Badajoz teve neste sábado a Shopping Night

O evento Badajoz Shopping Night 2022 decorreu este sábado, dia 9 de julho, nas artérias comerciais do centro histórico da cidade.

Entre as 21 horas e a uma da manhã (hora espanhola), várias lojas estiveram abertas e houve animação musical (na foto “La Tabarra Quartet Band”), dança e atividades para crianças.

Embora, sem o fulgor de anos anteriores, as ruas de Badajoz encontravam-se bastante animadas.

Exposição do Encontro Internacional de Aguarela patente até dia 22 em Montemor

As obras criadas realizadas no IV Encontro Internacional de Aguarelas, que decorreu ao longo de oito dias em Montemor-o-Novo, vão estar expostas na Galeria Municipal de Montemor-o-Novo, até dia 22 deste mês.

Este ano participaram no Encontro Internacional de Aguarelas de Montemor-o-Novo os artistas Carlos Santos Marques (Portugal), Evaristo Callo (Perú), Giovanni Balzarani (Itália), Isabel Alosete (Bulgária), Jan Min (Holanda), Rahul Onkon Chakraborty (Índia) e Roberto Andreoli (Itália).

Inscrições abertas para a 8ª prova de águas abertas “Fluviário de Mora”

Estão abertas as inscrições, até dia 11 deste mês, para a Prova de Águas Abertas “Fluviário de Mora” que vai decorrer no Açude do Gameiro, em Cabeção, no concelho de Mora.

Esta 8ª edição tem lugar no dia 17 deste mês, a partir das 10 horas. A presidente da Câmara de Mora, Paula Chuço, revela que esta é uma iniciativa que, “conta com diversas provas e, traz sempre muita gente até ao nosso concelho, e quem participa pode sempre ser acompanhado pela passadiço que existe, muito agradável”.

Esta prova tem sempre muitos participantes, num local, considerado pela presidente, “muito bonito que é Gameiro e que chama muitas pessoas, e para nós é o local de âncora para o turismo que estamos a querer desenvolver”.

Paula Chuço convida todos a deslocarem-se até Mora, para “desfrutarem desta iniciativa e da paisagem do Parque Ecológico do Gameiro”.

As inscrições para a 8ª edição da Prova Águas Abertas “Fluviário de Mora” são gratuitas e podem ser feitas aqui, até dia 11 deste mês.

Aos nadadores participantes é possível concorrer nas provas de promoção de 400 metros, de 1500 metros ou na de estafeta 4×300 metros. A participação é aberta a atletas federados e não federados, a partir dos 12 anos de idade.

Envolvidos na organização da Prova estão o Município de Mora, através da Escola de Natação, a Associação de Natação do Alentejo, o Fluviário de Mora, os Bombeiros Voluntários de Mora e a Associação dos Amigos da Natureza de Cabeção.

“A Memória das Recordações” de Gonçalo Ramos apresentado este domingo em Elvas

O livro “A Memória das Recordações”, de Gonçalo Ramos, vai ser apresentado este domingo, 10 de julho, pelas 11.11 horas, na Biblioteca Municipal de Elvas.

Gonçalo Ramos escreveu as suas primeiras linhas quando era aluno na Escola Secundária D. Sancho II e publica agora o seu primeiro romance “A memória das recordações”.

“Uma janela de madeira velho azul e vidros gastos pelo tempo, um, talvez dois séculos; um cadeirão confortável que ocupa, ao acaso e em silêncio, o espaço vazio contíguo; o som hipnótico de um relógio de parede testemunha de gerações; a segurança e o aconchego de uma casa de xisto habitada por sombras. No horizonte as memórias.”

Manuel Claudino reeleito presidente da Casa do Benfica de Elvas

Os novos órgãos sociais da Casa do Benfica de Elvas tomaram posse este sábado, 9 de julho, para o triénio 2022/2024, nas instalações da coletividade, numa altura em que esta também assinala os seus 20 anos.

Manuel Claudino foi reeleito como presidente da direção da coletividade, José Alfredo Antunes preside a mesa da Assembleia Geral, e Pedro Claudino o Conselho fiscal. A lista liderada por Manuel Claudino foi a única que se apresentou a sufrágio.

Os próximos anos, Manuel Claudino garante que vão ser “de muito trabalho”, esperando mais “vitalidade e dinâmica para todas atividades”, assim como angariar mais sócios, “para que retomem à Casa do Benfica, como o seu local habitual, para conviver e desfrutar das atividades disponíveis”.

“Dinamizar” a Casa do Benfica de Elvas e “promover a cidade pelo mundo” é outra das ambições de Manuel Claudino, adiantando que “é o que a casa do Benfica tem feito ao longo dos últimos 20 anos, através de reportagens da BTV, que passam em todo o Mundo”, e recorda que, “numa altura em que a cidade ainda não era Património Mundial da Unesco já a Casa do Benfica fazia eventos culturais, para divulgar a cidade”.

José Henriques, ou Zé Gato, como é conhecido, é uma velha glória do Sport Lisboa e Benfica, tendo sido guarda-redes do clube e na seleção nacional, marcou presença nesta tomada de posse. Aos nossos microfones refere que ”é com bastante agrado e com uma grande alegria e satisfação” que volta à Casa do Benfica de Elvas, onde segundo diz “é sempre bem recebido e tenho aqui grandes amigos”.

Na tomada de posse dos novos órgãos socias esteve também o presidente da Câmara de Elvas, Rondão Almeida, que enalteceu o trabalho desenvolvido por Manuel Claudino à frente da coletividade, esperando que esta volte a ser uma referência no país como já o foi, há anos.

Maria João e André B. Silva encerram Portalegre Jazzfest

Este sábado, 9 de julho, último dia de Portalegre Jazzfest, o Centro de Artes do Espetáculo da cidade receberá, pelas 21.30 horas um dos momentos altos do evento, com o regresso ao palco do Grande Auditório de Maria João, um dos grandes nomes do jazz português e o seu projeto Ogre Electric, que comemorará dez anos de existência com o lançamento do álbum “Open your Mouth”.

A acompanhar Maria João, os Ogre Electric atuarão com João Farinha, nos Teclados e Sintetizadores, André Nascimento, na Eletrónica e Silvan Strauss, na Bateria.

Para concluir a 17ª edição do Portalegre Jazzfest em beleza, o guitarrista André B. Silva atuará no Café-Concerto, com o seu projeto “The Guit Kune Do”, acompanhado de quatro mestres guitarristas do Porto e da Galiza: AP, Eurico Costa, Virgílio da Silva e Francisco Rua e ainda João Próspero, no baixo elétrico, e Diogo Silva, na bateria.

Estremoz com muita atividade este fim de semana

Este fim de semana é de muita atividade em Estremoz, com mais uma edição do Mercado do Lago, que decorre ao longo de todo este sábado, na zona envolvente ao Lago do Gadanha, no Jardim Municipal.

Este mercado do Mercado do Lago, que decorre até à meia-noite, culmina com uma passagem de modelos, sendo que, durante todo o dia, será possível conhecer o trabalho dos artesãos do concelho.

Já pelas 22 horas, na Praça de Touros de Estremoz, decorre um espetáculo de variedades taurinas, promovida pela Tertúlia Tauromáquica de Estremoz.

Na Barragem de Veiros, e desde ontem, está a decorrer o evento Waterline, organizado pela Associação de Jovens Veirenses (AJOV). Este sábado, há concerto com Ojos Gitanos, a partir das 23 horas. Segue-se uma DJ Party com Cromos da Noite e After Party com Deejay A.G.

Feira Medieval de Elvas com espetáculo de fogo esta noite

A Feira Medieval prossegue hoje, sábado, 9 de julho, a partir das 19 horas, na Rua da Cadeia e também na Praça da República.

Vestidos a preceito para incorporar a idade média, são várias as tasquinhas que se concentram no coração da cidade, entre elas, está a da APPACDM de Elvas.

Luís Mendes, presidente da direção da instituição explica que é a segunda vez que participam, sendo este ano objetivo “não só comercializar os produtos que são feitos na instituição, mas também, promover a inclusão, com os utentes a visitarem e a conhecer o certame”.

Presente na Praça da República está também a Tasca dos Escuteiros. António Faroleira, chefe da 4ª secção do Agrupamento nº158 de Elvas do Corpo Nacional de Escutas dos  Escuteiros de Elvas, revela que “é objetivo angariar dinheiro para que os jovens se possam deslocar, no próximo anos, às jornadas mundiais da juventude, sem haver qualquer tipo de custo para os pais”.

A Feira Medieval de Elvas hoje abre às 19 horas, sendo que às 23.30 horas haverá espetáculo de fogo e, até à uma e meia da manhã não falta animação com os figurantes que recriam as vivências da época, pela Rua da Cadeia e Praça da República.

“Percursos pelo Património”: participantes conhecem arte nas igrejas de Elvas

Cerca de 20 pessoas participaram esta manhã de sábado, 9 de julho, na iniciativa “Percursos pelo Património”, da responsabilidade do município de Elvas.

O objetivo foi conhecer os diversos tipos de arte presentes nas igrejas da cidade, tendo início com a Casa da Cultura de Elvas, através das explicações da investigadora Patrícia Monteiro.

O próximo Percurso pelo Património está marcado para 10 de setembro, sob o tema “As ruas de Elvas”, com orientação de Rui Jesuíno.

Alentejo acima de 40 graus na sexta-feira

Quatro estações meteorológicas do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) no Alentejo atingiram pelo menos 40 graus, na tarde desta sexta-feira, dia 8. Foram os casos de Oriola (Portel), com 40,6 graus; São Pedro do Corval (Reguengos de Monsaraz), com 40,2 graus; Mora, com 40,1 graus; e Amareleja (Moura), com 40 graus.

No distrito de Portalegre, as temperaturas do ar mais elevadas foram registadas em Avis (39,4 graus) e Elvas (39 graus).

No caso de Elvas, as previsões do IPMA, quanto a temperaturas máximas, são escaldantes, para os próximos seis dias: 40 graus neste sábado, 41 no domingo, 40 na segunda-feira, 43 graus na terça e quarta-feira próximas e 41 graus para quinta-feira, dia 14.

D.A.M.A prometem concerto com muita energia no Raya

Os D.A.M.A. atuam na noite deste sábado, 9 de julho, em Campo Maior, no segundo dia do festival Raya.

Para Miguel Cristovinho, um dos elementos da banda, atuar no Alentejo “é sempre um prazer”, garantindo ainda que é também “sempre especial dar um concerto”. “A partir do momento em que isto é a nossa vida e que se ganha a consciência que é uma bênção, cada vez que temos a oportunidade de cantar para as pessoas, não há nenhum concerto que se dê por garantindo”, garante o cantor.

Cristovinho espera que, na próxima edição do Raya, mais que as quatro mil pessoas esperadas, este ano, sejam poucas, e que o festival possa ter margem para crescer. “Quanto mais nós conseguirmos, através da nossa cultura nacional, motivar as pessoas a estarem presentes, vamos continuar fazer por isso. Mais dez anos. Celebrámos dez anos agora. Queremos celebrar vinte”, remata.

Já Kasha, outro dos membros dos D.A.M.A., promete um concerto, esta noite, com “muita energia” e com momentos “de partilha”, adiantando que este regresso aos palcos, depois da pandemia, está a ser “incrível”. “Já estávamos com saudades de estarmos desconfortáveis na carrinha, de norte a sul do país”, diz ainda.

Hoje, antes dos D.A.M.A, atuam Catarina & The Voice Friends. A animação, pela noite fora, junto ao Complexo das Piscinas de Campo Maior prossegue ao som de No Maka e DJ Diazz.

Diogo Piçarra na noite deste sábado em Arronches

Neste penúltimo dia de Feira das Atividades Económicas de Arronches, sábado, 9 de julho, decorre, a partir das 10 horas, o VI Concurso de Ovinos de Raça (P3 e Ile-de-France).

Pelas 15 horas tem início o I Concurso de Ovinhos Charollais. Às 20 horas, há animação para os mais novos e às 22 horas atua o Grupo Verde Maio.

Diogo Piçarra, um dos nomes fortes da edição deste ano do evento, atua pelas 23 horas, seguindo-se, pela noite dentro, a discoteca a cargo de Oskar DJ.

Euromilhões com jackpot de 230 milhões de euros

O próximo concurso do Euromilhões, prevê um jackpot no valor de 230 milhões de euros, uma vez que ninguém acertou, ontem, sexta-feira, 8 de julho, na chave sorteada.

O Segundo prémio, de um milhão e 453 mil euros saiu a nove apostadores no estrangeiro.

Também o terceiro prémio, de 19 mil euros saiu a 19 apostadores, todos com aposta registada fora de Portugal.

O quarto prémio, de 1.311 euros, saiu a 90 apostadores, nove com aposta registada em território nacional.

A chave sorteada ontem é composta pelos números: 28 – 31 – 35 – 43 – 46 e pelas estrelas 04 e 07.

Esta notícia não dispensa a consulta dos números através do portal dos Jogos Santa Casa.

Primeira noite do Festival Raya com impacto “muito positivo”

O Festival Raya teve início ontem, sexta-feira, 8 de julho, junto ao Complexo das Piscinas de Campo Maior, com a presença de muitos jovens para assistirem aos concertos dos B3L2 e Wet Bed Gang.

Para o primeiro dia, o presidente da Câmara de Campo Maior, Luís Rosinha, diz que “o impacto é bastante positivo, com uma casa muito bem composta”, adiantando que o que foi perspetivado para este ano foi um contexto diferente, adotando “a política de um Festival, não ficando apenas por um fim de semana, uma vez que haverá diversas atividades durante a próxima semana”.

Quanto ao cartaz, Rosinha revela que pensaram trazer “não só os mais jovens, mas também todas as faixas etárias”, desejando que, com esta forte aposta do município, “que todos venham até Campo Maior, não só os campomaiorenses, mas também de todos os concelhos vizinhos”.

Luís Rosinha recorda que é objetivo do município “colocar este Festival na Rota dos festivais de verão”, principalmente no Alto Alentejo, por isso é que “arriscámos este não numa semana inteira de atividades e de grandes espetáculos”.

Já esta noite de sábado, 9 de julho, sobem ao palco do Festival Raya Catarina & The Voice Friends e os D.A.M.A., sendo que a animação, pela noite fora, junto ao Complexo das Piscinas de Campo Maior prossegue ao som de No Maka e DJ Diazz.


Jorge Almeida recebe distinção de sócio honorário da AFP

O treinador elvense Jorge Almeida (na foto) vai hoje receber a distinção de sócio honorários da Associação de Futebol de Portalegre (AFP), no decorrer da sétima gala da associação.

Para o técnico, este título é o reconhecer “do trabalho desenvolvido. Não é todos os dias nem toda gente que recebe este galardão”.

“Estive dez anos com treinador das seleções de Portalegre, onde, com a seleção de sub-13, conseguimos a melhor classificação de sempre. Além das seleções, também na área da formação trabalhei muito. Nesse sentido, lá longe, em Portalegre, alguém se lembrou de mim e do trabalho que desenvolvi, porque, às vezes, temos pessoas ao pé de nós que se esquecem de nós. Ser sócio honorário da Associação de Futebol de Portalegre orgulha-me muito e orgulha também as pessoas que são minhas amigas”.

A Gala da AFP, na qual serão distinguidos os clubes e agentes desportivos que se destacaram na época desportiva 2021/2022, realiza-se hoje, em Alpalhão, no concelho de Nisa, depois de ter sido cancelada nos últimos dois anos, devido à pandemia de Covid-19. A última edição da Gala da AFP realizou-se em 2019, no Crato.