Grande fábrica de baterias instala-se na Extremadura

Foto: El Periodico Extremadura

Uma grande fábrica de baterias de carros elétricos está a instalar-se na Estremadura espanhola, mais propriamente em Navalmoral de La Mata, na província de Cáceres, a mais de 200 quilómetros de Badajoz, na direção de Madrid.

A Extremadura irá assim albergar a segunda fábrica de baterias para carros elétricos, que ocupará 200 hectares do parque industrial de Navalmoral de la Mata, e que é promovida pela Acciona e pelo grupo asiático Envision.

Segundo o El Periodico Extremadura, está contemplado um investimento de 800 milhões de euros para a primeira fase e a criação de mil empregos diretos.

A planta terá uma capacidade escalável de 10 GW que poderá ser expandida para 30, em fases sucessivas (de 10 GW cada), atingindo três mil empregos e um investimento de dois milhões, graças às ajudas da Perte de Energias Renováveis, Hidrogénio Renovável e Armazenamento, cujo prazo de candidatura termina esta sexta-feira. O projeto está vinculado às reservas de lítio da província de Cáceres para o aproveitamento e otimização de toda a cadeia produtiva, desde a extração e tratamento do mineral até a fabricação de células de bateria e cátodos para diversas indústrias.

Aguardando que a Acciona e Envision anunciem o projeto nas próximas horas, o porta-voz da Junta de Extremadura, Juan Antonio González, quis ser “cauteloso” na sua avaliação, embora tenha indicado que a região “vai mudar radicalmente o seu rumo nos próximos anos” de acordo com os dados e os investimentos que o Executivo administra. “Se for verdade, seria a notícia das nossas vidas”, disse, na entrevista coletiva após o Conselho de Governadores.

González destacou o esforço do Executivo para tornar a Extremadura numa região atrativa aos olhos dos investidores e, apesar do revés em Sagunto, garantiu que neste momento reúne “todas as condições” para os próximos projetos importantes. “Temos a maior área de terreno industrial disponível que a Junta já teve e as localizações, os processos de formação e os problemas decorrentes das licenças industriais são trabalhados em uníssono”, salientou.

A fábrica irá desenvolver, inicialmente, baterias para diferentes marcas e modelos de motos e também para o quadriciclo Silence, ou Silence S04, miniveículos urbanos desenvolvidos pela Acciona que começará a ser comercializado este ano. Além disso, a multinacional Envision já fabrica baterias para a Nissan e, em breve fornecerá para a Renault e está em negociações com outras marcas como Mercedes Benz e Jaguar.

A União Europeia espera que a partir de 2030 pelo menos 20% dos carros vendidos nos estados membros sejam elétricos, daí o potencial de uma indústria em que a Extremadura tem muito a dizer sobre suas reservas de lítio, nomeadamente em projetos como o da Lithium Iberia em Cañaveral, que prospera. Aliás, é um dos elementos que o presidente do Conselho reivindicou nas últimas semanas. Após a eleição de Sagunto pela Volkswagen, Guillermo Fernández Vara tem insistido (a última vez nesta quarta-feira) que o lítio da Extremadura será explorado aqui ou não sairá.