Henrique Leitão promove concerto a 8 de julho em Arraiolos

O músico Henrique Leitão apresenta o concerto “Singularidades da Guitarra Portuguesa: História, Repertório e Técnica”, no próximo dia 8 de julho pelas 17 horas, no Cineteatro de Arraiolos.

O músico propõe um programa em que conversa, toca, canta e desenha, nunca perdendo de vista a guitarra portuguesa, instrumento que entrou na sua vida aos 14 anos e que nunca mais largou.

O concerto insere-se na programação “Onde a Vida Acontece”, projeto cofinanciado pelo Alentejo 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do FEDER. O Município de Arraiolos é parceiro da entidade promotora, a Pedra Angular – Associação de Salvaguarda do Património do Alentejo, com sede nesta região.

Município de Elvas prolonga candidaturas na plataforma SIGA até dia 31

As candidaturas na Plataforma SIGA, para os diversos apoios e complementos educativos nomeadamente subsídios, transportes e refeições escolares para alunos do pré-escolar ao Secundário, bem como Atividades de Animação de Apoio à Família (AAAF) para alunos do pré-escolar e Componente de Apoio à Família (CAF) para alunos do primeiro ciclo, foram prolongadas até 31 de julho.

Os pais e encarregados de educação devem aceder à plataforma SIGA, através dos acessos facultados pelo município de Elvas, e na sua área pessoal, escolher o menu Candidaturas e preencher o formulário de candidatura. Estarão disponíveis dois formulários de candidatura, um dirigido a alunos do pré-escolar e 1º ciclo e o outro aos alunos do 2º, 3º ciclos e Secundário.

Concurso de fotografia “Os 3 R’s da Sustentabilidade” em Avis

O Município de Avis encontra-se a promover o concurso de fotografia “Os 3 R’s da Sustentabilidade”, através do qual pretende premiar a elaboração de imagens como veículo de perceção importância da política dos 3 R’s para sustentabilidade do planeta, demonstrando a necessidade de adotar práticas de consumo responsável e contribuir para a mudança de atitudes face à produção de resíduos através do reconhecimento e valorização de práticas de redução, reutilização e reciclagem dos mesmos.

Podem participar no concurso todos os cidadãos nacionais e estrangeiros residentes em Portugal, amadores os profissionais, de todas as faixas etárias, com fotografias originais, a cores ou a preto e branco.

As fotografias devem ser enviadas até 31 de julho para concurso@cm-avis.pt, em formato JPG, com o máximo de 10 Mb.

Cada participante pode enviar no máximo três imagens. No e-mail de submissão das imagens, os participantes devem indicar o nome completo, idade, morada, endereço de correio eletrónico e número de telefone, bem como o título e uma breve memória descritiva da imagem.

Os três primeiros classificados irão receber produtos regionais. De 16 de agosto a 14 de setembro estará patente ao público, na Biblioteca Municipal de Avis, a exposição com a melhor imagem de cada participante, escolhida pelo júri.

Torneio Atleta Completo reuniu cerca de cem atletas em Elvas este fim de semana

O Torneio Atleta Completo decorreu este fim de semana, no Estádio de Atletismo, tendo decorrido em simultâneo na Maia e contou, em Elvas, com cerca de uma centena de atletas de associações de atletismo da zona centro e sul do país.

Este Torneio resultou de uma parceria entre o município de Elvas, a Associação de Atletismo do Distrito de Portalegre e a Federação Portuguesa de Atletismo.

O vice presidente da Federação, Paulo Bernardo refere que esta “é uma das principais provas a nível nacional, para o escalão de iniciados e de juvenis e viemos para Elvas, porque a Associação de Portalegre nos garantiu boas condições, a pista já precisa de alguma intervenção, mas ainda conseguiu realizar aqui esta prova e é uma oportunidade muito boa trazer os melhores de Portugal, para Elvas”.

Paulo Bernardo revela ainda que atualmente há cerca de 20 mil atletas filiados, um recorde, mas a federação pretende aumentar este número, porque “há cada vez mais pessoas a correr, mais de um milhão de pessoas e queremos que esses se juntam à nossa família do atletismo”.

Já Hermenegildo Rodrigues, vereador na Câmara de Elvas, afirma que “só pelo simples facto de termos aqui uma iniciativa e competição nacional, o balanço só por si, tem de ser positivo, quer pelo nível competitivo, quer pela oportunidade de ver atletas que podem ser o futuro ou mesmo referências no atletismo nacional ou mundial, e é o reflexo da progressão desde o início da competição até uma competição, mais séria”.

Questionado sobre se o município irá fazer alguma intervenção na pista de atletismo, dadas as suas condições, o vereador diz que “sabemos qual o estado da pista, que tem praticamente 30 anos, vamos ver qual vai ser a nossa possibilidade de remodelar muitas áreas e, vai depender do que conseguirmos candidatar ou não na candidatura à Comunidade Europeia do Desporto, se não conseguirmos, vamos ter que arranjar formas alternativas para a melhorar”.

Campomaiorenses promovem os seus produtos no “Mercado Cá da Terra”

O Mercado Cá da Terra regressou este domingo, 3 de julho, ao jardim municipal de Campo Maior, onde os expositores foram mais que na edição do mês passado, e também onde não faltou a animação musical.

Marlene Moreira, da Traquinartes explica que, no seu caso, esta iniciativa se torna importante para mostrar o trabalho que normalmente desenvolve na internet, como os materiais utilizados, e entre artigos para bebé, mochilas, entre outros, considerando que “esta iniciativa é uma mais-valia, para todos”.

Já Elisabete Mourato faz “mandalas feitos em várias técnicas, uma atividade que começou como uma terapia” e, que estão à venda no mercado e, sendo a primeira vez que participa na iniciativa e agradece “pela oportunidade” considerando que “é de louvar”.

Com dois negócios, entre doçaria e bijutaria, Soraia Restolho procura, nesta iniciativa mensal, vender os trabalhos que faz com a sua irmã, bem como os doces que confeciona em família, e revela que esta iniciativa “é boa para promover os pequenos negócios”.

O Mercado Cá da Terra decorre até às 20 horas deste domingo, no jardim municipal de Campo Maior.

Livro de Isabel Figueira apresentado este domingo em Vila Boim

“Poesia entre Doces e Licores” é o título do novo livro de Isabel Figueira, natural de São Romão, e que vai ser apresentado este domingo, 3 de julho, em Vila Boim.

Depois de ter lançado “Poesia e reflexões”, em 2021, e no mês passado “Poesia com sabor”. Este livro demorou cerca de um mês a escrever e tem cerca de 50 páginas.

Isabel Figueira revela que, e à semelhança do anterior, esta nova obra alia a gastronomia à poesia, sendo que este livro conta com várias receitas de licores e doces, adaptadas a cada época do ano, como a passagem do ano, páscoa, carnaval, verão, entre outros.

Este novo livro, assim como os dois anteriores são apresentados hoje na Praça da República de Vila Boim, uma vez que Isabel Figueira tem fortes ligações a esta freguesia.

A autora explica que para além desta apresentação, em que o seu filho irá ler o prefácio, escrito por si, haverá fado, com três poemas seus, cantados por Berta Miranda acompanhada por Bruno Cirilo e Jorge Clérigo e mostra gastronómica de alguns doces e licores que constam no livro.

“Poesia entre Doces e Licores” o recente livro de Isabel Figueira que é apresentado hoje, na Praça da República de Vila Boim, a partir das 21 horas.

Associações de Alandroal dão vida ao festival “Fora da Casca”

Termina na noite deste domingo, 3 de julho, no Castelo de Alandroal, mais uma edição do festival Fora da Casca, onde o caracol, caracoleta e lagostim são os reis, desde sexta-feira, entre os petiscos servidos pelas várias associações do concelho ao público.

Uma delas, a Associação Jovem Alandroalense, garante um dos responsáveis, André Lopes, foi até uma das principais impulsionadoras deste evento, aquando da sua primeira edição. “A Câmara fez muito bem em continuar com este festival. Para nós, mesmo nos dois anos da pandemia, tínhamos feito na mesma”, garante.

Já o Grupo Desportivo do Rosário, revela o presidente da coletividade, Rui Arrifes, participa pela primeira vez neste festival, na esperança de conseguirem angariar algumas verbas. A participar, depois de uma ausência longa, no campeonato INATEL, a adesão a este evento faz-se precisamente para conseguir dar continuidade ao trabalho recentemente retomado.

Há também um restaurante a participar neste Fora da Casca, o “Zé do Alto”. O proprietário, Edgar Careira, revela que, para este evento, preparam alguns petiscos que não integram a carta do restaurante.

As entradas neste festival são gratuitas, sendo que, para os mais novos, há insufláveis. Para hoje, estão previstas as atuações do Grupo do Projeto de Cante Alentejano da Associ’Arte e de Luís Simenta, entre as 18 e as 22 horas.

Exposição “Persona” patente no Forte da Graça

A exposição “Persona”, do artista plástico e performer Rafael Cabral, foi inaugurada ao final da tarde de ontem, sábado, 2 de julho, no Forte da Graça.

As obras que integram o espólio da mostra podem ser apreciadas até 7 de outubro em dois paióis e uma galeria do monumento.

O ato inaugural da exposição, complementado por uma performance de Rafael Cabral, contou com a presença da vereadora Paula Calado em representação do Município de Elvas.

“Música Encanta o Património” este domingo em Elvas

Foto arquivo

O ciclo de concertos “A Música Encanta o Património”, organizado pela Câmara Municipal de Elvas em colaboração com a Academia de Música de Elvas, prossegue este domingo, dia 3, com a Orquestra “Música no Silêncio”.

O evento está marcado para as 18 horas e contará com a atuação da orquestra na Igreja de Santa Maria de Alcáçova.

A iniciativa, que se realiza até agosto, agrega o património cultural e a música clássica, permitindo ao espectador conhecer o monumento e ao mesmo tempo assistir a um concerto de música de alta qualidade, com grupos de referência.

Moradores de Valdecaballeros e Cañamero já podem sair de casa depois de fogo em central solar

Foto: El Periodico Extremadura

O incêndio que deflagrou ontem, sábado, 2 de julho, na central solar térmica de Casablanca, devido a uma fuga de óleo, foi extinto esta manhã de domingo e, segundo os serviços de emergência, os 2700 moradores de Cañamero e Valdecaballeros, que desde ontem à tarde permaneceram confinados nas suas casas, devido à nuvem de fumo, possivelmente tóxica, podem agora sair para a rua.

O fogo começou por volta das 17.30 horas e três equipas de Herrera e Don Benito deslocaram-se para o local. Os bombeiros, que trabalharam o dia, aguardaram que o óleo acabasse de arder, bem como que a queda da pressão, do ramal de onde saiu o líquido baixasse de pressão, para poderem fechar uma válvula de 300 milímetros.

É um produto que irrita os olhos, as vias respiratórias e a pele, e à sua temperatura, superior a 390ºC, provoca graves queimaduras. Em relação ao meio ambiente, é um produto muito tóxico para os organismos aquáticos. É encontrado nas linhas de espelhos solares, e em depósitos internos da indústria.

Segundo a empresa proprietária, Grupo Cobra, a central tem uma potência instalada de 50 MW com uma produção aproximada de  175 GWh por ano.

Gera eletricidade a partir da radiação solar, aquecendo um fluido térmico (óleo térmico ou HTF) até 390ºC, que, por sua vez, aquece a água que, ao gerar vapor, movimenta uma turbina conectada a um gerador elétrico.

Atletas do CEN conquistam pódios no meeting em Elvas

O Clube Elvense de Natação (CEN) competiu ontem, sábado, 2 de julho, na modalidade atletismo, no 1º Meeting Eurobec Cidade Elvas, organizado pelo Município de Elvas com a colaboração da Associação de Atletismo de Portalegre.

Os três atletas do CEN estiveram presentes em cinco modalidades, foram eles: Bernardo Correia (Juvenil); João Monteiro (Juvenil) e Hugo Tavares (Veterano 40).

Quanto aos resultados João Monteiro alcançou o terceiro lugar em salto em comprimento (Absolutos) e o primeiro lugar nos 100 metros (Absolutos); já Bernardo Correia ficou em segundo lugar nos 1500 m (Absoluto); e Hugo Tavares ficou em segundo lugar no lançamento do peso (Absoluto), em terceiro nos 5000 metros (Absoluto) e foi o atleta do meeting com o primeiro lugar na classificação geral de todas as provas mediante pontuação João Monteiro (CEN).

Fim de semana do Caracol em Borba com prova cega este domingo

O Fim de semana do caracol, que decorre desde sexta-feira, em Borba, termina hoje, dia 3 de julho, com animação musical e uma prova cega dos cerca de 20 a 25 pratos de caracóis dos estabelecimentos aderentes.

A prova cega está marcada para as 17.30 horas, sendo que, como revela o presidente da Junta de freguesia da Matriz, Leonel Infante, contará com “um júri que irá provar cerca de 25 pratos diferentes de caracóis, e haverá prémios para os três melhores”.

Ainda hoje, pelas 18 horas, há espetáculo com Bellota Trompetera e, a encerrar o certame, pelas 20 horas, é feita a entrega de prémios.

Esta iniciativa é uma organização das Juntas de Freguesia da Matriz e de São Bartolomeu, com o apoio do município de Borba.

“Mercado Cá da Terra” alarga horário em Campo Maior

O “Mercado Cá da Terra” está de regresso hoje, domingo, 3 de julho, ao jardim municipal de Campo Maior, tal como vai acontecer no primeiro domingo de casa mês.

Desta feita, este domingo, e a pedido dos vários expositores terá um horário alargado, das 9.30 às 13 horas e das 17 às 20 horas.

A vereadora na Câmara de Campo Maior refere que este alargamento do horário reflete a “satisfação dos artesãos com esta iniciativa”, que conta com mais expositores. “São cerca de 25 expositores e tem tudo para correr bem, pelo que as expetativas só podem ser elevadas.”

Exposição do campomaiorense Luís Silveirinha patente no Espaço.arte

O campomaiorense Luís Silveirinha inaugurou na tarde de ontem, sábado, 2 de julho, no Espaço.arte, a exposição da sua autoria “Sierra”.

Trata-se de uma mostra composta por 12 quadros de guache sobre tela de bambu, em que a “flor em metamorfose” ganha destaque.

A cerimónia contou com a presença do presidente do Município, Luís Rosinha, dos Vereadores Paulo Pinheiro e São Silveirinha, do Comendador Rui Nabeiro e do Comendador António Cachola.

Esta mostra marca o regresso do conceituado artista campomaiorense às exposições na sua terra natal e vai estar patente até 30 de setembro, neste espaço museológico.

Clube Elvense de Natação promove escola de verão

Com mais uma época desportiva a chegar ao fim, o Clube Elvense de Natação (CEN), depois de já ter reaberto a piscina José Vicente Abreu, inicia amanhã, 4 de julho, mais uma edição da escola de natação de verão.

O presidente do clube, José Caldes (na imagem), apela para que os interessados possam fazer a sua inscrição, através do site do CEN ou da página de Facebook, revelando que esta escola de verão decorrerá “nos mesmos moldes” das edições anteriores. “Apenas têm de fazer a inscrição, enviar para o clube, o clube dá a aceitação, depois passamos todas as outras fases e iniciaremos”, explica.

Relativamente a esta temporada que agora se aproxima do fim, José Caldes garante que o balanço é “extremamente positivo”, lembrando que, apesar das dificuldades que a Covid-19 acarretou para os atletas, tem esperança que alguns possam fechar com “chave de ouro” a época, com a participação nos campeonatos nacionais. “Os miúdos acusaram o embate, devido à Covid-19, porque eles estavam parados. Tiveram mais dificuldades em treinar, houve muitas situações de Covid e os treinos arrancavam e paravam. Neste momento, as coisas já estão normalizadas e, a partir daqui, penso que será um final de época excelente”, diz ainda.

Já a treinadora Ana Cristina Jantarão não tem dúvidas de que, com a pandemia, a evolução dos jovens nadadores elvenses fica comprometido em dois, três anos, embora assuma que é necessário arregaçar mangas e trabalhar muito para que as principais lacunas sejam colmatadas. “Conseguimos manter uma atividade minimamente regular, mas não como seria normal”, diz ainda.

Quanto aos campeonatos nacionais, a treinadora revela que, para já, e com presença garantida na prova, está o infantil Diogo Munhão. “Espero que alguma das meninas, a Bárbara ou a Ana, ainda façam tempo para o nacional”, diz ainda. Para alcançar estas competições, garante a treinadora, é preciso “trabalhar muito”.

O Campeonato Nacional de Infantis disputa-se a 22 de julho, em Vila Nova de Famalicão. Já os Campeonatos Nacionais de Juvenis e Absolutos está marcado para dia 28, em Oeiras.

 

Veículo ligeiro despistou-se na A6

Um despiste de um veículo ligeiro de passageiros ocorreu na tarde de ontem, sábado, 2 de julho, na A6, ao quilómetro 143, no sentido Elvas-Caia.

Segundo o CDOS de Portalegre, há apenas a registar danos materiais na viatura, sendo que os dois ocupantes foram assistidos no local, não tendo sido transportados para o Hospital.

Ainda segundo a mesma fonte, o alerta foi dado às 17.49 horas de ontem, tendo sido mobilizados para o local os Bombeiros de Elvas, a GNR e a Brisa, num total de 14 operacionais, apoiados por cinco veículos.

Associação da Belhó Raposeira entrega prémios do futsal

A Associação Cultural e Desportiva da Belhó Raposeira entregou, na tarde de ontem, sábado, dia 2, na sua sede, os prémios referentes à primeira edição do Torneio de Futsal Cidade de Elvas.

O Unossobar recebeu o troféu do primeiro lugar e o treinador da equipa, Luís Gama, considerou que foi um “bom torneio” com um triunfo “mais difícil na final do que o resultado de 9-4 deixa antever”.

Seguiram-se Lufipapel no segundo lugar, Café Cidade Nova no terceiro e Revoltilho na quarta posição. Oleg Deliana, do Café Cidade Nova, foi o melhor marcador do torneio, com 11 golos em seis jogos; o Revoltilho foi a equipa mais disciplinada, apenas com um cartão em seis jogos; e o Brazuca FC foi a equipa que sofreu menos golos.

Vitor Barreto, presidente da Direção da Associação Cultural e Desportiva da Belhó Raposeira, considerou “muito positivo” ter feito este torneio e, pela maneira como a prova decorreu, acha que “há condições para continuar”, numa modalidade “em crescimento” no concelho de Elvas.

José Rondão Almeida, presidente da Câmara Municipal de Elvas, presente na cerimónia, referiu que o Polidesportivo Municipal da Raposeira vai ser dotado de condições para ali se realizar um torneio com estas caraterísticas, desafiando para o levantamento das necessidades a Junta de Freguesia de Caia, São Pedro e Alcáçova.