Incêndio nas traseiras do Forte da Graça junto à linha férrea

Um incêndio deflagrou na zona da caseta da Malefa, nas traseiras do Forte da Graça, perto da linha de caminho de ferro, nos arredores de Elvas, com alerta a ser dado segundo o CDOS de Portalegre às 17.40 horas, estando a arder mato.

No local, estão 49 operacionais, com 13 veículos e um meio aéreo (na foto e vídeo), estando no terreno Bombeiros de Elvas, Monforte, Crato, Sousel e Portalegre.

 

Incêndio em Elvas mobiliza dezenas de operacionais

Depois de extintas as chamas em Santa Eulália, os Bombeiros Voluntários de Elvas receberam, por volta das 17.40 horas, o alerta para um incêndio, em zona de mato, na zona da Serra da Malefa, perto da A6 e da linha de caminho de ferro, tendo esta última sido cortada à circulação ferroviária.

No local, nos arredores de Elvas, estão dezenas de operacionais e viaturas de corporações de bombeiros da região.

Fábia Rebordão, Camané e Rão Kyao em Badajoz no Festival de Flamenco e Fado

O Festival de Flamenco e Fado está de regresso a Badajoz, entre 1 e 9 de julho, com as participações dos artistas portugueses Lina, Rão Kyao, João Caetano, Fábia Rebordão (na imagem) e Camané, acompanhado por Mário Laginha.

O festival, que vai na sua 13ª edição, resulta num encontro cultural centrado em duas expressões musicais classificadas como Património Cultural Imaterial da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). É promovido pela Junta da Extremadura, o Ayuntamiento de Badajoz, o Consórcio López de Aylala e também o português Museu do Fado, em Lisboa.

Em todos os dias do festival, atua um artista português e um espanhol. Os concertos começam todos às 22 horas e vão estar divididos por dois palcos: a esplanada de verão do Teatro López de Ayala, nos dois primeiros dias; e o Auditório Ricardo Carapeto, nos restantes.

No primeiro dia atuam a fadista Lina, que leva à cidade espanhola, o seu projeto “O Busto”, eleito o Melhor de 2020 pelas produtoras de rádio na Europa, através da World Music Charts Europe, e galardoado com o Prémio Carlos do Carmo, da Sociedade Portuguesa de Autores (2021). Nessa mesma noite, atua também Ostalinda Suárez, “a primeira cigana a formar-se em flauta transversal na Europa, concertista e solista da European Simphonic Romani Orchestra”, que dá a conhecer em Badajoz o seu espetáculo “Acaná Off”, uma “mistura de música clássica, música contemporânea e arte ‘jondo'”.

A 2 de julho atuam o português Rão Kyao, com “Fado Maior”, e o espanhol Miguel de Tena, com o seu mais recente álbum “Añoranzas”. Seguem-se, no dia 7, as atuações “Rythm & Fado”, do português João Caetano, e “El Beso”, da espanhola Alba Molina. A 8 de julho, sobem ao palco a fadista Fábia Rebordão, que apresentará o seu terceiro álbum, “Eu Sou”, seguindo-se Israel Fernández & Diego Del Morao.

No último dia, a 9 de julho, atuam Camané e o pianista Mário Laginha, com o projeto “Aqui está-se sossegado”, e ainda Eva Yerbabuena, “uma das maiores dançarinas de flamenco das últimas décadas”, que possui “um domínio técnico e cénico absoluto”.

“Maio, Mês do Coração” assinalado em Reguengos de Monsaraz

A Unidade de Cuidados na Comunidade Almoreg e o Município de Reguengos de Monsaraz vão assinalar no dia 26 de maio o mês do coração com atividades no Parque da Cidade. Assim, pelas 10h, haverá uma aula de ginástica pelos professores de educação física da autarquia e em seguida a enfermeira Clara Lourenço, coordenadora da UCC Almoreg, vai realizar uma sessão de meditação.

O grupo dos Seniores a Mexer vai participar nas atividades, podendo juntar-se todas as pessoas interessadas em desenvolver estas iniciativas que contribuem para a sua saúde. As atividades estão integradas na iniciativa “Maio, Mês do Coração”, da Fundação Portuguesa de Cardiologia, que visa alertar a população ao longo do mês para a problemática das doenças cardiovasculares.

Esta iniciativa é dedicada todos os anos a pelo menos um fator de risco e pretende incentivar as pessoas a terem um estilo de vida saudável e com atividade física. Este ano é dedicada às alterações climáticas na saúde cardiovascular.

Alunos do 1º ao 4º ano têm Férias Ativas no concelho de Elvas

Foto arquivo

Os alunos do 1º ao 4º ano de escolaridade do concelho de Elvas podem inscrever-se na iniciativa Férias Ativas, que proporciona diversas atividades ao longo destes dois meses para ocupar as férias dos mais novos.

As atividades são asseguradas pelo Município em parceria com a Associação Arkus e pretendem estimular os mais novos a manter-se ativos durante o período em que não há atividades letivas, com iniciativas lúdicas e, ao mesmo tempo, proporcionar momentos de diversão e boa disposição aos participantes.

Em Elvas, contactar o Balcão Único da Câmara Municipal e, nas localidades rurais, entrar em contacto com as Juntas de Freguesia.

“Estou Aqui!”: PSP e MEO alertam crianças para perigos em férias

A PSP tem em marcha a edição deste ano do programa “Estou Aqui!”, uma iniciativa que se traduz na distribuição de pulseiras que facilitam a sinalização de crianças desaparecidas entre os dois e os dez anos.

Para sensibilizar as crianças para uma possível situação destas e para que se possa promover o rápido retorno à família, sobretudo no decorrer das férias de verão, a PSP, juntamente com a MEO, esteve esta tarde na Escola de 1º Ciclo de Santa Luzia, em Elvas.

Para o subcomissário da PSP de Elvas, Luís Matos, é importante fazer esta divulgação, até porque estas pulseiras “podem ajudar a salvar vidas”. “Se uma criança se perder, a pessoa que a encontra liga 112, basta dar o código que está inscrito na pulseira e esse código contém informações, seja dos pais ou do encarregado de educação, como contacto telefónico e morada, para que os pais se encontrem com a criança, numa esquadra ou no local em que ela estiver”, adianta o subcomissário.

As pulseiras, que são gratuitas, têm a validade de um ano. Para solicitar estas pulseiras, é necessário fazer um registo através do site do programa “Estou Aqui”, sendo que as pulseiras são entregues nas esquadras da PSP. “O código só é atribuído quando os pais se deslocam a uma esquadra. É apenas um código para cada criança”, adianta Luís Matos.

Muito a brincar, o dinamizador da ação desta tarde, João Redondo, em representação da MEO, procurou abordar assuntos muito sérios junto das crianças. Com várias brincadeiras, as crianças foram desafiadas a responder a perguntas, entre outras situações, sobre os perigos com estranhos e em caso de se perderem dos seus pais.

A segurança das crianças, garante, por sua vez, a coordenadora de estabelecimento de ensino, a professora Cristina Matos, “é o maior interesse”, quer dos pais, quer da escola, pelo que a atividade foi muito importante.

O programa “Estou Aqui!”, criado em 2012, permitiu a distribuição de mais de 400 mil pulseiras, 33. mil das quais só durante o ano passado.

Alentejo, PATRIMÓNIOS em Vila Viçosa no dia 28

A próxima visita guiada no âmbito da 3.ª edição do projeto Alentejo, PATRIMÓNIOS, organizada pela Direção Regional de Cultura do Alentejo, vai realizar-se em Vila Viçosa, dia 28 de maio, com início às 10 horas, na Pedreira da Fonte da Moura (Freguesia de Pardais).

O programa abrange ainda, no período da tarde, o Santuário de Nossa Senhora da Conceição (Padroeira de Portugal), e a Oficina de Estanho de José Frade.

A iniciativa conta com o apoio do Município do Município de Vila Viçosa.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

As inscrições encontram-se limitadas a 25 participantes.

Alentejo, PATRIMÓNIOS tem por objetivos promover o património cultural da região, dar a conhecer a sua diversidade cultural, dignificar os atores do saber-fazer tradicional e valorizar o território nas suas especificidades diferenciadoras.

[/shc_shortcode]

Santa Casa de Campo Maior promove sessão sobre cuidados paliativos

A Santa Casa da Misericórdia de Campo Maior promove, com o apoio do Município de Campo Maior e outras instituições, amanhã, dia 24 de maio, no âmbito da iniciativa “Vidas Ligadas”, uma conversa com Ricardo Serra, enfermeiro na Unidade de Cuidados Paliativos do Hospital Dr. José Maria Grande, em Portalegre.

Esta ação, que terá lugar no Jardim do Palácio Visconde d’Olivã, a partir das 17.30 horas, abordará a importância dos cuidados paliativos na doença avançada e irá dar a conhecer as histórias do dia-a-dia de quem se dedica ao conforto do outro.

As inscrições são gratuitas e obrigatórias. Podem ser feitas via email para o endereço vidasligadas2021@gmail.com ou através do telefone 268 009 100.

Dois feridos em despiste na Estrada entre São Vicente e Elvas

Dois feridos ligeiros é o resultado do despiste de um veículo ligeiro de passageiros, na tarde de hoje, segunda-feira, 23 de maio, na Estrada Nacional 246, no sentido São Vicente-Elvas.

Tiago Bugio, comandante dos Bombeiros de Elvas revela que se trata de “um homem de 77 anos, que apresentava queixas ao nível do tórax e de uma mulher de 65 anos, com trauma no membro inferior direito. Depois de imobilizados e estabilizados os feridos foram transportados para o Hospital de Santa Luzia, em Elvas”.

O alerta opara a ocorrência foi dado às 13.53 horas e, para o local, foram mobilizados os Bombeiros Voluntários de Elvas, com quatro viaturas, sendo duas ambulâncias, um veículo de desencarceramento e um veículo de comando. A GNR também se encontra no local, a tomar conta da ocorrência.

Voluntários do IPDJ apoiam maiores de 45 anos com ferramentas digitais

O programa “Eu Sou Digital”, do Governo, e ao qual o Instituto Português do Desporto e da Juventude se associou, pretende capacitar de forma digital as pessoas que não têm qualquer interação com o mundo online.

Miguel Rasquinho, diretor regional do IPDJ no Alentejo refere que é o objetivo, capacitar de forma digital, “mais de um milhão de portugueses, pelo que o Instituto recorre à sua bolsa de voluntários para serem mentores dos adultos com mais de 45 anos”.

No Alentejo, abriram três centros “Eu Sou Digital”, nomeadamente nos serviços de Portalegre, Beja e Évora, onde “os voluntários irão dar alguma formação e informação” a estas pessoas.

O diretor regional do IPDJ no Alentejo acrescenta que “as pessoas com mais idade têm algumas dificuldades”, no que à internet diz respeito, pelo que os voluntários do IPDJ irão capacitá-las, mediante as suas necessidades, como por exemplo, “como consultar um website, fazer uma pesquisa na internet ou mesmo ensinar a trabalhar com aplicações do telemóvel, como o WhatsApp”.

“Os nossos voluntários estão perfeitamente disponíveis para fazer as sessões que forem necessárias com estas pessoas e dar-lhes essa formação e informação”, remata Miguel Rasquinho.

Programa “Eu Sou Digital” que pretende capacitar as pessoas com mais de 45 anos, através de uma bolsa de voluntários do IPDJ, no que às ferramentas digitais diz respeito.

Ações pelo ambiente em Castelo de Vide “no Ambiente em FM”

O Agrupamento de Escolas de Castelo de Vide tem incentivado, há já alguns anos, a mobilização dos estudantes do 2º e 3º ciclo de ensino básico para a constituição de uma Comissão de alunos, que fosse interlocutora entre a comunidade escolar e a comunidade educativa.

No presente ano letivo este objetivo ganhou um novo impulso com a contratação pela escola de um animador sociocultural, no âmbito do Plano de Desenvolvimento Pessoal e Comunitário em curso neste Agrupamento de Escolas.

Foi no âmbito desse plano de atividades que se realizou, no passado mês de abril, no último dia de aulas do 2º período, uma ação de educação ambiental, da iniciativa da comissão de alunos, que envolveu uma caminhada até à serra, com a plantação de árvores autóctones na serra de S. Paulo, de perto de cem espécies arbóreas, terminando com um piquenique partilhado, que envolveu alunos, professores e alguns funcionários.

Este é o tema em destaque esta semana no programa “Ambiente em FM”, com José Janela da Quercus, que pode ouvir na emissão às 12.45 e às 16.30 horas, ou no podcast abaixo:

Jorge Goes convida todos a ir à Festa do Sericaia o “melhor doce do mundo”

A Rádio ELVAS está a organizar a Festa do Sericaia que se realiza no próximo sábado, dia 28, a partir das 15 horas, no Coliseu Comendador Rondão Almeida.

Esta Festa tem como objetivo angariar verbas para os Bombeiros Voluntários de Elvas.

Em palco estarão vários artistas e grupos do concelho que atuam de forma gratuita.

Jorge Goes é um dos artistas que pisará o palco do Coliseu, na Festa do Sericaia. O artista elvense revela que as pessoas podem ouvir, da sua parte, algumas canções desde o seu primeiro ao último álbum.

Quanto à iniciativa em si, Jorge Goes revela que “é de máxima importância reverter a favor dos bombeiros, porque são importantíssimos para todos nós, e são essenciais, por isso, sempre que os bombeiros pedem para ajudar, eu estou sempre presente”.

“Convido as pessoas do concelho e não só, também aquelas que passeiam por Elvas, que venham a esta Festa, porque o Sericaia merece, é um doce nosso e temos que o preservar e tentar manter em Elvas, por isso venham que a Festa vai ser animada e vai ter o melhor doce do mundo”, remata o artista.

Recordamos que as pulseiras para assistir aos espetáculos, que têm um custo de cinco euros, podem ser adquiridas nos estúdios da Rádio ELVAS, na Rua dos Chilões e no dia do espetáculo, na bilheteira do Coliseu.

Fermelinda Carvalho: Portalegre comemora “o dia mais importante do concelho”

Portalegre comemora esta segunda-feira, 23 de maio, os 472 anos, da elevação a cidade. Um momento celebrado esta manhã, nos Paços do concelho, com a presença da Banda Euterpe, da Fanfarra dos Bombeiros de Portalegre, da Banda de Alegrete e dos guardas provisórios do Centro de Formação de Portalegre da GNR.

Depois da arruada por estas instituições, que se juntaram nas imediações da Câmara, foram içadas as bandeiras, num momento solene.

Para Fermelinda Carvalho, presidente da Câmara de Portalegre, “é um privilégio” ter estas entidades presentes, naquele que afirma que “é o dia mais importante do concelho”, acrescentando que “esta é uma cidade com muita história”.

Hoje decorreu também uma missa solene, e durante a tarde tem lugar uma sessão solene, onde serão condecorados, entre outros a ULSNA, “numa homenagem aos profissionais de saúde, nestes últimos dois anos”, bem como o Banco Alimentar, “pelo trabalho que têm vindo a desenvolver”.

Há ainda espaço, a partir das 16 horas, para o desfile das maias com 150 crianças e desfile de carroças.

O Coronel Carlos Belchior, Comandante do Centro de Formação da GNR de Portalegre garante que “é uma prazer” esta entidade se associar às comemorações do dia da cidade, sendo que “já vem sendo tradição que os Guardas provisórios, em formação no Centro de Formação, conhecido como o berço dos guardas se associem e, deem o seu contributo para abrilhantar este dia festivo da cidade”.

O presidente da Câmara de Marvão, Luís Vitorino, também marcou presença nestas comemorações, enaltecendo que “a proximidade assim o exige, a boa vizinhança e o bom relacionamento assim o exige e estamos no triângulo turístico e solidários com a iniciativa de Portalegre e os eventos que a cidade faz refletem-se na economia local, da cidade de Marvão”.

Luís Vitorino acrescenta que “é importante estarmos todos unidos e em prol do desenvolvimento do Alto Alentejo”.

Dia Nacional da Segurança Infantil assinalado em Vila Boim

O Agrupamento de Escolas Nº 3 de Elvas foi selecionado para assinalar, a nível local, em parceria com a Associação para a Promoção da Segurança Infantil (APSI), o Dia Nacional da Segurança Infantil 2022.

As atividades integram a 6ª Edição do Dia Nacional da Segurança Infantil e decorreram esta segunda-feira, dia 23, no Campo de Futebol de Vila Boim com dinâmicas realizadas ao ar livre que promovem a saúde e a segurança infantil.

Rita Magarça, psicóloga no Agrupamento de Escolas nº3 de Elvas, explica que este dia pretende “dar um dia diferente às crianças, para que se divirtam, aproveitem e percebam que nós estamos aqui para lutar pelos seus direitos. Queremos que as crianças se sintam bem na nossa escola, que é inclusiva e pretende mudar um pouco os paradigmas”.

Já Tatiana Oliveira, assistente social no agrupamento de escolas, refere que “as atividades pretendem fazer com que as crianças regressem à rua para brincar. Nos últimos dois anos não tivemos essa possibilidade, então hoje quisemos trazê-los até aqui para brincar. Por outro lado, queremos que todas as crianças do agrupamento se sintam incluídas e possam desenvolver as suas competências. Convidámos o professor Paulo Cachinho e o grupo de dança da professora Ana Paula Pires para que todo o agrupamento funcione em articulação e possamos, todos juntos, assinalar esta data”.

No ano em que a Associação para a Promoção da Segurança Infantil (APSI) se encontra a comemorar o seu 30.º Aniversário, foram incluídos no seu calendário de festejos a 6.ª Edição do Dia Nacional da Segurança Infantil, que volta ao formato presencial.

A segurança infantil, como a APSI a entende, passa por garantir que as crianças crescem num ambiente saudável onde brincam livremente, de forma segura e autónoma.

Deliberações da Câmara de Borba no dia 18

A Câmara Municipal de Borba, em reunião ordinária pública realizada no passado dia 18, deliberou, por unanimidade, a aprovação das atas das reuniões de 20 de abril e 4 de maio.

Foi também aprovado o recurso hierárquico da intimação para obras e conservação, deliberado por maioria, confirmar o despacho do vereador Joaquim Espanhol, de 14-01-2022, pelo qual José Luís Marianito da Silva foi intimado à realização de obras de conservação nos termos e para os efeitos do nº 2 do artigo 89º do RJUE.

Por último, foi deliberado, por unanimidade, ratificar o protocolo de colaboração entre o Município de Borba e a Fábrica da Igreja Paroquial da Freguesia de Nossa Senhora das Neves do Sobral (Matriz), para realização, em colaboração, dos trabalhos de pintura na Igreja de Nossa Senhora da Orada e outras atividades culturais durante este ano de 2022.

Seja solidário com os Bombeiros de Elvas e junte-se à Festa do Sericaia

É já no próximo sábado, 28 de maio, que o Coliseu Comendador Rondão Almeida será palco da Festa do Sericaia, promovida pela Rádio ELVAS.

Trata-se, para além de uma iniciativa em que o doce tradicional da cidade é rei, de um evento solidário, em que a ajuda de todos conta. Para ajudar a Rádio ELVAS a ajudar os Bombeiros Voluntários de Elvas, os ouvintes devem adquirir a pulseira de acesso, no valor de cinco euros, à festa, que contará com várias atuações de grupos e artistas do concelho.

Pelo palco do coliseu, entre as 15 e as 20 horas de sábado, vão passar Manuel Fria, Jorge Goes, Olinda Moriano, Raquel Guerra, Soraia Branco e os grupos Voz Amiga da Terrugem, Gota d’ Arte, Roncas de Elvas e de Cantares de São Vicente e Ventosa.

Estes artistas já fazem a sua parte, uma vez que atuarão a título gratuito. Junte-se a eles, passe uma tarde diferente, e ajude a Rádio ELVAS a angariar verbas para a aquisição de equipamentos para os Bombeiros Voluntários.

Durante a festa, será ainda escolhido o melhor Sericaia a concurso. Todas as pessoas podem participar no evento com um Sericaia, estando a ficha de inscrição gratuita disponível no site, em radioelvas.com, e nos estúdios da Rádio ELVAS, na Rua dos Chilões, nº 1.

Terrugem recebe corrida de touros em junho

Rui Salvador, Sónia Matias, Manuel Telles Bastos, o rejoneador Emiliano Gamero e os praticantes Joaquim Brito Paes e Tristão Telles Queiroz vão marcar presença na corrida de touros, marcada para dia 18 de junho, na Terrugem.

Serão lidados seis touros da ganadaria Falé Filipe e as pegas ficam a cargo dos grupos de forcardos amadores de Arronches, Monforte e Académicos de Coimbra.

A corrida de beneficência, marcada para as 21.30 horas, pretende angariar verbas para as obras de reabilitação da Praça de Touros de Terrugem.

Ialbax competiu em Estremoz e na Chamusca

A Associação Desportiva IALBAX participou no VI Trail Cidade de Estremoz, com início na vila medieval de Évoramonte, e alcançou o pódio com João Pedro Cordeiro, na distância dos 20 km, 2º no escalão, e com Eunice Silva, nos 10 km, 3ª no escalão.

Participaram ainda na distância de 20 km os atletas Ana Duarte, Sónia Santos, Amável Pinto, José Russo, António Fé e Luís Cordeiro.

Ainda no domingo Lina Comprido deslocou-se até à Chamusca, para participar no 1º Trail Coração do Ribatejo.

Igreja de Santa Clara em Elvas já abriu para visitas

A Igreja de Santa Clara abriu, recentemente, ao público, num protocolo estabelecido com a Congregação das Irmãs Concepcionistas ao Serviço dos Pobres.

A irmã Goreti Pedroso, da congregação, afirma que não se lembra de esta igreja estar aberta, para visitas, pelo que este ano aceitaram o desafio de a abrir ao público, numa vertente turística, estando a abertura, neste momento, a cargo das irmãs. “Este ano, decidimos aceitar o desafio de abrir a igreja, e nesta dimensão de turismo, desde que estou na congregação, não me lembro de que estivesse aberta, sendo que agora estamos a fazer esta experiência porque temos o protocolo para ter a igreja aberta durante um ano”.

A irmã acrescenta que “a igreja abriu no dia 13 de maio, e vamos ter uma pessoa, em permanência, mas para já somos nós, as irmãs, a assumir esta função”.

A Igreja de Santa Clara, “está muito bem conservada e é distinta das demais”, revela a irmã Goreti, esperando que “os turistas desfrutem deste espaço, bonito e bem conservado”, onde as irmãs terão algumas iguarias, e trabalhos feitos pelas mesmas, para os visitantes.

A irmã Goreti Pedroso convida todos aqueles que ainda não conhecem a Igreja de Santa Clara, para que a visitem e se quiserem, também rezar.

Igreja de Santa Clara, em Elvas, que já está aberta ao público, para visitas, de segunda a sexta-feira, das 10 às13 horas e das 15 às 18 horas, no horário de verão.

Já no horário de inverno funcionará das 10 às13 horas e das 14.30 às 17.30 horas, no horário de verão.

Campo Maior: “Flores” de Wanderson Alves no Espaço.Arte

São 27 as fotos que compõem a exposição “Flores”, do brasileiro Wanderson Alves, que se encontra aberta ao público, desde o passado dia 9 de abril, no Espaço.Arte, na antiga Escola da Avenida, em Campo Maior.

Sendo esta uma temática que tanto diz a Campo Maior e aos campomaiorenses, o fotógrafo garante ser “uma honra” poder expor os seus trabalhos neste espaço museológico da vila. “De uma certa forma, a minha intenção foi muito próxima do que a vila faz: a vila cria flores e a minha ideia também foi um pouco isso, tirar a flor dessa questão do ciclo do tempo e inserir no nosso quotidiano”, começa por dizer Wanderson Alves.

Todas as fotografias desta exposição são a preto e branco. Wanderson Alves, que se dedica à fotografia há já mais de 15 anos, e que já expôs em países como EUA e Itália, revela que a escolha por estas cores está relacionada com a nostalgia que as imagens carregam, contrastando, ainda assim, com as flores de papel de Campo Maior.

Esta é a segunda exposição que o Espaço.Arte acolhe, desde que foi inaugurado. Depois de uma primeira, da autoria dos utentes da APPACDM de Elvas, todas as que se seguem serão dedicadas às flores, ou não tivessem as Festas do Povo sido elevadas, recentemente, a Património Cultural Imaterial da Humanidade, pela UNESCO, recorda a vereadora na Câmara, São Silveirinha.

A exposição de Wanderson Alves, como a restante programação deste ano do Espaço.Arte, garante ainda a vereadora, serve também para incentivar os campomaiorenses a dizerem “sim” à realização das Festas do Povo já no próximo ano.

A exposição está disponível para visita até 7 de junho, de terça-feira a domingo.

Prémio Literário Hugo Santos apresentado em Campo Maior

O Centro Cultural de Campo Maior acolheu ontem, 22 de maio, a cerimónia de apresentação do Prémio Literário Hugo Santos, uma iniciativa do Município de Campo Maior, que encerrou o programa da edição deste ano da Feira do Livro.

A criação do Prémio Literário Hugo Santos tem por objetivo fomentar o gosto pela leitura e pela escrita, defender e valorizar a língua portuguesa e promover e incentivar a criação literária, mas é também, e sobretudo, uma homenagem ao homem e ao escritor que lhe dá nome.

A cerimónia de apresentação, na qual estiveram presentes vários membros da família de Hugo Santos e representantes de várias instituições do concelho, contou com as intervenções do presidente do Município, Luís Rosinha e das três personalidades que compõem o júri do prémio: Rui Cardoso Martins, Ana Maria Videira e Paulo Costa.

Houve ainda espaço para os poemas de Hugo Santos nas vozes do seu neto Daniel Garcia e de Rita Antunes, tendo a tarde terminado com um momento musical com as guitarras portuguesas de Paulo Cachinho.

O Prémio Literário Hugo Santos destina-se a autores de nacionalidade portuguesa ou naturalizados, maiores de 18 anos. Nos anos pares será atribuído à modalidade de Poesia e nos anos ímpares à modalidade de Conto. O trabalho vencedor será publicado em livro numa edição da Câmara Municipal de Campo Maior e o seu autor receberá um prémio monetário no valor de 750 euros.

As normas de participação do Prémio Literário Hugo Santos estão disponíveis online no seguinte link: https://bit.ly/plhugosantos

Alice Robbe vence 19ª edição do Montemor Ladies Open

A tenista francesa Alice Robbe, sagrou-se, ontem, domingo, 22 de maio, vencedora da 19.ª edição do Montemor Ladies Open, ao derrotar na final a turca, Pemra Ozgen, por claros 6-1 e 6-2.

Muito forte desde o primeiro ponto do encontro, Robbe, de 22 anos, esteve sempre no comando das operações, impedindo que a experiente Ozgen, de 36 anos, não conseguisse entrar sequer em jogo.

Perante um número considerável de adeptos nas bancadas do Clube de Ténis de Montemor-o-Novo, a jovem gaulesa foi deliciando os presentes com um ténis ofensivo e pontos de belo recorte técnico.

Este foi o primeiro título da carreira de Alice Robbe, que espera regressar no próximo ano para defender o troféu conquistado: “Fui melhorando a minha prestação ronda a ronda e consegui superar os objetivos que tinha para este torneio. Fui muito bem recebida e sinto-me em casa, em Portugal”, declarou, no final, a tenista que vai ascender algumas posições no ranking mundial.

A prova fica igualmente marcada pelo triunfo das irmãs Francisca e Matilde Jorge na final de pares.