Fermelinda Carvalho: Portalegre comemora “o dia mais importante do concelho”

Portalegre comemora esta segunda-feira, 23 de maio, os 472 anos, da elevação a cidade. Um momento celebrado esta manhã, nos Paços do concelho, com a presença da Banda Euterpe, da Fanfarra dos Bombeiros de Portalegre, da Banda de Alegrete e dos guardas provisórios do Centro de Formação de Portalegre da GNR.

Depois da arruada por estas instituições, que se juntaram nas imediações da Câmara, foram içadas as bandeiras, num momento solene.

Para Fermelinda Carvalho, presidente da Câmara de Portalegre, “é um privilégio” ter estas entidades presentes, naquele que afirma que “é o dia mais importante do concelho”, acrescentando que “esta é uma cidade com muita história”.

Hoje decorreu também uma missa solene, e durante a tarde tem lugar uma sessão solene, onde serão condecorados, entre outros a ULSNA, “numa homenagem aos profissionais de saúde, nestes últimos dois anos”, bem como o Banco Alimentar, “pelo trabalho que têm vindo a desenvolver”.

Há ainda espaço, a partir das 16 horas, para o desfile das maias com 150 crianças e desfile de carroças.

O Coronel Carlos Belchior, Comandante do Centro de Formação da GNR de Portalegre garante que “é uma prazer” esta entidade se associar às comemorações do dia da cidade, sendo que “já vem sendo tradição que os Guardas provisórios, em formação no Centro de Formação, conhecido como o berço dos guardas se associem e, deem o seu contributo para abrilhantar este dia festivo da cidade”.

O presidente da Câmara de Marvão, Luís Vitorino, também marcou presença nestas comemorações, enaltecendo que “a proximidade assim o exige, a boa vizinhança e o bom relacionamento assim o exige e estamos no triângulo turístico e solidários com a iniciativa de Portalegre e os eventos que a cidade faz refletem-se na economia local, da cidade de Marvão”.

Luís Vitorino acrescenta que “é importante estarmos todos unidos e em prol do desenvolvimento do Alto Alentejo”.