Alandroal: cerveja artesanal de todo o tipo e sabor para provar até domingo

O castelo de Alandroal é palco, entre esta sexta-feira, 10 de junho, e domingo, dia 12, da primeira edição do festival “A Beer in the Sky”,

Trata-se de um Festival Internacional de Cervejeiras Artesanais e Mestres Cervejeiros, que conta com concertos, gastronomia e mais de 200 cervejas diferentes, de marcas de diversos países.

Também o Dark Sky tem um papel importante neste evento, dado que, no decorrer do mesmo, dá oportunidade a qualquer pessoa de poder observar tanto o sol, durante a tarde, como a lua e as estrelas, à noite.

De acordo com o presidente da Câmara de Alandroal, João Grilo, o festival resulta de uma “ideia que surgiu de juntar as dinâmicas do território a um fenómeno que está a acontecer em Portugal, cada vez com mais força, que é da cerveja artesanal”.

Animação e música também não faltam no festival. Com o calor que se faz sentir por estes dias, João Grilo está convencido que muita gente vai comparecer no evento, aconselhando, ainda assim, à moderação no consumo da cerveja.

No festival o destaque, para além da cerveja artesanal, vai para novas apostas de bebidas como destilados, sidras, kombuchas de produção portuguesa. Além disso, no decorrer do mesmo serão lançadas duas cervejas de celebração, em parceria com o Dark Sky.

Alunos da Universidade de Évora queimam fitas este sábado

A cerimónia de queima das fitas, dos alunos da Universidade de Évora, realiza-se amanhã, sábado dia 11.

O programa tem início marcado para as 11 horas, com a missa, e prolonga-se até de madrugada, sendo “um momento bastante simbólico para estudantes, famílias e também para os membros da reitoria da universidade, uma vez que também marcamos presença”, como nos referiu a reitora Hermínia Vilar

Este ano serão mais de 800 os alunos a queimar fitas. A cerimónia de queima das fitas tem início marcado para as 16 horas, nos claustros do Colégio do Espírito Santo.

Já o cortejo académico realiza-se no derradeiro dia da Queima das Fitas, a 12 de junho.

Câmara de Évora apoia novo estádio do Juventude

A Câmara Municipal de Évora, na sua reunião do passado dia 1, abordou a cedência de uma parcela em terreno municipal para construção de complexo desportivo. A Câmara Municipal, tendo em conta o relatório final do Júri do Procedimento de Concurso Público para Cedência de Parcela em Terreno Municipal para construção e gestão de um Estádio de Futebol, deliberou aprovar, por unanimidade, a proposta de adjudicação ao Juventude Sport Clube.

A autarquia deliberou ainda que, em sede de licenciamento, as condições indicadas no referido relatório “sejam adequadas à implementação global do Complexo Desportivo”, que vai ser construído naquele terreno municipal e de que o Estádio do Juventude fará parte, no sentido de articular, rentabilizar e otimizar as diferentes utilizações, acessos e espaços.

Bispo e Plutónio esta sexta-feira na Queima das Fitas de Évora

Bispo (na imagem), Plutónio e Kiss Kiss Bang Bang são os artistas que animam, na noite desta sexta-feira, 10 de junho, a Queima das Fitas de Évora. No palco secundário, o DJ de serviço é Jungla.

Um dos pontos altos da festa dos estudantes, a cerimónia solene da queima das fitas, organizada pelo Conselho de Notáveis da Universidade de Évora, está marcado para amanhã, dia 11, nos claustros do Colégio do Espírito Santo. Já o cortejo académico realiza-se no derradeiro dia da Queima das Fitas, no domingo, 12 de junho.

Percurso pelas Memórias de Montes Claros a 19 de junho em Borba

O Município de Borba promove, a 19 de junho, o passeio pedestre pelas Memórias de Montes Claros.

Com um percurso de cerca de 12 quilómetros e uma duração estimada de quatro horas, a iniciativa, gratuita, é aberta a todos os interessados.

A concentração está marcada para as 8.30 horas, junto à Ermida da Senhora da Vitória, no Barro Branco.

Impressão de fotografias em cerâmica no fim de semana em Aguiar

A ceramista Helena Garcia vai dinamizar no Salão da Cooperativa, em Aguiar, no concelho de Viana do Alentejo, um workshop colaborativo sobre Impressão de Fotografias em Cerâmica, nos próximos dias 11 e 12, sábado e domingo.

As sessões têm entrada livre e vão decorrer no dia 11 a partir das 18.30 horas e no dia 12 a partir das 14 horas. A iniciativa surge no âmbito do projeto “A Mulher e a Sabedoria passada entre Gerações”, que pretende construir um mural aberto à participação da população, com o objetivo de celebrar o papel das mulheres do concelho e a sua sabedoria ao longo de gerações.

Helena Garcia é ceramista com formação de base em ensino de educação visual e lançou a sua própria marca, a que deu o nome de Alpiota. Natural da freguesia de Alcáçovas, abriu o seu ateliê no centro da vila, onde dá a conhecer técnicas acessíveis a todas as pessoas, mesmo sem qualquer experiência, convidando os interessados a “meter a mão na massa” e a produzir as suas próprias peças.

Concerto solidário de bandas este sábado em Campo Maior

A Banda 1.º de Dezembro promove este sábado, dia 11 de junho, no Centro Cultural de Campo Maior, um concerto solidário, no qual participa também a Banda Municipal de Música de Albuquerque.

“Vai ser o segundo encontro transfronteiriço, que já fizemos no ano passado também”, começa por dizer o maestro da Banda 1º de Dezembro, Francisco Pinto. As receitas angariadas com o evento, cujas entradas têm um custo de cinco euros, adianta o maestro, revertem a favor do ATL Arco-íris, da Casa do Povo de Campo Maior.

Neste espetáculo, a filarmónica de Campo Maior apresentará “grandes dinâmicas de ritmo”, com temas, entre outros, da Pantera Cor de Rosa, Star Wars e Quinta do Bill. Já a banda espanhola tocará temas de Pasodoble, bem como de autores como Mozart e Piazzolla. Durante o concerto estão ainda previstas algumas surpresas, sendo que “as crianças vão cantar no final”. “Acho que vai ser um bom espetáculo”, assegura ainda Francisco Pinto.

O espetáculo tem início marcado para as 16 horas. Os bilhetes podem ser adquiridos no Centro Cultural de Campo Maior.

Campo Maior On Stance solidário com APPACDM de Elvas

A Zona Industrial de Campo Maior será palco, no próximo dia 18 de junho, sábado, da segunda edição do Campo Maior On Stance. Trata-se de um evento dedicado à perícia automóvel, que inclui um conjunto de provas: Sopro de Escape, Top Burnout, Top Corte Diesel, Top Corte Gasolina, Car Limbo, Top Interior e Top Exterior.

A participação no evento, que tem início às 9 horas e só termina à meia-noite, é de dez euros por carro. Grande parte das verbas angariadas com o evento revertem a favor da APPACDM de Elvas.

O evento foi dado a conhecer esta sexta-feira, 10 de junho, por Rúben Cordeiro e Ricardo Encarnação, da organização, no Magazine de Informação e Música da Rádio ELVAS.

Para os primeiros cem carros, os condutores terão direito a uma camisola oficial do evento. As inscrições são feitas, no próprio dia. Quem quiser assistir não paga, mas pode sempre, e se assim o entender, contribuir em prol da causa solidária da edição deste ano do Campo Maior On Stance.

A primeira edição, realizada em 2019, e que serviu para apoiar a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Campo Maior, reuniu cerca de 150 automóveis. Desta feita, Rúben Cordeiro espera que esse número seja, no mínimo, duplicado.

Stance, explica ainda Rúben Cordeiro, é uma nova variante do tunning, que diz respeito, entre outros, à altura da suspensão, largura da bitola, bem como às medidas das rodas e pneus dos carros.

Como é o dia a dia de um jogador profissional de poker?

O poker é um jogo de cartas que envolve uma combinação de sorte, instinto, habilidade, e estratégia. Praticado um pouco por todo o mundo, o poker pode ser jogado de forma amadora ou profissional. Segundo a base de dados Hendon Mob, existem mais de 17.000 jogadores profissionais de poker ativos na atualidade. Alguns dos mais bem-sucedidos, como os norte-americanos Phil Ivey, Doyle Brunson, ou Phil Hellmuth são autênticas celebridades internacionais.

O dia a dia de um jogador profissional de poker é muitas vezes associado a um estilo de vida fácil e luxuoso, mas a realidade é bastante diferente. Para fazer carreira no mundo do poker, não basta ter sorte: também é preciso muito trabalho e dedicação. Neste artigo, vamos analisar quais são as rotinas mais tipicamente implementadas por jogadores profissionais de poker e perceber o que é preciso para fazer das cartas um modo de vida.

Existem jogadores profissionais de poker em Portugal?

Coimbra é uma das cidades portuguesas com mais jogadores profissionais de poker.

Existem vários jogadores profissionais de poker em Portugal, e alguns deles já obtiveram resultados impressionantes internacionalmente. Ainda que Coimbra seja uma das localidades portuguesas com mais jogadores profissionais, o poker é jogado de norte a sul do país—mesmo em Elvas. Na sua maioria, os jogadores profissionais de poker portugueses são ex-estudantes universitários com paixão pelo jogo, que procuram uma carreira alternativa e desejam definir os seus próprios horários.

Para um país com cerca de 10 milhões de habitantes, Portugal é relativamente forte na cena internacional de poker. Em 2021, Nuno Capucho venceu o World Series of Poker Online, um dos maiores torneios digitais de poker da atualidade. Anteriormente, jogadores portugueses como João Vieira ou Diogo Veiga também fizeram história com os seus resultados na World Series of Poker. João Barbosa é outro dos maiores vencedores do poker português, e tornou-se numa figura de destaque desde que venceu o Europen Poker Tour de Barcelona em 2018.

Ao nível da promoção de poker, o maior caso nacional de sucesso é o conimbricense André Coimbra. Coimbra é um ávido streamer de poker e o autor de “Torneios de Poker,” o primeiro livro exclusivamente dedicado a jogadores de poker editado em Portugal.

O dia a dia de um jogador profissional de poker

Jogar poker profissionalmente envolve muitas horas de treino, muito estudo, e algum cuidado com o corpo

Geralmente, o dia a dia de um jogador profissional de poker inclui sessões diárias de jogo de 4 a 8 (ou mais) horas. Um jogador profissional trabalha ativamente enquanto joga, isto é, gera o rendimento mensal ou semanal com que sobrevive.

Existem dois grandes géneros de jogadores de poker: aqueles que jogam num espaço físico, como um casino, e aqueles que jogam online, em sites de poker na Internet. Alguns jogadores de poker online também se deslocam a espaços físicos ocasionalmente (normalmente para participar em torneios oficiais).

Mas a vida de um jogador profissional de poker não é apenas jogar. Também é preciso investir muito tempo na qualidade do jogo. Para além do tempo passado no casino ou em frente ao ecrã, os jogadores profissionais de poker têm por hábito aprender muito sobre o poker e viver um estilo de vida condicionado—à semelhança do que acontece, por exemplo, com atletas de alta competição.

Onde se pode jogar poker em Portugal?

Longe de grandes centros de jogo, como Macau ou Las Vegas, é difícil viver do poker sem ter acesso a um site de poker online. Em Portugal, os casinos encontram-se espalhados um pouco por todo o país e alguns deles nem sequer disponibilizam mesas de poker. Por esse motivo, a Internet é a melhor opção para jogar poker em território nacional.

Antes de começar a jogar online, é importante optar por um site de poker de referência, que reúna uma boa base de jogadores e todas as condições de segurança.

Para além do poker: saúde e meditação

No blog pessoal do supracitado André Coimbra encontram-se algumas publicações que detalham uma das suas maiores preocupações: o sono. Um jogador profissional de poker tem liberdade para escolher os seus horários, mas estes encontram-se muitas vezes condicionados por questões como fusos horários ou torneios extensos.

Coimbra reflete acerca das vantagens de recorrer aos serviços de um sleep coach para melhorar o seu desempenho como jogador de poker e streamer, evocando também os benefícios do café e de ciclos de sono interrompidos.

Outro método extra-poker popular entre profissionais envolve a meditação. Muitos jogadores de poker acreditam que meditar é uma das melhores formas de potenciar as suas habilidades na mesa de jogo. Existem algumas vantagens associadas à meditação que podem ser muito úteis para jogadores de poker. Afinal, a meditação reduz o stress e a ansiedade, melhora a concentração, e reduz os efeitos físicos da tensão.

Exercício físico também é importante

O cuidado com o físico também faz parte da rotina da maioria dos jogadores profissionais de poker. Jogar profissionalmente envolve passar horas a fio sentado em frente do computador ou da mesa de jogo. Para evitar dores nas costas e articulações, muitos profissionais praticam exercício físico como a corrida ou o yoga.

Fábrica de baterias de Navalmoral: a “chave” do setor automóvel em Espanha

A entrada em funcionamento de uma fábrica de baterias de lítio, em Navalmoral de la Mata, na Extremadura, defende o presidente do Governo de Espanha, Pedro Sánchez, será, por uma lado, “um choque” para a cidade e para a região, mas, por outro, permitirá traçar um plano daquilo que será futuro do setor automóvel no país.

Tendo em conta as fábricas que se vão instalar, quer na Extremadura (Envision e Acciona), quer em Valência (Volkswagen e Seat), Pedro Sánchez não tem dúvidas que estas serão a “chave para ancorar a produção de carros elétricos no país, agora e no futuro”.

Estes projetos, garante o primeiro-ministro espanhol, são os principais investimentos, no setor dos carros elétricos do Perte (o Plano de Recuperação e Resiliência de Espanha), a que se apresentaram 13 empresas que incluem grandes fabricantes do país e que, ao todo, somam 487 projetos que mobilizam um total de 12 mil milhões de euros de investimento.

As ajudas do Governo Espanhol, no âmbito do Perte, para este setor, são de mais de 2.900 milhões.

Coudelaria de Alter do Chão dá-se a conhecer na Ecuextre em Badajoz

A Coudelaria de Alter do Chão, uma das mais antigas do mundo, como vem sendo habitual, nos últimos anos, está representada na 13ª edição da Ecuextre, a Feira do Cavalo e do Touro, que decorre nos pavilhões da IFEBA, em Badajoz, até domingo, dia 12 de junho.

“Pela proximidade com Espanha e pela proximidade do nosso cavalo com o espanhol, acho que faz todo o sentido a Coudelaria de Alter estar representada. Temos todo o gosto em estar aqui e já é uma tradição”, comenta António Pinto, responsável pela coudelaria.

No certame, a coudelaria tem um stand e um cavalo. “O convívio e a divulgação”, garante António Pinto acaba por ser sempre o melhor que se leva da participação na Ecuextre. Depois do evento, diz ainda o responsável, são muitos aqueles que visitam a Coudelaria de Alter, que tiveram um primeiro contacto com a mesma, precisamente, no decorrer desta Feira do Cavalo e do Touro.

Até domingo, na IFEBA, para além de diversos concursos hípicos, não faltam motivos de atração, sobretudo para os profissionais do setor e para os aficionados.

A Beer In The Sky com muita animação neste primeiro dia

A Beer In The Sky é o nome do festival que decorre entre esta sexta-feira, dia 10 de junho, e domingo, dia 12, no castelo de Alandroal.

Este festival pretende conciliar a cerveja artesanal com o Dark Sky Alqueva e potenciar a cultura do território.

Esta sexta-feira, há animação musical, a partir das 18.30 horas, com Dj Paulo Nupe; entre as 19 e as 21 horas é a vez de Ez Fita Cola; às 21.30 horas Wee; 22 horas, Crassh; às 23.30 horas atua o Dj Rodrigo da Matta e à meia-noite novamente Crassh.

André Soares apadrinha prova de ciclismo em Estremoz esta sexta-feira

A Feira Internacional do Desporto, que tem início esta sexta-feira, dia 10 de junho, em Estremoz, e decorre até domingo, dia 12, conta hoje com uma prova de ciclismo, que reúne cerca de 200 ciclistas, na cidade.

José Sádio, presidente da Câmara de Estremoz, revela que “esta clássica de ciclismo, em Estremoz, traz equipas de nível profissional a outros participantes, numa duração de três horas, percorrendo grande parte das freguesias, e que tem como padrinho e participante André Soares, natural de Estremoz, e campeão olímpico nacional”.

A prova de ciclismo, em Estremoz, no âmbito da Feira Internacional do Desporto tem início marcado para as 16 horas.

Apresentado em Arraiolos, Projeto Pista pretende recolher dados turísticos da região

O projeto “Pista – sistema inteligente para a monitorização da sustentabilidade do turismo do Alentejo”, desenvolvido pela Universidade de Évora, foi apresentado ontem, quinta-feira, dia 9, no decorrer da iniciativa “O Tapete está na Rua”, em Arraiolos.

A reitora da Universidade de Évora, Hermínia Vilar, explica que “este projeto pretende recolher dados sobre o turismo no Alentejo e apoiar o desenvolvimento da atividades turística na região, fazendo parte do quadro comunitário Alentejo 2020. O Pista liga-se a uma linha de investigação e de formação que nós temos na Universidade, na área do turismo, bem como a uma linha de investigação que nós temos, relacionada com o CIDEHUS – Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades. No fundo, pretendemos destacara a importância que o turismo tem, como atividade económica no nosso país”.

O protocolo de concretização do projeto Pista foi assinado na abertura da iniciativa “O Tapete está na Rua”, em Arraiolos.

O “Tapete está na Rua” decorre até domingo, dia 12, na vila de Arraiolos. O programa de hoje conta com atividades desportivas, passeios turísticos, a apresentação da revista “Arrayollos” e um arraial popular. Às 21.30 horas, realiza-se um encontro de música e poesia com Janita Salomé, Carlos Mota de Oliveira e Rúben Alves.

Festival do Caracol este fim de semana em Degolados

O “Festival do Caracol” decorre entre hoje e domingo na freguesia de Degolados, em quatro bares e cafés aderentes.

Segundo explica o presidente da junta de freguesia, João Cirilo, o dar animação à população ajudado os bares e restaurantes da freguesia. “Esta iniciativa tem apenas uma finalidade, dar alguma animação à população e, ao meso tempo, ajudar os bares e restauração em Degolados, revela João Cirilo.

Nestes dias, quem se dirigir aos ao Quiosque do Jardim, Bar o Marvão, Flavours e Fátima, pode degustar os caracóis, que têm ao dispor. “Promover os bares e restaurantes, bem como esta iguaria típica, nesta altura do ano, e dar vida à população, chamando também pessoas de fora, para que visitem Degolados, são os grandes objetivos da iniciativa, acrescenta o presidente da Junta.

O “Festival do Caracol” decorre entre hoje e domingo na freguesia de Degolados.

Bellissimo Cafés vai oferecer máquinas de café ilustradas por artistas nacionais

Inspirados pela irreverência de Bellissimo Cafés, que convida a ver a vida com mais sabor, André da Loba, Mariana a Miserável e Mantraste foram desafiados a criar sem reservas ou preconceitos, tendo como tela uma máquina de café (sistema Delta Q).

Afirmando que tudo pode ser Bellissimo, e que todas as visões e formas de encarar a vida são válidas, desafiados pela marca, André da Loba, Mantraste e Mariana a Miserável ilustraram máquinas de café, que dão cor ao amor que se sente, à liberdade sem fronteiras e à vida a acontecer.

Demonstrando que há várias formas de ver o amor, André da Loba recompensou a palavra “amor” e transformou-a num infinito, utilizando dialetos próprios, cores vibrantes e figuras que se entrelaçam, mostrando que a capacidade de amar não se esgota em formas ou feitios, entende-se com meias palavras e que todo o amor é Bellissimo, seja íntimo ou próprio.

E porque há também várias formas de olhar para a vida, em tons mais suaves, Mariana a Miserável pintou uma paisagem montanhosa, com altos e baixos, onde residem as emoções e vários acontecimentos em simultâneo, bons e maus, mostrando que a vida não vem com manual de instruções e que dá muitas voltas mas que é esta imprevisibilidade que a torna em algo Bellissimo.

Por fim, celebrando a beleza da liberdade, Mantraste inspirou-se no que significa ser livre e demonstrou que existem várias formas de o ser, mas que o importante é que seja simples e traga paz, para voar, partilhar sem julgamentos e ser quem realmente é.

As máquinas de café ilustradas pelos artistas nacionais serão oferecidas pela marca aos mais criativos e inspiradores. E, para isso, basta participar, no giveaway no instagram de Bellissimo Cafés, escrevendo uma frase criativa onde utilizem as palavras “Bellissimo” e uma das seguintes palavras “amor”, “vida” ou “liberdade”. Os dez vencedores do passatempo serão anunciados no dia 28 de junho.

Bellissimo Cafés é uma marca portuguesa pertencente ao Grupo Nabeiro – Delta Cafés criada para todos os apreciadores de um verdadeiro café italiano, quer pela sua torra, quer pelo seu sabor único.

Reforçando a sua identidade e autenticidade, estimulando os sentidos e reinventando interpretações estéticas que tonam cada momento ainda mais especial, Bellissimo Cafés oferece agora a oportunidade aos seus consumidores de ganharem uma máquina exclusiva para saborearem um café Bellissimo.

IPDJ promove programa de voluntariado jovem para a natureza e florestas

Desde o dia 8 de junho e até novembro, decorre a fase para apresentação de candidaturas ao programa “Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas” do IPDJ. Os projetos são operacionalizados entre 28 de junho a 30 de novembro.

O programa é dirigido a entidades de diversas tipologias, nomeadamente: entidades constantes do Registo Nacional das Organizações Não-Governamentais de Ambiente e Equiparadas, entidades constantes do Registo das Organizações de Produtores Florestais, associações de jovens inscritas no Registo Nacional do Associativismo Jovem, Câmaras Municipais, Juntas de Freguesia, estabelecimentos públicos de ensino e estabelecimentos privados de ensino que cumpram o previsto na legislação enquadradora do voluntariado.

Após a aprovação dos projetos, os jovens, com idades compreendidas entre os 14 os 30 anos e condições de idoneidade para o exercício do voluntariado, podem efetuar a sua inscrição na respetiva plataforma do IPDJ e optarem por projetos nas várias áreas do programa, todas elas ligadas à proteção e preservação da natureza e do meio ambiente.

Os objetivos deste programa são a promoção de práticas de voluntariado juvenil no âmbito da preservação da natureza, florestas e respetivos ecossistemas; a sensibilização das populações para a área do ambiente realizadas por jovens; a prevenção contra os incêndios florestais e outras catástrofes com impacto ambiental e a promoção da qualidade das atividades de voluntariado e aquisição de competências por parte dos voluntários.

São parceiros do IPDJ para a execução do programa “Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas” a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, a Agência Portuguesa do Ambiente, o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas e as Comissões distritais e municipais de proteção civil.

Para apoio às candidaturas no IPDJ Alentejo, contactar:

Portalegre: dina.crespo@ipdj.pt – 245 301 900

Évora: mgabriela.segurado@ipdj.pt – 266 737 300

Beja: sandra.pires@ipdj.pt – 284 314 900

Delta assinalou Dia do Ambiente com crianças de Campo Maior

O Grupo Nabeiro e a Novadelta promoveram ontem, 9 de junho, no parque de estacionamento do Centro de Ciência do Café, um conjunto de iniciativas, alusivas às comemorações do Dia Mundial do Ambiente.

Esta iniciativa, desenvolvida em parceria com a Sociedade Ponto Verde, foi dirigida aos alunos das escolas do concelho e centrou-se em atividades sobre reciclagem.

A vereadora São Silveirinha, em representação do Município de Campo Maior, esteve presente.

Câmara de Portalegre promove Quinzena Gastronómica da Cereja de São Julião

A Câmara Municipal de Portalegre irá organizar, de 15 a 30 de julho, a Quinzena Gastronómica da Cereja de São Julião, com o objetivo de divulgar um dos produtos mais caraterísticos e apreciados da nossa região, que poderá ser degustado em 17 estabelecimentos do concelho de Portalegre, entre eles restaurantes, unidades hoteleiras e gelatarias.

Simultaneamente, a Quinzena irá englobar um programa diversificado, destacando-se, no dia 18 de junho, a Caminhada de 7 km ao Monte das Cerejeiras, que inclui apanha da cereja.

O ponto de encontro da Caminhada será às 8h30, na Rotunda do Porto da Azinheira (cruzamento para o Porto da Espada), seguindo depois para a Cascata do Monte Sete (subida opcional), com o lanche no Café da Cascata, terminando a Caminhada no Monte das Cerejeiras, com a tradicional apanha da cereja, onde os participantes poderão vivenciar esta experiência.

As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas no Posto de Turismo de Portalegre, através do telefone 245307445, até às 13 horas do dia 15 de junho.

Também no dia 18 de junho, decorrerá o Mercadinho da Cereja de São Julião, no Rossio de Portalegre, das 17h às 20h, onde os visitantes poderão adquirir este delicioso produto ex-libris da nossa região.

Finalmente, no dia 24 de julho, decorrerá um ateliê de pintura ao vivo, pelo Prof. Bentes Bravo, subordinado ao tema “A Cereja de S. Julião”, na Galeria de S. Sebastião, às 15h00.

As inscrições serão feitas no Posto de Turismo de Portalegre, até ao dia 18 de junho, com um máximo de 15 participantes, por ordem de inscrição.

Este evento será uma oportunidade para os visitantes e os habitantes da nossa região poderem desfrutar um dos produtos endógenos mais ricos de Portalegre, a nossa Cereja de São Julião, única e saborosa, que cresce e desabrocha na nossa majestosa Serra de São Mamede.

Os pomares de cerejeiras inseridos na Serra de São Mamede contribuem também para tornar mais belos os variados percursos pedestres, que fazem deste um parque único em Portugal.

Piscinas municipais de Campo Maior reabrem esta sexta-feira

As piscinas municipais de Campo Maior reabrem ao público esta sexta-feira, 10 de junho, e até domingo, dia 12.

Voltam a abrir de 16 a 19 de junho e nos dias 25 e 26. Nestes fins de semana, funcionam das 9.30 às 20 horas.

A partir do dia 1 de julho, e até 15 de setembro, o espaço estará em funcionamento diariamente: às segundas-feiras, das 15 às 20 horas e de terça-feira a domingo das 9.30 às 20 horas.

Santo António celebrado em Campo Maior com arraial

Hoje, 10 de junho, a noite em Campo Maior é de celebração de Santo António, com um tradicional arraial, a partir das 21.30 horas, no Largo do Barata.

No evento, revela a vereadora na Câmara de Campo Maior, São Silveirinha, a música ficará a cargo do Grupo de Cantares Despertar Alentejano e de Luís Corta Ventos, sendo que não faltarão as sardinhas e o vinho. “As pessoas já estavam a necessitar disto”, assegura a vereadora.

Depois de Santo António, Campo Maior celebra São João, entre os dias 20 e 24, na Ermida de São Joãozinho, com diversas cerimónias religiosas.

Janita Salomé em Encontro de Música e Poesia em Arraiolos

A partir desta sexta-feira, 10 de junho, e até domingo, dia 12, o Campo Municipal Cunha Rivara tem um Convívio de Futebol, organizado pelo Lusitano Clube Desportivo Arraiolense, que se insere na programação da edição deste ano do “Tapete está na Rua”.

Também hoje decorre o passeio turístico “Pelo Fio da Tradição”, sendo que, a partir das 10.30 horas, haverá diferentes momentos de animação de rua itinerante, no centro histórico da vila, com os grupos Bat’na Lata, O Indomável Tapete de Arraiolos e Trovadores de Arraiolos.

Destaque também para a apresentação da quarta edição da revista “Arrayolos”, pelas 16 horas, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, o concerto do Trio de Sopros, às 18 horas, na Igreja da Misericórdia e um Encontro de Música e Poesia, com Janita Salomé, Carlos Mota de Oliveira e Rúben Alves, no cineteatro municipal, a partir das 21.30 horas.

Toda a programação para conhecer aqui.

Atenção em Elvas às temperaturas e índice ultravioleta

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) lança um aviso amarelo, devido a temperaturas elevadas, neste fim de semana alargado, desde este feriado de sexta-feira a domingo.

Para o concelho de Elvas, o IPMA prevê temperaturas máximas do ar de 39 graus este sexta-feira e 41 amanhã e domingo.

Os cinco dias úteis da próxima semana continuam quentes, com previsões de Elvas poder atingir 40 graus na segunda-feira, 39 na terça, 38 na quarta, 38 na quinta e 39 graus na sexta-feira.

O índice de radiação ultravioleta está elevado nos próximos dois dias na região de Elvas: chega a 10 hoje e amanhã, sexta-feira e sábado, o mesmo valor desta quinta-feira. Por isso, muito cuidado com a exposição direta ao sol, em especial entre as 11 e as 17 horas.

Fado e Saramago nas comemorações do Dia de Portugal em Badajoz

O Clube de Leitura de Português da Biblioteca Pública de Badajoz, coordenado pelo professor Carlos Beirão, organizou ontem, 9 de junho, naquele espaço, uma atividade relacionada com as comemorações do Dia de Portugal, assinalado esta sexta-feira, 10 de junho.

Para além de uma maratona de leitura de Saramago, houve espaço para o fado, com as atuações de Helena Brita e Rui Grilo.

Mais de 40 militares da GNR condecorados com Medalha da Missão

Os 42 militares portugueses da Guarda Nacional Republicana (GNR), integrados na Reserve Formed Police Unit (RFPU) da EUROGENDFOR, projetada em reforço da missão EULEX Kosovo, foram condecorados com a Medalha da Missão, pelo serviço que tem vindo a ser executado desde a projeção em 18 de março de 2022.

A cerimónia de imposição de medalhas “Medal Parade”, aos militares da RFPU multinacional, que compreende militares da GNR e da Gendarmerie Nationale francesa, foi presidida pelo Primeiro Ministro do Kosovo e contou com a presença do Brigadeiro-General Paulo Silvério, Comandante da Unidade de Intervenção da GNR, e demais entidades nacionais e internacionais.

A Guarda Nacional Republicana, no âmbito dos compromissos internacionais assumidos pelo Estado Português, nomeadamente no quadro da Política Comum de Segurança e Defesa (PCSD) da União Europeia (UE), disponibilizou militares, através da EUROGENDFOR, para integrar a primeira unidade constituída de reserva, projetada em reforço da Gestão Civil de Crises da UE.

A RFPU é comandada por um Oficial da GNR, apoiado com uma componente de Apoio ao comando e contando ainda com militares de diversas especialidades da GNR, em particular das valências de ordem pública, operações especiais e inativação de engenhos explosivos.

As missões da EUROGENDFOR, cobrem uma ampla gama de tarefas policiais, sendo que, desde a sua criação formal em 2007, já foi empregue em 16 missões e operações em todo o mundo, sendo de realçar que a RFPU é a primeira Unidade Constituída, que a organização projeta, no quadro de uma missão civil da PCSD da UE.

PSP de Elvas promove passeio solidário este sábado

A Polícia de Segurança Pública (PSP) de Elvas volta a organizar o seu passeio solidário, no este sábado, dia 11 de junho, por ocasião do 144º aniversário do Comando Distrital de Portalegre.

Este passeio, que vai já para a sua quinta edição, revela o subcomissário Márcio Ferreira,  terá início na Igreja de Nossa Senhora da Nazaré (no Viaduto), terminando com um almoço no Museu Militar de Elvas.

A caminhada, de cerca de oito quilómetros, tem concentração marcada para as 8.30 horas. Sendo uma iniciativa solidária, a favor da Delegação de Elvas da Cruz Vermelha Portuguesa, a participação, quer na caminhada, quer no almoço, tem o custo de seis euros. A totalidade da receita obtida será doada à instituição.

As inscrições podem ser feitas na Divisão Policial de Elvas ou através do contacto 268 039 100.