Casa cheia na penúltima noite de Festival Raya

Após uma semana repleta de atividades, o Festival Raya 2022 regressou ao Parque de Estacionamento das Piscinas Municipais para mais uma noite de música e animação.

Os elvenses Double Mars foram os primeiros a subir a palco, na passada sexta-feira, para uma atuação que não deixou ninguém indiferente e em que a boa disposição foi a nota dominante.

De seguida, o Presidente Luís Rosinha, acompanhado pelo restante Executivo Municipal falou ao público do Raya para agradecer a todos aqueles que de alguma forma tornaram possível a realização do evento neste novo formato, consolidando o Festival Raya no panorama dos festivais da região.

A noite continuou com o concerto de Fernando Daniel, um dos nomes grandes desta edição, e um dos momentos mais aguardados pelos espetadores que encheram por completo o recinto.

O jovem músico português proporcionou uma noite inesquecível, com um espetáculo repleto de êxitos, conhecidos pelos muitos admiradores que cantaram as suas músicas do princípio ao fim.

Esta penúltima noite do Festival Raya 2022 terminou com a animação dos Reggaeton Vives “El Perreo” e do DJ Peat.

MACE “democratiza o acesso à arte”, diz ministro da Cultura

Foi com o Auditório São Mateus completamente cheio que entidades, das mais variadas áreas, assinalaram este sábado, dia 16, os 15 anos do Museu de Arte Contemporânea de Elvas (MACE).

A cerimónia foi presidida pelo ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, que caracterizou de “muito interessante a forma como as comemorações estão a decorrer em rede. Esta ideia de construir um museu de arte contemporânea na fronteira, confere uma nova centralidade à periferia e eu acho que isso é muito interessante do ponto de vista da democratização do acesso à arte”.

O ministro da Cultura assinou esta semana o despacho que regulamenta o processo de adesão à Rede Portuguesa de Arte Contemporânea, permitindo às entidades interessadas solicitar a adesão já a partir de setembro, através de uma plataforma disponibilizada pela Direção-Geral das Artes (DGARTES).

Pedro Adão e Silva explica que este projeto “traz a possibilidade de integrar em rede vários equipamentos disponíveis no país, traduzindo-se como uma mais-valia para que quem vem de fora ter uma noção do que se passa em Portugal”.

Rondão Almeida, presidente da Câmara Municipal de Elvas, recorda o início do projeto do MACE que surgiu “da necessidade da tratar do rico espólio que a cidade tinha, mais concretamente de arte contemporânea”. O autarca considera que o MACE “é um elemento muito diferenciador na cidade, até porque tem um público-alvo muito específico”.

Na cerimónia foi ainda feito o anúncio da atribuição do nome de António Franco, diretor do Museu Extremeño e Iberoamericano de Arte Contemporáneo (MEIAC) de Badajoz, e falecido em Janeiro de 2020, a uma rua da cidade de Elvas.

As comemorações dos 15 anos de MACE atraíram a Elvas muitas entidades locais e nacionais, de diversos ramos da sociedade portuguesa.

A programação completa das comemorações está disponível aqui.

APLEC Internacional acontece em Elvas em agosto

Numa organização entre o Município de Elvas e a ADIFOLK, Elvas acolhe a 34ª edição do APLEC Internacional, um festival que tem por objetivo promover, divulgar e dar a conhecer a cultura popular catalã pelo mundo.

Durante três dias, a cor e a alegria vão vestir as ruas de Elvas e trazer muita animação. Danças catalãs, desfiles com cabeçudos, torres humanas, fogo de artifício, dragões e todo um imaginário que aproximará culturas e gentes.

Escolas superiores de educação reuniram em Portalegre

A Associação de Reflexão e Intervenção na Política Educativa das Escolas Superiores de Educação (ARIPESE) organizou o Encontro Nacional “A Educação para o Desenvolvimento nas ESE”, enquadrado no projeto “A Educação para o Desenvolvimento nas ESE: Diagnóstico e Capacitação” (Ação financiada pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua).

Este encontro teve lugar no auditório da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Portalegre, tendo acolhido mais de 80 participantes/docentes das Escolas Superiores de Educação públicas, incluindo os respetivos dirigentes.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Do programa, salientam-se duas conferências proferidas por destacados investigadores no âmbito do tema educação para o desenvolvimento; a apresentação dos resultados de um estudo levado a cabo pela ARIPESE sobre o mesmo tema e financiado pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P.; e a assinatura de uma carta de compromisso, por todos os diretores das ESE que integram a ARIPESE, a respeito da implementação de um conjunto de ações inerentes à Estratégia Nacional de Educação para o Desenvolvimento, na esfera de ação de cada ESE.

A sessão de encerramento contou com a presença do secretário de estado do ensino superior, Pedro Teixeira e da presidente do conselho coordenador dos institutos superiores politécnicos (CCISP), Maria José Fernandes, tendo ambos sublinhado e reconhecido o lugar e a missão relevante que as Escolas Superiores de Educação desempenham no país, no quadro do ensino superior politécnico, quer a respeito das questões relacionadas com a Educação para o Desenvolvimento, quer no que se refere à formação de professores, sobretudo no momento atual em que se discute a necessidade de formar mais profissionais deste sector.

Também o presidente do Camões -Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., João Ribeiro de Almeida, quis assinalar o evento, tendo enviado um depoimento em vídeo, reafirmando a pertinência do estudo levado a cabo pela ARIPESE e desafiando as ESE a aprofundá-lo futuramente, com o apoio do Camões-Instituto da Cooperação e da Língua, I.P.

Este encontro pretendeu constituir-se como uma oportunidade para pensar conjuntamente o quadro estratégico da ação das Escolas Superiores de Educação no desenvolvimento e efetiva implementação da Estratégia Nacional de Educação para o Desenvolvimento (ENED).

[/shc_shortcode]

8ª prova águas abertas “Fluviário de Mora” decorre este domingo

A Prova de Águas Abertas “Fluviário de Mora” decorre amanhã, 17 de julho, no Açude do Gameiro, em Cabeção, no concelho de Mora, a partir das 10 horas.

A presidente da Câmara de Mora, Paula Chuço, revela que esta é uma iniciativa que, “conta com diversas provas e, traz sempre muita gente até ao nosso concelho, e quem participa pode sempre ser acompanhado pela passadiço que existe, muito agradável”.

Esta prova tem sempre muitos participantes, num local, considerado pela presidente, “muito bonito que é Gameiro e que chama muitas pessoas, e para nós é o local de âncora para o turismo que estamos a querer desenvolver”.

Paula Chuço convida todos a deslocarem-se até Mora, para “desfrutarem desta iniciativa e da paisagem do Parque Ecológico do Gameiro”.

Aos nadadores participantes é possível concorrer nas provas de promoção de 400 metros, de 1500 metros ou na de estafeta 4×300 metros. A participação é aberta a atletas federados e não federados, a partir dos 12 anos de idade.

Envolvidos na organização da Prova estão o Município de Mora, através da Escola de Natação, a Associação de Natação do Alentejo, o Fluviário de Mora, os Bombeiros Voluntários de Mora e a Associação dos Amigos da Natureza de Cabeção.

Incêndio consome pasto em Santa Eulália (Elvas)

Foto arquivo

Um incêndio em zona de mato deflagrou ao início da tarde deste sábado, dia 16, junto à praça de touros de Santa Eulália.

O alerta para a ocorrência foi dado às 13.42 horas e no local estão cerca de 56 operacionais, apoiados por 13 viaturas e um meio aéreo.

Cerca das 14.30 horas o incêndio foi considerado dominado.

“Com entrega total”: será assim o regresso dos Soversion ao Raya

O festival Raya, em Campo Maior, termina este sábado, 16 de julho, com a atuação de Piruka, sendo que caberá aos elvenses Soversion animar, antes do rapper, o público, nesta derradeira noite do evento.

Sendo uma banda que, ao longo dos tempos, tem vindo a tocar muito em Campo Maior, lembra o vocalista dos Soversion, Roberto Cabral, o grupo está “super satisfeito” por poder voltar à vila e ao Raya.

“A maior parte das pessoas da região já conhece o nosso concerto, por mais que possamos colocar outras músicas e intenções, em termos daquilo que seja a nossa atuação, mas será sempre aquilo que as pessoas já conhecem: uma entrega total, absoluta e quase apoteótica”, garante Roberto Cabral.

Não querendo levantar a ponta do céu, relativamente aos temas a serem apresentados neste concerto, Roberto Cabral adianta, ainda assim, que irão interpretar tanto músicas que já são habituais nos seus espetáculos, como outras que vão de encontro aos gostos do público-alvo do festival, os jovens.

Treinadores de judo aperfeiçoam técnicas em Campo Maior

Treinadores de judo, de várias partes do país, participaram ontem numa ação de formação, que decorreu no pavilhão Rui Nabeiro em Campo Maior.

A formação, ministrada por António Moraes, 7º. Dan e membro da Comissão Nacional de graduações, teve como objetivo “transmitir as bases do judo para que quando estes treinadores transmitirem os conhecimentos realcem estes pontos importantes. Eu não vou acrescentar nada ao que eles já sabem, só vou sublinhar mais”.

De acordo com António Moraes, a modalidade de judo “transmite valores como o respeito, a coragem e a humildade, o que é fundamental para o crescimentos dos homens e das mulheres”.

António Chavigas Drogas, presidente da Associação Distrital de Judo de Portalegre, entidade que, em parceria com a Associação Nacional de Treinadores de Judo, promoveu a iniciativa, explica que “esta formação tem uma componente técnica bastante importante e é essencial para que o conhecimento passe ainda melhor para os alunos”.

A formação para treinadores de judo contou com cerca de 40 participantes e com o apoio e colaboração da Câmara Municipal de Campo Maior e da empresa Delta Cafés.

Lav&Sec comemora o seu segundo aniversário

A Lav&Sec, localizada na Avenida António Sardinha, em Elvas, comemora hoje, dia 16, o seu segundo aniversário.

Este espaço abriu “em plena pandemia mas conseguiu sobreviver e ultrapassar os obstáculos”, de acordo Tânia Cunha, proprietária da lavandaria. “Nós dispomos de serviço self-service, na parte da lavandaria, em que o cliente pode usar as máquinas sozinho, quer de lavagem que de secagem. Cada lavagem demora, no mínimo 30 minutos e a secagem tem o custo mínimo de dois euros, sendo que o cliente pode usar consoante as suas necessidades”.

Tânia Cunha garante que, cada vez mais, as pessoas procuram o serviço de engomadoria, sendo também o setor do turismo uma grande alavanca para a empresa: “nós temos uma lista de clientes particulares, alguns que nos acompanham desde o início, e depois temos as unidades de alojamento local que felizmente têm surgido cada vez mais, e com as quais temos alguns  protocolos”.

Durante este mês de julho, a LAv&Sec tem preparado algumas surpresas para os clientes particulares que estão com a empresa desde o início.

Beatos Álvaro Mendes e Aleixo Delgado têm festa neste sábado

A Festa dos Beatos Álvaro Mendes e Aleixo Delgado, naturais de Elvas e Mártires do Brasil, realiza-se hoje e amanhã, dias 16 e 17 de julho, Igreja de São Domingos.

António Carlos, presidente da Fraternidade Leiga de São Domingos, recorda que estes dois jovens, elvenses, morreram “numa viagem em que tinham como missão evangelizar o Brasil, e junto à Canárias o navio foi intercetado por protestantes, tendo, estes mártires, sido atirados ao mar, vivos”.

A Festa dos Beatos vai ser celebrada pela Fraternidade Leiga de São Domingos hoje, com uma Eucaristia, às 17.30 horas, presidida pelo padre Tiago Carlos, na Igreja de São Domingos e, amanhã, domingo, com o tocar dos sinos das igrejas da cidade, às 12 horas.

Fraternidade Leiga de São Domingos que comemora hoje e amanhã a Festa dos Beatos Álvaro Mendes e Aleixo Delgado.

Jorge Goes e Raquel Guerra animaram Praça da República

Jorge Goes e Raquel Guerra atuaram ontem, sexta-feira, dia 15, na Praça da República de Elvas, no âmbito da iniciativa Noites de Verão que vão decorrer ao longos dos meses de Julho e Agosto no concelho.

As noites de verão são organizadas pela Câmara Municipal de Elvas e decorrem ao longo do verão, na Praça da República e nas freguesias rurais.

Piruka promete “boa festa” na derradeira noite de festival Raya

Após a atuação de ontem de Fernando Daniel no palco do Raya, o festival de Campo Maior, dedicado, sobretudo, aos mais novos, termina na noite deste sábado, 16 de julho, com um concerto de Piruka.

O artista promete uma “boa festa”, confessando que, para os seus espetáculos, procura sempre levar “muita energia e boa vibe”. Quanto a novos temas, a apresentar no concerto desta noite, o rapper não adianta pormenores, até porque “tem de ser surpresa”.

Questionado se o hip hop e o rap são uma moda, Piruka garante que, para si, não são, sendo antes “cultura e amor”. “Para uns é uma moda, para mim nunca o foi. Eu rimo há 15 anos, comecei a ser conhecido há cinco ou seis anos, mas já escrevo há muitos anos. Para certos miúdos, que apareceram agora, é uma moda, que fazem isto para serem conhecidos, mas outros eu sei que sentem, que escrevem com sentimento”, diz ainda.

Nesta derradeira noite do festival, antes de Piruka, atuam os elvenses Soversion, no palco do Raya. Até altas horas da madrugada, a festa será feita ao som dos Djs Rusty e Pekas. A abertura de portas está marcada para as 21 horas.

Euromilhões mantém jackpot de 230 milhões de euros

O próximo concurso do Euromilhões, na terça-feira, vai manter o jackpot de 230 milhões de euros, uma vez que nenhum apostador acertou na chave sorteada ontem.

O segundo prémio, de um milhão e 800 mil euros, saiu a 14 apostadores, dois com aposta registada em Portugal. O terceiro, de 25 mil euros, que foi entregue a 14 apostadores no estrangeiro.

A chave sorteada no concurso de ontem do Euromilhões é composta pelos números 9, 17, 29, 38 e 39 e pelas estrelas 7 e 10.

Esta notícia não dispensa a consulta dos números através do portal dos Jogos Santa Casa.

7Sóis Luso Med Esch Orkestra atua na Praça da República

A 7Sóis Luso Med Esch Orkestra, com sons de Cabo Verde, Itália, Luxemburgo, Portugal e Sérvia, atua este sábado, dia 16, pelas 22 horas, na Praça da República de Elvas.

O espetáculo insere-se no festival Sete Sóis Sete Luas que conta ainda, este sábado, com um laboratório de gastronomia, entre as 17 e as 20 horas, na cafetaria do Museu de Arte Contemporânea de Elvas (MACE).