“Provas de aferição permitem melhorar aprendizagem”, diz ministro da Educação

O ministro da Educação, João Costa, visitou na tarde desta segunda-feira, dia 30, a Escola Básica Integrada de Vila Boim e esteve à conversa com alguns dos alunos que já passaram pela experiência de realizar provas de aferição.

Depois de ficar a conhecer e realidade desta escola e todo o trabalho nela desenvolvida, o ministro da educação referiu à Rádio ELVAS que “a política de educação do Governo, que aposta nos elementos de avaliação externa, como é o caso das provas de aferição, pretende recolher informação sobre o estado dos alunos para melhoria da aprendizagem. Há várias medidas que têm vindo a ser tomadas, no âmbito das bibliotecas escolares, do plano nacional de leitura e dos novos programas de matemática, que vão entrar em vigor no próximo ano letivo, que já são resultado de uma avaliação feita, a nível central, dos resultados destes elementos de avaliação”.

Hoje em dia, graças às provas de aferição, “nós sabemos que não há dificuldades globais ao nível da leitura, o que há são dificuldades com alguns tipos de texto, ou com os processos de tirar inferências, a partir de um texto que se tivéssemos avaliações a nível global não tínhamos estas conclusões”, explica João Costa.

De acordo com o ministro da educação, estas provas de aferição vão passar do papel para o computador: “temos já alguns projetos piloto e, segundo o que está inscrito no Plano de Recuperação e Resiliência, a data estabelecida para todas as escolas é 2025”.

Agrupamento de Escolas nº3 de Elvas é uma das 18 instituições de ensino, a nível nacional, a fazer parte do Projeto de Acompanhamento de Escolas na Análise e Utilização dos Relatórios de Avaliação Externa – PAR2.