InnovPlantProtect de Elvas é a prova “de que não há territórios condenados”

O laboratório Colaborativo InnovPlantProtect de Elvas foi inaugurado esta quinta-feira, na presença das ministras da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato. Marcaram ainda presença a Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Isabel Ferreira e o secretário de estado da agricultura e do desenvolvimento rural, Rui Martinho, entre outras entidades.

Para Ana Abrunhosa, este laboratório “é a prova de que nos territórios do interior também podem existir projetos de com tecnologias de ponta, ligados à ciência e ao conhecimento. Este é mais um exemplo de que o interior do país é o centro da Península Ibérica e de que não há territórios condenados. O essencial é fazermos as parcerias certas, uma vez que tivemos uma CCDR muito sensível para este projeto, resultante de um investimento de seis milhões de euros, financiados a 85 por cento pelo Programa Operacional Regional”.

De acordo com a ministra da Coesão Territorial, “o trabalho desenvolvido no laboratório permitirá ao país ser mais autónomo e menos dependente da importação de determinados produtos. É claro que não conseguimos ser completamente autónomos mas a verdade é que podemos evoluir muito”.

Já a ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, felicita todos os envolvidos neste projeto garantindo que “estão reunidos todos os ingredientes para que seja um sucesso. Engloba a universidade, as empresas e a região, através do município, tendo todos os ingredientes para que a investigação feita nas universidades passe para a sociedade”.

Para Pedro Fevereiro, CEO do InnoPlantProtect, “há ainda um longo caminho a percorrer. Tratamos aqui problemas muito complicados de resolver e, nesse sentido, nós estamos a ajudar a desenvolver tecnologias que resolvam essas pragas e doenças”.

Este laboratório resultado de uma parceria entre o Município de Elvas, a Universidade Nova de Lisboa, o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV) e instituições públicas e privadas, nacionais e estrangeiras e está instalado no pólo de Inovação de Elvas, do INIAV.

Despiste de pesado carregado de gás corta trânsito entre Elvas e Vila Boim

Um veículo pesado de mercadorias tombou, ao início da tarde desta quinta-feira, 28 de julho, na Estrada Nacional 4, entre Elvas e Vila Boim, pelo que o trânsito se encontra cortado.

Devido ao facto deste veículo transportar gás, ou seja, uma matéria altamente inflamável, os trabalhos, quer de remoção da viatura, quer da limpeza da via, serão demorados, não se sabendo quando a estrada será reaberta ao trânsito.

Deste despiste, há um ferido leve a registar, o condutor do pesado, que foi transportado pelos Bombeiros de Elvas ao Hospital de Santa Luzia.

Para a ocorrência, cujo alerta foi dado às 15.23 horas, foram mobilizados os Bombeiros Voluntários de Elvas e a GNR, num total de 24 operacionais, apoiados por nove viaturas.

“Thor – Amor e Trovão” em exibição esta sexta-feira em Elvas

O filme “Thor – Amor e Trovão”, para maiores de 12 anos, é exibido esta sexta-feira, dia 29 de julho, pelas 21h30, no Auditório São Mateus, em Elvas.

Thor empreende uma jornada diferente de tudo o que já enfrentou – a procura pela paz interior. Mas a sua reforma é interrompida por um assassino galáctico conhecido como Gorr, o Carniceiro dos Deuses, que procura a extinção de todos os deuses.

Os bilhetes encontram-se à venda, meia hora antes da sessão, na bilheteira do Auditório São Mateus ou em http://ticketline.sapo.pt

Castelo de Ouguela acolhe este sábado iniciativas do projeto “Ouguela Comvida”

No âmbito do projeto “Ouguela Comvida”, apoiado pelo programa Bairros Saudáveis, em parceria com os habitantes de Ouguela e o Município de Campo Maior, irá realizar-se uma festa no Castelo de Ouguela, este sábado, dia 30 de julho.

Durante a festa decorrerá a apresentação do livro “Ouguela Milenar”, escrito pelo professor Fernando Antunes, ilustrado pelos habitantes de Ouguela e traduzido para espanhol por Amelia Vadillo.

De seguida, será inaugurada a exposição Saberes Artesanais, que reúne trabalhos de artesanato realizados pelos habitantes ao longo do projeto.

Integrado no Festival Internacional de Cinema – Periferias, será exibido o filme Diários de Otsoga, de Maureen Fazendeiro e Miguel Gomes, seguido de um momento musical pelos Flor Batom.

O livro “Ouguela Milenar” estará à venda no Centro Comunitário de Ouguela, juntamente com uma coleção de postais alusivos à aldeia, também com a intervenção dos seus habitantes.

Festas em Orada (Borba) decorrem este fim de semana

As festas de 2022 em Orada, no concelho de Borba, vão decorrer durante quatro dias, entre 29 de julho (sexta-feira) e 1 de agosto (segunda-feira). A Associação de Jovens de Orada e a Casa da Cultura de Orada são as entidades organizadoras dos festejos.

No dia 29, as festas em honra da Senhora da Orada abrem ao fim da tarde, com o repicar dos sinos na igreja; às 22 horas, há uma garraiada noturna, com gado da Ganadaria Pedro Tinoco; e, a partir da meia-noite e meia hora, atua o DJ S-Silva.

No sábado, dia 30, às 18 horas, há uma garraiada; às 22 horas, começa o arraial, com o Duo Hélio e Eurico; o espetáculo com as Bombocas começa às 23.30 horas; e, a partir da meia-noite e meia hora, atua o DJ Polson.

Para domingo, 31 de julho, anunciam-se missa seguida de procissão em honra de Nossa Senhora da Orada, às 16.30 horas; garraiada acompanhada pela Banda Filarmónica do Centro Cultural de Borba, às 18.30 horas; entrega do Pendão de Nossa Senhora da Orada aos organizadores das festas em 2023, às 21 horas; e arraial com atuação do Grupo Ar Musical, às 22 horas; e discoteca com o DJ Cyer J, à meia-noite.

Por fim, na segunda-feira, 1 de agosto, as festas encerram, às 18 horas, com uma largada no Largo da Igreja, seguida da tradicional vaca assada para os presentes.

Caminhada percorre Borba à noite

A Waterfit, Escolinha de Natação de Borba, organiza hoje, quinta-feira, dia 28, uma caminhada noturna, com um percurso de cerca de quatro quilómetros.

A iniciativa pretende promover a prática desportiva e o convívio entre todos. Acaba por ser uma caminhada social que se destina a pais e filhos. Vamos percorrer alguma área urbana da cidade para também a área de campo envolvente”, de acordo com Bruno Marianito, responsável pela organização.

A caminhada insere-se nas Férias desportivas, desenvolvidas pela escola de natação, um projeto que pretende dinamizar atividades junto dos mais novos e que “!tem corrido muito bem”, segundo Bruno Marianito

Caminhada noturna realiza-se hoje em Borba. A partida está marcada para as 21 horas, junto às piscinas descobertas de Borba.

Inscrições para passeio de BTT abertas até 21 de agosto

Os Amigos da Boa Fé BTT vão realizar no próximo dia 28 de Agosto, integrado nas Festas do Senhor Jesus da Boa Fé (Antigas festas dos Hortelões), o II Passeio BTT pelos trilhos da freguesia.

Joaquim Pires, responsável pela associação, refere que o percurso “é relativamente fácil, sobretudo para quem está habituado a fazer algum desporto. Não vamos passar pelo Forte da Graça, derivado à altitude, mas vamos passar pelo Museu Militar, de onde podemos ver alguns monumentos da cidade”.

A partida, para o percurso de 35 quilómetros, está marcada para as 8.30 horas, junto ao CRP da Boa-Fé. As inscrições podem ser feitas na plataforma www.apedalar.pt e têm um custo de 15 euros, com direito a almoço. Os acompanhantes no almoço pagam 10 euros.

Há 70 anos que José Velasques está na Casa Fitas

Faz esta quinta-feira, 28 de julho, 70 anos que José Velasques entrou para a Casa Fitas, em Elvas.

O estabelecimento surgiu a 21 de maio de 1952 pelas mãos de um familiar de José Velasques, que, em julho do mesmo ano, pegou no negócio, sendo hoje o comerciante mais antigo da Eurocidade, Badajoz, Elvas e Campo Maior.

Neste dia, José Velasques recorda que antes, a Casa Fitas nasceu e manteve-se 40 anos na Rua da Cadeia, e que, apesar de o movimento, nos dias de hoje, ser menos, tem vivido anos “muitos felizes e de muito trabalho”.

Ainda emocionado, José Velasques recorda o primeiro dia, quando tinha apenas dez anos, em que entrou para trabalhar com o tio, que o impediu de entrar sem que fosse com o pé direito, e revela “ainda bem que entrei com o pé direito”.

Questionado sobre qual o segredo para se manter tantos anos à frente desta Casa, José Velasques afirma que se deve ao facto de ter saúde, mas também da vontade e esperança em dias melhores.

Um espaço, agora situado no número 24 da Rua do Passo, uma perpendicular a meio da Rua de São Francisco, onde é possível encontrar uma vasta gama de produtos relacionados com a retrosaria.

Comissão Europeia apresenta medidas concretas para melhorar o sucesso escolar

A Comissão Europeia elaborou uma proposta de recomendação para os Estados-Membros, para implementar o possível em cada um dos países, sobre percursos para o sucesso escolar,

Na base desta proposta está o contínuo abandono escolar, segundo um estudo, mais de três milhões de jovens, entre os 18 e 24 anos abandonaram precocemente o ensino, na União Europeia.

Está também em causa o fraco aproveitamento na leitura matemática e ciências, tendo particular incidência em zonas mais desfavorecidas.

A Comissão Europeia pede assim, especial atenção a estas situações e que os países adotem formas de as combater através de orientações como, mais enfoque nas questões do bem-estar e saúde mental, também estar atentos ao bullying ou ciberbullying, à dotação das escolas de melhores infraestruturas, com melhores projetos, como Erasmus, para cativar os jovens. Pode consultar aqui todas as propostas da Comissão Europeia para os Estados-Membros.

Este é o tema em destaque esta semana do programa “Espaço Europa”, para ouvir na emissão às 12.45 horas e às 16.30 horas ou, no no podcast abaixo:

SAB organiza esta quinta-feira iniciativa em prol dos Bombeiros de Arronches

Pelo quarto ano consecutivo, o Sport Arronches e Benfica (SAB) organiza um evento solidário para ajudar os Bombeiros Voluntários de Arronches, esta quinta-feira, 28 de julho, às 19 horas.

Este ano, o evento “volta a ser realizado nos moldes da primeira edição, com uma corrida ou caminhada, aberta à população, com partida e chegada à parada do quartel dos Bombeiros”, como revela Paulo Galão, vice-presidente do Sport Arronches e Benfica.

Quem quiser colaborar não necessita de se inscrever previamente, mas deve levar “águas, barras energéticas ou sumos para os bombeiros”. A caminhada tem um percurso de cinco quilómetros e corrida de nove quilómetros, pela vila de Arronches, em ritmo lento, com o apoio das pessoas do clube. Paulo Galão acrescenta que “esta é uma iniciativa solidária, pelo que não tem qualquer caráter competitivo, nem prémios”.

O vice-presidente do SABenfica recorda que “no primeiro ano, em 2019, tivemos cerca de 160 participante e angariámos cerca de 1300 litros de água, já em 2020, devido à pandemia, foi apenas com os atletas da equipa que percorreram as ruas da vila a correr, enquanto a população entregava donativos no quartel e conseguimos 1500 litros de água e, em 2021, angariámos 2200 litros de água para ajudar os bombeiros”.

Paula Galão convida todos a aderirem à iniciativa, que, “no final da corrida e caminhada haverá um pequeno abastecimento para todos os participantes, no quartel”.

Quim Barreiros, Anjos, Bárbara Tinoco, Plutonio e The Gift no São Mateus

Quim Barreiros, Anjos, Bárbara Tinoco, Plutonio e The Gift são os cabeça de cartaz da edição deste ano da Expo São Mateus, que está de regresso, ao Parque da Piedade, em Elvas, de 16 a 24 de setembro.

Sem a tradicional carpa, os concertos, que o presidente da Câmara de Elvas, Rondão Almeida, garante irem de encontro aos gostos de todas as faixas etárias, serão feitos a céu aberto, sendo que as grandes novidades, adianta, dizem respeito ao próprio ordenamento do espaço. “Temos um espaço grande, mas não temos a capacidade financeira para alugar uma carpa, conforme se fazia, porque estamos a falar já num montante de mais de 120 mil euros, só para a carpa. Optámos por um sistema misto: uma parte vai estar coberta e a outra grande parte vai estar ao ar livre”, explica.

O evento contará, desta feita, com “dois grandes palcos”, o Palco São Mateus e o Palco da Feira, sendo que “haverá música até às quatro horas da madrugada”. A Expo São Mateus, como de costume, inclui restaurantes, bares e stands comerciais. Na Expo São Mateus deste ano, revela ainda o autarca, a Câmara Municipal investe entre 150 mil a 180 mil euros. As entradas no evento, ao contrário do que aconteceu nas últimas edições, são totalmente gratuitas.

No dia 20, no Palco São Mateus, atuam Filhos da Madrugada, Quim Barreiros e o DJ Diazz. Seguem-se, no dia 21, o Grupo Voz Amiga, Anjos e DJ Cyer G. No dia 22, atuam Os Raiz, Bárbara Tinoco e DJ Grouse. A 23 de setembro, animam a Expo São Mateus os B3L2, Plutónio e Oskar DJ. No último dia, 24 de setembro, sobem ao Palco São Mateus os Rumo ao Sul, The Gift e Francisco Cunha. Os espetáculos têm sempre início às 22h30.

Já pelo Palco da Feira, passarão, no dia 16, as Roncas d’Elvas; no dia 17, AR Musical; no dia 18, há noite de fados com Soraia Branco e António Vieira; no dia 19, atua o Duo Musical Hélio e Eurico; no dia 21, sobem ao palco os Moura Encantada; no dia 22, a animação fica a cargo do Duo musical Jorge e Célia; no dia 22, os Xumbo Torto; e, por fim, no dia 24, a Brigada 14 de Janeiro. Estes espetáculos têm início marcado para as 21 horas.

A Expo São Mateus, este ano, divide-se em três áreas: Zona Empresarial e de Exposição (Praça da Feira), uma Zona de Gastronomia (Restaurantes e Street Food) e Zona Lúdica e Cultural (Espetáculos e espaços de diversão noturna).

De acordo com o vereador Cláudio Monteiro, a zona de expositores contará com cerca de duas dezenas de stands. “Depois temos a zona de street food: queremos inovar nessa parte, que está muito bem conseguida e é uma zona diferente, onde as pessoas se vão sentir muito bem”, adianta. Para além de dois restaurantes, no espaço haverão ainda quatro bares.

A partir desta quinta-feira, 28 de julho, estão abertas as inscrições, tanto para os stands, como para os restaurantes e para a área de street food. O concurso público para os bares abrirá dentro de uma semana, explica ainda Cláudio Monteiro.

A romaria de São Mateus, sendo uma das mais importantes do país, incluiu diversas cerimónias religiosas. A mais importante, a Procissão dos Pendões, será presidida, no dia 20, pelo Arcebispo de Évora, D. Francisco Coelho.

A edição deste ano da Expo São Mateus foi apresentada esta manhã, em conferência de imprensa, no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Elvas.

Sinfonia nº2 de Mendelsshon com ensaio em Portalegre

Integrado na 8ª edição do Festival Internacional de Música de Marvão, decorre esta quinta-feira, dia 28 de julho, entre as 12 e as 14 horas, com entrada livre, o ensaio geral da Sinfonia nº2 de Mendelsshon, “Canto de Louvor”, pela Orquestra e Coro do Festival de Marvão.

A sessão decorre no grande auditório do Centro de Artes do Espetáculo de Portalegre.

Hermenegildo Rodrigues nomeado vice-presidente da Câmara de Elvas

Em reunião ordinária do Executivo da Câmara Municipal de Elvas, realizada ontem, 27 de julho, em Varche, o vereador Hermenegildo Rodrigues foi nomeado vice-presidente do município.

Hermenegildo Rodrigues substitui, assim, Anabela Cartas, que tal como o presidente da Câmara Municipal, Rondão Almeida, irá estar de férias.

A nomeação de Hermenegildo Rodrigues tem efeitos imediatos, a partir de hoje, dia 28 de julho, sem que o despacho defina o fim da sua validade.

Funerária Carranca tem mais um serviço ao dispor dos clientes

A Funerária Carranca, em Elvas, dispõe de mais um serviço ao dispor dos seus clientes, desde segunda-feira, 25 de julho.

Trata-se de uma câmara frigorífica que permite “uma melhor conservação dos corpos” até à realização do funeral.

Para Adelino Carranca, proprietário da funerária este é um serviço “muito importante, principalmente no verão, e de forma a conservar o corpo, durante mais tempo, por exemplo, quando se aguarda a chegada dos familiares que vêm do estrageiro”.

A Funerária Carranca está localizada na Rua de São Lourenço, em Elvas.

Festas da Senhora da Graça dos Degolados com programa variado

As Festas em honra de Nossa Senhora da Graça dos Degolados estão de regresso entre os dias 5 e 7 de agosto, a esta freguesia do concelho de Campo Maior.

A última edição das festas realizou-se em 2018, sendo que este ano, revela o presidente da junta de freguesia, João Cirilo, que é “muito bom o retomar destas festas”, sendo que tentaram, dentro das circunstâncias “ter um programa diversificado, tendo em conta os gostos de cada um, e a seu ver, “muito agradável para toda a gente”.

Para o primeiro e segundo dia está prevista tourada à vara larga, sendo que no dia 5 atua Mónica Sintra e no dia seguinte é Melão, quem sobe ao Palco. João Cirilo acrescenta que se espera “conseguir responder às expetativas das pessoas”, convidando as pessoas a deslocarem-se até Degolados para “desfrutarem do que foi preparado para todos”.

As Festas vão decorrer, este ano, no largo da Junta de Freguesia de Degolados, sendo uma organização da junta de freguesia em colaboração com o município de Campo Maior.

Unossobar já tem seis pontos no Futsal da ADBC

O Torneio de Futsal da Associação Desportiva do Bairro das Caixas continuou na noite desta quarta-feira, dia 27, no Polidesportivo Municipal do Jardim, em Elvas. A equipa do Unossobar, do grupo A em seniores, é a única da prova que tem seis pontos.

A competição decorre até 19 de agosto, nas noites de segundas, quartas e sextas-feiras. A terceira jornada teve os resultados que se seguem: Matraquilhos, 2 – Boa-Fé, 4 (seniores, grupo B); Meu Super/Quinas, 0 – Revoltilho, 4 (veteranos); e Unossobar, 3 – Revoltilho, 0 (seniores, grupo B).

Em seniores, no grupo A, a classificação é comandada por Cidade Nova e Cláudia Viagens, ambas com três pontos, seguidas por ADBC e Century 21 ainda sem pontos; no grupo B, Unossobar tem seis pontos, Revoltilho e Boa-Fé têm três pontos e Matraquilhos tem zero pontos. Nos veteranos, ADBC, Revoltinho e Unossobar/Cláudia Viagens têm três pontos; Boa-Fé e Meu Super/Quinas têm zero pontos.

Este torneio é uma homenagem a Ricardo Gama (“Pita”) e prossegue esta sexta-feira, dia 29, com os desafios: às 21 horas, ADBC – Century 21 (seniores, grupo A); às 22 horas, ADBC – Unossobar/Cláudia Viagens (veteranos); e, às 23 horas, Cláudia Viagens – Cidade Nova (seniores, grupo A).

MAEE dinamiza atividades para os mais novos

“Pesos de tear e tecelagem” foi o nome da atividade desenvolvida ontem, quarta-feira, 27 de julho, pelo Museu de Arqueologia e Etnografia de Elvas (MAEE) António Tomás Pires e destinada aos mais novos.

Rita Velasques, educadora de infância no Semi-internato de Nossa Senhora da Encarnação, explica que “é muito importante para os mais novos conseguirem desenvolver atividades no exterior da instituição. Estamos a sair de um período de pandemia, em que nos vimos privados de sair da escola e agora é muito bom para eles conhecerem a realidade cá fora”.

As atividades, para crianças dos 5 aos 15 anos, prosseguem hoje, quinta-feira, com a iniciativa “Um Táxi muito especial”.