Arronches nos guias do Parque Natural de São Mamede

A apresentação de quatro guias temáticos sobre o Parque Natural da Serra de São Mamede, área protegida que se distribui pelos concelhos de Arronches, Castelo de Vide, Marvão e Portalegre, teve lugar no passado dia 6, na Biblioteca de Arronches. Trata-se de um trabalho realizado pela Universidade de Évora em parceria com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas.

O presidente da Câmara Municipal de Arronches, João Crespo, esteve acompanhado por Olga Martins, diretora regional da Conservação da Natureza e Florestas do Alentejo e Celeste Santos e Silva, docente no departamento de Biologia na Escola de Ciências e Tecnologia e no Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento da Universidade de Évora

João Crespo referiu a importância da publicação destes guias, que “vem colmatar a falta de informação sobre o Parque Natural” e que “muito vão ajudar os visitantes desta área protegida, na interpretação dos elementos que a compõem”. O autarca referiu ainda que esta obra “vem complementar o trabalho desenvolvido atualmente pela Comissão de Cogestão do Parque Natural da Serra de São Mamede”.

Olga Martins mostrou-se “satisfeita pela publicação desta investigação, que será um auxílio determinante para quem procura o Parque não só pelos valores naturais, mas também pelo património arqueológico presente no mesmo”. A diretora regional destacou ainda “o rigor académico e científico destas obras, estruturadas de maneira a que sejam de fácil leitura para quem não está tão familiarizado com o tema”.

Celeste Santos e Silva fez uma apresentação deste trabalho desenvolvido sob o mote ‘Conhecer está na nossa Natureza’, que deu título a esta publicação sobre a Biodiversidade, a Geodiversidade e Património Arqueológico do Parque Natural da Serra de São Mamede. A docente referiu que “estes quatro guias foram elaborados com o intuito de informar, divulgar e enriquecer a literacia científica de quem visita ou pretende visitar o Parque”.

Embora, nesta fase inicial, os guias tenham uma curta tiragem, já podem ser visualizados através da seguinte ligação: https://www.uevora.pt/unidades/organicas/ect/dbio/publicacoes .