Avenida de Santo António em Estremoz encerra quarta-feira, mas município prepara alternativa

Uma das principais entradas na cidade de Estremoz, a Avenida de Santo António, que faz a ligação entre a EN4 e o centro da cidade, será encerrada à circulação automóvel na quarta-feira.

Na origem deste encerramento e, tal como explica o presidente da Câmara de Estremoz, José Sádio, está a proximidade da estrada a uma pedreira abandonada, sinalizada desde 2019, e “ao longo do tempo foram tomadas algumas medidas para prevenir, mas quando tomámos posse pedimos uma avaliação ao Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) do talude e da avenida e, nessa sequência foi recomendo: “fazer o encerramento da avenida e, a médio prazo, de um a cinco anos, o aterro da pedreira e arranjo da zona”.

Depois da recomendação do (LNEC), o município reuniu o seu executivo e demais entidades, e decidiu estabelecer um calendário para encerrar a avenida, “uma vez que esse encerramento, ainda que temporário, vai causar alguns constrangimentos ao nível de trânsito, pelo que a entrada de quem vem de Borba e Elvas vai ficar fechada”, sendo a alternativa pelo IP2. Assim sendo, foram feitas alterações de trânsito dentro da cidade, para diminuiu riscos de trânsito, de forma a dar tempo ao IP para proceder à alteração da sinalética e para que na quarta-feira, se proceda ao encerramento da avenida”.

No entanto, já foi encontrada uma solução, mais imediata, que passa por, “até final de agosto ou início de setembro, com um concurso urgente de uma empreitada, se consiga fazer um desvio na mesma avenida que afaste, cerca 30 metros, esse troço do talude, em questão, e se restabeleça a circulação e a entrada, por esse lado”.

Para além desta solução, mais imediata, José Sádio adianta que, a médio prazo, será lançado um concurso para um projeto que irá criar “uma nova acessibilidade à cidade que, que passa por prologar a Avenida Rainha Santa Isabel na interseção com a Nacional 4, num ponto mais acima daquele que é o atual”.

A longo prazo, pensa-se já, revela o presidente da Câmara de Estremoz, está relacionada com a variante do IP2, que “o projeto de execução vai avançar ou no final deste ano ou no início do próximo, e dentro de quatro ou cinco anos dará a possibilidade de desviar o trânsito pesado que circula dentro de Estremoz, por uma variante”.

José Sádio garante ainda que esta decisão de encerrar a estrada, não foi tomada de ânimo leve e teve apenas em conta a segurança das pessoas

Avenida de Santo António, que faz a ligação entre a EN4 e o centro da cidade de Estremoz que é encerrada quarta-feira, devido à proximidade com uma pedreira abandonada e em risco de derrocada. No entanto a autarquia prepara já um desvio a 30 metros desse troço, que poderá estar concluído em agosto ou setembro.