PRR financia formação do Politécnico de Portalegre

No âmbito do Consórcio Meridies, enquadrado no Programa Impulso Jovens para as áreas STEAM (ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemáticas) e Impulso Adultos, o Instituto Politécnico de Portalegre tem disponíveis cerca de 686 mil euros para apoio a estudantes, através de bolsas a distribuir a estudantes de CTeSP e estudantes de microcredenciais.

No âmbito dos CTeSP, o Politécnico de Portalegre apresenta, no referido projeto, os cursos de Design de Som e Produção Musical; Produção 3d; Programação Ágil e Segurança de Sistemas de Informação; Tecnologias de Produção Agropecuária; Design Multimédia e Audiovisuais; e Tecnologias e Produção de Sistemas de Informação. Para esta tipologia de cursos, terá disponível cerca de 550 bolsas que apoiarão os estudantes no pagamento das propinas e 65 bolsas de mérito, para os três melhores estudantes do primeiro ano de cada uma das edições dos referidos CTeSP, assim como para o melhor diplomado e o melhor diplomado feminino, num montante total que ascende a cerca de 494 mil euros. No âmbito das microcredenciais, o Politécnico de Portalegre disponibilizará bolsas de apoio aos estudantes, num montante aproximado de 192 mil euros, equivalente a cerca de 100 euros por ECTS.

O Consórcio Meridies é um consórcio liderado pelo Politécnico de Portalegre e que integra todas as restantes IES da NUTS II Alentejo (Politécnicos de Beja, Setúbal e Santarém e Universidade de Évora), estendendo ainda a sua parceria a mais de uma centena de entidades parceiras, incluindo as diferentes câmaras municipais, comunidades intermunicipais e associações empresariais da Região Alentejo assim como uma multiplicidade de empresas públicas e privadas. Com formações iniciadas já no ano letivo de 2021/2022, este consórcio, criado no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), tem um financiamento global de 7.463.000 euros.

Reprise a Cavalo pela Escola de Mafra decorre em Borba

Borba comemorou esta sexta-feira, 17 de junho, mais um aniversário da Batalha de Montes Claros. Depois da cerimónia militar, junto ao Padrão da Batalha de Montes Claros, realizou-se uma reprise a cavalo pela escola de Mafra, em Borba.

Para António Anselmo, presidente da Câmara Municipal de Borba, “qualquer data histórica, independentemente de ser em Borba, ou noutro local do país, tem que ser sempre recordada da melhor forma, e esta, segundo alguns historiadores, foi das mais importantes da guerra da restauração”, considerando que, hoje, “foi feita uma cerimónia militar com uma dignidade muito grande, com respeito pelos mortos, que permitiram que sejamos portugueses”.

António Anselmo garante ainda que as pessoas devem perceber que a Batalha de Montes Claros foi “extremamente importante não só para Borba e para a região, mas também para o país, que conseguiu marcar a verdadeira independência”.

O presidente acrescenta que é, igualmente, importante que as pessoas “conheçam o simbolismo histórico desta batalha e, ao mesmo tempo, se divirtam”, as crianças com a reprise a cavalo e mais tarde, pelas 22 horas, atua a Orquestra Ligeira do Exército.

357 anos da Batalha de Montes Claros assinalados esta sexta-feira em Borba, numa programação que se estende até domingo.


Viseu vence torneio de futebol sub-13 e sub-14 em Arronches

O Torneio da Amizade foi jogado em Arronches e Mosteiros, numa competição em que participaram oito equipas de quatro associações de futebol e se distribui pelo Estádio Municipal Francisco Palmeiro, em Arronches, e Campo de Jogos de Mosteiros.

Estas instalações desportivas foram escolhidas pela Associação de Futebol (AF) de Portalegre para a realização da edição de 2022 do Torneio da Amizade, competição de futebol que teve as participações das equipas de sub-13 e sub-14 das associações de futebol do Algarve, Beja, Viseu e Portalegre.

Assim, entre sexta-feira, dia 10, e sábado, 11 de junho, as equipas realizaram os encontros previstos e o torneio ditou os resultados seguintes: em sub-13, venceu a AF de Viseu, seguida da AF do Algarve, a AF de Beja e a AF de Portalegre; em sub-14 também ganhou a AF de Viseu, seguida da AF do Algarve, AF de Portalegre e AF de Beja.

Na entrega de prémios, estiveram, no Estádio Municipal Francisco Palmeiro, o presidente e o vice-presidente da Câmara Municipal de Arronches, João Crespo e Paulo Furtado, o presidente da Junta de Freguesia de Assunção, Pedro Fernandes, e o presidente e vogal da Direção da AF de Portalegre, Daniel Pina e José Garção.

357 anos da Batalha de Montes Claros em Rio de Moinhos

Os 357 anos da Batalha de Montes Claros assinalam-se esta sexta-feira, dia 17.

As comemorações tiveram início com uma cerimónia, junto ao padrão da Batalha, com a cerimónia militar de homenagem aos mortos.

Para as 17.30 horas está marcada uma reprise a cavalo pela escola de Mafra, no largo da Fonte das Bicas, em Borba.

 

Troféu de Remo Mestre de Avis na albufeira do Maranhão

A 14.ª edição do Troféu de Remo Mestre de Avis vai ser disputada no Complexo do Clube Náutico de Avis, na albufeira do Maranhão, nos próximos dias 18 e 19, sábado e domingo.

Esta prova de remo jovem vai ser disputada nas categorias de benjamins, infantis, iniciados, juvenis e juniores, nos dois dias do fim de semana: no sábado às 16 horas e no domingo às 9 horas.

As provas são disputadas nas distâncias seguintes: benjamins e infantis, 500 metros; iniciados, 1000 metros; juvenis, 1500 metros; e juniores, 2000 metros.

Piscina da Ribeira de Nisa (Portalegre) já abriu

O Município de Portalegre informa que a piscina da Ribeira de Nisa abriu no feriado nacional desta quinta-feira, dia 16. Com a abertura da piscina municipal da Ribeira de Nisa, os portalegrenses e seus visitantes podem aproveitar este espaço, a uma semana do início do verão.

Das 10 às 20 horas, a piscina está aberta para todas as faixas etárias, sendo que os valores de entrada diferenciam consoante a idade: dos 7 aos 12 anos, a entrada é de 50 cêntimos; dos 13 aos 16 anos de idade, o valor é um euro; e a partir dos 17 anos, o custo de entrada é de 2,10 euros.

A população que tenha Cartão Municipal do Idoso ou Cartão Social do Munícipe encontra-se isenta do pagamento de entrada. Existe ainda um desconto de 50% aos munícipes que apresentem Cartão Jovem Municipal e aos que pretendem aproveitar apenas o final da tarde na piscina, a partir das 18 horas. A piscina municipal da Ribeira de Nisa encerra às quartas-feiras.

AIAR assinala 400 anos de Aqueduto da Amoreira

Faz no próximo dia 23 de junho, quinta-feira, 400 anos desde o dia em que a água correu pela primeira vez na Fonte da Misericórdia, em Elvas, depois de concluída a obra do Aqueduto da Amoreira.

“Este é um monumento que foi construído devido às necessidades da população em ter água e tem a particularidade de ter sido pago pelos elvenses”, como nos referiu Carlos Correia Dias (na foto à direita), membro da AIAR.

Com o intuito de comemorar a data, a AIAR preparou duas iniciativas. A primeira, trata-se de uma exposição de fotografia, inaugurada no dia 23, às 19 horas, na Cisterna da Praça Militar, ao fundo da rua de São Francisco. O segundo momento acontece na sexta-feira, dia 24, com uma conferência, a decorrer entre as 9 e as 18.30 horas, na Casa da História Judaica de Elvas. Subordinada ao tema “Boas práticas na gestão sustentável do património hidráulico”.

Durante a conferência, vai ser apresentado o projeto de Erasmus +, desenvolvido pelo Agrupamento de Escolas nº3 de Elvas, em parceria com o Agrupamento de Escolas de Campo Maior, bem como com estabelecimentos de ensino de Castellón, em Espanha, e Pavia, em Itália. Elsa Nascimento, membro da direção da AIAR e em representação do Agrupamento de Escolas nº3 de Elvas, explica que “a integração do projeto H2O MAP nestas comemorações faz todo o sentido pois ele aborda a água. O projeto consiste num levantamento do património hidráulico da região, através da utilização de ferramentas digitais, em que se recorre a uma série de dados que são levantados, em campo, pelos alunos, para depois serem colocados em formato digital, para se vir a construir mapas digitais”.

Câmara investe 128 mil euros e recupera duas casas em Arronches

A Câmara Municipal de Arronches vai recuperar duas moradias na vila e a empreitada vai ser levada a efeito por um empresário do concelho, tendo sido oficializada a ligação entre ambas as partes na passada segunda-feira.

Depois de terem sido adquiridos pela autarquia, os imóveis situados na Rua do Arco vão ser recuperados para arrendamento jovem, numa política que visa também a valorização do centro histórico.

Estas duas moradias, de tipologia T2 e T3, vão ser reabilitadas, procurando a autarquia conciliar a fachada tradicional do casario alentejano com melhores e mais modernas condições do seu interior.

Após consulta prévia, a empreitada foi adjudicada a Luís Gonçalves, empresário em nome individual e o contrato foi assinado a 13 de junho. Esta empreitada representa um investimento total de 128 mil euros por parte da Câmara Municipal de Arronches.

Alunos do secundário consideram exame de Português “relativamente fácil”

Foram mais de 148 mil os alunos inscritos, a nível nacional, para os exames do ensino secundário que tiveram início esta sexta-feira, dia 17, a maioria para aceder ao ensino superior, com Biologia e Geologia, Português e Física e Química e Matemática entre as mais concorridas

A 1.ª fase dos exames do ensino secundário arrancou hoje, com a prova de Português.

Fomos falar com alguns alunos que realizaram esta prova, sendo que todos aqueles com quem falamos afirmaram que o exame foi, relativamente fácil.

Andreia Monho afirma que o exame foi “relativamente fácil” e adianta que saíram as obras “A mensagem”, de Fernando Pessoa, “Os Lusíadas” de Camões e também uma comparação entre Frei Luís de Sousa e “A Mensagem”, considerando que estava “bem preparada” para este exame, que precisa para ingressar no Ensino Superior, em Educação.

Já Leonor Faria também diz que a prova lhe “coreu bem” e refere que a medida que prevê que apenas os alunos que querem ingressar no ensino superior, realizem estes exames, “é positiva”.

Henrique Reis pretende seguir Direito, no Ensino Superior, daí a realização da prova de português, que considerou que lhe “correu bastante bem”, tendo tido apenas algumas dificuldades na parte relativa à escola múltipla. Este aluno afirma ainda que “é uma boa medida”, apenas os alunos que querem entrar no Ensino Superior realizaram exame às disciplinas necessárias, uma vez que “quem não está interessado no Ensino Superior não deve fazer exame”, algo que a seu ver, “se deveria manter”.

Outro dos alunos com quem falamos foi Eduardo Nunes que afirma que a prova lhe “correu bem, tendo em conta a fraca preparação devido à pandemia e às consequentes aulas online”, e revela que pensava que “o exame fosse mais difícil”.

Também os alunos de 9º ano realizaram hoje o exame de Português Língua Não Materna.

GNR desenvolve Operação “PRISEC 2022” que incide na segurança privada

A Guarda Nacional Republicana (GNR) realiza, entre os dias 17 e 27 de junho, diversas ações de fiscalização direcionadas para o exercício da atividade de segurança privada e para a adoção obrigatória de medidas e sistemas de segurança, na sua área de responsabilidade.

Atendendo ao arranque da Operação Verão Seguro 2022 e com o início do Verão e o fim das restrições pandémicas, a Guarda irá orientar o seu esforço para os espaços de diversão noturna, como bares e discotecas, bem como eventos culturais. O aumento da procura destes locais de diversão potencia a ocorrência de incidentes, o que constitui uma preocupação para a Guarda dado poder colocar em causa a segurança e tranquilidades públicas no período noturno, especialmente nas regiões de elevada afluência turística.

Neste contexto, emerge a relevância da atividade de segurança privada, a qual assume especial importância na proteção de pessoas e bens e na prevenção e dissuasão da prática de atos ilícitos, assumindo uma função complementar da atividade desempenhada pelas Forças e Serviços de Segurança (FFSS).

A GNR assume-se como uma das entidades com competência para a fiscalização da atividade de segurança privada, e nesse sentido irá realizar ações de fiscalização orientadas para zonas de espetáculos, divertimentos públicos e locais de diversão, estabelecimentos de restauração e bebidas com espaços de dança, onde serão avaliadas todas as medidas de segurança exigíveis, incluindo a segurança privada e sistemas de videovigilância.

Segundo a GNR, as infrações mais comuns relacionadas com o exercício da segurança privada são: Cartão profissional não aposto de forma visível; não utilização de uniforme aprovado; desempenho de funções de competência exclusiva das autoridades judiciárias ou policiais; e a não renovação do cartão após caducidade/prazo.

X Torneio Francisco Palmeiro joga-se este fim de semana em Arronches

Hoje e amanhã, dias 18 e 19 de junho, joga-se, em Arronches, o X Torneio Francisco Palmeiro, inserido na programação das Festas de São João, com objetivo de homenagear um antigo jogador arronchense.

Também amanhã, decorre mais uma edição do Festival de Folclore, no Jardim do Fosso, a partir das 16 horas. Pelas 21.30 horas, tem início o primeiro baile de São João, animado, no mesmo local, pelo Grupo MP.

Na quarta-feira, tem início uma feira do livro, haverá marchas populares e festival de música popular.

Já na quinta-feira, véspera de feriado municipal, Tim e Ensemble Ibérico atuam no Jardim do Fosso, às 22 horas.

Campo Maior On Stance sábado a favor da APPACDM de Elvas

A Zona Industrial de Campo Maior será palco, no sábado, dia 18 de junho, da segunda edição do Campo Maior On Stance. Trata-se de um evento dedicado à perícia automóvel, que inclui um conjunto de provas: Sopro de Escape, Top Burnout, Top Corte Diesel, Top Corte Gasolina, Car Limbo, Top Interior e Top Exterior.

A participação no evento, que tem início às 9 horas e só termina à meia-noite, é de dez euros por carro. Grande parte das verbas angariadas com o evento reverte a favor da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Elvas.

Para os primeiros cem carros, os condutores terão direito a uma camisola oficial do evento. As inscrições são feitas, no próprio dia. Quem quiser assistir não paga, mas pode sempre, e se assim o entender, contribuir em prol da causa solidária da edição deste ano do Campo Maior On Stance.

A primeira edição, realizada em 2019, e que serviu para apoiar a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Campo Maior, reuniu cerca de 150 automóveis. Desta feita, Rúben Cordeiro, da organização, espera que esse número seja, no mínimo, duplicado.

Stance, explica ainda Rúben Cordeiro, é uma nova variante do tunning, que diz respeito, entre outros, à altura da suspensão, largura da bitola, bem como às medidas das rodas e pneus dos carros.

Alunos de 9º e 12º anos realizam prova final de português

Mais de 148 mil alunos estão inscritos para os exames do ensino secundário, que têm início hoje, a maioria para aceder ao ensino superior, com Biologia e Geologia, Português e Física e Química e Matemática entre as mais concorridas

A 1.ª fase dos exames do ensino secundário arranca hoje, com a prova de Português, às 9:30 horas. O exame de Biologia e Geologia decorre a 21 de junho, pelas 9:30 horas, Física e Química A a 27 de junho, também pelas 9:30 horas, e Matemática A a 30 de junho, à mesma hora.

A última prova da 1.ª fase é no dia 6 de julho, com a prova de História B.

Também a prova de Português de final de ciclo, para alunos de 9º ano, se realiza hoje, às 9.30 horas.