Arraiolos promove e valoriza o tapete para o candidatar à UNESCO

O “Tapete está na Rua”, em Arraiolos, até domingo, dia 12. A cerimónia de abertura do evento, que procura, acima de tudo, “promover e valorizar este património” aconteceu na tarde desta quarta-feira, 8 de junho, na Praça do Município.

A iniciativa, promovida pela Câmara Municipal de Arraiolos, assegura a presidente Sílvia Pinto, inclui “muitas iniciativas, ao longos destes dias”. “Vamos abordar a temática do inventário da UNESCO, a recriação histórica das fases do tapete, temos as exposições, sendo que no Centro Interpretativo do Tapete de Arraiolos temos uma exposição que foi concebida, durante a época da Covid-19, num desafio que foi lançado às casas de tapetes”, adianta.

Para que esta iniciativa seja uma realidade, Sílvia Pinto assegura ser necessária “a participação e a articulação de muitas entidades”. “Acreditamos que é um projeto completo, com muita animação e que alia este nosso património à gastronomia, à animação e aos nossos valores locais”, diz ainda. O programa do evento, acrescenta, é dirigido a todo o tipo de públicos, de todas as idades.

Preservar a arte da manufatura do tapete, acrescenta a autarca, é fundamental, adiantando que, por esta altura, continua-se a preparar a sua candidatura a Património da UNESCO, depois de, no ano passado, ter sido publico o seu registo no inventário nacional. “Estamos a trabalhar no dossiê para podermos apresentar a candidatura à UNESCO”, remata Sílvia Pinto.

Na cerimónia de abertura do evento esteve presente a diretora regional de Cultura do Alentejo, Ana Paula Amendoeira.

A programação completa do evento para conhecer aqui.

Festa de finalistas da Secundária de Elvas com cerca de 250 jovens (c/fotos)

Para cerca de 250 jovens, esta quarta-feira, 8 de junho, é de festa, uma vez que celebram o facto de terminarem o seu ciclo de estudos, na Escola Secundária D. Sancho II, em Elvas.

O professor Carlos Beirão, um dos responsáveis pela organização desta festa, revela que finalmente se vê o regresso à normalidade, está tudo organizado, e que os finalistas, familiares e professores pensam no mesmo: “comemorar todo o tempo que passou e, o que pretendemos é o espírito de escola e comunidade, porque este evento acaba por transformar a própria cidade”.

Depois de dois anos, a festa dos finalistas volta a realizar-se sem qualquer tipo de restrição. Carlos Beirão acrescenta ainda que “esta é a geração que mais sofreu com a pandemia e, este é um prémio pelos obstáculos que ultrapassaram e, por isso, fazemos uma festa, que eles não esqueçam”.

Falámos também com alguns jovens finalistas, no sentido de perceber qual o seu sentimento, depois de verem este ciclo de estudos concluído. Laura Cambóias revela que é bastante “gratificante”, chegar a esta fase, porque foi “um percurso de grande esforço e dedicação”. Sobre estes três anos, diz que foram de “alegria, com momentos mais baixos, devido à Covid, mas o lado bom é ter criado muitos laços”.

António Quintino diz-se “orgulhoso” do trabalho que desenvolveu ao longo dos últimos três anos, considerando que foi um “percurso belíssimo”. Sobre esta festa de finalistas revela que este “é o momento de festejar não só o fim da pandemia, mas também o fim de uma etapa e início de outra”.

Já Mariana Gil refere que chega a este dia com um “sentimento de alívio e ao mesmo tempo algum receio, pela próxima fase, que se avizinha”, mas no geral considera que os últimos três anos foram muito bons e dos quais afirma “vou sentir saudades”.

A Festa destes Finalistas, depois da cerimónia religiosa na Sé de Elvas, prossegue no Centro de Negócios Transfronteiriço.

Casagro presente na Feira Nacional da Agricultura

A Casagro está representada na edição deste ano da Feira Nacional da Agricultura, em Santarém.

A empresa elvense está presente neste que é um dos maiores eventos do país, do setor, com a “sua equipa de comerciais para receber os clientes e todos os visitantes que pretendam informações sobre os produtos em exposição”.

A feira decorre até domingo, dia 12. A Casagro encontra-se no Pavilhão B.

Eborenses em peso na revisão do Plano de Urbanização

A revisão do Plano de Urbanização de Évora está em marcha e, na noite desta segunda-feira, já tiveram início as sessões com a comunidade, no âmbito do processo participativo da revisão.

O modelo de conversas, que o Laboratório de Planeamento e Políticas Públicas – L3P da Universidade de Aveiro organiza, “valoriza a escuta de proximidade” e, por isso, convida para “um conjunto de mesa redondas com número limitado de participantes”.

Pretende-se, segundo o Município eborense, “ter tempo para ouvir, partilhar e aprender”. As conversas têm “um estilo intimista e quase familiar”, onde cada participante se apresenta e começa por partilhar as memórias dos lugares, atividades e personalidades que marcaram, de alguma forma, a sua vida na vivência na cidade. Só depois “é convidado a identificar os principais problemas e recursos”. No final, “cada mesa redonda elege um cidadão porta-voz que sintetiza para a assembleia o que foi conversado”.

A autarquia afirma que “construir colaborativamente um plano é isto: oferecer espaços de diálogo, aproximar linguagens e protagonistas, identificar e mapear recursos invisíveis e mobilizar a ação coletiva visando um compromisso para um modelo da cidade desejada”.

Tendo em conta que “o número de inscrições foi tão expressivo”, vai haver uma nova sessão presencial no próximo dia 13, segunda-feira, no salão nobre da Câmara Municipal de Évora, às 21.30 horas.

GNR tem mota de água para albufeira de Montargil

O Município Ponte de Sor adquiriu uma mota de água e, através do seu Serviço Municipal de Proteção Civil, cede a sua utilização ao Posto da Guarda Nacional Republicana (GNR) em Montargil, para “salvaguarda da segurança de pessoas e bens, através de ações de vigilância e patrulhamento na albufeira da barragem de Montargil”, segundo informa a autarquia pontessorense. Trata-se da “primeira mota de água ao serviço da GNR no território nacional”, divulga o Município.

Este tipo de patrulhamento de proximidade, garante a autarquia, “é reconhecido como uma mais-valia na segurança de todos os utilizadores, proteção dos seus bens e no fomento do sentimento de segurança e controlo e segurança da navegação na albufeira da barragem, a qual regista navegação em zonas especiais de proteção natura e alguns acidentes náuticos pelo não cumprimento das regras de navegação”. Na albufeira, existem locais e fiscalizações cujo acesso só é possível por água, para assim diminuir certas ocorrências.

O comandante do Comando Territorial de Portalegre, tenente-coronel António Gomes, e Hugo Hilário, presidente da Câmara Municipal, representaram, respetivamente, a GNR e o Município na assinatura deste protocolo de colaboração.

Ivo Lucas, Miguel Azevedo e Ciganos d’Ouro em Aguiar

Aguiar, freguesia do concelho de Viana do Alentejo, está em festa de 9 a 12 de junho, de quinta-feira a domingo, onde não vão faltar sardinha assada e animação pelas noites dentro.

A par da música, o desporto, os jogos tradicionais, o cante alentejano e a dança são alguns dos ingredientes da 18ª edição da Festa da Primavera, organizada pelo Município de Viana do Alentejo em parceria com a Junta de Freguesia de Aguiar e que tem como cabeças de cartaz Ivo Lucas (quinta-feira), Miguel Azevedo & Banda (sexta-feira) e Ciganos D’Ouro (sábado).

Aliada à altura do ano, com festas e arraiais por todo o país, a Festa da Primavera é propícia ao convívio para desfrutar com a família ou amigos. Nesta festa de cariz popular, os bailes, os comes e bebes, a sardinhada que junta dezenas de famílias à volta da mesa, no domingo, e o espaço infantil, sinónimo de sucesso entre os mais novos, são alguns dos ingredientes que durante quatro dias vão animar a freguesia de Aguiar.

“Foi uma cerimónia muito bonita”, diz Rui Nabeiro sobre Honoris Causa

O comendador Rui Nabeiro, fundador da Delta Cafés, recebeu hoje um doutoramento Honoris Causa, pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.

Para o empresário campomaiorense, esta distinção “é o carinho e amizade com que nós temos que percorrer o nosso mundo, a pensar nos outro e em sermos úteis para a sociedade. São pessoas amigas, numa Universidade com muita história e esta cerimónia foi muito bonita”.

O doutoramento Honoris Causa, pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra é atribuído a cidadãos de indiscutível mérito profissional e de qualidades humanas” e que constituem “uma referência inspiradora para toda a sociedade”.

A Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra justifica a sua decisão de atribuir esta honra, enunciando várias qualidades humanas, assim como feitos do empresário. “Rui Nabeiro é um admirável empreendedor, uma figura de espírito solidário e de grande humanismo, qualidades que soube incutir no grupo empresarial que fundou há mais de seis décadas e que tem projetado uma marca e uma região no plano nacional e internacional”, pode ler-se no comunicado daquela faculdade.

Cinco noites de garraiadas no São João de Arronches

Foto: Arronches em Notícias

Em Arronches, as festas de São João são comemoradas, todos os anos, a preceito. Desta vez, e com um programação que se estende durante todo este mês de junho, não faltam, entre outros, arraiais, marchas populares, uma feira do livro, atividades desportivas e tauromáquicas, sendo que a grande maioria das iniciativas desenvolvem-se no Jardim do Fosso.

De acordo com o presidente da Câmara Municipal, João Crespo, todo este conjunto de atividades “vai ao encontro dos gostos” da população do concelho, esperando que todos, e não só os arronchenses, possam desfrutar desta festa.

Entre hoje, quarta-feira, dia 8, e domingo, dia 12, a partir das 21 horas, no Rossio, há largada de touros, organizada pelo Grupo de Forcados Amadores de Arronches.

No feriado nacional de 10 de junho, sexta-feira, passa pelo concelho o 24º Portugal de Lés-a-Lés, com paragens no Rossio, em Arronches, e na Ponte Internacional do Marco, entre Esperança e La Codosera.

Para os próximos dias 10 e 11, sexta-feira e sábado, está marcado o Torneio da Amizade, em futebol, nos escalões de sub-13 e sub-14, disputado no Campo da Besteira, em Mosteiros, e no Estádio Municipal Francisco Palmeiro, em Arronches. No domingo dia 12, decorre o São Mamede Granfondo, com início às 9 horas, no Jardim do Fosso, em Arronches.

LON3R JOHNY e X-Tense na Queima de Évora esta quarta-feira

LON3R JOHNY (na imagem) e X-Tense são os cabeça de cartaz, esta quarta-feira, 8 de junho, na  Queima das Fitas de Évora.

A atuação de ambos acontece no palco principal, do campo de futebol do Colégio do Espírito Santo. Já no palco secundário, no Jardim do Granito, a música ficará a cargo, pela noite dentro, de Dj Grouse.

Até domingo, atuam ainda Profjam (quinta-feira), Bispo e Plutónio (sexta-feira), Luís Trigacheiro e Ana Malhoa (sábado) e Miguel Bravo (domingo).

Garraiada em Rio de Moinhos no feriado do 10 de junho

O Grupo Recreativo e Cultural das Festas de S.Tiago organiza, na próxima sexta-feira, dia 10 de junho, uma garraiada.

A iniciativa tem como principal objetivo angariar fundos para as obras que estão a ser desenvolvidas na praça desta localidade.

A garraiada tem início pelas 17 horas na Praça de Touros de Rio de Moinhos.

Festival da Juventude de quinta a sábado em Estremoz

O Festival da Juventude de Estremoz desenrola-se em três noites, entre 9 e 11 de junho, de quinta-feira a sábado, no Parque de Feiras e Exposições da cidade.

Na noite de quinta-feira, véspera de feriado nacional, dia 9, anunciam-se Dj Eme, Silver Soul e Eddie Ferrer. na noite do feriado nacional de 10 de junho, vão atuar T-Rex, Dj Santy e Dj Phil. Por fim, na noite de sábado, dia 10, estão presentes Rony Fuego, S Silva e André Gaspar.

A organização deste Festival da Juventude é do Município de Estremoz.

Município de Mora constrói esplanada no Fluviário

Já se encontra em construção a esplanada do Fluviário de Mora. Por ocasião do 15º aniversário do Fluviário, o Município de Mora deu a conhecer o projeto de construção desta nova valência para o principal equipamento do concelho.

Agora em construção, este novo espaço exterior vai acrescentar valor ao equipamento em si e a toda a zona envolvente. Proporcionando à população residente e a todos os visitantes a possibilidade de, num futuro próximo, desfrutar ali momentos de convívio e descontração.

Para o executivo municipal de Mora, “o trabalho de valorização do património existente deve ser contínuo”, permitindo que Mora seja um “concelho dinâmico”. Segundo a Câmara Municipal, “só assim será possível contribuir para o desenvolvimento turístico e económico local”.

Filha de António Cadete diz que pai “pagou todas as multas e todos os custos processuais”

A filha do artista António Cadete, Rosário Cadete, enviou-nos um esclarecimento sobre o caso dos Cartoons de Elvas, que ontem teve o desfecho com a decisão do Tribunal Europeu dos Direitos do Homem, condenado o Estado Português (ver aqui).

“Sou filha de António Cadete e, por solicitação deste, nunca me pronunciei ou envolvi-me neste assunto”, começa por dizer. Rosário Cadete refuta as declarações de Tiago Abreu, que garantiu que “pagou tudo o que tinha a pagar, inclusive a indemnização exigida ao cartoonista, uma vez que este não tinha dinheiro.”

“Venho pedir que reponham a verdade perante a comunicação social. António Cadete pagou todas as multas e todos os custos processuais, ainda em vida com vários e graves problemas de saúde. É de todo incompreensível o aproveitamento político e, neste caso, monetário, de todos os intervenientes, menos do autor que foi injustamente condenado. Um verdadeiro atentado à liberdade de expressão. Je suis Cadete”, lê-se ainda.

“Congratulo-o pela peça, mas esta não deve ser feita à custa da dignidade do Homem Artista que, em vida, pagou tudo e não quis envolver familiares ou amigos na sua luta. Exijo que seja reposta a verdade urgentemente,” termina Rosário Cadete.

Arronches nos guias do Parque Natural de São Mamede

A apresentação de quatro guias temáticos sobre o Parque Natural da Serra de São Mamede, área protegida que se distribui pelos concelhos de Arronches, Castelo de Vide, Marvão e Portalegre, teve lugar no passado dia 6, na Biblioteca de Arronches. Trata-se de um trabalho realizado pela Universidade de Évora em parceria com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas.

O presidente da Câmara Municipal de Arronches, João Crespo, esteve acompanhado por Olga Martins, diretora regional da Conservação da Natureza e Florestas do Alentejo e Celeste Santos e Silva, docente no departamento de Biologia na Escola de Ciências e Tecnologia e no Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento da Universidade de Évora

João Crespo referiu a importância da publicação destes guias, que “vem colmatar a falta de informação sobre o Parque Natural” e que “muito vão ajudar os visitantes desta área protegida, na interpretação dos elementos que a compõem”. O autarca referiu ainda que esta obra “vem complementar o trabalho desenvolvido atualmente pela Comissão de Cogestão do Parque Natural da Serra de São Mamede”.

Olga Martins mostrou-se “satisfeita pela publicação desta investigação, que será um auxílio determinante para quem procura o Parque não só pelos valores naturais, mas também pelo património arqueológico presente no mesmo”. A diretora regional destacou ainda “o rigor académico e científico destas obras, estruturadas de maneira a que sejam de fácil leitura para quem não está tão familiarizado com o tema”.

Celeste Santos e Silva fez uma apresentação deste trabalho desenvolvido sob o mote ‘Conhecer está na nossa Natureza’, que deu título a esta publicação sobre a Biodiversidade, a Geodiversidade e Património Arqueológico do Parque Natural da Serra de São Mamede. A docente referiu que “estes quatro guias foram elaborados com o intuito de informar, divulgar e enriquecer a literacia científica de quem visita ou pretende visitar o Parque”.

Embora, nesta fase inicial, os guias tenham uma curta tiragem, já podem ser visualizados através da seguinte ligação: https://www.uevora.pt/unidades/organicas/ect/dbio/publicacoes .

Desenvolver as suas competências e habilidades com videojogos

Para muitos, os videojogos não passam de um passatempo. No entanto, os videojogos podem ajudá-lo a desenvolver as suas competências e habilidades—quem o diz não somos nós, é a ciência!

Vários estudos científicos concluíram que os videojogos podem contribuir para melhorar aptidões como a capacidade de resolver problemas, a memória, ou a atenção.O impacto dos videojogos para a aprendizagem é principalmente relevante no caso de crianças. Jogar de forma moderada pode mesmo ajudar o seu filho a ser mais criativo e a trabalhar melhor em grupo.

Se quer motivar o seu filho a começar a jogar, o melhor é que seja ele a tomar a iniciativa. Um cartao psn é um ótimo presente porque permite que o seu filho escolha o videojogo que mais lhe agradar.

Benefícios dos videojogos (comprovados pela ciência)

Diferentes videojogos têm diferentes benefícios, dependendo das tarefas exigidas ao jogador. Contudo, todos os estilos de videojogos ajudam a melhorar uma ou outra competência. Mesmo os jogos de ação, por exemplo, têm um impacto positivo no span de atenção de uma criança, tal como comprovado por um estudo desenvolvido pelos investigadores C. S. Green e D. Bavelier em 2012. Em Startselect.com, pode encontrar cartões de presente para todos os géneros de videojogos e para várias consolas e plataformas.

Melhor retenção de memória

Um estudo de 2014 liderado pelo investigador Ashley F. McDermott comparou a capacidade de memorização de pessoas que jogavam videojogos com a de pessoas que raramente jogavam videojogos. A experiência demonstrou que os primeiros obtiveram resultados significativamente superiores em tarefas que envolviam a retenção de memória.

Em muitos videojogos, é essencial ter em conta referências de níveis passados para chegar ao final de cada etapa. Talvez por isso, outros estudos concluíram que jogar videojogos também tem um efeito positivo na memória visual.

Maior capacidade para resolver problemas

A maioria dos videojogos é, no fundo, um sistema complexo de resolução de problemas. Assim, não é de surpreender que tantos estudos científicos estabeleçam uma correlação positiva entre os videojogos e a capacidade para resolver problemas.

Um estudo publicado por P. Adachi e T. Willoughby em 2013 concluiu que os adolescentes que jogam videojogos de estratégia rotineiramente têm maior capacidade para resolver problemas. Em alguns casos, esta aptidão também teve um impacto positivo nos resultados escolares.

Um estudo da Universidade de Glasgow estabeleceu uma relação entre a capacidade de resolver problemas em videojogos com maior flexibilidade e pensamento crítico.

Maior inteligência espacial

Um estudo de 2007 conduzido pelos supracitados C.S. Green e D. Bavelier comprovou que os videojogos podem melhorar a inteligência espacial. Jogadores experientes demonstraram uma capacidade superior para prever, mentalmente, o formato de objetos geométricos complexos. A inteligência espacial é fundamental em jogos 3D (que já constituem a vasta maioria).

Também ao nível da inteligência espacial, verificou-se que jogadores experientes têm mais facilidade em identificar um único objeto entre vários objetos. Para chegar a esta conclusão, os investigadores mostraram sequências rápidas de objetos a gamers e non-gamers e analisaram posteriormente os resultados.

Os videojogos são uma boa carreira?

Finalmente, é importante lembrar que jogar videojogos já é uma profissão. A indústria dos e-sports encontra-se avaliada em cerca de €1 bilião e alguns jogadores recebem prémios exorbitantes. Em 2019, por exemplo, um jogador de Fortnite de 16 anos venceu um prémio de €2.7 milhões.

Em suma, os videojogos não devem ser subestimados porque – como a ciência demonstra – podem ser um recurso muito interessante para desenvolver as nossas capacidades.

Após remodelação, Lusiberia já reabriu portas em Badajoz

Dois anos depois de ter encerrado, a Lusiberia, o parque aquático de Badajoz, reabriu ao público, com novos proprietários, no passado sábado, dia 4 de junho.

Para permitir esta reabertura do antigo AquaBadajoz, revela um dos proprietários do parque, Carlos Muñoz Canchales, foi necessário fazer um conjunto de obras de remodelação, que incluiu intervenções ao nível dos escorregas, das próprias piscinas, passando ainda pelas instalações elétricas, tudo num um curto espaço de tempo.

Agora, o parque conta com novos equipamentos, como bicicletas elípticas aquáticas, bem como com “um restaurante totalmente renovado, com uma carta nova e comida típica estremenha”. Para além disso, com uma nova equipa, o parque coloca agora, ao dispor dos visitantes, vários monitores, responsáveis por diferentes atividades no recinto. “Também contamos com concertos, na piscina de ondas, onde podemos desfrutar de música ao vivo”, acrescenta Carlos Muñoz Canchales.

Para já, o parque abriu com 50 funcionários, mas, com o avançar da época balnear, poderá chegar até aos 65. Relativamente à afluência de público, nos primeiros dias, após a abertura, Carlos Muñoz Canchales assegura que o tempo não esteve convidativo para idas a banhos. Contudo, espera que, com o calor, muitos sejam aqueles que possam usufruir da Lusiberia, incluindo os portugueses que, por ocasião do Dia de Portugal, poderão, até ao próximo dia 15 deste mês, entrar no parque com um desconto de 15 por cento.

Em dias normais, os bilhetes diários para adulto custam 14,50 euros (12,50 euros para residentes na Eurocidade; os de criança têm o valor de 9,50 euros (9 euros para residentes na Eurocidade); e os de idoso custam sete euros (6,50 euros para residentes na Eurocidade).

A Lusiberia encontra-se na Avenida Rui Nabeiro, em Badajoz, perto dos pavilhões da IFEBA e do centro comercial El Faro.

Etelvina Castel-Branco e José Martins no Dia de Portugal em Badajoz

O Clube de Leitura de Português da Biblioteca Pública de Badajoz, coordenado por Carlos Beirão, organizou ontem, 7 de junho, uma atividade relacionada com as comemorações do Dia de Portugal.

Enquanto a professora e escritora Etelvina Castel-Branco apresentou o seu livro “Vidas de Espuma”, José Martins deu a conhecer algumas “histórias” de Elvas.

“Tapete está na Rua” arranca esta quarta-feira em Arraiolos

Tem início quarta-feira, dia 8 de junho, o evento o “Tapete está na Rua 2022”.

Com o objetivo de promover, salvaguardar, divulgar e dar a conhecer o mais genuíno artesanato do concelho, o programa do evento contempla exposições, recriação histórica, animação de rua, produtos regionais e artesanato.

A abertura da edição deste ano do “Tapete está na Rua” está marcada para as 18 horas, na Praça do Município, com uma rábula ao tapete e à sua história, bem como uma atuação de percussão, pelo grupo TXTAPUM.

Seguem-se a abertura de diversas exposições: “Diálogos!… Entre a cor e sua ausência”, nos Paços do Concelho; “A Decoração dos Tapetes de Arraiolos: dos Pessanhas a Maria José de Mendonça” e “As Mais Belas Borboletas do Mundo”, no Centro Interpretativo do Tapete de Arraiolos; “O Cantinho da Bicharada” e “Vamos Descobrir o nosso Perfil”, na Biblioteca Municipal.

Para além disso, no centro histórico de Arraiolos, esta quarta-feira, abre a exposição do maior Tapete de Arraiolos manufaturado em Arraiolos, bem como estará patente um mostra do maior ex-líbris do concelho.

Na Praça da República, para além de uma mostra de artesanato e produtos locais, decorre ainda mais uma edição da Feira do Livro.

Pelas 21.30 horas, no Cineteatro de Arraiolos, tem início o concerto “Formas de Fado”.

A programação completa para conhecer aqui.

Espetáculo de rua em Elvas no sábado e Campo Maior domingo

Desde o passado dia 28 de maio que o espetáculo de rua “Embarca”, da Cabeçudos, está a correr o Alto Alentejo, sendo que este sábado, dia 11 de junho, passa por Elvas, e no domingo, dia 12, por Campo Maior.

Este espetáculo, financiado pela Direção-Geral das Artes, revela o fundador da Cabeçudos, Rui Andrade, além de divertido, é interativo, sendo que envolve três áreas artísticas diferentes, tendo por base um cenário-escultura em forma de navio. “São três artistas, do clown, do novo circo e da dança e que desembarcam aqui no Alto Alentejo”, adianta.

Rui Andrade assegura que o espetáculo acaba por ser “muito contemporâneo”, considerando, igualmente, interessante a multiculturalidade a ele associado, dando que os três atores têm todos nacionalidades diferentes: Eva Ribeiro é portuguesa, Juan Abalon é argentino e Isadora Dantas é brasileira.

Tanto na Praça da República, em Elvas, este sábado, como no jardim municipal, em Campo Maior, no domingo, o espetáculo é apresentado pelas 18.30 horas. “É uma hora de afluência às esplanadas, em que se pretende que as pessoas passem um bom bocado a refletir sobre as questões da interioridade, porque um barco, aqui nas nossas terras, coloca uma série de questões”, diz ainda.

O espetáculo, que já passou por Gavião, Fronteira, Sousel e Arronches, tem como ponto de partida os desejos, sonhos e necessidades de cada uma das três figuras em cena, que traçam e impõem limites na disputa por um lugar num navio.

Rodrigo Dourado do CTCE em terceiro lugar no Match das Nações

O atirador do Clube de Tiro e Caça de Elvas (CTCE) Rodrigo Dourado, enquanto representante da Seleção Nacional de Tiro ao Voo, foi terceiro classificado, no passado domingo, dia 5, na prova Match das Nações, em Valência (Espanha).

No dia anterior, o Clube de Tiro e Caça de Elvas recebeu a quarta prova Regularidade FAN 32, de hélices – Prova Roberto Gregório – onde participaram 34 atiradores portugueses e espanhóis. Nesta competição, esteve presente o atirador espanhol e campeão do mundo de veteranos Juan Cancho.

Vasco Lopes da Silva arbitra provas internacionais de natação

O árbitro internacional da Associação de Natação do Alentejo, Vasco Lopes da Silva, natural de Elvas, depois de ter sido Juiz-Árbitro do Open de Portugal – Campeonato Nacional de Águas Abertas, esteve presente na etapa portuguesa da FINA Marathon Swim World Series 2022, realizada em Setúbal nos dias 28 e 29 de maio.

Vasco Lopes da Silva esteve também presente no European Junior Open Water Swimming Championships, também realizado em Setúbal, entre os dias 3 e 5 de junho.

Pax Julia Ensemble no domingo em Campo Maior

O concerto do quinteto Pax Julia Ensemble, no qual participa o maestro Vasco Pereira, está marcado domingo, 12 de junho, às 16 horas, no Centro Cultural de Campo Maior.

O Maestro revela que trabalha em conjunto com um maestro norte-americano nas obras que tem vindo a desenvolver, algumas delas integradas neste concerto. “Tenho um amigo norte-americano e trabalhamos e fazemos obras em conjunto, uma delas é a “Fratris”, que será também apresentada em Campo Maior, tendo como objetivo trazer a juventude e as pessoas que nunca vão aos com certos para assistir a música contemporânea”.

Pax Julia é nome do quinteto que sobe ao palco do Centro Cultural, composto por músicos espanhóis, sendo objetivo, acima de tudo que “o público se divirta”.

O maestro Vasco Pereira espera que “o público adira” a este concerto, adiantando irão tocar obras como Bach, Beethoven, Piazzola, Thomas Bramel, entre outros.

Segundo prémio do Euromilhões sai em Portugal

O próximo concurso do Euromilhões, prevê um jackpot no valor de 65 milhões de euros, uma vez que ninguém acertou, ontem, na chave sorteada.

Para Portugal, veio um segundo prémio, no valor de 106 mil euros, num total de cinco totalistas.

O terceiro prémio, de 10 mil euros saiu a 12 apostadores, no estrangeiro. O quarto prémio, de 827 euros, saiu a 47 apostadores, oito deles com aposta em território nacional.

A chave sorteada ontem é composta pelos números: 6 – 16 – 17 – 25 – 31 e pelas estrelas 2 e 6.

Esta notícia não dispensa a consulta dos números através do portal dos Jogos Santa Casa.

ISCTE cria Prémio Estudante Beatriz Lebre

O ISCTE, Instituto Universitário de Lisboa, criou o Prémio Estudante Beatriz Lebre, em homenagem à jovem elvense, estudante nesta instituição de ensino superior, que há dois anos, foi assassinada por um colega de faculdade.

Segundo o ISCTE, este prémio e, “considerando a importância de uma educação integral e humanista, procurará premiar um estudante da instituição de ensino, que se distinga pela sua integridade (respeito pelos outros e ética), cidadania ativa e participativa”.

O Prémio Estudante Beatriz Lebre conta com o apoio da Fórum Estudante e do Conselho Pedagógico do ISCTE, sendo que a primeira edição irá decorrer no próximo ano letivo, 2022/2023.

Rui Nabeiro recebe doutoramento Honoris Causa em Coimbra esta quarta-feira

O comendador Rui Nabeiro, fundador da Delta Cafés, vai receber aos 91 anos um doutoramento honorário ou Honoris Causa “destinado a cidadãos de indiscutível mérito profissional e de qualidades humanas” e que constituem “uma referência inspiradora para toda a sociedade”.

A Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra justifica a sua decisão de atribuir esta honra, enunciando várias qualidades humanas, assim como feitos do empresário. “Rui Nabeiro é um admirável empreendedor, uma figura de espírito solidário e de grande humanismo, qualidades que soube incutir no grupo empresarial que fundou há mais de seis décadas e que tem projetado uma marca e uma região no plano nacional e internacional”, pode ler-se no comunicado daquela faculdade.

A cerimónia irá decorrer hoje, quarta-feira, 8 de junho, na Sala dos Capelos da Universidade de Coimbra, pelas 11 horas.