Alunos do secundário consideram exame de Português “relativamente fácil”

Foram mais de 148 mil os alunos inscritos, a nível nacional, para os exames do ensino secundário que tiveram início esta sexta-feira, dia 17, a maioria para aceder ao ensino superior, com Biologia e Geologia, Português e Física e Química e Matemática entre as mais concorridas

A 1.ª fase dos exames do ensino secundário arrancou hoje, com a prova de Português.

Fomos falar com alguns alunos que realizaram esta prova, sendo que todos aqueles com quem falamos afirmaram que o exame foi, relativamente fácil.

Andreia Monho afirma que o exame foi “relativamente fácil” e adianta que saíram as obras “A mensagem”, de Fernando Pessoa, “Os Lusíadas” de Camões e também uma comparação entre Frei Luís de Sousa e “A Mensagem”, considerando que estava “bem preparada” para este exame, que precisa para ingressar no Ensino Superior, em Educação.

Já Leonor Faria também diz que a prova lhe “coreu bem” e refere que a medida que prevê que apenas os alunos que querem ingressar no ensino superior, realizem estes exames, “é positiva”.

Henrique Reis pretende seguir Direito, no Ensino Superior, daí a realização da prova de português, que considerou que lhe “correu bastante bem”, tendo tido apenas algumas dificuldades na parte relativa à escola múltipla. Este aluno afirma ainda que “é uma boa medida”, apenas os alunos que querem entrar no Ensino Superior realizaram exame às disciplinas necessárias, uma vez que “quem não está interessado no Ensino Superior não deve fazer exame”, algo que a seu ver, “se deveria manter”.

Outro dos alunos com quem falamos foi Eduardo Nunes que afirma que a prova lhe “correu bem, tendo em conta a fraca preparação devido à pandemia e às consequentes aulas online”, e revela que pensava que “o exame fosse mais difícil”.

Também os alunos de 9º ano realizaram hoje o exame de Português Língua Não Materna.