Fátima Pinto sobre ranking: “o que nos preocupa é a qualidade e não em termos quantitativos”

A Secundária D. Sancho II de Elvas ficou em quarto lugar no distrito de Portalegre, com uma média de 10.49 valores, sendo a escola nº 362 do ranking nacional.

Sobre esta posição e a média da escola, Fátima Pinto, diretora do agrupamento de Escolas nº3 de Elvas, esclarece que “o ranking apenas trabalha um fator, que é o fator de nota do exame nacional e, as escolas trabalham muito mais do que só a parte quantitativa da avaliação”, adiantando que “não estamos nem melhor nem pior do que em anos anteriores, as escolas têm mais critérios de avaliação e recursos de qualidade diferenciados, umas das outras, e apostas de ensino, e não apenas para o ranking”.

Fátima Pinto acrescenta que a Secundária de Elvas é uma escola “mais virada para o ensino profissional, que aposta noutro tipo de aprendizagem, mais prática, e isso leva a que alguns dos alunos que vão a exame, e bem, tentar entrar no ensino superior, faz com que a média do ranking seja baixa, todos os anos”.

Fátima Pinto afirma que aquilo que mais preocupa é a “qualidade e não em termos quantitativos”.

A diretora afirma que é objetivo incutir “nos nossos alunos que os seus objetivos não se fiquem pela escolaridade obrigatória, mesmo que muitas vezes não consigam através do exame nacional, havendo outras vias como os CTeSP, mas o aluno está motivado para continuar a sua formação, seja académica ou profissional nível 5, o que faz com que tenhamos alunos muito heterógenos e não consigamos subir muito no ranking”.