Desenvolver as suas competências e habilidades com videojogos

Para muitos, os videojogos não passam de um passatempo. No entanto, os videojogos podem ajudá-lo a desenvolver as suas competências e habilidades—quem o diz não somos nós, é a ciência!

Vários estudos científicos concluíram que os videojogos podem contribuir para melhorar aptidões como a capacidade de resolver problemas, a memória, ou a atenção.O impacto dos videojogos para a aprendizagem é principalmente relevante no caso de crianças. Jogar de forma moderada pode mesmo ajudar o seu filho a ser mais criativo e a trabalhar melhor em grupo.

Se quer motivar o seu filho a começar a jogar, o melhor é que seja ele a tomar a iniciativa. Um cartao psn é um ótimo presente porque permite que o seu filho escolha o videojogo que mais lhe agradar.

Benefícios dos videojogos (comprovados pela ciência)

Diferentes videojogos têm diferentes benefícios, dependendo das tarefas exigidas ao jogador. Contudo, todos os estilos de videojogos ajudam a melhorar uma ou outra competência. Mesmo os jogos de ação, por exemplo, têm um impacto positivo no span de atenção de uma criança, tal como comprovado por um estudo desenvolvido pelos investigadores C. S. Green e D. Bavelier em 2012. Em Startselect.com, pode encontrar cartões de presente para todos os géneros de videojogos e para várias consolas e plataformas.

Melhor retenção de memória

Um estudo de 2014 liderado pelo investigador Ashley F. McDermott comparou a capacidade de memorização de pessoas que jogavam videojogos com a de pessoas que raramente jogavam videojogos. A experiência demonstrou que os primeiros obtiveram resultados significativamente superiores em tarefas que envolviam a retenção de memória.

Em muitos videojogos, é essencial ter em conta referências de níveis passados para chegar ao final de cada etapa. Talvez por isso, outros estudos concluíram que jogar videojogos também tem um efeito positivo na memória visual.

Maior capacidade para resolver problemas

A maioria dos videojogos é, no fundo, um sistema complexo de resolução de problemas. Assim, não é de surpreender que tantos estudos científicos estabeleçam uma correlação positiva entre os videojogos e a capacidade para resolver problemas.

Um estudo publicado por P. Adachi e T. Willoughby em 2013 concluiu que os adolescentes que jogam videojogos de estratégia rotineiramente têm maior capacidade para resolver problemas. Em alguns casos, esta aptidão também teve um impacto positivo nos resultados escolares.

Um estudo da Universidade de Glasgow estabeleceu uma relação entre a capacidade de resolver problemas em videojogos com maior flexibilidade e pensamento crítico.

Maior inteligência espacial

Um estudo de 2007 conduzido pelos supracitados C.S. Green e D. Bavelier comprovou que os videojogos podem melhorar a inteligência espacial. Jogadores experientes demonstraram uma capacidade superior para prever, mentalmente, o formato de objetos geométricos complexos. A inteligência espacial é fundamental em jogos 3D (que já constituem a vasta maioria).

Também ao nível da inteligência espacial, verificou-se que jogadores experientes têm mais facilidade em identificar um único objeto entre vários objetos. Para chegar a esta conclusão, os investigadores mostraram sequências rápidas de objetos a gamers e non-gamers e analisaram posteriormente os resultados.

Os videojogos são uma boa carreira?

Finalmente, é importante lembrar que jogar videojogos já é uma profissão. A indústria dos e-sports encontra-se avaliada em cerca de €1 bilião e alguns jogadores recebem prémios exorbitantes. Em 2019, por exemplo, um jogador de Fortnite de 16 anos venceu um prémio de €2.7 milhões.

Em suma, os videojogos não devem ser subestimados porque – como a ciência demonstra – podem ser um recurso muito interessante para desenvolver as nossas capacidades.