a assistir à reunião, que foi aberta ao público.

Céu Peguinho, uma das pessoas que faz parte deste grupo refere que esta foi “uma iniciativa pacífica, com o objetivo de dar voz aos animais, porque tenho acompanhado esta situação e era impensável isto continuar” e diz-se “muito grata pelo facto de o presidente ter tomado esta atitude”, afirmando que agora “vão ter paz e têm a certeza que os animais vão ser bem tratados e com dignidade”.

A decisão de afastar o veterinário municipal das suas funções, no canil municipal, assim como a Associação Movimento animal foi aprovada por unanimidade, nesta reunião de conselheiros, e segue agora para aprovação do executivo, em reunião de Câmara.

O que são Bónus de boas-vindas em Apostas Desportivas

Os bónus de boas-vindas são uma das ferramentas mais usadas pelas casas de apostas desportivas e casinos on-line para atrair novos jogadores. É quase impossível encontrar uma casa desportiva que não ofereça ao menos um tipo de bónus de cadastro aos jogadores, e a disputa entre elas consiste em apresentar a melhor e mais vantajosa oferta.

Porém, como funcionam esses bónus e o que você precisa saber sobre ele antes de escolher um site para apostar e depositar seu dinheiro? Será que todos os sites são confiáveis e seguros? 

Os Bónus de Boas-Vindas e Suas Vantagens

Toda aposta (ou bet, em inglês) consiste em fazer com que o jogador ganhei dinheiro, assim como a casa também lucre. E o bónus de boas-vindas acaba funcionando como uma maneira de ter clientes novos a todo o momento.

Funciona da seguinte forma: você faz um depósito no valor estipulado pela empresa (que pode ser depósito único ou até 4 depósitos). Por exemplo, você se cadastra, efetua um depósito de R$50,00 e recebe um bónus de mesmo valor. A maioria dos bónus são de 100% o valor depositado pelo jogador.

No entanto, a empresa faz alguns requerimentos para que você tenha direito a receber seu bónus. Além do valor mínimo estipulado para depósito, você precisa apostar o valor 30, 40 ou até 70x (o que chamam de rollover ou requisito de apostas). Um outro ponto a ser observado é que algumas empresas determinam os jogos a serem apostados (por muitas vezes são slots).

Outros sites oferecem rodadas grátis em slots determinados por eles ou a sua escolha, ao invés de bónus em dinheiro. Ou seja, não será possível sacar o dinheiro ganho, mas sim usar o mesmo para realizar mais apostas. Esta é uma estratégia inteligente dos sites de apostas desportivas para manter o cliente sempre ativo e apostando.

Um outro fator aqui é que os bónus de boas-vindas precisam ser usados durante um período determinado pela empresa, como uma semana ou 14 dias, no máximo. Há também empresas que oferecem pacotes de boas-vindas VIP, ou seja, uma quantidade maior de rodadas grátis aos jogadores caso estes façam um depósito maior.

Conclusão

Não importe qual casa de apostas desportivas seja escolhida por você. Antes de mais nada, certifique-se de que a empresa tenha licença e que você pode apostar e depositar com segurança.

 

Festas de São Vicente e Ventosa regressam em força à freguesia

As Festas de São Vicente e Ventosa, em honra de Nossa Senhora do Rosário, tiveram início ontem, 12 de agosto, depois de dois anos de interregno, com tourada à vara larga e animação musical noite dentro.

Miguel Caiola, responsável pela Associação Frases Pitorescas, a responsável por organizar as festas refere que “animação não vai faltar”, sendo que hoje há também tourada à vara larga à tarde, baile com Hélio e Eurico, e tourada pelas três da manhã.

Miguel Caiola acrescenta que para além das touradas à vara larga e bailes há também alguns locais de venda de comida e bebida, acreditando que estas festas já eram muito desejadas por todos, e espera que “corra tudo pelo melhor”.

Já o presidente da Junta de Freguesia de São Vicente e Ventosa, João Charruadas, refere que “é com grande orgulho e prazer” que as Festas regressam à freguesia, que trazem consigo também “muitas pessoas da terra”, que não vivem na freguesia.

João Charruadas acrescenta que a freguesia tem muita tradição, “ao nível taurino e com muitos aficionados, o que é um chamariz”, bem como a parte noturna e a parte religiosa, com a procissão no dia 15, para a qual “a população adere em massa”. O presidente espera ainda que haja “uma grande afluência”.

Hoje, pelas 18 horas há tourada à vara larga, já a partir das 22 horas, os artistas Hélio e Eurico sobem ao palco das Festas e depois há ainda a atuação do Dj Boss Dici à uma da manhã. Para terminar esta noite, às três da manhã realiza-se uma largada de touros.