Câmara de Portalegre investe no Mercado Municipal

A Câmara de Portalegre vai investir mais de 300 mil euros na empreitada de “Recuperação e renovação da cobertura – Mercado Municipal de Portalegre”.

A empreitada, adjudicada por adjudicada por 317.378,63€ e é cofinanciada em 85% pelo Alentejo 2020 através do FEDER.

Aguardada há já algum tempo, esta obra prevê a substituição da cobertura da nave central do Mercado Municipal de Portalegre, a qual tem apresentado diversos problemas com a sua conservação e manutenção, devido a infiltrações cuja origem não se consegue localizar em virtude do tipo de telha cerâmica utilizada.

Esta intervenção vai contribuir para valorizar e conservar o património do concelho, ao mesmo tempo que melhora as condições de conforto para os utilizadores do nosso Mercado Municipal.

Alempack obtém estatuto de empresa Inovadora Cotec

A empresa Alempack – comércio de consumíveis para a indústria alimentar, Lda, em Elvas, obteve o estatuto Inovadora Cotec.

Esta “relevante iniciativa” junta a Cotec Portugal e os seus parceiros do setor bancário, “favorecendo a notoriedade e valorizando no mercado as marcas distinguidas”.

“A Cotec Portugal, Associação para a Inovação, procura ativamente exemplos como o da Alempack, que demonstram ser possível aliar a adequada solidez financeira, investimento tecnológico e a convicção de que a inovação é essencial, para aumentar o potencial competitivo e os resultados económicos”, revela a empresa em comunicado.

Na segunda edição candidataram-se 830 empresas e foram atribuídos 649 Estatutos, de acordo com os exigentes critérios definidos no regulamento da Inovadora Cotec.

Avis: Julinho KSD e Mishlawi esta sexta-feira na Feira Franca

Julinho KSD e Mishlawi

A Feira Franca de Avis abre portas, nesta segunda noite do certame, às 20 horas, com a atuação dos 2Morrow, num dos palcos do Parque de Feiras e Exposições.

Pelas 21h30, destaque para um momento cultural com DançAvis e Casa do Benfica de Avis. A partir das 23 horas, há concerto com Papillon, seguindo-se, às 00h15, Julinho KSD, e, à 1h30, Mishlawi.

X-Tense anima os presentes a partir das 3 horas da madrugada e a DJ Joana Perez entre as 4h15 e as 6 horas, hora do encerramento do recinto. A entrada, no recinto, esta sexta-feira, 29 de julho, tem um custo de cinco euros.

A Feira Franca de Avis é uma organização do Município de Avis com o apoio das Freguesias e Uniões de Freguesias do concelho, associações e coletividades locais, com muita música, espetáculos, cantares tradicionais, tasquinhas, exposições, artesanato, artes visuais e desporto.

Agrupamento de Campo Maior recebe três selos de Qualidade de projetos Etwinning

Uma vez mais o Agrupamento de Escolas de Campo Maior foi merecedor de três Selos de Qualidade Nacional pelo desenvolvimento de projetos eTwinning.

Os projetos “First steps with eTwinning”, “Traditional Games”, “What do you Know about European Lenguages” foram desenvolvidos pelos alunos do 7º B e 7º E; PCA; 9º B e 9º C e coordenados pelos docentes Célia Pingo, Vasco Cordeiro, Vanessa Algarvio, Rute Silva, Martine Ferreira e Anabela Alexandre.

Estes selos são o reconhecimento público da qualidade do trabalho desenvolvido nas escolas pelos alunos e professores. É a “afirmação pública da dedicação da escola na qualidade e abertura do trabalho colaborativo europeu.”

Com quase 100 alunos envolvidos na produção e aquisição de conhecimentos através do trabalho de projeto “é com grande orgulho que recebemos estes selos”, revela o agrupamento em comunicado.

Forte da Graça acolhe visita teatralizada

A Câmara Municipal de Elvas organiza, em julho, agosto e outubro, quatro visitas teatralizadas: duas ao Forte da Graça e duas Forte de Santa Luzia. Estas visitas aos Fortes da Graça e de Santa Luzia são guiadas, realizadas por um ator e incluem diversos momentos teatrais, protagonizados com o apoio da Arkus Associação Juvenil.

Carlos Beirão, presidente da Associação juvenil, explica que “este evento é realizado há já vários anos e ajuda a conhecer a cidade de forma prática e dinâmica, sem exageros de muitas datas. O humor acaba por quebrar a monotonia dos guias a acaba por ser muito bom”.

Amanhã, a visita é ao Forte da Graça e, a 13 de agosto, ao Forte de Santa Luzia. Todas as visitas são aos sábados e começam às 10 horas.

Pode fazer inscrição através de email: forte.graca@cm-elvas.pt ou telefone 268 639 741, tendo um custo de oito euros; ou forte.santaluzia@cm-elvas.pt ou telefone 268 623 287, com um custo de cinco euros.

Primeiro Festival Jovem de Mora tem início esta sexta-feira

Mora recebe no Parque Ecológico do Gameiro a 1ª edição do Festival Jovem que decorre entre hoje e domingo, de 29 a 31 de julho.

Este é um evento criado a pensar nos jovens deste concelho, dando “importância aos nossos jovens e dar algo como já nos tinham pedido e que existe em vários concelho e que nós aqui não temos”, realça a presidente da Câmara Municipal de Mora, Paula Chuço.

Para o primeiro dia atuam tunas, começando com a Real Tuna Académica do Neolisipo das 18.30 horas e encerrando com o Grupo Académico Seistetos às 23.30 horas. Mais tarde DJ Toy continua a festa. Paula Chuço revela ainda que vão atuar bandas locais neste festival. Para além destas atuações, segundo a autarca “lançámos um desafio às bandas do nosso concelho para poderem atuar no Festival, dinamizando a cultura local”.

A presidente da Câmara Municipal revela ainda que, no último dia está prevista uma programação mais calma. No dia anterior Ronny Fuego sobre ao palco às 22.30 horas.

Quanto ao transporte o município disponibiliza, de forma gratuita, “quer das freguesias para o local, quer do local para as freguesias, no início e no fim dos concertos, para que os nossos jovens possam chegar a casa, em segurança”, revela Paula Chuço

Está ainda disponível a possibilidade de acampar no Parque de Campismo do Gameiro, “para 100 jovens que queiram acampar, o valor são cinco euros por pessoa”, segundo revela Paula Chuço.

83ª Volta a Portugal com participação de 125 corredores de 18 equipas

A 83ª Volta a Portugal, que se realiza entre 4 e 15 de agosto, conta com um total de 18 equipas inscritas, de acordo com a organização.

Após as últimas informações recebidas da União Ciclista Internacional, através da Federação Portuguesa de Ciclismo, o número de formações foi atualizado, sendo que a lista de pré-inscritos contempla 125 corredores.

A equipa sul africana Protouch, informa a organização, “foi substituída pela Java Kiwi Atlântico, formação da Venezuela que se vai estrear na prova portuguesa”.

A menos de uma semana do arranque da Volta, “as atenções concentram-se já no prólogo que vai decidir o primeiro líder e Camisola Amarela Continente”.

O primeiro dia de competição será discutido em sistema de contrarrelógio com a extensão de 5,4 quilómetros, com partida e chegada na Praça do Império, em Lisboa. Já a primeira etapa, no dia 5 (sexta-feira), vai ligar Vila Franca de Xira a Elvas, numa distância de 193,7 quilómetros.

Periferias arranca em Campo Maior com mostra de filmes para os mais novos

No âmbito da extensão do festival de cinema “Periferias” ao concelho de Campo Maior, decorreu esta manhã de sexta-feira, 29 de julho, uma mostra de filmes infantis, no Centro Cultural.

A diretora artística do festival Periferias, Paula Duque revela que esta mostra de filmes, “pretende dar a conhecer aos mais novos o melhor do cinema português e também a ver o bom cinema, como e quem faz”, ao mesmo tempo que pretende “sensibilizar para esta área, principalmente quando do audiovisual está tão presente nas nossas vidas”.

“Direitos Humanos, a diferença, mobilidade reduzida e meio ambiente” foram as mensagens que se tentou passar, aos mais novos, para além de entreter”, revela ainda Paula Duque.

As crianças dos Clubes de Verão e do Jardim de infância “O Despertar” foram os espectadores desta maratona de filmes, que decorreu no Centro Cultural de Campo Maior, esta manhã. Falámos com algumas delas, que afirmaram ter presente as mensagens passadas nestes filmes, como “a entreajuda, respeito pelo próximo e aceitação da diferença”.

Elvas: ferido grave em queda de dez metros na obra da nova residência da ESAE

Um trabalhador das obras da nova residência de estudantes da Agrária de Elvas (ESAE), no antigo Lagar dos Lopes, caiu, na manhã desta sexta-feira, 29 de julho, de uma altura de dez metros.

Considerado ferido grave, o homem foi transportado pelos Bombeiros Voluntários de Elvas ao Hospital de Santa Luzia.

O alerta para esta ocorrência foi dado às 10.58 horas. Para o local foram mobilizados sete operacionais, apoiados por três viaturas, entre bombeiros e PSP.

“Queremos a praia fluvial mais que um espaço de lazer”, diz João Grilo

“À luz das estrelas” é o nome da atividade que vai decorrer hoje, sábado, dia 29, na Praia Fluvial de Azenhas d’El Rei, em Alandroal.

“A iniciativa surge no âmbito das atividades de educação ambiental, desenvolvidas pelos serviços do município, em colaboração com os diversos parceiros, como o Dark Sky Alqueva e o Laboratório de Observação do Lago Alqueva”, de acordo com o presidente da câmara de Alandroal, João Grilo.

“Atividades como a observação de estrelas ou a limpeza da própria praia são alguns exemplos do que está previsto para este verão, uma vez que queremos que a praia não seja apenas um espaço de lazer mas também um local de aprendizagem e consciencialização para os problemas ambientais”, garantiu o presidente.

Cerca de um mês e meio depois da inauguração da praia fluvial de Azenhas D’El Rei, João Grilo garante que o feedback tem sido bastante positivo: “recebemos pessoas de várias localidades, como Elvas, Borba ou Vila Viçosa que encontram aqui uma praia mais perto das suas residências. Por outro lado, temos os turistas que ocupam os nossos alojamentos e que têm agora a oportunidade de alternar entre as nossas piscinas municipais e a praia fluvial”.

Observação astronómica na praia fluvial de Azenhas D’El Rei, no concelho de Alandroal, realiza-se hoje, às nove e meia da noite.

Ténis: modalidade dá sinais de crescimento em Portugal

O tenista português João Sousa com as suas vitórias em torneios ATP e a entrada no top 30 do circuito profissional de Ténis, e, mais recentemente, a ascensão de Nuno Borges e Francisco Cabral (dupla que ganhou o Estoril Open em pares), são alguns dos exemplos máximos de uma modalidade que, segundo a Federação Portuguesa de Ténis (FPT), está em franco crescimento.

Estima a FPT que existam cerca de 300 mil praticantes, um crescimento superior a 30% nos últimos três anos. Entre as razões para este aumento de praticantes, o presidente da FPT, Vasco Costa, diz que a modalidade é cada vez mais acessível e beneficiou da conjuntura, dado tratar-se de um desporto individual que acabou por ganhar muitos praticantes durante os anos da pandemia.

Para além disto, e como já referimos, os resultados dos tenistas portugueses, como João Sousa, e a vitória de Francisco Cabral e Nuno Borges no Estoril Open, em pares, também têm dado um impulso à modalidade e contribuído para a evolução do ténis português.

Ténis já é a segunda modalidade preferida dos apostadores portugueses

Apesar de o Futebol continua a ser a modalidade que mais apostadores cativa em Portugal, nos últimos meses, o Ténis tem-se destacado ao ultrapassar o Basquetebol na lista elaborada pelo Serviço de Regulação e Inspeção de Jogos (SRIJ), entidade que supervisiona e regula a atividade de jogo online em Portugal.

De acordo com o relatório desta entidade relativo ao 1º trimestre deste ano, o Futebol foi, como referimos, a modalidade desportiva onde se verificou o maior volume de apostas, representando 69,88% do total de apostas desportivas efetuadas, enquanto em segundo lugar aparecia o Ténis com 12,38% e em terceiro o Basquetebol com 12,36%.

Apostas Desportivas à Cota por Modalidade e Competição (1ºT 2022) – SRIJ

Ao compararmos esta percentagem atingida pelo Ténis nos primeiros três meses de 2022 com aquilo que a mesma modalidade conseguiu no último trimestre do ano passado, verifica-se um crescimento de 5,81%, passando de uma quota de apostadores de 6,57% para os 12,38%. Se recuarmos mais um trimestre (3º de 2021), verifica-se que o Ténis conseguia uma quota de 13,29%, mas com uma nota importante: a NBA, competição preferida de quem aposta em Basquetebol em Portugal, ainda não tinha começado.

Por falar em competições desportivas, o relatório do SRIJ diz-nos que, no caso do Futebol, a Primeira Liga portuguesa representou 14,9% do volume de apostas efetuadas na modalidade de Futebol, seguida da Premier League inglesa, da La Liga espanhola e da Serie A italiana que representaram, respetivamente, 7,8%, 7,4% e 6,4%.

Open de Austrália teve 13,2% das apostas totais na modalidade

No Ténis, o histórico torneio Open da Austrália em que Rafael Nadal conquistou o 21º Grand Slam da carreira tornando-o o mais ganhador do circuito profissional de Ténis foi a competição onde se observou um maior volume de apostas (13,2%), seguido do Open de Miami e do Open de Indian Wells (10,2% e 9,2% respetivamente).

No cômputo geral das apostas desportivas online, o 1º trimestre deste ano fechou com um volume de apostas de 369,4 milhões de euros, valor inferior em 7,9 milhões (-2,1%) quando comparado com o trimestre anterior e inferior em 54,4 milhões (-12,8%) face ao registado no mesmo período de 2021.

Apesar desta quebra no volume de apostas, a receita bruta das entidades exploradoras de apostas desportivas à cota online foi de 77,7 milhões de euros, mais 12,0 milhões comparativamente ao registado no trimestre anterior e mais 8,2 milhões em relação ao mesmo período de 2021.

De referir que, durante o 1º trimestre de 2022, observou-se a prática de jogo, ou seja, a realização de pelo menos uma aposta em jogos de fortuna ou azar ou em apostas desportivas online, em cerca de 759,8 mil jogadores, traduzindo-se num aumento de 4,4% dos jogadores com prática de jogo relativamente ao trimestre anterior.

Fatores que evidenciam o crescimento

Vários fatores acabaram por contribuir para estes números, tais como o desenvolvimento da infraestrutura digital, o aumento não só de eventos desportivos passíveis de apostas, como também do número de dispositivos móveis, a partir dos quais ocorre a maioria das apostas desportivas como a Bwin, Solverde.pt ou Betano, e o papel que portais especializados no acompanhamento das competições desportivas e na análise das apostas online.

Para além de trabalharem para entregarem toda a informação de que o apostador necessita sobre a forma como este tipo de apostas funcionam, sites como o ApostasOnline.pt oferecem ainda bónus sem depósito para a experimentação nas casas de apostas desportivas online legais como a Bwin Portugal, entre outras, estes sites acabam por ser importantes para informar e cativar a atenção de novos jogadores para o mercado de apostas online.

Do número total de jogadores que realizaram apostas no período em análise, 35,9% efetuaram as suas apostas exclusivamente em apostas desportivas à cota, 31,6% jogaram somente em jogos de fortuna ou azar e 32,5% dos jogadores tiveram prática de jogo em apostas desportivas à cota e em jogos de fortuna ou azar.

 

 

Dois jogos do grupo A esta sexta-feira no futsal da ADBC

Os dois jogos desta sexta-feira, 29 de julho, no Torneio de Futsal da Associação Desportiva do Bairro das Caixas (ADBC), em seniores, são respeitantes ao grupo A. Na noite do Polidesportivo do Jardim Municipal, em Elvas, há três desafios: às 21 horas, ADBC – Century 21 (seniores, grupo A); às 22 horas, ADBC – Unossobar/Cláudia Viagens (veteranos); e, às 23 horas, Cláudia Viagens – Cidade Nova (seniores, grupo A).

Em seniores, no grupo A, a classificação é comandada por Cidade Nova e Cláudia Viagens, ambas com três pontos, seguidas por ADBC e Century 21 ainda sem pontos; no grupo B, Unossobar tem seis pontos, Revoltilho e Boa-Fé têm três pontos e Matraquilhos tem zero pontos. Nos veteranos, ADBC, Revoltinho e Unossobar/Cláudia Viagens têm três pontos; Boa-Fé e Meu Super/Quinas têm zero pontos.

GEDA associa-se ao Periferias para caminhada noturna em Ouguela

No âmbito da extensão do festival de cinema “Periferias” ao concelho de Campo Maior, o Grupo de Ecologia e Desportos de Aventura (GEDA) promove, esta sexta-feira, 29 de julho, uma caminhada noturna pelo percurso de “Ouguela, Sentinela da Raia”.

Esta é mais uma iniciativa do género que o GEDA promove, sendo que o percurso, guiado, de cerca de quatro quilómetros, contará com passagens pela fortaleza e pela cisterna de Ouguela, Atalaia de S. Pedro, ribeiro de Abrilongo, Rio Xévora, antiga ponte romana, Santuário de Nossa Senhora da Enxara e pelo Centro Ambiental do Xévora.

Elói Gama, um dos responsáveis do grupo, diz-se muito satisfeito por a organização do “Periferias” se ter lembrado de estender o festival até ao concelho de Campo Maior, sendo que o percurso delineado, garante, “é acessível” a qualquer pessoa. O início da caminhada está marcado para as 21.30 horas, na Praça do Castelo de Ouguela. É obrigatório levar frontal ou lanterna de mão, sendo aconselhado o uso de protetor contra insetos.

Também esta sexta-feira, a partir das 10 horas, no Centro Cultural de Campo Maior, no âmbito desta 10ª edição do Periferias, decorre a maratona de filmes infantis “O Cinema Somos Nós”.

Quim Barreiros anima primeira de quatro noites de Feira Franca de Avis

Foi ao som das sempre animadas e atrevidas músicas de Quim Barreiros que a edição deste ano da Feira Franca de Avis teve, na noite de ontem, 28 de julho, o seu primeiro momento alto, no Parque de Feiras e Exposições da vila.

O certame, que se estende até domingo, volta a acontecer, dois anos depois, desde a última edição. “É um evento que atrai sempre um número significativo de pessoas e que tem uma grande importância para o município de Avis e para a região”, começa por dizer o presidente da Câmara de Avis, Nuno Silva.

Para além dos vários concertos, que animam as noites do evento, não faltam também a gastronomia e o artesanato. “Temos artistas para todas as idades e julgo que iremos ter aqui momentos extraordinários de convívio entre todos”, assegura ainda o autarca.

Para se deslocar até à feira, lembra ainda Nuno Silva, a população tem autocarros ao dispor, a “um preço simbólico”. “As pessoas podem vir em segurança. Vêm para o evento e regressam a casa, na maior das comodidades”, garante.

No certame, as várias associações do concelho, juntamente com alguns restaurantes, promovem quer os pratos típicos deste tipo de evento, bem como os produtos da região.

Ontem, para além de Quim Barreiros, foi Murta quem passou pelo palco da Feira Franca de Avis. Hoje, atuam Papillon, Julinho KSD e Mishlawi, numa noite mais dedicada aos jovens mas em que, de acordo com o autarca, “todos são bem-vindos”. Amanhã o grande destaque vai para Xutos & Pontapés. No domingo, na noite de encerramento, é Toy quem sobe ao palco da feira.

De recordar que as entradas diárias no certame têm o custo de cinco euros.

Duo Musical A.R, Ti Manel Deejay e Dj Dinga nas Festas de Vila Boim

As Festas em Honra de Nossa Senhora dos Remédios e São João Batista decorrem entre os dias 29 de julho e 1 de agosto, sexta e segunda-feira, em Vila Boim, numa organização da Associação Aboim Jovem.

Carlos Leitão (na foto), vice-presidente da associação, refere que vão ser “umas festas dedicadas à prata da casa, com artistas do concelho e brincadeiras taurinas. Devido à pandemia e ao facto da associação ter estado parada, as verbas são poucas para organizar eventos. Nesse sentido, vamos contar com as festas na Praça da República, que vai ter animação musical, comes e bebes e um pequeno bar”.

Este ano, as festas decorrem na Praça da República, em Vila Boim, e contam com entrada gratuita. O programa para hoje conta com missa solene e bênção na igreja matriz de Vila Boim, pelas 18.30 horas, baile com o grupo Duo Musical A.R, às dez da noite, Ti Manel Deejay, pelas duas da manhã e disco sound com Dj Dinga, às 3.30 horas.

EN4 entre Elvas e Vila Boim já foi reaberta ao trânsito

A estrada nacional 4 (EN4), entre Elvas e Vila Boim, já se encontra reaberta ao trânsito, depois de ontem, tal como noticiámos (ver aqui), um veículo pesado de mercadorias ter tombado, nesse local.

Devido ao facto deste veículo transportar gás, ou seja, uma matéria altamente inflamável, os trabalhos, quer de remoção da viatura, quer da limpeza da via, foram demorados, tendo terminado perto das duas da manhã desta sexta-feira, informou o CDOS de Portalegre.

Deste despiste resultou um ferido leve, o condutor do pesado, que foi transportado pelos Bombeiros Voluntários de Elvas ao Hospital de Santa Luzia.

Para a ocorrência, foram mobilizados os Bombeiros Voluntários de Elvas e a Guarda Nacional Republicana, num total de 24 operacionais, apoiados por nove viaturas.