Comissão Europeia apresenta medidas concretas para melhorar o sucesso escolar

A Comissão Europeia elaborou uma proposta de recomendação para os Estados-Membros, para implementar o possível em cada um dos países, sobre percursos para o sucesso escolar,

Na base desta proposta está o contínuo abandono escolar, segundo um estudo, mais de três milhões de jovens, entre os 18 e 24 anos abandonaram precocemente o ensino, na União Europeia.

Está também em causa o fraco aproveitamento na leitura matemática e ciências, tendo particular incidência em zonas mais desfavorecidas.

A Comissão Europeia pede assim, especial atenção a estas situações e que os países adotem formas de as combater através de orientações como, mais enfoque nas questões do bem-estar e saúde mental, também estar atentos ao bullying ou ciberbullying, à dotação das escolas de melhores infraestruturas, com melhores projetos, como Erasmus, para cativar os jovens. Pode consultar aqui todas as propostas da Comissão Europeia para os Estados-Membros.

Este é o tema em destaque esta semana do programa “Espaço Europa”, para ouvir na emissão às 12.45 horas e às 16.30 horas ou, no no podcast abaixo: